501 Grandes Escritores Julian Patrick

Resenhas - 501 Grandes Escritores

03/06/2023

Os organizadores do livro fizeram uma boa coletânea de autores que nasceram até 1960, mas com bastante tendência a uma maioria britânica.
Três autores brasileiros foram escolhidos para fazer parte desta coletânea: Machado de Assis, Jorge Amado e Paulo Coelho, este último ao meu ver, totalmente dispensável.

Dailton 09/03/2015

Guia pratico e util
Muitas vezes temos necessidade, ou curiosidade, de conhecer determinado autor. Nesse sentido o guia é extremamente útil para uma breve apresentação. Nesta última edição inclui 24 autores brasileiros complementando aos únicos 3 que apareciam na edição original. Recomendável para quem aprecia boa literatura.

Peterson Boll 10/09/2014

O século XXI é o século das listas. Ok, listas sempre houveram, mas nos últimos 15 anos, as listas passaram a ser um gênero literário a parte. Como iniciantes de conhecimento (ou melhor, indutores de conhecimento) esses livros são bastante agradáveis e divertidos,e você pode consultá-los sempre que necessário.

leonardo camargo 16/03/2014

Um livro que requer muitos marcadores
Durante toda a leitura, os famosos post-it foram meus companheiros fiéis. Sempre encontrava um autor que me interessava, fosse por sua história de vida ou pelas suas obras, ia marcando (E a Book List só aumentado!). “501 Grandes Escritores” não é um livro de todo o completo, mas conta com informações e imagens muito interessantes!

Digo que não é de todo o completo, apenas por pequenos detalhes que acabaram escapando! Escritores bons não mencionados, títulos importantes esquecidos, falta de informação. Coisas um tanto banais, pois não atrapalha no fluxo da leitura. São apenas alguns pontos negativos que me chamaram atenção.

Voltando para o lado positivo, o livro é bem trabalhado. As informações são montadas de forma equilibrada, sem aqueles textos imensos. Há pequenas divisões que nos dão todo o tipo de informação, como a época em que Homero viveu, onde Cervantes nasceu; em que instituição Oscar Wilde frequentou e por aí vai. Além de informações a respeito do estilo e gênero, principais obras e inúmeras imagens interessantes. (Com papel fotografia e coloridas!)

site: http://ocolecionadordecorujas.blogspot.com.br/

Roberta 01/01/2014

Me parece que o forte do livro são as literaturas inglesa e estadunidense. Demonstraram total falta de conhecimento da literatura brasileira ao acrescentarem Paulo Coelho como um grande escritor brasileiro e esquecerem de tantos outros muito melhores. Mas não deixa de ser interessante saber um pouco sobre grandes nomes.
Peterson Boll 10/09/2014minha estante
O autor Paulo Coelho escreve de forma bastante universalista (embora eu não goste de seus livros) e vende, vende muito na Europa, daí a sua inserção. Por exemplo, poderíamos reclamar a falta absurda de Guimarães Rosa, mas Rosa é bastante autóctone, o que afasta leitores (e críticos) não-brasileiros.

Daniel 21/03/2013

Mais uma vítima da falta de meia estrela no skoob. Três estrelas e meia é a nota perfeita, para mim. É bem editado, isso é inegável. Mas é muito focado na literatura americana e inglesa, com uma francesa, espanhola e alemã vindo distantes por trás.

É um livro interessante de consulta, em especial para autores do meio do século XIX para cá, mas também deixa muito a desejar. Quem sabe se fosse um 1001 autores - muito, eu sei - ele mereceria 5 estrelas. De qualquer jeito, é interessante para qualquer um que goste de literatura.
Peterson Boll 10/09/2014minha estante
Concordo. Inclusive vou mandar esta sugestão aos organizadores do site para o melhoramento deste quesito.

Patrícia 02/10/2012

Promoção!
Sorteio do livro no blog Dose Literária 25/10/2012
Cadastre-se e concorra! Super fácil!

Raffafust 29/08/2012

Imperdível mas faltando grandes nomes
Imagino que escrever um guia não seja fácil,sempre tem aquela pessoa que ficou de fora, é como fazer uma lista de aniversário, você acha que está lembrando de todo mundo, a escreve e chama as pessoas com antecedência mas no final sempre lembra que ficou chato não chamar alguém...e você jurava que estava completo.
Me senti assim com esse guia, bem , primeiro antes de lê-lo eu pesquisei e descobri que ele é a tradução de um britânico. Isso explica porque a editora Sextante no final dele colocou mais 24 nomes de autores nacionais e um texto informando que mesmo os incluindo para a versão nacional eles sabiam que faltariam alguns grandes nomes.
No original, aparecem apenas 3 escritores brasileiros: Jorge Amado, Machado de Assis e Paulo Coelho.
Mesmo na versão dos 24 nomes nacionais senti falta de alguns escritores mas foi na versão traduzida que lamentei mais.
O livro é muito bom, fala de autores desde Homero até terminar com mais atuais como J.K Rowling. Claro que os mais novos vão vibrar por vê-la no meio de gigantes mas senti falta de uma foto. Sim, nem todos tem foto e eu acho que faz falta. Mas tem lá uma mini biografia de muitos que amo como Jane Austen, Stephen King, Allan Edgar Poe, as irmãs Bronte, etc.
Senti falta de Anne Rice e até mesmo dos mais novos nomes como Meg Cabot e Nicholas Sparks.
Acredito que independente do tipo de livro que escrevem já marcaram história e merecem um destaque.
Mas entendo que além de ter sido escrito lá fora ainda pelo visto foi emitido em 2008 e 4 anos já é uma defasagem bem grande do que se tem de novidade no mercado editorial.
Gostei de conhecer escritores que não conhecia e de ter ainda mais vontade de ler livros que ainda não tenho para saber mais da obra de cada um! Mas ao chegar ao final me deprimiu constatar que somente 13 dos nomes citados - sim dos 501! - eu já li algum livro!
Precisarei de outras vidas para conhecer os nomes que faltam.
E desde já fica registrado meu pedido a editora que seja feito uma parte 2! Muitos nomes atuais ficaram de fora tanto da literatura nacional quanto internacional.
CPF1964 29/07/2023minha estante
Deveriam ser 502. Faltou Raffa Fustagno.......

CPF1964 29/07/2023minha estante
Comprei. Deve chegar quarta-feira dia 02/08.

Raffafust 30/07/2023minha estante
hahahahah falarei com a editora, que absurdo não ter meu nome hahah

CPF1964 30/07/2023minha estante
Sim !!!! Um absurdo. Um abcego. Um abmudo.

Drii 19/08/2012

501 Grandes Escritores
Assim como o "1001 livros para ler antes de morrer", "501 Grandes Escritores" é um catálogo com indicações do que há de melhor em literatura. Abrangendo escritores internacionais e nacionais, desperta o interesse e curiosidade sobre diversas obras.
Jane Auster, Shakespeare, Voltaire, Graciliano Ramos, Dostoievski, Colette (Gigi), Virginia Woolf (Orlando, Mrs. Dalloway), Jorge Amado, Gabriel Garcia Marquez, Margaret Atwood, Stephen King, James Ellroy, Ian McEwan (O jardim de cimento) foram os primeiros a entrar em minha lista de futuras aquisições.
E minha lista de livros que pretendo comprar e ler só aumenta...

joyce pretah 05/11/2011

Livro sagrado
Ótimo guia para os amantes da boa leitura.Cheio de dicas que nos ajudarão a passear por diferentes autores e obras,501 grandes escritores é um livro para ser lido e degustado a longo prazo.Uma bíblia doa amantes dos livros.

Angelica Brezel 07/09/2011

Maravilhoso!
Um belíssimo livro que pode ser comprado pela bagatela de R$ 9,90 no Submarino.

O preço não faz jus à qualidade da obra! Possui 640 páginas repletas de fotografias, ilustrações e citações.

Um belo guia que todo devorador de livros que se preze deve ter!

A Sextante está de parabéns por esta maravilhosa produção!!

Entrou para os meus favoritos!

Anna Duzzi 17/05/2011

501 Grandes Escritores
É inegável que, durante o processo de criação de qualquer lista, algumas difíceis concessões e exclusões tenham de ser feitas. O próprio Julian Patrick afirma, na introdução da obra, que "uma lista desse tipo nunca é abrangente e nem completa" - logo, torna-se inevitável a possibilidade de alguns nomes serem laventavelmente deixados de fora.

No entanto, o trabalho resultante mostra-se extremamente satisfatório, módico e equilibrado, e torna-se uma ferramenta para que os amantes de literatura possam não apenas contemplar seus mestres, como também conhecer a obra de outros grandes gênios dessa arte imortal.

Fimbrethil Call 16/05/2011

Abrangente e eclético
Excelente livro que me levou a conhecer autores que não conhecia; e que se não fosse por esse livro nunca viria a conhecer, como autores egípcios e gregos; e me fez saber mais sobre alguns autores que conhecia.
Senti falta de alguns que poria aqui, sem sombra de dúvida, como Neil Gaiman e Moacyr Scliar.
Vale muito a pena ler esse livro.

CooltureNews 26/07/2010

Por: Luciana (CooltureNews)
Após um ano em que coleções de livros onde as listas de melhores vinhos, filmes, discos, cervejas, e afins cresceram nas livrarias, finalmente é lançado algo do estilo voltado à literatura.

Este ano a editora Sextante lançou o livro “501 Grandes Escritores”. Uma pequena lista dos melhores escritores de todos os tempos, aqueles que fizeram nome e grandes obras literárias. O livro é organizado por ano, e vai de Homero até os dias atuais. São autores de diversos países, concepções literárias desde romance até policial e filosofia.

A obra é ótima como referencia para aqueles que gostam de literatura e querem conhecer um pouco mais dos seus autores preferidos, para aqueles que querem descobrir novos autores ou até estudantes que precisam de uma melhor referencia bibliográfica para seus trabalhos.

Cada autor tem sua biografia, data de nascimento, gênero literário que se enquadra curiosidades e lista das principais obras literárias (quer elas estejam publicadas em português ou não).

No Brasil somente três autores conseguiram entrar para a pequena e seleta lista – Machado de Assis, Jorge Amado e Paulo Coelho – mas para não deixar os brasileiros tristes ou sem referência de literatura da nossa terrinha, foi incluída uma parte especial com mais 24 autores brasileiros. Lista, aliás, muito bem escolhida, com nomes como Monteiro Lobato, Euclides da Cunha, Clarice Lispector e outros com peso igual ou superior.

Para quem gosta de literatura, quer saber mais sobre autores e conhecer melhor os clássicos, 501 grandes é uma obra indispensável.
Jhonatan 06/12/2010minha estante
Tenho extrema curiosidade em ler esse livro. Adoro coleções que englobam os melhores autores ou obras literárias. Claro, que sempre há alguns que não concordarão, aliás, cada um possui uma carga diferente de leituras. Obrigado pela resenha Coolturenews.
Seguidor: Jhonatan Carneiro.

Zi 06/12/2010minha estante
Legal esse livro para sabermos mais fatos sobre os autores! Sempre bom para quem é amante dos livros.
Seguidora: Isis Pacheco

ida 06/12/2010minha estante
Poder conhecer um pouco mais dos autores nos faz compreender melhor seus livros. E já percebi que alguns de meus autores preferidos estão nele.

Paula Miranda 06/12/2010minha estante
Ah! Eu quero ler! Parece ser legal! Conhecendo mais os escritores...
Paula Roberta

Maedchen 06/12/2010minha estante
Não me agrada muito, mas acho útil.Acho que se tivesse esse não leria todos.Mas é uma alternativa muito boa pra quem tem necessidade de pesquisas e afins.
Mädchen

Dessa 06/12/2010minha estante
Adoro saber mais sobre os famosos rsrs ;P
gostei bastante do livro, ainda quero comprar pra ter. \o/
d e s s a

Vilmar Júnior 06/12/2010minha estante
Não é um livro que eu compraria, mas com certeza daria uma olhada. Ele pode ser útil.
Vilmar Junior

Thiago de Andrade 06/12/2010minha estante
Qualquer tipo de almanaque vale a pena se o assunto dele te interessa.

Seguidor:Thiago de Andrade Alonso

Dan 07/01/2017minha estante
Paulo Coelho???? Vomitei em cima do teclado agora. Se fizessem uma lista dos melhores escritores brasileiros esse Coelho ficaria em 200°, no mínimo. É um desrespeito ele está nessa lista. Os estrangeiros precisam conhecer mais nossa Literatura. O que é Paulo Coelho na frente de Rosa, Hilda Hilst, Milton Hatoum, Fagundes Telles, Nélida Piñon, Cristóvão Tezza, Lúcio Cartoso e mil etceteras?