Alguém para correr comigo David Grossman

Resenhas - Alguém para correr comigo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lu Tibiriçá 23/04/2024

Amor
Acho que esse é o tema do livro: amor. O amor de uma irmã por um irmão, de uma cadela por sua dona, entre amigos de verdade. Uma história bonita, apesar de um tanto tensa.

Ina 13/04/2024

CHATOOOOO DEMAISSSSSSSSS
AAAAA N GOSTEI... tentei tentei tentei me conectar com o livro so que n deu

Carine.Lima1 03/04/2024

Não temos nada mais importante que nossos pequenos detalhes.
Um livro que carrega uma premissa que no começo parece simples,mas que se mostra mt mais profunda falando de coisas como relações entre pessoas e auto descoberta....
Os pontos altas para mim foram uma leitura que a progressão textual é diferenciada com uma linguagem metafórica mt bonita,além de uma perssonagem em específico (Theodora) que só pela história de vida dela falei a leitura,aquele final dela....??

claroviski 28/03/2024

O despertar da vontade de ter alguém para correr comigo
O encanto desse livro está em cada um de seus personagens e em como você se surpreende com eles e com a interação que se desenrola a cada página. Ele inicia com Dinka (uma cachorra) correndo e encontrando Assaf, o garoto que a seguirá até onde ela levá-lo. Dinka na verdade é um animal perdido e não está apenas em busca de sua própria salvação, mas também da salvação de sua amada dona, Tamar. Tamar, por sua vez, está correndo para salvar alguém. Uma rede de vidas interligadas pela busca de um por outro, além de um submundo inesperado que surge.
Consegui me identificar com traços de cada um. É admirável a coragem da Tamar e o tamanho amor que ela guarda dentro de si, é adorável a curiosidade de Assaf, é louvável a fidelidade de Dinka, e é muito relacionável a perda de si mesmo por parte de Shai.

site: https://www.tiktok.com/@claroviski/video/7304397988380658949?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7351483268623926789

Emilly 24/02/2024

"O silêncio é sinal de sabedoria..."
Não sei por onde começar com esse livro. São tantas coisas! Tantas emoções!
David Grossman descreveu tão bem os sentimentos de medo, angústia, alegria, euforia, deslocamento... Os dois protagonistas tem tanta personalidade e vida, é difícil acreditar que eles não existem.
Ao longo da narrativa eles crescem tanto! Principalmente Assaf, que se torna quase outra pessoa, uma versão bem melhor de si mesmo.
Nunca havia lido um romance hesraelence e me impressionei bastante, foi gratificante conhecer as ruas de Jerusalém junto com Assaf e Drinka, e depois conhecer os arredores com Tamar.
Esse livro me trouxe muitas emoções, é impossível não se conectar com os protagonistas, se apaixonar pelos antagonistas, que são tão cheios de vida e personalidade quanto os protagonistas.
É por esse sentimento que eu leio, eu esquecia do meu redor enquanto lia, era apenas Assaf e Drinka ou Tamar e Drinka pelas ruas de Jerusalém, se sentir tão conectadas com eles, sentindo o mesmo que eles e torcendo tanto por eles.

kekitinha 23/02/2024

Sem palavras
Um dos livros mais sensíveis que já li. Ele é envolvente do início ao fim, comecei e era difícil parar.

Os personagens são sensíveis e fortes, adolescentes de Jerusalém que mostram bem suas angústias, tanto que você acaba mergulhando nas emoções de cada um e se sente participante da história. O livro nos apresenta dois ponto de vistas, o passado de Tamar e o presente de Assaf, até o momento de seu encontro. Não podemos esquecer de Dinka, grande companheira de Tamar, que mostra o amor mais puro que podemos conhecer.

É forte e simples de entender, dramático no ponto certo. Recomendo muito, virou um dos meus livros favoritos.

Mari 30/12/2023

Um livro sobre amizade, amor e adolescência
Comecei lendo sem grandes pretensões, e a história foi evoluindo de uma forma inesperada, e cativante.
David Grossman soube relatar bem a sensação de deslocamento que adolescentes têm, a necessidade de pertencimento e a auto percepção que culmina no autoconhecimento da própria personalidade.
Mais do que de amizade e relacionamento com animais, trata também do que nos faz humanos, e o que nos conecta.
Um livro lindo, cheio de nuances e assuntos paralelos que permeiam a trama, que me fez querer ler toda a obra do autor.

Francis 26/11/2023

O início do livro é pouco envolvente. Conseguindo vencer esta parte, a leitura melhora e prende nossa atenção.

Recebi o livro pela assinatura da Tag, cumprindo a proposta de nos introduzir a escritores e livros que possivelmente não escolheríamos por vontade própria. É o caso dessa história de amor entre adolescentes, que começa com suspense, aventura, um pouco de ação... Alguém para correr comigo é um livro interessante e bem escrito, mas não conversou comigo. Provavelmente faça mais sucesso entre o público jovem.

Uma coincidência: o autor finalizou o livro em 26/11/1999. Terminei a leitura em 26/11/2023.

Marta278 25/08/2023

Como vou poder lhe contar uma história do meu coração?
Alguém para correr comigo, é um livro místico. De uma narrativa sonhadora, com muitos parágrafos longos, cheios de pensamentos ausentes de pontos finais. Conta a história de Tamar e Assaf, dois adolescentes que acabam se encontrando graças à cadela de estimação de Tamar, que os acompanha numa jornada por Jerusalém.

É uma história peculiar e muito delicada. Um momento na juventude que transforma a vida para sempre. A princípio uma leitura um pouco confusa, porque estamos viajando por tempos diferentes, mas assim que mergulhei na história, senti do que se tratava. Foi interessante perceber que, por mais que o ritmo dos dois jovens fosse diferente, Assaf conseguiu alcançar Tamar. Me lembra muito sobre um trecho que ele falou sobre ser imbatível em corridas de longa distância, que essa era a sua especialidade. Que uma vez que ele começasse a correr, ele percorria uma grande jornada.

E que jornada! A cada passo que ele dava eu ficava intrigada, pensando em como ele foi persistente, confiando no instinto de que ao fim daquela corrida, ele encontraria uma pessoa que aparentemente fazia todo o sentido com ele. Um garoto tão simples e sincero, que ficou fascinado por existir alguém que fazia mágica ao simplesmente passar pela vida das pessoas. Ele também se sentiu atraído pela Tamar, queria saber quem era ela e o que tinha de tão especial na existência dela.

Eu me senti feliz por ele. Estava vivendo a vida à sombra de um “amigo” que o nublava completamente. Renunciou à amizade tóxica assim que experimentou o que a vida podia fazer quando se tornava intensa, brilhante. Ele mesmo enfrentou medos que jamais tinha enfrentado, apenas porque não desistiria da sua corrida. Estava disposto e assim ele se comprometeu, sem esperar nada em troca.

Achei essa história muito bonita. Amei conhecer os personagens e fazer essa viagem com o Assaf, sendo puxado por uma cadela que sabia muito bem que ele seria perfeito para se encontrar com Tamar. Eu gostei muito de vê-lo falar com cada pessoa que conheceu a adolescente capaz de alcançar o coração, e ser tão atencioso em cada lugar que ele entrava. Por mais que o mundo fosse frígido, ele se manteve em sua ternura, bravo e frágil, pronto para saber o que iria acontecer se ele continuasse. Ele finalmente se deu conta de que ele podia ser ele mesmo, que havia alguém que estava esperando para conhecê-lo do jeitinho que ele era.

E Tamar, fiquei impressionada com a sua astúcia e sua persistência. Gostei muito de vê-la se transformar em seu processo de abrir mão de seu próprio ego para fazer algo que era muito maior que ela. E ao mesmo tempo não abdicar de nenhum princípio seu, porque ela tomou uma decisão que dispensava apenas o mundano, mas deixava intacta a sua alma.

Dois protagonistas tão interessantes. O encontro deles foi o que me fez virar as páginas, ansiosa que eu também estava para saber como eles reagiriam ao se olharem e se perceberem.

Recomendo muito essa leitura.

site: https://silencioentrenotas.tumblr.com/post/726680378938703872/sobre-o-livro-algu%C3%A9m-para-correr-comigo

Klipper 08/08/2023

Alguém para correr comigo
Alguém para correr comigo é uma aventura que prende o leitor desde a primeira cena - um jovem sendo puxado por um cachorro pelas ruas de Jerusalém. Assaf, um adolescente tímido e sensível, está trabalhando temporariamente na prefeitura, e é encarregado por seu chefe de encontrar os donos de um cachorro perdido, devolvê-lo, cumprir a burocracia do formulário e fazer uma cobrança de multa. A cadela Dinka e o menino têm uma conexão quase imediata e, liderados pelo faro de Dinka, os dois saem correndo pela cidade.

Em paralelo, acompanhamos também o drama de Tamar, a dona da cadela. Tamar é uma adolescente corajosa que está prestes a mudar sua vida de maneira perigosa. Ela abandona a família, os amigos e o coral de que participa para se tornar uma cantora de rua. Na verdade, isto faz parte de um plano para tentar salvar alguém querido, mas o leitor vai aos poucos descobrindo qual é a missão da garota.

A trama é ambientada na capital de Israel, mas não tem como tema religião, nem terrorismo, nem guerras ou disputas políticas. O escritor David Grossman, famoso não só por sua extensa obra literária, mas também por seu ativismo político, retrata neste livro um outro lado de Israel, com dramas que, de certa forma, poderiam se passar em qualquer grande cidade do mundo - a difícil transição da infância para a vida adulta, brigas com a família, traição de amigos, amores não correspondidos, problemas com drogas e as formas como a arte pode nos transformar.

Grossman passou meses convivendo com adolescentes em situação de risco como parte de suas pesquisas para este livro. Seu entendimento dessa difícil fase de passagem na vida e a sua sensibilidade o ajudam a construir personagens cativantes. E apesar de o desfecho ser um tanto previsível, não queremos largar a história até chegarmos ao fim.

Juh 02/08/2023

"Que pode, pergunto, o ser amoroso
Sozinho, em rotação universal, senão
Rodar também, e amar?" Carlos Drummond de Andrade l

Um livro sobre solidão, isolamento e uma vontade profunda de ligação...

Gleidson 05/08/2023minha estante
Eu tenho uns dois ou três livros desse autor, inclusive esse que vc acabou de ler. Qualquer hora vou encarar um dele pra ter uma ideia. Gosto muito do conterrâneo dele, Amos Oz.

DEA 07/08/2023minha estante
Não conhecia esse outro autor. Depois, se ler, me fala o que achou ?.

Gleidson 07/08/2023minha estante
Falo sim, pode deixar. ?

Lestat da Ursal 10/07/2023

Alguém para correr comigo
Demorei séculos pra ler esse livro e quase abandonei, mas no fim valeu (talvez) a pena. A história de Alguém para correr comigo é bem interessante, no início não dava muita coisa por ela - fui esperando algo meio cidades de papel com um cachorro ou talvez um romance mais adolescente já que não conhecia o autor -, mas conforme o livro passava o enredo tomava uma profundidade muito legal e até os 45 do segundo tempo ainda ficava surpresa com várias coisas que aconteciam no livro! O autor se aprofundou maravilhosamente na construção dos personagens de modo a nos passar a mesma sensação do Assaf de estar aos poucos conhecendo aquelas pessoas.

No entanto, não dá pra só falar desse livro positivamente sem comentar sobre os pontos negativos. Os pontos negativos não tem nada haver com a história em si (que é impecável) e muito sobre como essa foi escrita. Não demorei meses pra ler à toa! A narrativa da história é densa e por vezes confusa, indo e voltando do ponto de vista de mais de um personagem e em tempos diferentes! Com certeza não é uma leitura fácil.

Giulia29 09/07/2023

Alguém para correr comigo
“Que o mundo não é bom”, disse, colocando a mão no colo, “não é bom na sua essência. E que não se pode acreditar em ninguém, nem mesmo nas pessoas mais próximas. Tudo é apenas poder e medo, só interesses e maldade. E que ela não serve para isso.”

nsilvamarques 26/06/2023

O menino e a cadela: a improvável descoberta da amizade.
Alguém para correr comigo, de David Grossman, aborda a busca de um jovem pela dona perdida de uma cadela idosa. Ao mesmo tempo, nos conta como essa mesmissa dona veio a se perder de sua cadela.
De forma brilhante e envolvente, o autor nos leva aos becos e submundos tanto da sociedade quanto do nosso inconsciente. Das nossas amarras físicas e morais. Do nossos medos e dos nossos ratos.
Uma linda história de amizade, amor e perseverança. Terei de reler no futuro, para abarcar tantas ideias nas entrelinhas, tantos questionamentos filosóficos delicadamente suscitados.
Por hora somente aprecio a deleitosa sensação após uma boa leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6