Batman: A Piada Mortal

Batman: A Piada Mortal Alan Moore...




Resenhas - A Piada Mortal


475 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Camila :3 05/11/2023

Gostei bastante da leitura, não tenho costume de ler HQ de super heróis e por isso achei que ia ficar perdida na leitura, mas ela foi muito divertida e interessante.
A relação Batman e coringa sempre me fascinou ao mesmo tempo que ambos se odeiam e querem se destruir um não conseguem viver sem o outro. O Batman tem uma visão interessante de justiça, querendo que mesmo um vilão vil como o Coringa tenha um final "justo" conforme a lei diz.
As artes são simplesmente maravilhosas e a história sabe como te prender do início ao fim.
comentários(0)comente



Lucas Muzel 04/11/2023

HQ básica ou essencial?
Essa edição sempre figura nas melhores posições de quase todos os rankings de melhores HQs do Batman. Acredito que Alan Moore tenha um pouco de razão em tratar a obra como não sendo tão primorosa, em comparação com outras obras do barbudo. O primeiro quadro da primeira página e o último quadro da última página são idênticos. Algo na mesma linha do álbum Dark Side of the Moon do Pink Floyd. As cenas de flashback e passadas no presente possuem um tipo de simetria dos elementos desenhados no último quadro e no primeiro quadro. Possui um tipo de ambiguidade com relação ao que ocorreu no final. Afinal, tem um tipo de teoria que o Coringa foi morto, e daí poderia vir o nome "Killing Joke". E isso se conectaria com a famigerada piada ("dois loucos..."), pois Batman e Coringa estariam em condições muito semelhantes, e James seria o único são na história. E isso também teria conexão com a fala inicial do Batman (na linha do "eu mataria você, ou você me mataria"), servindo como um tipo de profecia.
Acontece que isso não é algo inédito nas HQs do Moore. Um Pequeno Assassinato tem uma estrutura semelhante, com vários temas que se repetem e ressoam em quase toda a história. E nesse caso ainda tem a inovação da história ser contada tendo como base uma linha do tempo cronologicamente invertida. Tem também uma história do Monstro do Pântano onde é feito um duplo sentido com a palavra "Incorporação".
Em termos de Batman, aí sim que a história tem poucos paralelos. E, para a época, foi chocante. Fez com que os futuros artistas se focassem na violência, brutalidade e realismo na hora de contar as histórias. Pois era apenas isso que tornariam as HQs "coisa de adulto". E mais músculos. Mais armas. Mais ranger de dentes. Mais porradaria. Mais capas metalizadas.
Outro fator que destaca essa revista é a arte do Bolland. Essa sim tem poucos paralelos. Soube interpretar bem o roteiro verborrágico do Moore.
Quanto à colorização, eu prefiro mais a original. Ela tinha uma maneira de complementar a história através de escolhas e tons de cores. Dava para notar que era um artista que tentou colaborar da melhor maneira que pode. A nova colorização é feita pelo Bolland. E nesse caso, parece que todo o filtro foi reduzido. Como se o artista quisesse que apenas a sua arte se destacasse. Ou como o Scarface conversando com o Ventríloquo. Parecem dois papéis distintos, mas na prática é uma coisa só.
Quanto mais reimpressões tem a Piada Mortal, mais material arranjam, para dar uma "engordada" no material, para tentar justificar a capa dura (e o preço mais alto). Uma delas é Batman #1, com a estreia do Coringa. Talvez fosse mais apropriada a publicação de Detective Comics #168, com a revelação de que o Coringa era o Capuz Vermelho.
Como ainda era necessário mais material para deixar tudo com mais cara de "luxo", colocaram uma história do Bolland que apareceu em Batman Preto & Branco. A novidade nesse caso é que a história ganhou cores, pelo próprio artista.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cocotinha 12/10/2023

Basta apenas um dia ruim...
Essa HQ é muito boa, envolvente é tem uma arte muito boa, o jogo de cores e os closes são incríveis, realmente uma obra de arte.
comentários(0)comente



emclara 07/10/2023

"Tinha dois caras num hospício..."
? //

Quando terminei de ler, acabei concordando e entendendo aqueles que diziam ser uma leitura obrigatória para todos os amantes de histórias em quadrinhos.

Sem exageros, adorei tudo nessa obra. A rivalidade ? insana e eterna ? entre o Batman e o Coringa. O doloroso e polêmico destino de Barbara Gordon, que a levou a criar seu maravilhoso alter-ego: Oráculo. O preto e o branco do colorista Bolland contrastando com a versão do John Higgins. Uma das várias origens do Coringa. Tudo. Adorei tudo.

Novamente, Alan Moore me ganhou.
comentários(0)comente



Miss Duda 03/10/2023

MUITO BOM!
Acho que essa foi a primeira HQ que li na vida, e serio, é tudo muito espetacular. O desenho, personagens, falas e o melhor de tudo: O FINAL!
comentários(0)comente



Vicente Tavares 29/09/2023

A Piada Mortal.
Em março de 1988 Alan Moore e Brian Bolland criaram uma Graphic Novel que entraria para a história. É claro que nenhum do dois sabia disso naquela epoca, mas A Piada Mortal (The Killing Joke) realmente mudou bastante coisa nos quadrinhos e no "universo" do Batman. A premissa era bastante simples. O Coringa decide provar ao Batman que qualquer um pode enlouquecer e mergulhar no abismo se tiver Um Dia Ruim. MUITO RUIM!
Essa HQ mudou a forma como o Coringa, antes um palhaço do crime (como o próprio Bob Kane o criou), agora, um psicopata muito perigoso. Além disso trouxe, pela primeira vez, passagens sobre o passado do Coringa, mostrando-o como um comediante fracassado, com uma esposa grávida, que aceita entrar para o crime por desespero. E as coisas dão muito, muito errado... Mas temos ali um vislumbre de que o Coringa já foi um cara como outro qualquer, antes de se tornar o maior vilão do Batman.
comentários(0)comente



gui.lisboa 14/09/2023

Minha honesta opinião
MARAVILHOSO! Sinceramente espetacular, não tem o que falar dessa obra prima. Uma das melhores histórias da DC, e admiro muito o acerto que foi o coringa nessa história, ele simplesmente rouba a cena todas as vezes. Nota 100
comentários(0)comente



Marcella234 13/09/2023

O humor da tirinha...
Pelos deuses, o quão sensacional isso é, acaba sendo SURREAL. A narrativa, a ilustração. Tudo. É uma forma tão diferente e que desperta diversas emoções. Raiva. Tristeza. Angústia. É a única HQ q fiz questão de comprar, msm já sabendo o conteúdo digitalmente.
comentários(0)comente



Isawxxh 07/09/2023

A história explora a relação entre o Batman e o Coringa, enquanto mergulha na psicologia dos personagens.O enredo se concentra na tentativa do Coringa de provar que um dia ruim pode levar qualquer pessoa à loucura, usando atos terríveis para ilustrar seu ponto de vista. A narrativa intercala flashbacks que revelam a origem trágica do Coringa e o presente, onde ele confronta o Batman.A obra oferece uma visão sombria e complexa dos personagens, examinando a natureza de sua rivalidade e questionando as ações éticas do Batman. A arte de Bolland complementa a narrativa com detalhes impressionantes e cores sombrias.No geral, "A Piada Mortal" é uma graphic novel icônica que desafia as noções tradicionais de herói e vilão, oferecendo uma exploração profunda da mente do Coringa e do mundo sombrio de Gotham City.
comentários(0)comente



Gomes109 07/09/2023

Batman - A Piada Mortal
- releitura -

Um dia ruim. Para o Coringa, isso é tudo o que é necessário para transformar a vida de uma pessoa. Não só isso, mas basta um dia desses para que uma pessoa completamente sã perca toda a sua sanidade e adentre os caminhos sem volta da loucura. Basta uma tragédia para que uma pessoa prefira o conforto da loucura ao tormento das lembranças daquele dia.

Enquanto isso, no entanto, o Coringa já está colocando seu plano à prova. Ele quer mostrar ao Batman que até mesmo a mais sã das pessoas pode enlouquecer. 

A grande reviravolta no fim de A Piada Mortal, o que torna ela tão brilhante, é que o Coringa nos engana. Ele não estava tentando levar o Batman à loucura, mas sim mostrar que ele já foi consumido por ela. É esse o fato que ele quer provar. O herói vai prender o vilão, o vilão vai escapar, e o ciclo se repete.


1° - 30/07/2022
2° - 29/05/2023
comentários(0)comente



Fabio Coronel 03/09/2023

Pena que é curtinha
Impossível não começar falando da arte da capa. Perturbadora, sensacional. As premissas da história são tão boas que nos ressentimos de a história ser curta (demais). São muitas as reflexões suscitadas: diferença entre lei e justiça; mocinhos e vilões como lados de uma mesma moeda; a linha tênue entre normalidade e anormalidade, entre cidadão e criminoso; o limite da convicção moral. O final misterioso, aberto, do jeito que eu gosto...
comentários(0)comente



-Paula- 02/09/2023

Eu Quase Coringuei HAHAHAHA
O que foi isso? Muito foda, brabo, que insano, louco, eu esperava encontrar prata e encontrei OURO, eu amei, surtei, chorei, ri.

Eu amo e odeio o Coringa, não tem jeito né, melhor vilão que temos, achei triste o que aconteceu com ele antes de se tornar o Coringa, gostei da revelação, não esperava que tivesse sido assim.

Eu quase chorei com esse final, mds, o Batman sorrindo pela primeira vez KKKKKK coringou. Será que o Batman é louco igual o Coringa? ? não sei se o Gordon está tão bem quanto aparenta.

Piada Mortal ??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Stephany 27/08/2023

"De cabelos verdes, usando um terno roxo, dizem que eu sou uma piada de mau gosto..."

A HQ é muito boa, conta um pouco da história de como o Coringa acabou virando o vilão que é hoje, mostrando um pouco da família dele, de sua esposa, emprego, seu fracasso profissional, amizades ruins. Em paralelo, vemos o Coringa fugindo do hospital onde estava internado e o Batman atrás dele, assim, é possível compreender como se dá a relação entre eles também, como eles coexistem. São muito interessantes os diálogos entre os dois, me fez refletir.
Confesso que, como mulher, fiquei um pouco traumatizada com o crime do Coringa referente a moça da história, é um assunto sensível pra mim e que me desagradou ver de maneira tão explícita, apesar de fazer todo o sentido visto o caráter do personagem e seus crimes. Ainda assim, horrível.
Quero saber mais desse personagem tão louco e cruel, eu diria.
comentários(0)comente



475 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR