A Divina Comédia

A Divina Comédia Dante Alighieri

Resenhas - DIVINA COMÉDIA

Magila 11/11/2022

Pensativo...
E muito interessante como Dante descreve o inferno, o purgatório e o paraíso...
E uma visão bem perplexa de se imaginar atravessando o inferno, indo pelo purgatório e chegando ao paraíso...
Saindo literalmente das trevas à luz.
Recomendo a leitura.
Um excelente clássico.

Vinícius 25/04/2021

O Clássico Eterno
A Divina Comédia, escrita por Dante Aliguieri, talvez seja um dos maiores clássicos da literatura universal. A versão da editora Garnier se faz primorosa, pois apesar de algumas edições de outras editoras trazerem notas explicativas em cada página, a edição da Garnier realmente detalha praticamente cada passagem da obra, o que torna a leitura complexa, mais compreensível para o leitor. Além disso as 70 primeiras páginas trás a biografia do poeta Dante com passagens importantes de sua vida incluindo vários personagens que farão parte de toda obra o que também ajuda na compreensão do clássico. Outro ponto importante é que se possível o leitor já tem lido mais 3 grandes obras: Ilíada e Odisseia de Homero e Eneida do poeta Virgílio, este último acompanha Dante em parte de sua trajetória no livro. Leitura espetacular, recomendo.

Zé vendeiro 19/04/2021

Lí essa obra meio arrastado. Em algums contos não encontrava o sentido. Depois descobri que existem traduções diferentes e que a que eu estava lendo não era das melhores. Mesmo para quem não fala italiano como eu, vale a pena uma edição bilíngue. No original italiano os versos são mais encarados e as rimas mais harmônicas. Fica a dica para quem for ler.

Vanessa.Papalardo 19/04/2021

A divina Comédia
Dividido em três livros, Inferno, Purgatório e Paraiso, considerados e conhecidos mundialmente como clássicos.

O autor organizou todos os livros em esquemas inspirados em conhecimentos astronômicos e filosóficos da época, de modo que estavam subordinados à moral cristã. A escrita segue o modelo épico, possuindo textos narrados em forma de cantos, com mais de 100 versos cada.

Em cada livro o autor nos surpreende com sua escrita, suas rimas, suas explicações, pensamentos e considerações a respeito de cada pecado, castigo, aprendizado e informação.

O primeiro livro, Inferno, encontram-se as almas pecadoras que recebem os castigos, categorizados e identificados de acordo com o nível de cada pecado, o que nos leva a refletir sobre as consequências de cada ato praticado, tendo em vista o grande sofrimento destes indivíduos que estão sendo castigados.

Já no segundo livro, Purgatório, encontram-se as almas pecadoras que se arrependeram ou manifestaram remorsos, e portanto, aguardam uma segunda oportunidade, afim de redimirem seus pecados e terem a chance de ir ao paraíso.

Por fim, o terceiro e último livro, Paraíso, Dante é guiado por sua amada, Beatriz, local em que as almas finalmente estão em paz e livres de sofrimentos e pecados.

Uma obra incrível e muito reflexiva, que com certeza vale a pena!

Mais resenhas em @futurodo.preterito
Zé vendeiro 19/04/2021minha estante
Lí essa obra meio arrastado. Algumas cantos não encontrava o sentido. Depois descobri que existem traduções diferentes e que a que eu estava lendo não esta das melhores. Fica a dica pra quem for ler. É mesmo para quem não fala italiano, vale a pena uma edição bilíngue. Boa perceber como no original italiano os versos são mais encarados e as rimas mais harmônicas.

Vanessa.Papalardo 19/04/2021minha estante
Siim, concordo muito com você. Uma edição bilíngue auxilia muito na compreensão.

A minha apenas possui notas de rodapé e alguns trechos na edição original. Mas já facilita muito a compreensão