El Cid Campeador

El Cid Campeador Anônimo




Resenhas - El Cid Campeador


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Márcia Regina 19/03/2010

El Cid é uma história sobre a qual já se fizeram filmes e se escreveram outras histórias. Um daqueles textos que precisamos conhecer para entender outros, mesmo que seja conhecer só por adaptações ou resumos.
E mesmo que seja só para confirmar a ideia de que conceitos como bandoleiro e herói dependem do lado que conta a história.
comentários(0)comente



Nayara.Costa 20/04/2024

El Cid Campeador ?

Um livro com muitas aventuras de um guerreiro profissional e que há muitos anos tem sua história em alta estima.

Essa história acontece na Espanha, é contada por narrador observador e que ouviu de quem viu e conheceu Cid, estes acontecimentos.

El Cid é um bravo Cavalheiro residente em Castela. Muito respeitado por todo o povo e admirado pelo seu senhor Rei Afonso VI. Mas, com investidas de inveja, alguns traidores instam com o soberano que Cid pode vim a tomar o poder, visto que tem todo a aprovação do povo. Sendo assim Dom Afonso desfavorece El Cid e por fim, o manda embora de suas terras. Este, vai embora e leva consigo seus familiares, bens, e soldados que com ele lutavam e que eram fiéis.
Agora desterrado, Cid precisa sobreviver em meio a desertos e reinos que conhecendo seu renome o temem e logo vêm o atacar. Esses povos são chamados Mouros. Contudo, em todas as batalhas Cid e sua tropa são vencedores.
A sua fama corre por reinos, sendo assim, Cid decide enviar parte dos despojos ao Rei Afonso como forma de submissão.
Neste ínterim, seu inimigo Dom Gonçalo, trama pra que seus filhos (Diego e Fernando) se casem com as suas filhas (Sol e Elvira) para lhe fazerem mal. E assim se sucedeu. Contudo, estes eram soberbos e muito orgulhosos. Eram medrosos e não protegiam suas esposas, nem de leões, nem em guerras. Sendo assim, eles viraram motivo de chacota e piadas dos guerreiros de seu sogro. Com má intenção desejaram se vingar de Cid e levam suas esposas pra sua terra a fim de lhes dar um fim, e as fazem tanto mal a ponto delas desfalecerem. Sendo elas socorridas por seus primos, tem uma nova chance no amor.
Buscando justiça, Cid, vai ao tribunal e exige: bens que deu aos ex-genro, presentes e que lutassem com dois de seus guerreiros. A luta foi travada. E os infames perderam, sendo deserdados e perderam tudo o que tinham! Sendo assim, Cid ficou ainda mais rico.

Viveu o restante de sua vida ao lado de sua amada esposa Dona Jimea e conquistando mais reinos e bens, até que, veio a falecer em uma tarde de Páscoa.

Aqui encontramos a vida de um guerreiro, não apenas de campo, mas também de vida!
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR