Eva Luna

Resenhas - Eva Luna

@eu_rafaprado 10/05/2023

Eva Luna ? Isabel Allende
5 de 5 estrelas
Isabel Allende é a escritora chilena viva de maior alcance mundial, a mais lida de língua espanhola, entre muitas peculiaridades, desde a ?A Casa dos Espíritos?, seu livro de maior sucesso, adaptado inclusive para o cinema, inicia a escrita de seus livros sempre no dia 08 de janeiro de cada ano.
Isabel é uma das minhas autoras preferidas e Eva Luna, foi a leitura escolhida para o clube do livro ?Lendo mulheres nacionais?, que este ano está se aventurando com autoras de outras nacionalidades também!
Eva cresce trabalhando como empregada doméstica, desde muito pequena, tem o dom de contar histórias e apesar de ter uma vida sofrida, sabe se sair muito bem de situações adversas.
Durante sua jornada, Eva conhece diversas pessoas que são essenciais para fonte inesgotável de imaginação, como sua madrinha, que tem um caixão dentro do quarto, comprado com muito esforço por medo de não ter onde ser enterrada, uma mulher trans que se transforma em artista de novela, um árabe com lábios leporinos, generoso e que acolhe Eva em sua casa, entre tantos outros.
Acompanhar a escrita de Isabel é como mergulhar em um universo paralelo, ela nos transporta para um mundo cheio de elementos mágicos e situações que beiram o absurdo, mas que são factíveis de acontecer.
Mais uma vez, encontrei muitas relações com o espiritismo e com a ditadura do regime militar no Chile, ainda não li toda a obra de Isabel, mas em todos os que li pude encontrar esses elementos.
Eva Luna é um livro gostoso de ler, uma história que facilmente poderia ser transformada em uma série, novela ou filme.
Foi maravilhoso ler na companhia de amigos e poder discutir tanta coisa bacana e pontos de vista diferentes, destaco também a mediação da professora Nilda, que com excelência nos contou um pouco sobre Isabel e suas obras.

Nado 30/04/2023

Publicado em 1987, o livro segue a história de Eva Luna, uma jovem que cresceu em meio à pobreza e que, apesar das dificuldades, é capaz de encontrar beleza e alegria no mundo ao seu redor.
A narrativa é contada pela protagonista, que nos leva por uma jornada por sua vida, desde sua infância até a idade adulta. Ao longo do caminho, ela conhece uma série de personagens fascinantes, cada um deles contribuindo para moldar sua visão de mundo e ajudando-a a se tornar a pessoa que ela é.
O livro é uma mistura de realismo fantástico e romance histórico.
O que eu mais gostei da obra foi a diversidade de personagens que a autora traz, não pela quantidade, mas pelas características de cada um, que os fazem únicos, e com condições pouco abordadas em livros.
A narrativa tem alguns trechos irônicos com resquícios de humor, que nos faz ficar com a consciência pesada por achar "graça" daquela cena, uma vez que o livro é pesado e carregado de denúncias do começo ao fim.
Meu primeiro contato com a autora e agora quero ler tudo o que ela escreveu ou escreverá.

Rodrigo 29/04/2023

Eva, uma sobrevivente
Como não se encantar com a história de vida de Eva? Quanto realismo fantástico Isabel Allende nos apresenta nessa obra e nos encanta.
Só não gostei dos capítulos longos, mas a escrita é envolvente.

joara 08/04/2023

Amo história de mulheres contada por mulheres
Simplesmente incrível esse livro. Como a própria Eva Luna diz, parece que ela viveu muitas vidas, cada uma delas com episódios marcantes que formaram a mulher que chega ao final dessa obra. O destino de Eva não podia ser outro para alguém que viu e viveu tanta coisa.

Como sempre, Isabel Allende não decepciona ao contar uma história com tantas personagens e ainda conseguir contar histórias paralelas sem que a gente perca o enredo central. No meio disso tudo ela ainda fez com que a própria Eva se tornasse uma contadora de história de forma brilhante.

Além disso, eu amei a forma com que os romances são tratados. A Eva em nenhum momento colocou isso acima de tudo, mesmo quando era o que ela mais queria. Ela sempre lutou para continuar vivendo por si, para si e ainda ajudou as pessoas mais importantes da vida dela, mesmo que isso pudesse prejudicá-la. Uma das melhores personagens femininas que eu tive o prazer de ler.

Juliana.Barbosa 08/04/2023

Narrativa sensacional
Um dos melhores livros que já li, narrativa muito boa e histórias contadas de forma paralela para se unirem posteriormente. Com certeza lerei mais livros da autora.

Renata 19/02/2023

Contos belíssimos e uma narrativa gostosa, com histórias curiosas que prendem a atenção do início ao fim e faz com que o livro seja maravilhoso.

Bia 06/02/2023

Gente, vou precisar de um tempo, NÃO QUERO FALAR COM NINGUÉM AGORA, porque estou entendendo as minhas emoções.

Piadas à parte, este livro é magnífico.

Carolina 04/02/2023

me identifiquei mais do que deveria
como uma leitora que se considera particularmente assídua pelo trabalho de Isabel Allende, eu diria que este é provavelmente um dos trabalhos mais pessoais que ela já escreveu.

Eva Luna é uma protagonista escritora, uma contadora de histórias nata e, durante a leitura, acompanhamos sua odisséia durante diversos abandonos, perseguições e romances que marcaram sua vida até que se tornasse uma grande roteirista de telenovelas.

esse livro fala sobre o sentimento de escrever e criar histórias, da forma como elas podem alterar seu passado e traçar um novo futuro, além de fazer do presente uma realidade mais suportável.

como escritora, me identifiquei muito com algumas passagens e percebo que Isabel Allende se baseou muito em sua própria percepção da escrita para dar vida a ela (o que me alegra, porque mostra que, de certa forma, também somos parecidas).

a única coisa que realmente não me identifico em seus valores sobre escrita é o fato de ela (assim como Frida Kahlo fazia nas artes), se baseava inteiramente em sua própria realidade para então construir algo em cima disso, tanto é que vemos muitas repetições entre outros livros dela, porque não dá pra sair muito disso, o que também não é ruim, porque, mesmo sendo todos muito parecidos, todos os livros são MUITO bons.

enfim, mais um favorito da vida.

Filipe 03/02/2023

Altamente interessante, entretenimento do início ao fim. Para além disso, um pano de fundo histórico discreto mas necessário para entender minimamente a América Latina.

Eva Luna é uma obra que conquista pela simplicidade da escrita combinada com a megalomania da mente da personagem principal. Allende tem o claro talento de desenhar bem as cenas, personagens e sentimentos que colocam o leitor no local dos acontecimentos narrados.

Lueyna 19/01/2023

Isabel é uma das minhas escritoras prediletas. Nesse livro ela descreve minuciosamente os personagens e as cenas, estimulando a nossa imaginação brilhantemente.

soutatyrs 14/12/2022

nota 10
Uma contadora de histórias conta a sua super história desde que nasceu. Passando de lar em lar Eva muda o mundo a sua volta, conhece pessoas de todos os tipos! Figuras como Mimi que ganhou meu coração e amantes que a levam a um “final feliz”

A guerrilha e o colapso político permeiam esse livro tão bem escrito pela escritora Isabel Allende!

A capa do livro merece atenção e apreciação!!

Nota 10!

site: https://youtu.be/tyf6BEQ5kWY

Sol 62 06/12/2022

Eva Luna foi a primeira obra da Isabel Allende que eu tive o prazer de ler.

A autora vai tecendo as histórias de diferentes personagens em diferentes ambientes e espaços temporais, costurando-as pouco a pouco, de forma a entrelaça-las formando, ao final, um todo repleto de significação.

Eva Luna, personagem principal que dá nome à obra, é a narradora. Relata em primeira pessoa os capítulos relacionados à sua história e em terceira pessoa aqueles relativos à história de Rolf Carlé.

Eva Luna herdou da sua mãe o talento de criar e contar histórias, considerando o contexto histórico, político e social da América Latina, portanto traz alguns elementos de um romance histórico, embora não datado e não localizado.

A narrativa é leve, agradável, fluida, bem construída e envolvente de forma a prender o leitor. Apesar dessa leveza a história envolve temas importantes dentro desse contexto, tais como: imigração, ditadura, guerrilha, guerra mundial, machismo, racismo, trabalho infantil, exploração do trabalhador, prostituição, transexualidade, liberdade sexual, exploração/direito das mulheres, entre outros.

Indico muito a leitura do livro Eva Luna de Isabel Allende!

visreading 06/12/2022

Isabel é nossa maneco com consciência política
o aspecto que mais que prende ao decorrer dos livros dela é a passagem de geração. começou um livro com uma pp você já imagina que o decorrer vai ser focado em alguma próxima geração desse personagem.

sinto que nunca mais vou conseguir me apegar a um realismo mágico que não seja de isabel.

ele é mais "leve" que casa dos espiritos porque as tragédias são mais "amenas". mas nao deixa de ser, com toda sua potência, uma história de mulheres, mulheres super poderosas. o super poder? ser mulher