Apocalípticos e Integrados

Apocalípticos e Integrados Umberto Eco

Resenhas - Apocalípticos e Integrados

Clio0 03/07/2023

Coletânea de artigos do autor sobre a cultura de massa.

Eco foi um expoente do novo pensamento europeu e aqui ele traz sua visão das manifestações estéticas criadas por, para ou pelas massas. A ideia principal dos textos de reduzir ou se separar inteiramente da ideia que a "cultura das massas" fosse um sinal de queda ou derrocada de qualidade, ele defendia a nova atribuição em que diferentes conjunturas sociais estavam se integrando e criando assim uma nova representação.

Os primeiros artigos são pesadamente teóricos, onde o autor discute semiótica, valores e posicionamento. Alguns trazem estudos sobre exemplos populares como o Mito do Superhomem (e sua influência na sociedade estadunidense) e as Músicas Pops. Essa última merece consideração especial, já que o mesmo termo é relativamente recente (menos de cem anos) e ainda há muita discussão sobre a própria palavra "Popular".

Uma das partes mais interessantes é a noção de "contracultura" e como Eco a refuta. Esse posicionamento, ainda hoje polêmico, é um dos mais salutares no meio acadêmico - a força que ainda impera entre a noção de "nós" e "eles" fica cada vez mais insólita em tempos atuais.

Recomendo.