Marrom e amarelo

Marrom e amarelo Paulo Scott

Resenhas - Marrom e amarelo

Gabriella.Anderson 16/04/2024

Esperava mais
Fala sobre o tema de racismo, tema bem importante. Mas a maneira como o livro foi escrito, confesso que não me agrada muito. Muitas vezes fica um ritmo meio acelerado por conta da falta do ponto final. Frases muito grandes, não curto muito esse estilo. No mais, ficou faltando me parece, uma finalização. As coisas ficam soltas demais. Sei lá, não me agradou tanto quanto achei que agradaria.

Kellyana.Lamar 27/03/2024

Livro necessário!
Lendo mais de autores brasileiros, me vi lendo este que simplesmente me apaixonei pela escrita, onde os diálogos são construídos sem pontuação indicativa (travessões ou aspas, por exemplo).
O livro retrata a história de dois irmãos, Lourenço, negro, charmoso, modelo e jogador de basquete e extrovertido. Enquanto o seu irmão mais velho, Federico, é pardo, introspectivo, mas muito inteligente e comprometido com causas sociais.

Além do racismo, o livro discute sobre política, cotas nas universidades, amores mal resolvidos, responsabilidade social e muito mais.

Me despedi da leitura com gosto de quero mais. O livro carrega seu brilhantismo. Leitura rica e emocionante ?

Bianca523 23/01/2024

Foi bom? foi, mas
Eu gosto de finais em aberto, mas meu deus esse ficou arreganhado, parece um livro incompleto. o paulo trouxe várias histórias e personagens e deixou lá, sem aprofundar ou continuar. um pequeno recorte na vida dessas pessoas.

Vitor 11/01/2024

ATUALÍSSIMO
Primeiro, não pense que esse livro vai ser fácil. Scott tem uma influência de Saramago na forma de escrever. A estrutura textual é direta, corrida, sem fôlego para parar. De início, isso pode confundir, aos poucos, você se insere no meio, no formato narrativo.

A partir daí, criando o costume, você se envolve cada vez mais com a trama e com a importância das temáticas abordadas. A estrutura textual passa batido e a mensagem e reflexões protagonizam tudo.

Paulo Scott parece que prevê esse estranhamento. A história parece ganhar mais estofo do finalzinho do começo em diante. Minha impressão é de uma parte introdutória.

Colorismo e todas as inflexões relacionadas à luta racial, as passagens racistas, tudo chama atenção. Uma visão micro em meio a uma situação macro de um Brasil distópico mas que é tal qual o real, só um pouco mais ?as claras?

Elizangela 24/12/2023

Para fazer pensar
Paulo Scott nos traz reflexões necessárias neste livro. O chamado racismo estrutural e todas as suas consequências desastrosas para nosso país são tratados em forma de pequenos gestos, palavras e atos dos personagens, que buscam, cada um ao seu modo, vencer os entraves e as dores de ser negro no Brasil. Vale muito a leitura.

Tuyl 17/11/2023

Fantástico. O texto, com uma fluidez muito boa e um ritmo que te fazem não querer parar de ler. Recomendo.

Buzatto1 02/11/2023

LIVRO BOM, PORÉM CONFUSO. Assim, o que me confundiu mesmo nele e eu não gostei foi o jeito que ele é escrito. É algo bem como se fosse a cabeça do Federico mesmo, as conversas não tem a 🤬 #$%!& do travessão muito menos aspas, é só jogada ali no meio usando unicamente vírgulas e ponto como pontuação. Isso e a passagem do tempo me confundiu, uma hora tá no passado a outra no presente, depois de um tempo de leitura tu consegue pega fácil mas no começo é muito confuso meu senhor. Agora a história dele e a mensagem que passa são muito boas, principalmente essa questão racial que o livro aborda. Gostei, leiam!

J^! 09/10/2023

Colorismo
Uma breve discussão sobre colorismo e a diversidade brasileira a partir da miscigenação. Gaucho contemporâneo.

Cris.Baptista 19/07/2023

Marron e Amarelo é uma narrativa construída baseada no período político de 1973 a 2016. Atendo-se mais a crise politica enfrentada em 2016, é importante olhar para o entorno da história central para que se chegue a seu objetivo. Historias não tão fictícias como mencionadas pelo autor, mas se olharmos mas objetivamente identificamos o período de incertezas e a tentativa de desmantelar políticas públicas e movimentos sociais.

Kiki 13/07/2023

Livro forte e necessário.
Que livro forte!
Aborda temas relevantes e importantes sobre questões de racismo.
Me levou a ter necessárias reflexões.
Adorei a leitura.

Sabrina 05/07/2023

Sobre a temática do colorismo e a lógica perversa do racismo, mais um livro pra entender o abismo social em que vivemos, marcado pela desigualdade e preconceito. Impossível não fazer uma série de reflexões ao acompanhar a história dos irmãos Federico e Lourenço, tão diferentes em personalidade, cor de pele, vivências, mas igualmente impactados por essa sociedade doente.

O resenheiro 30/06/2023

Dois tons de pele
Para quem sempre responde a questionários se auto denominando de raça branca, um livro como este, e muitos outros do mesmo gênero, como O Avesso da Pele de Jeferson Tenório, deveriam ser leitura obrigatória. Falo isso pois seria impossível de se imaginar na pele desses personagens, pois embora sejam fictícios, retratam fielmente o que se passa com muitos, senão a maioria da população em nosso país.

A história dos dois irmãos, Lourenço e Federico, sendo este último o narrador e protagonista, mostra bem o que é nascer negro ou branco mas de família negra (explicando a origem do título desta ficção) na cidade de Porto Alegre. Enquanto Derico está debatendo sobre as cotas para negros em um comitê em Brasília, seu irmão passa por um sufoco ao ter sua filha envolvida em uma blitz e sendo levada pelos policiais.

Assim passamos a conviver e sentir os dramas pessoais e remotos que voltam a tona nas descrições de Derico sobre um episódio trágico ocorrido no passado. Indo e vindo no tempo, Derico, agora beirando os cinquenta, conta sua vida de hoje e de outrora, deixando a história cada vez mais envolvente, e quando vi, não queria mais parar de ler!

Valorizem a vasta obra de escritores contemporâneos brasileiros! Leiam este e muito mais! E boa leitura!