Batman - A Piada Mortal

Batman - A Piada Mortal Alan Moore...

Resenhas - A Piada Mortal

Sergio_777 08/03/2024

?Só é preciso um dia ruim para reduzir o mais são dos homens a um lunático. Essa é a distância entre o mundo e eu? Apenas um dia ruim.?

Uma das histórias mais impactantes que li. Em pouquíssimas páginas, ela prende sua atenção até o fim, com questionamentos éticos e morais, além de um desenvolvimento sobre o que leva um homem à loucura. Ela traz um Batman e um Coringa, principalmente a relação de ambos, que eu nunca tinha visto antes. Esta é mais uma obra prima que traz à tona a genialidade de Alan Moore, com um adendo para a arte e colorização do Brian Bolland e John Higgins, respectivamente, que se encaixam como uma luva nesta história. Creio que esta é uma história tão boa que merece ser lida por todos os públicos de leitores, até para aqueles que não gostam de super-heróis.

Anna 02/03/2024

A arte é uma obra prima por si só, tão detalhada!

Coringa e Batman ex?s de um relacionamento abusivo

Davi.Paiva 28/02/2024

Excelente!
Link Amazon: https://amzn.to/3OWrV3a

Fazer uma resenha de uma das obras mais importantes dos quadrinhos do Batman, da DC ou mesmo dos quadrinhos como um todo e ter algo a acrescentar é uma tarefa fácil? Não. Mas vou tentar mesmo assim.

Vou começar falando do roteiro: genial. Ele parte da premissa que qualquer pessoa pode enlouquecer com apenas um dia ruim e mostra em flashback como Joe se tornou o Coringa e como este é uma força do caos tão insana que arma um plano sinistro envolvendo o Batman, o comissário Gordon e Barbara Gordon apenas para provar o seu ponto de vista. Lembro que tive um amigo que queria escrever uma fanfic onde o Coringa enjoava de enfrentar o Batman (?) e se mudava para o Brasil (?!), onde iria encarar um policial mais durão que o Homem-Morcego (!!!). Não falo mais com ele, mas espero que um dia ele leia esta HQ para entender que o Coringa jamais enjoaria de uma cidade tão louca e com um guardião tão traumatizado quanto ele.

Já li e reli "A Piada Mortal" várias vezes, mas só agora resolvi reparar melhor na arte e como as transições de cenas acontecem de forma fluída, com a pose de um personagem ou um elemento de uma cena levando a outra. Além disso, notei como a obra começa com o chão molhado com gotas de chuva e se encerra da mesma forma. E como sempre tive dúvida sobre quem "riu por último" na história, reparei que a risada do Batman, mais contida, permanece até o final enquanto a do Coringa cessa quando o vigilante coloca as mãos nele. Um indício de um estrangulamento? Talvez.

O que não dá para afirmar é o que o Coringa fez com Barbara. Nesse aspecto não arrisco palpites.

A edição que tenho ainda vem com mais duas histórias extras: "Sujeito Inocente", que retrata a vida de uma pessoa comum (que eu vejo mais como um desses nerdolas incels da vida) com o desejo de cometer pelo menos um ato ruim, e a história publicada em "Batman #1" de 1940 com a primeira aparição do Coringa.

Portanto, se você não leu "Batman - A Piada Mortal", pare tudo que estiver fazendo e procure esta magnífica obra o mais rápido possível.

Recomendo!

anah 09/02/2024

Um livro bom, mas de um jeito angustiante! Ao mesmo tempo que devorei a HQ rapidamente, tiveram momentos em que eu, simplesmente, PAREI, porque foi necessário digerir o que eu havia lido e visto. Muito bom!

Luiza2013 06/02/2024

Gostei
Leitura boa,criativa e com a animação impecável,pra uma história em quadrinhos é bom
Poggers dms????

Carrietta 03/02/2024

Incrível
Cara, fenômenal!!! Alan Moore é um gênio. Explora muito da relação do Batman e do coringa nessa hq, e eu achei perfeito. Além de mostrar o passado do coringa, como ele enlouqueceu. E as nuances da loucura da sociedade enquanto ele tenta fazer o Gordon enlouquecer é uma obra prima. A cena dele atirando na barbara e as fotos que ele tirou me deixou muito angustiada e desconfortável. Coringa é um ? #$%!& . Toda o questionamento do Batman e do coringa se em algum momento eles vão se matar, quanto tempo vai levar, é incrível. O Alan Moore sabe contar uma história sem se enrolar. Tanto que tudo apresentado é concluído em 48 páginas. É incrível.
Os desenhos são incríveis, os monólogos também, e realmente é a terceira vez que eu leio essa hq, e ela só fica melhor.

"Escute Só... Tinha dois caras no hospício... Uma noite eles decidiram que não queriam viver mais lá... E resolveram escapar para nunca mais voltar. Aí eles foram para a cobertura do lugar e viram ao lado, o telhado de um outro prédio apontando para a lua. Apontando para a liberdade. Então um dos sujeitos saltou sem problemas pro outro telhado, mas o amigo dele se acovardou... É ele tinha medo de cair. Aí o primeiro cara teve uma ideia. Ele disse 'Ei! Eu estou com a minha lanterna aqui, vou acende-la sobre os vãos dos prédios e você atravessa pelo feche de luz!'
Mas o outro sacudiu a cabeça e disse... ' o que você acha que eu sou? Louco?!' ' e se você apagar a luz quando eu tiver no meio do caminho?"

pqpestela 02/02/2024

ENLOQUEEEECII
HAHAHAHAHA essa hq do meu mano coringa é MUITOOO BOOOM, o HOMEM FICOU MALUCOOOOO

eu entendo vc coringa, nos ficamos malucos

Lucasfhb 17/01/2024

Clássico!
Já conhecia a história por causa do desenho animado e isso foi o que me incentivou a querer ler. A história e a narrativa são perfeitas, HQ excelente!

liastrindade 03/01/2024

?nós vamos matar um ao outro, não??
Não estou acostumada a ler hqs, mas essa foi um soco no estômago ? de uma maneira muito boa ? me deixando ansiosa para assistir o filme. penso que ?piada mortal? seja uma obra essencial no dcu. é um enredo absurdamente envolvente, mostrando o background do coringa e boa parte da dinâmica entre ele e o batman. a arte do quadrinho é muito bonita, impecável. vale o hype e as cinco estrelas!

Carol 03/01/2024

Não sei quem é mais doido nessa história... O Batman ou o coringa. O bom dessa hq é que apresenta como o coringa vira esse psicopata e ao mesmo tempo mostra a fragilidade do Batman e sua dúvida em seguir o caminho dentro da lei ou meter o louco e fazer o que der vontade...

Alex 03/01/2024

A dependência
Tenho uma fixação por este quadrinho, li ele já alguns anos e lembrei hoje de registrá-lo, trata-se de uma HQ muito promissora que abordar explicitamente as loucuras do coringa e ainda por cima, a dependência do Batman para com ele.
É o que li uma vez, o que é do herói se não há um vilão para combater?
Obviamente, após ler mais sobre o Batman, entendi melhor o porquê de manter o Coringa vivo e também o porquê o Coringa precisava tanto da atenção do Batman.
Se queres ver um pouco da relação deles e do ápice do Joker, essa história é perfeita!

Pedrinhø_szz 27/12/2023

Só deus sabe como tá a mente do paiaço
Coringa totalmente lele das ideias
Batman com sangue nos olhos e uma cadeirante...essa é uma das histórias mais divertidas q eu já li

laric.safe 23/12/2023

Traumático
Eu acho muito legal que os desenvolvedores resolveram dar uma história de origem para o Coringa que, como fica claro neste quadrinho, era, até então, um desconhecido sem nome, sem identidade. Dá um aprofundamento muito grande à personalidade deturpada do vilão, além de fazer bons paralelos com a origem do próprio Batman. Bem desenhado, bem roteirizado. E os extras dessa versão de luxo são um deleite!

Lize. 11/12/2023

Tava despretensiosamente ouvindo o PeeWeeCast no episódio sobre o Coringa (muito bom esse podcast, inclusive. recomendo) e eles citaram várias e várias vezes essa edição, então resolvi ler e amei!

já tinha ouvido falar sobre ela a um tempo atrás, mas nunca tinha parado pra procurar mais sobre, e saber que esse quadrinho inspirou meu coringa favorito (o do Heath Legder, obviamente) me deixou mais animada ainda pra ler.

todos os memes do coringa que uso com a legenda mt eu no twitter estão nessa edição, amei muito ??

I.don't.know 27/11/2023

Dia ruim
Essa foi a minha primeira hq do Batman e me deu uma sincera vontade de ler tudo, a história é interresante e me lembrou muito o filme do Coringa de um modo positivo, com certeza lerei outros números.