Rádio Silêncio

Rádio Silêncio Alice Oseman

Resenhas - Rádio Silêncio

Marilia177 06/06/2024

A primeira vista, não se dá nada ao livro. Nas primeiras páginas, parece que será apenas mais um romance clichê. Ao final, se debulha em lágrimas.

É espetacular a forma com que em cada página pude me indentificar com os personagens. A imersividade na história é absurda.

O desenvolvimento do mistério e da trama é surreal. Os personagens são profundos, vão além das palavras, ao ponto que até os mais superficiais se mostram envolventes. A escrita é clara, o que torna a leitura fluída.

Por fim, o único ponto negativo, que me atrapalhou um pouco ao ler, foi a forma com que os personagens são facilmente identificáveis. A cada página é fácil ter gatilhos de tópicos sensíveis (como validação acadêmica, depressão, mães narcisistas). Mas, se você não for sensível, com certeza não terá problemas na leitura.

Rara Leitora 06/06/2024

Foi uma leitura absolutamente deliciosa! Os personagens são incrivelmente realistas e lidam com problemas que muitos leitores podem facilmente se identificar. A personagem Frances é especialmente cativante; como alguém que também foi uma adolescente introspectiva e estudiosa, eu me vi muito nela. Aled Last é outro personagem que conquistou meu coração ao longo da narrativa.

Os trechos do podcast são, sem dúvida, meus favoritos, e eu adorei acompanhar a história por meio deles. Desde o início, já suspeitava quem era February Friday, o que adicionou uma camada extra de interesse à leitura. O ritmo do livro é tranquilo e envolvente, embora eu esperasse algo mais emocionante no final. Apesar disso, a conclusão é belíssima e tocante.

"Rádio Silêncio" aborda temas importantes, especialmente para adolescentes, e faz isso de uma maneira sensível e autêntica. É um livro que recomendo fortemente para quem busca uma leitura envolvente e cheia de significado.

Lis 06/06/2024

Alexa, please play The Smiths
Alguns anos atrás vi um vídeo de uma booktuber americana falando muito bem desse livro e desde então fiquei curiosa. Eu nunca leio sinopse de livro então esperava ler um drama adolescente normal, sem muitas expectativas, provavelmente isso tenha influenciado na nota. É um livro jovem, com uma linguagem jovem, uma história jovem e conflitos jovens, a autora faz o uso de elementos da cultura pop (series, filmes, musica) pra gerar identificação dos personagens com o leitor e também ajudar na construção desses personagens, normalmente não gosto desse artíficio mas ficou bacana. É nitido a tentativa de abordar temas como racismo, sexualidade, xenofobia, pressão familiar além do tema central que é a universidade/academia como meio de ascensão social e intelectual, porém, acho que Alice não conseguiu tratar nenhum desses assuntos com a devida profundidade. Isso aconteceu com todas as histórias secundárias, que foram tão secundárias que se tornaram irrelevantes. Acho que faltou explorar a "vilã", no caso a mãe do Aled, é uma personagem muito plana e facilmente odiavel e isso [ PARA MIM] enfraqueceu a história. Gostei dos diálogos e da vibe 2000's que o livro tem, principalmente quando falavam do tumblr (scrr vou reativar meu perfil hoje mesmo). É divertido e curtinho, legal pra passar o tempo. 4/5

Yuri.Soutullo 06/06/2024

?"Olá,espero que alguém esteja escutando"?
Esse livro aborda vários assuntos que estão presentes na nossa realidade, principalmente na vida de um adolescente. Como entender quem você é,oq vc quer,quem está ao seu lado e oq vc realmente ama...
Essa leitura me tocou em diversas vezes,o crescimento do Aled como pessoa e a Frances se conhecendo melhor,tudo isso é realmente inspirador para qualquer jovem se identificar. Minha leitura foi bem fluída,não é difícil acompanhar o ritmo do livro.

nikamika 05/06/2024

Um livro necessário, para rádio silêncio
Esse livro estava na minha lista pra ler há séculos, paro nesses momentos e penso "por que não li antes?". Uma das minhas melhores amigas me recomendou esse livro e disse que talvez eu fosse me identificar muito por conta do cenário envolver grandes decisões na vida de um adolescente no ensino médio (fazer faculdade ou não).

A história fala sobre uma garota chamada Frances, uma garota que usa uma máscara social pra esconder o seu eu de verdade e ser aceita socialmente. Por trás da aparência séria esconde uma garota louca por roupas de estampas malucas, fan arts e desenhos e principalmente podcasts duvidosos da internet, neste caso 'Universe City'. Frances nesse meio tempo conhece Aled, um garoto que estuda em outra escola, em um discurso que o mesmo faria em sua escola. Ao desenrolar da história, Frances acaba descobrindo que o Aled é o locutor secreto do seu podcast favorito. Inicia uma amizade entre eles, e juntamente de tudo isso um drama, brigas, tristezas, descobertas e sentimento forte de saudades.

Rádio silêncio é para pessoas que não se sentem escutadas, pessoas que guardam tudo constantemente pra si; Também para pessoas que não querem seguir um padrão de vida que é imposto pra si desde quando era criança. Pra pessoas que sentem que não há outra opção além da faculdade, para pessoas que acham que nota é a coisa mais importante e que te define como pessoa, para pessoas que a faculdade significa tudo e até uma possível mudança... Mas principalmente Rádio Silêncio é pra pessoas que acham que é impossível sair de uma situação ruim e que consideram principalmente impossível poder ser feliz e fazer o que gosta ao mesmo tempo. Ser você mesmo.

É isso, recomendo a leitura!
nikamika 05/06/2024minha estante
fiz uma resenhazinha mais bem feita pq achei que merecia ?????

Sarah587 05/06/2024

Que livro perfeito
Eu amei esse livro muito bom e te envolve na história tem um mistério também e pra mim foi muito confortável de se ler eu amei esse livro recomendo:)

Isabelli Diniz 05/06/2024

Gente, peguei esse livro para ler antes de ontem e terminei em praticamente 24h! Que livro interessante e envolvente.
Ele conta a história de jovens que estão nos anos finais do ensino médio e encontram-se naquele limbo entre: "faculdade e seguir meu sonho, o que eu faço da vidaa??". Com base nesse breve contexto, vamos às minhas opiniões:
Gostei da protagonista, Frances é divertida e espontânea, insegura e me identifiquei com ela em alguns pontos como a mãe bastante presente, poucos ou quase 0 amigos, gostar de esquisitices online, enfim.
Sobre a história, tem uma vibe de mistério porque eu quis bastante entender o que havia acontecido com a Carys (algo que, quando se revelou, me frustrou porque eu esperava algo bem mais dramático). E os personagens são todos muito complicados e cheios de questões, exceto a mãe da Frances que é muito legal (acho que ela é minha personagem favorita kkkkk).
Há alguns furos, acontecimentos que eu gostaria que tivessem maiores explicações ou cenas como o incêndio que é mencionado no início do livro, um foco maior na Carol e um desfecho para ela.
O livro tenta passar a mensagem que de "faculdade não é tudo" / "tudo bem não querer seguir o padrão" / "tudo bem não passar de primeira", mas a forma como foi feita não me cativou nem me tocou profundamente. Não sei, acho que ainda me identifico demais com a "Frances da escola" para entender como isso seria uma possibilidade plausível.
Mas eu gostei de tudo, da mensagem geral, dos personagens serem bem representados, de não ter havido um romance clichê. Considero 3 estrelas porque é positivo, mas os furos e cenas desconexas (como os momentos em que todo mundo fica bêbado ou as transcrições do programa) me atrapalharam. Possa ser também que meu ritmo de leitura acelerado tenha prejudicado essa compreensão, mas neste espaço quero dar minhas opiniões com essa experiência. Não sei se leria de novo e acho que indicaria apenas a alguém que se interessa bastante pela autora e histórias adolescentes.

clarisse 04/06/2024

Comecei o livro com pouco expectativa, enrolei pra começar a leitura e quando finalmente comecei não pude acreditar que tinha achado mais um livro que mudaria minha vida. A história narrada por Frances mostra por uma visão de fora da dor, do sofrimento, do amadurecimento e da descoberta de vida e dos sentimentos de alguém tão complexo como Aled. Conhecer ele foi quase como me conhecer, e acompanhar a Rádio silêncio era quase como ler um diário. É algo surreal se pensar como alguém consegue botar TANTOS sentimentos em uma obra e, por isso, sou muito grata pela Alice, ela me deu um lugar onde eu me sinto acolhida, amada e entendida.
Enfim, minha visão e opinião sobre o livro é a mais simples: leiam, amem e aprendam com eles, se deságüem em curiosidade, sentimento e maturidade.

polly 222 04/06/2024

I hope somebody is listening
Me identifiquei com muitas partes desse livro, imagino que pra muita gente principalmente da mesma faixa etária que eu, acho que cada um tem uma experiência diferente com esse livro e que vale a pena ler e refletir sobre os assuntos
algumas coisas tocaram na ferida, outras não tanto
gostei muito da ideia do plot, nao sei se foi executado da melhor forma no final principalmente, mas foi uma boa leitura ????

algumas escolhas que fazemos hoje em dia pensando ser tão impactante no futuro, talvez nao sejam e ta tudo bem, nossa vida é muito mais que uma faculdade ou um trabalho ?

juxies 03/06/2024

Olá, Espero que alguém esteja lendo...
Fazia bastante tempo que eu tinha um interesse em começar a ler Rádio Silêncio, mas só pude comprar ele recentemente, e eu não me arrependo nenhuma pouco de tê-lo comprado.

Minha maior motivação para comprá-lo foi exatamente por questões de identidade e a pressão colocada sobre fazer faculdade. Me identifiquei muito sobre não saber o que fazer e se cursa algo era realmente o que eu queria. Posso dizer que eu encontrei um refúgio nesse livro e ele se tornou meu maior ponto de conforto.

Ele tem uma leitura suave, é um livro que você enrola até o final para que ele nunca acabe.

Isac.carreirAo 03/06/2024

Eu amei o livro. ele é muito gostoso pra ler, dá para ler em questão de dias. Achei muito fofo, e acho q vale a pena qualquer um ler.

Ayana.Violeta 03/06/2024

Uma história muito boa com personagens profundos e interessantes.
Gostei por me identificar muito com eles, seus medos, inseguranças, coisas sobre faculdade e etc.
O desenrolar da história é cativante e me prendeu muito.
Gosto muito da escrita dessa autora e dos personagens que ela cria.

Bosque.ma 03/06/2024

Confortável e reflexivo
"Olá, espero que alguém esteja ouvindo..." Rádio silêncio, um livro escrito por Alice oseman, lançado em 2016, apresenta uma narrativa envolvente que aborda questões como amizade, amor, pressão acadêmica, saúde mental e identidade pessoal. A autora constrói personagens complexos e situações realistas, proporcionando uma imersão completa no universo da protagonista Frances Janvier. O livro também oferece uma representação autêntica da comunidade LGBTQ+, abordando questões de sexualidade e identidade de forma respeitosa e significativa.
"Rádio Silêncio" é uma obra que transmite conforto e insegurança junto com os personagens imperfeitos, cativante e envolvente te fazendo passar horas imerso sem nem se recordar do mundo a fora.

Davids_dwd 02/06/2024

Olá, espero que alguém esteja ouvindo
Passar nossa vida nos esforçando tanto para conseguir algo que na verdade nunca queríamos, esse para mim é o ponto principal desse livro.
Temos toda a visão da Frances sobre a sua vida acadêmica e como ela se sacrifica para ter um futuro numa universidade que sempre sonhou, ou que sempre achou que era seu sonho, deixar de viver para apenas focar em uma única coisa na vida faz que não tenhamos uma única experiência da vida real, entendo que todos temos uma sonho a alcançar, mas deixar todo o resto em segundo lugar faz com que as pessoas nunca nos conheça de verdade.
Toda a história do Aled me deixa muito abalado, e ter um podcast que claramente é um pedido de ajuda para ser jogado como algo banal e muito triste, a sua história em volta de sua e irmã e mãe são surreal, e como ele se sente tão diferente das pessoas só porque não pensa e sente as coisas como tudo mundo fez com que ele se isole, mas ser diferente e que faz as pessoas nos enxergarem e nos ouvirem de verdade.
Não precisamos nos moldar para conseguir nos encaixar num grupo de pessoas, sendo nós mesmos vamos conseguir achar nosso grupo no mundo, não pode ser perfeito, mas e aquele que nos faz sentir normais e únicos.
Um futuro não precisa ser o melhor de todos, uma universidade, um trabalho ou um relacionamento, um futuro tem que ser aquilo que nós traga paz, não precisamos fazer algo revolucionário no mundo para dar sentido a vida, o real sentido e viver ela, todos podemos ter um futuro que possa nos orgulhar se parecemos de pensar nas outras pessoas e pensássemos o que nós traz felicidade.