Batman: A Piada Mortal

Batman: A Piada Mortal Alan Moore...

Resenhas - A Piada Mortal

Walkí­ria Silva 31/08/2016

Basta um dia ruim para perder a sanidade?

Confesso que eu esperava mais, no caso, mais história, páginas, mas mesmo assim deu pra perceber a insanidade do Coringa, o quanto ele pode ser cruel no nível master. Seus diálogos são bem construídos, suas artimanhas são provocadoras e levam o personagem ao sublime, servindo até de inspiração para escritores que querem trabalhar e desenvolver personagens psicóticos. Falemos também do morcego e a sua inefável essência na forma como tentou trazer o Coringa para o ‘outro lado’, mesmo depois de tudo que aconteceu, tenta convencer o vilão sobre a chance de parar, em uma reflexão sobre a esperança.

No mais, A Piada Mortal é uma HQ com diálogos incríveis, com personagens marcantes, com um maior destaque para o palhaço, que tenta provar a todo custo e de forma perturbadora que a humanidade é uma piada e que qualquer um pode perder a sanidade em um momento ruim. Um personagem genial e intrigante.

"A existência humana é louca, casual e sem finalidade... E quem pode culpá-los? Num mundo psicótico como este..." (Coringa).
Ricardo Rocha 31/08/2016minha estante
"A existência humana é louca, casual e sem finalidade"
olha essa frase que dá titulo a O som e a furia (é de Shakespeare):
É uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria
E vazia de significado?.
achei que teria alguma coisa a ver, nao sei

Walkí­ria Silva 31/08/2016minha estante
Então, Ricardo, a frase que citei é uma fala do Coringa, que é um personagem frio, psicótico, com um humor sádico, muito bem construído, talvez o maior vilão dos quadrinhos.

Ricardo Rocha 31/08/2016minha estante
eu sei... rsrs =)
mas é que tinha acabado de colocar o livro que citei e achei as frases semelhantes.
tipo "o que coincidencia... "

Walkí­ria Silva 31/08/2016minha estante
Ah, rsrs, confesso que eu não tinha entendido direito o que você quis dizer no primeiro comentário, se tinha feito uma pergunta sobre o personagem... rs, e expliquei tendo quase certeza de que você sabia quem era, rsrs. Muita coincidência mesmo.

Auud Herself 03/12/2015minha estante
Muito bacana o que você escreveu. Achei super válido.

Roberto Noir 03/06/2016minha estante
Não faria muito sentido se Batman o matasse. Aliás, essa história é canônica, não é? Visto que Bárbara continuou numa cadeira de rodas. Ou depois inventaram outro motivo para ela se tornar cadeirante?

Walquiria.Lobato 17/09/2016minha estante
Tenho que ler primeiro!

admangelo 06/02/2019minha estante
Também concordo com você.

Leandro.Gusman 19/03/2021

Piada mortal
Uma bela historia do nosso querido palhaço vilão e heroi morcego, realmente vc entra na historia e msm qm nunca leu uma hq consegue ler numa boa, só achei alto o preço pelo tanto de paginas
AndreyFerraz 19/03/2021minha estante
Quadrinhos ou livro??

Leandro.Gusman 20/03/2021minha estante
Quadrinho

Orquídea 06/01/2021

Incrível, entendi quase nada.
joaoggur 06/01/2021minha estante
Hahahahahhah, eu acho que ninguém compreendeu por completo

Orquídea 06/01/2021minha estante
kkkkkfiquei meio confusa acho q vou ler dnv pra entender um pouquinjo mais

joaoggur 06/01/2021minha estante
Boa ;)

Letícia Rodrigues 06/06/2021

APENAS Brian Bolland
O dia ruim é um pouco extremo
A piada no final é meu Deus
EU ODEIO TERMINAR ALGO AMBÍGUO MAS EU AMO, terminei de ler e me senti o próprio Shrek fazendo o urro
ivy! 06/06/2021minha estante
mds?

ivy! 06/06/2021minha estante
eu amo tanto essa HQ??

Letícia Rodrigues 06/06/2021minha estante
agora eu entendo, virei cadelinha dessa hq :')

Gláucia 28/07/2012

A Piada Mortal - Alan Moore e Brian Bolland
Minha primeira HQ, graças a minha querida amiga Marcia e a um episódio que é melhor não ser divulgado.
Eu já gostava do Coringa por causa do seu senso de humor sarcástico e negro, depois de ler Piada Mortal deixei de considerá-lo tão vilão, cheguei a sentir muita pena. Afinal, o que separa um homem são de um lunático é apenas um dia ruim.
Marcia Cogitare 28/07/2012minha estante
Aeeeh, espero que você possa se tornar uma admiradora da nona arte.
Quanto ao outro episódio, deixa no gelo,rsrs.

Paulo Antonio 14/04/2013minha estante
Começou bem Glaucia, se quiser manter o nível em publicações de peso recomendo: O Cavaleiro da Trevas; O Demônio da mão de vidro; Watchmen; O Edifício (na verdade, qualquer uma de Will Eisner)

Gláucia 14/04/2013minha estante
Mas estou meio devagar para as hqs Paulo. Depois dessa só li (mês passado) Persépolis. Mas tenho em casa: Daytripper, Retalhos, Maus e A Contract With God.

fgouveia 25/01/2021minha estante
concordo craque

ViniGouveia11 25/01/2021minha estante
???

Tuyl 31/03/2022

Muito bom! Por ignorância, imaginava os quadrinhos de super heróis como os que li na infância. Este mudou a minha visão.
Artur108 31/03/2022minha estante
O one-shot "Coringa" do Lee Bermejo + Brian Azarello tem uma pegada parecida, acho que você ia gostar. Também foi publicado aqui pela Panini n'uma edição parecida com essa de A Piada Mortal.

Tuyl 31/03/2022minha estante
Vou procurar, obrigado pela dica!

Willian337 06/05/2022

MAGNÍFICO, ESPETÁCULO, CLIMA INTENSO E MUITO MAIS QUE ESSA HQ PROPORCIONA, RECOMENDO DEMAIS PARA VCS!!!
Patrick 06/05/2022minha estante
Eu li e assisti a animação, incrível de mais essa história kk

Jonas (@castelodepaginas) 06/07/2020

Piada Mortal
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigado
Instagram: @castelodepaginas
Resenha:

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/07/piada-mortal.html
Dan 31/07/2020minha estante
Gostei muito da piada mortal muito legal ???

Jorge 18/01/2022minha estante
HQ otima nao tem nada a acrescenta a historia e completa e bem feita nao tem aquele tedio no meio da historia

Amanda 22/01/2021

Batman: A Piada Mortal
Nunca fui uma leitora de HQ, mas esse ano assumi que iria testar novos gêneros.
Esse livro é simplesmente incrível, tanto pela história, quanto pelos desenhos (na verdade, os quadrinhos são surreais).
Kerisson 22/01/2021minha estante
Estreou muito bem sua leitura de HQs ????

Amanda 23/01/2021minha estante
Eu não tenho dúvidas! hahaha

Thainá - @osonharliterario 08/05/2018

Qual é o peso que um dia ruim tem sobre você?
A Piada Mortal pode ser classificada como um dos quadrinhos mais famosos e bem aclamados das últimas três décadas. Nessa HQ temos o Coringa como protagonista e a demonstração de como um dia ruim pode mudar a sanidade de uma pessoa.

Aqui será contado sobre a origem do Coringa: um homem, aparentemente normal, se envolve com uma dupla de ladrões que precisa dele para realizar um roubo, cujo o caminho à percorrer até o local almejado o nosso personagem medroso e fraco conhece muito bem. Porém uma tragédia acontece na vida do homem guia e isso faz com que ele se sinta corajoso o suficiente para participar do tal crime. É nesse momento que a sua vida se transforma e o pesadelo começa.

Em contrapartida com os flashbacks em cor sépia e detalhes predominantes em vermelho, o presente é colorido por cores fortes e vibrantes, resultando em um conjunto de arte belíssima e traços de arrepiar. A loucura, fúria e medo estampadas nos rostos dos personagens ficam cada vez mais reais e assustadoras ao longo da leitura.

Falando rapidamente sobre a trama que ocorre em paralelo no presente, basta saber que o Coringa está elaborando uma nova e eficaz armadilha para o Batman, querendo assim provar ao herói a sua tese que diz respeito à momentos decisivos e obscuros transformarem até o homem mais bondoso e justo em alguém cheio de raiva e com sede de vingança

A Piada Mortal está entre os melhores quadrinhos que eu li até o momento, mesmo não tendo uma longa experiência com tais. A Piada Mortal surpreende e, mesmo que contraditoriamente, cativa. É criada tanto para os velhos fãs, já admiradores de HQs e do próprio vilão; como também é dedicada para aqueles que têm vontade de começar a ler quadrinhos, mas que ainda não sabem por onde iniciar.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras

site: http://www.sonhandoatravesdepalavras.com.br/2018/05/hq-piada-mortal-alan-moore-e-brian.html
Leonardo Galvão 09/05/2018minha estante
Uma das melhores HQs da DC e, com certeza, uma das minhas prediletas!

Thainá - @osonharliterario 10/05/2018minha estante
Se tiver outras similares como recomendação, Leonardo, pode deixar aqui!

Edervan 28/07/2016

Sádico
O sadismo, aaah, o sadismo.

Basta um momento ruim pra te tornar louco.
Raylton.Silva 17/08/2016minha estante
lembrar??? aaah eu não faria isso se fosse você.

Emanuel.Santana 20/10/2017

Conhecendo o coringa
Para quem quer começar a ler quadrinhos, super indico esse livro, pois conta a trajetória do vilão mais conhecido do batman, o coringa de uma forma rápida e direta. A história contém trechos de pura emoção, assim não deixa o leitor desanimado ao ler.
Andressa 22/12/2017minha estante
Eu tô começando no universo dos quadrinhos e não entendi como essa hq acabou de uma forma tão... li a última página, virando ela por que jurava que a história continuava, mas não. Fiquei igual ao meme do John Travolta.

Paulo 26/11/2016

Por trás de um grande herói existe um grande vilão.
Nesta HQ além de nos entretermos com uma ótima estória, conhecemos a origem de um dos maiores vilões dos quadrinhos do Homem-Morcego, o Coringa.

Depois de fugir do Asilo Arkham onde cumpria sua pena, Coringa tem um plano. Ele quer provar que um dia ruim é o que separa um homem são da loucura. E para provar sua teoria ele quer enlouquecer o maior aliado de seu inimigo, o comissário Gordon. Cabe ao cavaleiro das trevas impedir que isso aconteça.

Uma característica interessante é que durante toda a ação da estória temos alguns flashes do passado do Palhaço do Crime e conhecemos a sua trajetória e o que levou a se tornar alguém tão insano. Foi uma experiência de leitura bem diferente por que conhecemos um lado humano onde hoje aparentemente só existe maldade, raiva e loucura (pelo menos isto é o que me vem a cabeça quando penso no Coringa).

Nunca havia lido algo escrito por Alan Moore e me surpreendi com a forma como ele escreveu o roteiro da HQ, mesmo com uma premissa simples, ele nos apresenta uma obra profunda e intrigante com diálogos sensacionais. E o que posso falar da arte de Brian Bolland, ele desenha incrivelmente bem, e consegue captar bem as expressões de cada personagem. Piada Mortal é uma HQ fantástica, indispensável para qualquer fã do Batman.

A edição que li da editora Panini Books é muito linda, capa dura, folha de rosto personalizada e ainda contém diversos extras tais como: introdução, posfácio e rascunhos do próprio desenhista e ainda traz uma estória extra do Batman e Robin escrita pelo criador do homem morcego, Bob Kane.
teapacks18 01/01/2017minha estante
s2