Eldest Christopher Paolini

Resenhas - Eldest

Bru 27/01/2022

Eldest - o primogênito
Que livro nossa, no início não tava fluindo muito a leitura, pelos acontecimentos estarem meio parados e por esse livro ter MUITA DESCRIÇÃO. Mas livro longo costuma ser assim (pelo menos pra mim) de as primeiras 150 páginas serem muito lentas e depois só ir melhorando.

Adorei que nesse segundo volume teve além da narrativa do Eragon, as partes do Roran e da Nesuada, e os eventos de cada um deles foram todos muito emocionantes, nenhum era chato.

Muito bom que foi desenvolvendo mais o mundo de fantasioso de Alegaesia, tanto em questão dos lugares, quanto as culturas, religiões e idioma das outras raças, o universo que o Christopher Paolini criou é muito rico. Inclusive adoro o fato que no final da edição vem um vocabulário de pronúncia e um dicionário tanto da língua antiga, quanto a língua dos anões e dos urgals.

Além de toda a fantasia que tem no livro, a história é UAU, adorei demais, e as revelações do final que FINALMENTE me fizeram entender o título do livro. Gostei mais desse volume do que o primeiro, só não dou 5 estrelas por conta do início do livro que fez eu demorar a engatar na leitura. Recomendo demais esse!!
Malu 27/01/2022minha estante
Estou gostando bastante também. Realmente as partes da história do Roran e da Nasuada ajudam muito a fluir o ritmo de leitura.

Bru 28/01/2022minha estante
@malu ajudaram dms, o desenvolvimento do Roran impecável

Empilhados 28/01/2022minha estante
Ainda estou na parte lenta, mas seguindo firme e forte!! kkkk

Bru 28/01/2022minha estante
@fabiana continua na luta que dps vale muito a pena ??

Leonel 01/03/2010

"Eldest" é a continuação de "Eragon", e, sendo assim, era de se esperar que fosse superior. Pelo menos um pouco.
Bem, o volume começa mais ou menos quando a história anterior acaba. Os acontecimentos iniciais do livro trazem uma reviravolta interessante, e eu gostei do aprofundamento em Nasuada: temos até capítulos só com a sua visão.
Aliás, uma evolução do primeiro volume para esse foi a escolha que Paolini fez em alternar a história de Roran com Eragon. Ambas são interessantes até certo ponto. Até Eragon chegar em Ellesméra, o ritmo do livro é quase que cruelmente maçante. Quando dois novos personagens muito importantes entram na história (quem já leu deve saber quem é), aí sim, a coisa fica boa! Ou quase. Rapidamente, o livro se torna cansativo de novo, e nem a luta de Roran em Carvahall salva, pois logo o povo tem que se mudar e essa parte da história podia ter sido muito reduzida.
O fim do livro, com a batalha na Campina Ardente, tinha MUITO potencial, de verdade. Mas nem a grande revelação das últimas páginas salva. O Paolini parece ter um sério problema em descrever as emoções dos personagens. A reação de Eragon com a sua descoberta (spoiler brabíssimo!) é tão intensa quanto um bocejo.
Enfim, Eldest é um livro cansativo e muitas vezes chato mesmo. Forçado em várias partes, para acelerar a história que já estava insuportável, para um fim tosco e mal aproveitado. A sensação que eu tive é que Paolini podia ter escrito "Eldest" em 150 páginas, que seria muito melhor.

Gabriela Teixeira 01/02/2021

Sei nem que o dizer do livro. Para mim tá sendo incrível reler essa saga, ela continua sendo tudo aquilo que amei desde a primeira vez que eu li, acho que em 2015.
Aqui a gente segue os eventos logo em seguida de onde para "Eragon". Acho que é um dos pontos em que o Eragon mais cresce como cavaleiro, ele ainda segue sendo um garoto de 16 anos, então a gente não pode esperar as ideias mais responsáveis do mundo (eu to com a Saphira quando ela fala que ele é um imã de problema), mas ele aprende muito, cresce como pessoa e como cavaleiro.
Nesse livro temos duas grandes surpresa, a primeira é a minha preferida, quando aparece um dos meus personagens preferidos (você vai saber de quem estou falando quando ler) e outra surpresa bem infeliz, mas digna de suspeita (você também vai saber do que estou falando quando chegar a hora).
Enfim, cadelinha demais de "Ciclo da Herança".

Deysiane 28/02/2024

A aventura continua
O segundo volume da trilogia da Herança tem uma distribuição mais abrangente dos pontos de vista, que além de nos levar para o magnífico lar dos elfos junto com Eragon, sabemos como Roran, primo de Eragon, lida com dificuldades no vilarejo onde vive, e como Nasuada lidera os Varden na batalha contra o império.

Arthur.Afonso 20/04/2020

Eldest
Nesse livro percebemos que o Eragon está passando por um forte processo de amadurecimento e desenvolvimento pessoal. Ao chegar nas terras elfas, passa a estudar e se aprimorar juntamente com Safira para o desenvolvimento dos dois como cavaleiro e dragão. Confesso que até mais da metade do livro eu achei a narrativa meio arrastada, poderia ter sido otimizada em vários momentos. Além disso, gostaria de ter lido a perspectiva de outros personagens importantes da série, não somente de Eragon, Roran e Nasuada. De qualquer forma, os últimos capítulos voltam a esquentar a narrativa e fazem a leitura valer um pouco mais. Foi uma boa história, mas poderia facilmente ter sido contada melhor em umas 500 páginas.

Banana_jubs 18/11/2023

Eldest
Esse é basicamente um livro ponte para o decorrer final da história, então ele é mais "parado" com muitos diálogos e acontecimentos "parados" que são importantes no desenrolar dos personagens e no enredo. Alguns diálogos me pareceram desnecessários e senti falta de outros que poderiam ter existido, mas mesmo assim eu gostei do livro. Vi uma melhora na escrita desse para o anterior, talvez a melhora tenha ligação com a mudança na tradução.

O eragon se torna mais independente e começa a pensar e se posicionar melhor nas situações e mesmo assim eu acho ele muito burro kkkkkk

O melhor desenvolvimento acredito que tenha sido da nasuada e de roran.

Não gostei da forma que é retratada a vontade da saphira em recriar a espécie dela. Não gostei da maneira que o eragon tratou a Arya em muitas situações. Porém são coisas pessoais minhas.

(Spoiler abaixo)

NÃO GOSTEI MESMO do plot dos pais do eragon e em como o murtagh foi trago de volta, achei bem merda, mas é o que temos para hoje.

Juvi E. Anne 30/03/2022

Se não fossem os capítulos do Roran...
O pobre do Roran não é um personagem ruim, mas... A PARTE DELE É CHATA DEMAAAAAIS!!!! Se o autor tirasse todos os capítulos dele e, quando Roran e Eragon se reencontrassen no final, todas as dificuldades dele em Carvahall fossem resumidas em um discurso de flashback, teria sido tão melhor, tão menos cansativo...

Por causa dessa "encheção" de linguiça desnecessária, perdi de acompanhar as grandes revelações desse livro em texto, como o parentesco com o Murtagh e o fato de que, agora, ele é um Cavaleiro e foi forçado a servir o Galbatorix. ? Mas tudo bem. Espero que Brisingr seja melhor.
Nanda 30/03/2022minha estante
Coisas que o autor não aprende...
Lembro até hoje de um capítulo INTEIRO dedicado a descrição de uma caverna (só não lembro se foi nesse ou no primeiro)

Juvi E. Anne 30/03/2022minha estante
Se foi no primeiro, eu tb não lembro. Se foi nesse, eu não cheguei a ver kkkkkkkkkkkkkk ai, cara. Apesar de tudo, gosto muito do universo e não pretendo abandonar a série. Triste que Eldest seja tão cansativo :/

Brina 29/08/2021

Muita enrolação
Esse livro foi um pouco decepcionante, grande de uma forma que não tinha necessidade. O livro se concentrou em mostrar o Eragon treinando, mas esqueceu que isso poderia fazer em apenas poucas páginas e não em 500 páginas. É o livro que me fez desanimar da leitura. O que salva é a gente saber sobre Roran, mas mesmo assim são poucas paginas direcionadas a ele. Espero que o próximo seja melhor.

Luan 03/05/2024

Muita enrolação e pouca ação
Eldest não é um livro ruim. É um livro razoável dentro da proposta de uma narrativa de alta fantasia. Mas, há muitos desenvolvimentos que poderiam ter sido resumidos em favor de uma narrativa mais concisa e sólida. Desse modo, há muitas cenas que acrescentam poucas coisas para história, principalmente para a conclusão desse segundo livro e posterior desenvolvimento do terceiro livro. Além disso, as escolhas narrativas em termos de atitudes/ações dos personagens são bem questionáveis e pouco críveis no contexto da obra. Por fim, ainda não senti um senso de urgência, perigo e medo em relação ao vilão Galbatorix; os Ra'zac, entretanto, soam mais perigosos do que o grande vilão.

La Volpe 05/07/2020

A jornada fica cada vez mais difícil!
Amando cada vez mais essa saga incrível! Só amores pela Saphira!

Leonardo.Santos.Freitas 11/05/2021

História sensacional
Sequência sensacional, história bem escrita e amarrada, final surpreendente e em grande parte inesperado!!!

Vivi 19/10/2021

Este livro começa três dias após os acontecimentos da edição anterior. Nele, Eragon parte em busca de Togira Ikonoka, o Imperfeito que é Perfeito, que prometeu respostas para as suas perguntas. Eragon vai então para Ellesméra, principal cidade dos elfos, em busca de seu professor e de completar seu treinamento, iniciado por Broom, trazendo aperfeiçoamento em magia, esgrima e domínio da língua antiga. Nessa obra o personagem ganha amadurecimento, desenvolvimento e treinamento.

Apesar de ser interessante acompanhar o treinamento do personagem e sua trajetória, esse livro deixa a história um pouco calma demais, fazendo com que tenha menos aventuras se comparado à obra anterior, o que, mesmo sendo um ponto negativo, não tira o encanto da narrativa em si.

À medida que a história avança, vai prendendo o leitor que está em busca de informações assim como os personagens principais, o que prende a atenção.

A obra também tem um final marcante, com uma resposta aguardada desde o primeiro livro. Independentemente de o desenvolver da história seja mais calmo de reviravoltas e encontros com vilões, o final da história surpreende e faz a compensação por toda a quietude apresentada.

Essa história faz o leitor torcer pelos personagens principais, Eragon e seu dragão Saphira, até o último segundo.

Emi 18/10/2021

Esse livro é mt detalhado, pode ser um pouco cansativo, mas deixa o personagem principal evidente pelo o que ele conquistou e não só pelo protagonismo. Não tem muita adrenalina ao longo do livro, mas o final já compensa tudo!