Eva Luna

Eva Luna Isabel Allende

Resenhas - Eva Luna

Leila 17/02/2024

Eva Luna, da autora chilena Isabel Allende, é uma viagem cativante através de um mundo repleto de personagens vívidos e histórias apaixonantes. A leitura é, sem dúvida, uma experiência deliciosa, marcada pela fluidez narrativa característica da autora. Eu amei demais e já estou elencando esse como o meu segundo livro favorito da autora.

A protagonista, Eva Luna, desde jovem enfrenta a perda dos pais e a dureza da vida como empregada. No entanto, é seu dom notável de contar histórias que a diferencia, tornando-se o fio condutor deste romance envolvente. Allende habilmente tece uma trama que explora as complexidades sociais e políticas da América do Sul, com destaque para o contexto histórico centrado na ditadura militar e nas rebeliões e guerrilhas que a rodeiam.

A trama apresenta amores e relacionamentos atípicos, desafiando os padrões convencionais, e isso é feito de maneira envolvente e sem juízos moralistas. A autora transita com maestria por diferentes estratos sociais, unindo personagens ricos, pobres, humildes e sofisticados, em uma dança emocionante de urgência, drama, comédia e paixão.

A "caliência" latina impregna cada página, acrescentando um toque de sensualidade que caracteriza a escrita única de Isabel Allende. Sua narrativa nos leva a sentir as pulsantes emoções dos personagens, enquanto eles enfrentam as batalhas da vida e se envolvem em rebeliões políticas. A autora apresenta uma América do Sul à beira do colapso político, proporcionando um pano de fundo vibrante e multifacetado para as aventuras de Eva Luna.

Os relacionamentos improváveis e a natureza imprudente da protagonista são explorados com maestria, criando uma teia intricada de encontros e desencontros. Allende celebra o poder da imaginação ao criar um mundo melhor através das histórias de Eva Luna. A narrativa é rica em detalhes, e a autora não poupa esforços ao desenvolver seus personagens.

Enfim, Eva Luna é um livro para ser degustado e apreciado. É simplesmente maravilhoso de ler.

Khadija.Slemen 15/02/2024

Suas criações literárias são únicas. Como Eva Luna que em toda sua jornada, como fazem os heróis, se ergue novamente, lança o olhar a frente e segue destemida. O medo do heróis serve para proteger dos perigos. Amei o livro, mais um que leio

Lívia 08/02/2024

O poder das palavras
Minha 4° leitura de Isabel Allende, e posso dizer que há muita semelhança em suas narrativas. A autora, sem dúvida, busca retratar o contexto histórico e social de inúmeras nações latino americanas, por isso, quando a nomenclatura do país é solicitada por seus personagens, ela diz ?terra sem nome? ou somente América, deixando claro que essa não é só uma condição do Chile, mas de inúmeros povos esquecidos e negligenciados.
Sou completamente apaixonada por romances de formação, e Isabel utiliza desse recursos em muitas obras, porém, senti que em Eva Luna ele tem um ótimo início e começo de desenvolvimento, mas depois, com a morte de Zurema, para mim, a narrativa foi se perdendo um pouco e ficando muito abstrata, sem muita clareza aos sentimentos de Eva, muito diferente das obras Violeta e A Casa dos Espíritos.
Porém, mesmo assim, durante a leitura, senti que Eva Luna era parte de mim, ficava ansiosa para quando ela fosse contar mais uma de suas histórias, tão profundas e intensas. Seu dom de contar histórias, a forma como ela usufruiu desse poder para ganhar a vida e conseguir viver, não deu vida somente a ela, mas a todos os ouvintes.

06/02/2024minha estante
Nossa, acabei de terminar o livro e você conseguiu descrever exatamente a minha percepção!
Desculpa, Rory, mas meu coração é dA Casa dos Espíritos!

Isabelle Lins 06/02/2024minha estante
Hahaha #TimeACasaDosEspíritos ?

Lívia 08/02/2024minha estante
Que resenha impecável! Pela segunda vez (drop out of Yale) tenho que admitir que Rory estava erradíssima. Achei incrível a forma como você pontua a narrativa e da sua opinião!

Isabelle Lins 09/02/2024minha estante
?? obrigada!! Relendo agora a resenha e prestando atenção na pontuação, notei o tanto de vírgulas que saíram nesse meu fluxo de pensamento ??

Agnes 01/02/2024

Isabel allende totalmente genial, abordando tabus com uma astúcia que até hoje nao foi superada por alguns

karoline.nalesso 29/01/2024

Eva Luna - indescritível.
Vou tentar colocar aqui em palavras o que esse livro foi pra mim.
No início, eu achei a leitura meio difícil, confesso. Mas ao longo do livro, a história foi tomando forma e era impossível parar de ler (mesmo com uma linguagem um pouco mais ?difícil?). O difícil se tornou fácil e eu me apaixonei por Eva Luna e pela história de cada um dos
personagens. Ela teve uma vida sofrida, mas mesmo assim me ensinou que NUNCA devemos parar de lutar por aquilo que acreditamos, e sempre - tentar - a ver o lado bom das coisas, e das pessoas!
Levarei Eva Luna para sempre em meu coração. Esse livro trouxe um quentinho aqui dentro. Que história! Que coisa mais linda! Obrigada, Isabel Allende.

Jessica Moraes 25/01/2024

Romance de formação, conta a história de eva luna e rolf carlé desde suas infâncias até a vida adulta; onde se encontram depois de passarem por poucas e boas.
com realidades diferentes, a vida dos dois se entrelaçam; a autora coloca bastante fatos históricos durante a narrativa, ligando os personagens ao longo dos acontecimentos.
os primeiros 30% fiquei curiosa com a premissa, mas ao longo da leitura foi se perdendo essa magia; não estava preparada para tudo que acontece, porque o inicio é muito diferente do final da história, não gostei dessa ''quebra''. espero não me decepcionar em Violeta e Casa dos Espíritos.
Isabelle Lins 04/02/2024minha estante
Eva Luna também não me surpreendeu, tive a mesma impressão que você! Mas A casa dos espíritos definitivamente vale a pena! Muitíssimo superior e com um roteiro bem mais envolvente!

Jessica Moraes 06/02/2024minha estante
Que bom ler isso, Isa.. me deixa mais feliz para começar os outros livros da autora.

Laura962 23/01/2024

Eva Luna é um livro morno.

Não apresenta fatos mirabolantes ou uma narrativa complexa, mas nos envolve de maneira suave, em um mundo permeado por acontecimentos imaginários e reais da vida de Eva - do seu nascimento surrealista ao momento em que se encontra com o amor e a vocação.

É aconchegante.

Lenir 20/01/2024

Leitura excelente. Por vezes esquecia que estava lendo um livro chileno e parecia estar lendo imersa no contexto brasileiro tais as convergências: sociedade desigual disfarçada de "democracia racial", ditadura, resistência, machismo...

Gabs 16/01/2024

Me apaixonei por Isabel Allende desde a primeira leitura e posso dizer com tranquilidade que Eva Luna é uma de suas melhores personagens.
Adoro suas histórias cruzadas, a forma como insere a ficção no contexto histórico do Chile e, principalmente, suas personagens femininas incríveis e fortes.
Livro muito bom

Vanessa.Mariano 15/01/2024

Esse é o 3 livro que leio de Isabel Allende e fica claro que ela é uma ótima contadora de história, assim como a personagem principal desse livro.

Ela traz sempre a mulher no tema central, uma mulher pobre , que precisou batalhar para se virar na vida, ainda coloca elementos de política, ditatura e guerrilha.

Não foi meu livro preferido da autora, mas é uma leitura tranquila e envolvente.

Lud 14/01/2024

Quanto mais leio Isabel Allende, mais me surpreendo com a genialidade dessa mulher! Ela consegue escrever livros tão diferentes e ao mesmo tempo tão bons! Eva Luna é uma personagem incrível, forte, corajosa, inteligente, criativa. Confesso que no começo achava um pouco chato quando a narrativa ia para outros personagens que não ela, pois é ela que me interessava, mas no decorrer da trama vamos entendendo a importância desses outros personagens e de suas trajetórias. Foi uma experiência diferente dos outros livros que li da autora e isso é uma coisa boa, acho eu. Leitura muito boa.