Felicidade Autêntica

Felicidade Autêntica Martin P. Seligman

Resenhas -

Biafort.Meireles 14/12/2023

Forças a favor da felicidade
Iniciei o livro me surpreendendo com a abordagem preventiva da psicologia: a chamada psicologa positiva. Não conhecia. Depois, descobri que felicidade pode ser mais do que sentir emoções positivas quanto ao passado, presente e futuro. É importante a gratificação, que tem um componente de esforço, diferente do prazer, que não precisa de esforço. Encontrei finalmente as
24 forças que levam à felicidade. A princípio não me identifiquei com elas e me senti desapontada, mas no final do livro, voltei e consegui identificar minhas forças: prudência, gratidão, amor, espiritualidade, apreciação da beleza, liderança, gosto pela aprendizagem. Pretendo revisitá-las diariamente, como orientado no livro. Tem uma parte voltada para a felicidade no casamento e me lembrei muito do livro Apegados. E tem uma parte para a criação de filhos pequenos. Interessante o livro, mas senti falta de exercícios para aprimorar as forças.

Less 09/03/2023

Felicidade Autêntica !
Livro muito bom. Pesquisas sérias são demostradas no livro, abarcando assuntos como otimismo, felicidade e virtudes. Obrigado.

Paulo Henrique 18/10/2021

A felicidade na visão da ciência
Um livro que racionaliza a felicidade, que dá a ela contornos mais científicos ao apresentar através de estudos o que leva as pessoas a se sentirem mais felizes. O autor, um importante psicólogo, funda um novo ramo na psicologia que ao invés de ficar solicitando ao paciente que fale de seus problemas, tenta levá-lo a pensar no que o faz feliz e por isso o conceito de psicologia positiva.
Você não precisa ler esse livro para entender a teoria da psicologia positiva, pode ver na internet facilmente ou fazer um coach com profissionais que adotam essa metodologia, que se disseminou até mesmo por não requerer uma enormidade de sessões, mas ser mais focado e rápido na busca de soluções. Por isso pode ser melhor enlatada com aquelas propagandas de resultados rápidos. Um tópico que o livro não trata é sobre como conduzir um processo onde você vá ao encontro dessa felicidade.
Para mim um resumão seria, ao invés de você ficar anos falando de seus problemas, veja o que te faz feliz e foque nisso, traçando uma estratégia com objetivos claros que te levem a essa felicidade. Ressalva aqui de que o autor não desmerece a psciologia tradicional a qual ele praticou por 35 anos.

Carla.Zuqueti 30/11/2020

Mudança de modelo mental
Martin Seligman é um dos principais nomes da Psicologia Positiva. E apresenta seus conceitos no livro ?Felicidade Autêntica?.

Primeiro, é importante destacar alguns pontos:

1. A mente humana é muito poderosa.
3. Ela pode criar uma doença psicológica, mas também pode ser usada para tornar você mais feliz.
4. A psicologia positiva nada mais é que treinar a mente para ver o lado bom da vida, e dessa forma, ser mais feliz.

O livro leva o leitor a identificar suas principais virtudes e como usá-las para manter uma mente mais positiva e ter atividades que tragam uma realização permanentes e não apenas um bem estar momentâneo.

Algumas ações são baseadas em modificar seu modelo mental, como ser grato e lembrar de coisas boas. Outras referem-se a mudanças de cenário, como aumentar o convívio social e descobrir qual seu propósito no mundo.

De qualquer forma, ser mais feliz é algo que está ao alcance de qualquer um. Mas exige algum esforço para mudar velhos hábitos e abandonar ideias deterministas. E mudar a nós mesmos talvez seja o maior desafio.

Boas reflexões.

Jessica 14/05/2020

Psicologia Positiva
Livro do precursor da Psicologia Positiva, Martin Seligman, retrata inicialmente dados e estatísticas das emoções positivas e o impacto da felicidade em nossas vidas.

Sua ideia inicial partiu do pressuposto que a psicologia focava muito em patologias, havia mais estudos sobre estas do que emoções positivas.

A Psicologia Positiva é uma ciência que visa abordar nossos potenciais e forças, indicando como ter uma vida mais satisfatória. O objetivo dela é ir além de curar doenças mentais.

Seligman cria com parceiros a partir de muito estudo um conjunto de forças e virtudes encontradas em quase todas as culturas, ressaltando-as em sua teoria que para ter uma vida boa e significativa devemos usa-las no dia-a-dia em diferentes áreas da nossa vida.

Para usar nossas forças precisamos primeiro identifica-las, ele também cria um teste para nos ajudar a conhece-las.

É um livro cheio de ideias e teorias, mas muito didático. Tem várias dicas também, ele apresenta algumas histórias do seu cotidiano, da sua família. Com isso fica mais natural.

Vale ressaltar que a Psicologia Positiva não é auto ajuda. E tampouco uma teoria superficial que invoca só as coisas positivas. O próprio autor se considera um pessimista então... Ela quer apenas impulsionar uma vida melhor.

Quer conhecer suas forças e virtudes? No site Canal da Felicidade tem o teste gratuito. Segue link.

site: https://www.viacharacter.org/pro/canaldafelicidade/account/register