A Vida e as Aventuras de Robinson Crusoé

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Keller1290 04/05/2024

Maravilhoso
Robinson Crusoe é um clássico que conta a história de um marinheiro inglês que fica preso em uma ilha deserta por 28 anos após um naufrágio. Ele luta pela sobrevivência, aprende habilidades de sobrevivência e enfrenta desafios emocionais enquanto busca redenção e reconciliação com seu destino. A obra explora temas como solidão, fé, resiliência e o conflito entre a natureza humana e a civilização. A tradução desse livro é maravilhosa nem um pouco cansativa.

Nane Machado 29/04/2024

A história de um personagem que nada dava certo em sua vida, até que passa por uma aventura a qual mudará sua vida.

Flavoca 29/04/2024

Nunca desobedeça seus pais (ou assim ele diz)
Esse livro conta a história de Robinson Crusoé, que num ímpeto de conhecer o mundo foge de casa e se emprega num navio, mesmo contra a vontade dos pais. A história acontece nos anos de 1600, época das grandes navegações.

Não tendo obtido a benção paterna para tal empreitada, acaba sofrendo um naufrágio e vivendo solitariamente numa ilha. Lá, entende os desígnios celestiais das bençãos divinas e aprende a se resignar.

Com certeza o objetivo do Daniel Defoe era evangelizar e moralizar a juventude para que não desobedecessem aos pais e seguissem a religião inglesa. O que descobri foi que o autor coloca os ingleses num pedestal (obviamente o autor é inglês), considera qualquer pessoa de etnia diversa a dele como inferior e compara mulheres a mercadorias.

Esse tipo de história é importante para termos noções históricas, mas tem que ser lida de maneira crítica, porque simplesmente não dá para aceitar essas ideias... A minha tristeza é que parece que a gente não evoluiu muito desse então... Estou sendo muito pessimista?

Amandha.Camargo 24/12/2023

Uma boa leitura
Robinson é o tipico de historia pra voce explorar o mundo na visão dos ingleses *contém alguns termos racistas, misógenos, xenofóbicos*, afinal, é um livro de mil e oitocentos e bolinha.
Tirando isso, o livro conta a história de Robson, um jovem sedento por aventuras. Fugiu de casa para viver sua vida e desde então, passou por diversas aventuras foi escravizado, virou fazendeiro e por fim após um naufrágio, parou numa ilha deserta.
Como um bom livro da era naturalista, o livro conta como ele teve que criar do 0 coisas basicas para sua sobrevivencia (sabe aquela frase: o que você faria numa ilha deserta?), pois bem, mais da metade do livro é sobre isso e sobre como se reconecta com sua fé na humanidade, na natureza, em Deus.
Eu considerei uma leitura agradável, mas tem excesso de descrições desnecessárias em vários momentos, tornando quase insuportável de prosseguir.
Mas considerando uma leitura de uma outra epoca, com linguajar diferente, ainda entrega uma historia interessante, principalmente o Sexta-feira, personagem que trouxe um ar diante de tanto marasmo na vida pacata de Robson.
Uma salva para a citação do Brasil no livro, adorei ver um pouco da nossa história num livro inglês, e foi uma pena não ter aparecido mais.

Guto 21/09/2023

Que livro chato, que valores deturpados!!!
Primeiramente gostaria de falar da leitura em si... Escrita ALTAMENTE repetitiva e prolixa!!! Frequentemente o autor repetia a mesma coisa na mesma frase, na frase seguinte ou páginas depois...Conta a mesma história inúmeras vezes e de novo e mais uma vez. Mais pra frente repete e para escrever mais um pouquinho escreve que escreveu repetido... Se ler isso, acima é cansativo, imaginem por mais de 300 páginas. O período na ilha é altamente tedioso e repetitivo, não pelo que acontece mas por como é escrito...

Passando ao conteúdo, o autor expressa valores valores não só egoístas, como egocêntricos, me criando a impressão de uma pessoa prepotente e sem qualquer valor familial!

É interessante pelo ponto de vista histórico mas triste por ver como o homem retratado por ele e que possivelmente representava o comum da época tem seus valores como causador de tanta discórdia e guerras nos séculos seguintes...

malefic 31/08/2023

A vida e as aventuras de Robison Crusoé
Não é o meu tipo de livro, eu li ele porque foi uma professora muito especial pra mim que me deu de presente. Eu achei a história MUITO puxada e bem chatinha em alguns momentos, por ser um livro antigo tem algumas coisas da época que não são legais hoje em dia, principalmente da parte do protagonista. Gostei muito do personagem "Sexta-feira" ele tem carisma e foi o meu personagem favorito do livro inteiro, fiquei muito feliz de finalmente ter terminado esse livro porque não aguentava mais ler kkkkkk, mas ele é bonzinho e dá pra ler tranquilo.

Asheley1 22/06/2023

O livro é muito interessante!!
apesar de ter amado a história, o livro se torna cansativo e repetitivo em algumas partes, dificultando um pouco a leitura.
O livro nos ensina sobre perseverança, humildade e contentamento nas dificuldades. Muito bom!!?

Feh 08/01/2023

Poderia ser melhor...
Livro começa bem interessante, mas quando chega o momento em que ele passa a viver na ilha, o livro se torna monótono. E a história se encerra sem nenhuma surpresa. O que eu achei interessante é que o Brasil tem um papel muito importante nessa narrativa. Ainda que um pouco decepcionado por esperar mais do Defoe, eu indico a leitura.

Ane.Skywalker 06/01/2023

Esse foi o livro q mais demorei pra ler em toda minha vida
Gente... eu demorei 9 MESES pra ler esse livro olha, quem quer ler ele por curiosidade ou sla o pq já vai sabendo q ele é muito cansativo de se ler, tem msg boas sim nele! mas isso foi a unica coisa boa q eu achei nele, o restante eu mal li pq eu já n aguentava mais ler esse livro eu tentei terminar ele a força mesmo! To muito feliz q acabou, mas triste por n ter gostado tanto assim da experiencia..

Laisa 02/12/2022

Prazeroso mas cansativo
Robinson Crusoé foi uma imensa supresa. Esperava algo completamente diferente. Mas não foi uma surpresa ruim, pelo contrário, amei ser surpreendida.
O livro é cansativo, não nego. Três pontos podem incomodar: linguagem mais complexa que o normal, muitas reflexões existenciais e longos trechos descritivos. Dos três, apenas as descrições (em excesso) me incomodaram e por isso demorei muito mais do que gostaria para concluir a leitura. Porém, há que se considerar que mais da metade do livro ele passa sozinho na ilha, limitando as possibilidades de interação e desenvolvimento, então não se pode esperar grandes emoções como seria normal em um livro de aventura. Tendo isso em mente, acredito que a leitura se tornará menos arrastada e tediosa porque você já sabe o que esperar.
De toda forma, vale muito a experiência, gostei bastante!

MINHA AVALIAÇÃO:
? Escrita - 1?
? Enredo - 0,5?
? Fluidez - 0,5?
? Personagens - 1?
? Desfecho - 1?

Morgs 16/08/2022

Cansativo
Talvez eu tivesse expectativas demais, esperava uma leitura mais fluída e cheia de (des)aventuras, mas a história é muito cansativa em vários pontos, principalmente nas partes que inseriam religião.
Esse livro poderia tranquilamente ter 200 páginas sem prejudicar a história.
Quase desisti algumas vezes por não conseguir engatar a leitura, enfim não faço questão de ler uma continuação e nem de relê-lo.

Beatriz 26/06/2022

Como livro infanto juvenil não é bom, mas para adulto sim
Robinson Crusoe foge de casa para ser marinheiro, mas toda sua jornada é marcada por muito azar, mas também de muita sorte, até o dia que o navio em que ele se encontra naufraga e ele fica preso sozinho numa ilha deserta, onde precisa ser capaz de desenvolver suas habilidades para sobreviver.
Esse livro é uma história infanto juvenil, mas é muito cansativa como tal, não vejo uma criança lendo e gostando. A narrativa de como ele se virou na ilha é longa demais e acaba sendo cansativa.
Esse livro é uma ótima caracterização do pensamento do século XVI, XVII. Crusoe é extremamente caricatural, todo mundo para ele é servo, domina tudo com suas habilidades, se torna extremamente religioso e recorrente a Deus para se conformar com suas agulhas e desta forma impõe sobre aquela ilha e a todos que nela chegam seus valores da sociedade ocidental, sem nunca fazer parte do espaço, mas subjugando td ele.
Dificilmente iremos gostar dele, principalmente pq ele é cansativo em sua narrativa e pq cria uma certa antipatia essa forma de dominar tudo, que hoje no séc XXI tem sido tão questionada, porém tem sua importância quanto ao contrato social da sociedade ocidental capitalista e vale a pena ser lido.

Lucas 20/04/2022

Bom livro.
É uma boa leitura, mas, a encheção de linguiça nas primeiras páginas do livro e em algumas páginas do meio do livro me incomodou. Isso deixou a leitura um pouco chata, entretanto, o fascínio pelo rumo que a vida desse jovem tomou me arrebatou e me fez mergulhar de cabeça nas dúvidas, certezas, crenças, descrenças, esperanças e desesperanças que ele passou em um nível extremo.
A evolução do personagem é incrível, você se identifica muito e com certeza esse é um daqueles livros que você vai tirar muitas lições de vida - Robinson Crusoé sem dúvidas é um sujeito que tem muita história pra contar hahaha-, espero que você tenha vários marcadores de texto, vai precisar.
Recomendo a obra.

1 | 2 | 3 | 4