Uma Viagem Pelo Cérebro

Uma Viagem Pelo Cérebro Carla Tieppo

Resenhas -

Thabs 23/03/2024

Muito didático
A autora realmente pega um tópico difícil e explica com palavras mais simples e exemplos fáceis de compreender. Apesar disso, não acredito que seja um livro para iniciantes, pois muitos dos termos utilizados só consegui entender por ter um conhecimento prévio sobre o assunto.
Ainda sim recomendo para quem tenha interesse, mesmo que não vá entender 100%, a explicação da autora deixa tudo muito mais fácil!

Robert 24/01/2024

Uma aula de livro
Excelente! A autora conseguiu deixar um tema denso algo mais leve e acessível.
Uma verdadeira viagem com uma ótima guia.

Débora 11/02/2023

Uma maravilhosa viagem por si mesmo
Esse livro foi e é muito importante pra o meu processo de autoconhecimento. Ele explica de forma simples para leigos como todo o nosso sistema nervoso, o nosso cérebro, atua e pode cada dia mais nos auxiliar a sermos cada dia mais e melhores, não só emocionalmente, mas intelectualmente. Esse livro motiva a cuidarmos mais do corpo e da mente em conjunto, a valorizarmos o que temos por dentro de nossas veias, de nossa pele. Somos carne, não só pensamento e tudo nesse sentido importa. Se você está nesse caminho de autoconhecimento, recomenda que leia esse livro e aprenda como o que tem em suas mãos é ouro e está sempre trabalhando por você e para você. O último pensamento que me vem a mente é que, meu cérebro gosta de mim e tenta a todo momento me mandar sã, salva e segura e quando parece que ele não consegue é porque eu não estou o compreendendo e lhe dando a ajuda que precisa. Esse livro me fez me amar mais. Super recomendo.
Naiara 15/02/2023minha estante
ok rs, vou ler..
quero muito continuar no meu processo de auto conhecimento e isso vai ajudar muito

Débora 15/02/2023minha estante
Tenho certeza que vai Naiara. Boa leitura.

Bruni 08/10/2021

Compreender para se desenvolver
No livro "Uma viagem pelo cérebro: a via rápida para entender a neurociência", de Carla Tieppo, publicado em 2019, a autora se concentra em esclarecer, de maneira acessível, detalhes sobre o nosso complexo sistema nervoso. Sempre destacando o desenvolvimento humano fundamentado na compreensão do cérebro e suas competências.
Carla é caracterizada por conseguir trazer uma linguagem descomplicada para divulgar a neurociência. Nota-se, desse modo, que ao longo da obra há uma explicação didática a respeito do funcionamento do sistema nervoso por meio da observação das emoções e dos comportamentos impulsivos; da mesma forma que a autora também estuda os sistemas complexos como a atenção, memória operacional, planejamento, entre outros. Também, contesta os mitos acerca do nosso cérebro como o que diz que utilizamos apenas 10% dele, esclarece para o leitor o que, de fato, nos diferencia dos animais, por exemplo.
O livro é composto por dez capítulos com uma leitura bem conexa entre eles, e isto o torna bem detalhista e demanda uma certa atenção. Carla consegue passar por conceitos complexos trazendo associações didáticas e ilustrações as quais auxiliam bastante o entendimento proporcionando uma melhor apreensão do que foi apresentado. Recomendo a leitura para quem quer entender como funciona a massa que está localizada na sua cabeça, pois, ao entender melhor o funcionamento, será possível, também, desenvolver melhor a suas habilidades.
Tieppo é neurocientista, professora, pesquisadora e também é pioneira em cursos de extensão relacionados à neurociência no Brasil. Tudo isso é um reflexo da sua paixão pela área e o livro apresentado é uma consequência para disseminar, de maneira acessível, o complexo sistema que é o cérebro.

Ricardo José 12/08/2021

Uma viagem pelo cérebro
Através de uma linguagem que traduz os termos científicos para leigos, Carla Tieppo faz uma viagem pelo cérebro desde uma revisão histórica do tema até os dias atuais sobre como compreendemos essa máquina viva. Ela esmiúça o que acontece em nosso organismo pela perspectiva neuronal, detalhando mais um vez com uma linguagem simples e clara. Excelente livro.

Daniel Sampaio 31/07/2021

Excelente síntese de neuroanatomia e neurofisiologia !
A obra é rica em descrever a evolução histórica médica acerca da compreensão do sistema nervoso, sua anatomia e fisiologia. Quebra vários mitos envolvendo os hemisférios cerebrais e os dilemas envolvendo especialização x plasticidade. Muito bom. Recomendo.

Meel 09/05/2021

Viagem sem volta
Apesar de ser um tema complexo, Carla Tieppo consegue fazer com que seja uma leitura fluída e de fácil entendimento. Por mais que tenha os termos científicos, e possível que o público leigo consiga compreender.
E meu amigo, quando você começar essa viagem dúvido que continuará sendo o mesmo.
Vai te fazer refletir sobre tudo, principalmente sobre si mesmo.
Os capitulos finais a autora faz um resumo de toda a viagem, mas não se faça de espertinho para pegar a cereja do bolo!
Apenas permita-se se aventurar nessa viagem sobre a neurociencia, que também será uma viagem de autoconhecimento.

Iris 15/04/2021

Didático e simplificado modo de falar sobre neurociências
O livro é super didático em sua abordagem partindo do mais simples e básico, fazendo analogias e comparações para facilitar o entendimento comum.
Acredito que o livro tenha intenção de popularizar o conhecimento sobre neuro por isso acaba não se aprofundando em nenhum dos tópicos embora seja uma excelente leitura para quem quer começar a conhecer essa viagem incrível!

Alice 22/03/2021

12 coisas que aprendi com Carla Tieppo
1. Você já deve ter ouvido por aí que usamos apenas 10% da nossa capacidade cerebral. É um grande equívoco. Neurônios que não são utilizados morrem ou são apropriados por áreas vizinhas.

2. Aquele órgão enrugado que temos dentro do crânio tem o nome de ENCÉFALO. Ele é popularmente chamado de cérebro, mas o cérebro é apenas parte do encéfalo.

3. Temos cerca de 86 bilhões de neurônios apenas no nosso encéfalo e 80% deles localizam-se em uma pequena parte do encéfalo, o cerebelo. O que não é muito diferente de nós, seres humanos, perante o Universo, né?

4. O que nos diferencia dos animais é a nossa capacidade de resolver problemas. “Ser capaz de direcionar a funcionalidade do seu cérebro para que seja utilizado o melhor sistema em cada uma das situações que se apresentem no seu cotidiano.”

5. “Emoções são as respostas corporais para estímulos do ambiente”, são respostas físicas mesmo (coração acelerado, suor, tremor, etc.); “sentimentos são a experiência mental que temos sobre o que se passa no corpo.”

6. Doenças físicas podem ser resultados de um desequilíbrio emocional, sim. “Em situações de estresse, por exemplo, o corpo se prepara para escapar de um perigo real ou imaginário. O sistema imunológico é bloqueado e a atuação do pensamento racional e crítico é rebaixada.”

7. “Não podemos separar razão e emoção. A emoção é, inclusive, parte integrante do processo de raciocínio e torna-se impossível dissociá-lo.”

8. Por que você não lembra dos primeiros anos da sua vida? “A imaturidade do seu sistema cortical impediu que a maior parte dos seus processamentos emocionais fosse registrada adequadamente” (a não ser que você tenha vivenciado algo dramaticamente forte).

9. Você já deve ter ouvido falar que o hemisfério esquerdo do seu cérebro é mais racional, lógico; e o hemisfério direito é mais emocional, criativo. Na verdade, “o esquerdo é especializado na linguagem e o direito se torna mais ativo para padrões de musicalidade (não só no caso específico da música, mas também da entonação da voz). Pessoas com lesão no hemisfério direito podem ter dificuldades de entender uma ironia ou um tom de voz enérgico, por exemplo. E os dois hemisférios trabalham de forma integrada. Todos os seres humanos têm como lado dominante do cérebro o hemisfério da linguagem.”

10. Ainda sobre os hemisférios cerebrais. Há uma teoria muito interessante de que o hemisfério esquerdo lida com o CONHECIDO, com aquilo que já é padrão, como é o caso da linguagem; já o hemisfério direito tem habilidade para lidar com o NOVO, tem a liberdade de criar novos usos para velho objetos (Elkhonon Goldberg).

11. As nossas CRENÇAS são automatizações de circuitos preferenciais. “Temos a tendência de provocar sempre a mesma ativação quando estão presentes elementos mínimos para que aquele padrão seja ativado.” Oi, Inteligência Artificial! É importante lembrar que somos capazes de reconhecer os nossos próprios padrões, o que pode nos ajudar a romper os que consideramos prejudiciais a nossa vida para, assim, criar novas possibilidades de comportamento.

12. “É preciso alinhar as mudanças de hábitos às emoções”, se queremos que um novo comportamento se instale na nossa rotina (oi, PNL).

Ficou com vontade de ler? A linguagem informal traz uma fluidez na leitura, apesar dos nomes científicos e a quantidade de informação. Se, assim como eu, você é leigo no assunto, pode sentir alguma dificuldade, mas não compromete o entendimento geral. Aliás, a percepção de um leigo pode trazer uma reflexão diferente de um profissional da área. E isso também tem sua beleza!

Luiz Carlos 24/02/2021

Neurociência de forma clara e didática
É certo que um assunto tão complexo como nosso sistema nervoso é um tema de difícil compreensão, mas a autora nos conduz de forma bastante didática, com linguagem clara (sem deixar de ser científica) e com exemplos simples que deixam a leitura prazerosa e cativante, mas é importante deixar claro que o livro é introdutório e pode deixar leitores mais estudiosos do tema com a sensação de ser bem superficial.

Laiza 04/11/2020

Guia de como se apaixonar por neurociência
Esse livro explica de forma divertida, aprofundada e não cansativa uma forma rápida de entender nosso sistema nervoso. Vai de tudo, até das bases históricas como científicas. Da luta que chegou para descobrirmos tudo até agora, e o que ainda falta descobrir. Terminamos ele admirando o que temos dentro de nós mesmos, descobrindo suas inúmeras funções e complexidades. A forma de escrever da autora como todas as informações contidas nele são ótimas, demorei bastante tempo para comprá-lo, e não me arrependo nenhum pouco dessa leitura!

Renata 11/10/2020

Fundamental para conhecer o universo da Neurociência
Este livro é a porta de entrada para conhecer o universo das neurociências. A autora aborda o tema de forma simples e didática, mas sem ser superficial. A leitura se torna prazerosa e rica e ajuda a construir uma base inicial para um aprofundamento posterior na área.