Refugiados Alan Gratz
Alan Gratz

Resenhas - Refugiados

ANDER CELES 05/02/2022

Mais histórico do que dramático...
O livro se propõe a contar a história de três crianças em situações muito difíceis, onde são forçadas a se refugiar em outro país. Holocausto, Ditadura de Fidel Castro e Guerra na Síria. São três temas muito interessantes, certo? Sim. Mas será que foi uma boa ideia colocar todos em um só livro?

Acho que não houve tempo e espaço para desenvolver direito todos os personagens. Ficou mais na questão da situação, do evento histórico do que em contar a história de um personagem. Como assim? Com a leitura do livro vc entende razoavelmente bem sobre assuntos não tão difundidos ou que vc tenha pouca proximidade. Mas fica nisso, mas uma narrativa histórica do que das personagens.

Acho que até tinha espaço para um desenvolvimento mais profundo, mas houve mais foco realmente na questão das viagens feitas pelos refugiados, nos passos de cada uma. Até aconteceram coisas bem trágicas, mas que poderiam ganhar muito mais peso.

Enfim, um livro ok para entender mais um pouquinho sobre a questão dos refugiados.

_San_ 28/04/2021

Emoções à flor da pele!
[Trecho]
"Agora eu vejo tudo. O passado, o presente, o futuro. Minha vida toda eu fiquei esperando as coisas melhorarem pela promessa brilhante do "amanhã". Mas uma coisa engraçada aconteceu enquanto eu estava esperando o mundo mudar: ele não mudou. Porque eu não o mudei."
...
(Mais um livro incrível pra conta!)

ritita 19/08/2019

Tristeza do início ao fim.
As agruras, fugas alucinantes e todos os horrores possíveis são narradas na voz de cada criança. Josef (Alemanha - 2ª guerra), Isabel (Cuba - final anos XX) e Mahmoud (Alepo, ontem, hoje e amanhã). Todos fogem de sua pátria com suas famílias, nem todas as famílias chegam ao final.

Histórias dilacerantes em diferentes épocas e locais, porém com o mesmo sofrimento que até hoje atinge crianças de países em guerra e todos com a mesma ideia: encontrar um lugar para poder sobreviver em paz.

O autor não economiza o leitor, cada final de capítulo o coração para uma batida. Aff!

Doído, sofrido, de fazer chorar de soluçar ao pensar que ainda hoje encontramos refugiados de guerras sendo ignorados por governos e governos. Triste, triste, triste e tristíssimo.

Aline Planellas 10/04/2020

Sofrido :(
É um livro que dói, mas que nos mostra o quanto não valorizamos o que temos..

Nos deparar com três conflitos históricos, e saber que um deles está tão ao nosso alcance, aperta o peito.

Eu queria pegar essas crianças, colocar dentro de um potinho, e guardar em um lugar bem seguro..

Terminei as lágrimas, mas foi uma leitura mais que válida.

Amei .. mas a história do Josef foi a que mais me arrebentou :(

Gabriel1740 14/09/2023

Esse livro é um dos melhores que já li! Me emocionei bastante e, sinceramente, eu não conseguia parar de ler, pois você fica sempre querendo saber qual vai ser a próxima coisa a acontecer na história de cada um dos personagens, e torcendo para que eles tenham o final que merecem. Sem dúvidas, um livro muito emocionante, mas também com o triste fato de que coisas do tipo realmente aconteceram ou até mesmo acontecem em alguns lugares pelo mundo. Isso nos faz refletir bastante.

Anita 18/06/2022

Nossa eu amei esse livro conta a história de um garoto judeu que foge da Alemanha nazista e conta sobre a história de uma de uma garota Cubana que vai para os Estados Unidos em um barco conta sobre um garoto que que é Círio e que foge da Siri vai para Alemanha e no fim a história do garoto Sírio junto com a Joseph o garoto judeu se cruzam porque quando o garoto Joseph ele morre num corpo de concentração a escolha dele era ou ele ir ou em mãe e a irmã viveu para contar história para o molde não sei qual é o nome qual é o nome dele e eles abrigam o garoto Sírio na casa deles e assim ele consegue sobreviver indo para Alemanha encontrando esse casal que a irmã do Joseph que foi para o campo de concentração

Sheila.Ferreira 29/09/2019

Refugiados
Um livro que te faz chorar a cada capítulo. Muito lindo.

Elle 09/10/2021

Uma leitura necessária
Ótima escrita, história emocionante, e personagens amáveis tudo em um mesmo lugar, este é um livro muito importante para conhecimento público destes acontecimentos históricos, normalmente já conhecemos eles pela escola, mas ler estas histórias te faz ter mais ligação com as situações reais, pensei muito com este livro, sobre como as vezes somos ingratos com o que temos, e estas histórias podem ser fictícias, mas diversas pessoas passaram por situações iguais às relatadas neste livro, e ao pensar nisso parece que vivo em um mundo completamente diferente do destas crianças.

Chezine 29/02/2024

Refugiados
Eu li esse livro por causa da escola, mas agora q eu terminei eu to me sentindo a filosofia em pessoa ?
Eu achava q esse livro ia ser só tristeza ( meio q foi ) mas também teve muitas outras coisas.
Eu recomendo bastante, mas ele tem vários gatilhos e tem muitos temas sensíveis.

Maria17855 12/11/2021

"Faltam-me palavras para me expressar"
Oque dizer sobre esse livro? Pois bem, o livro contará a história de 3 crianças, Josef, Isabel e Mahmoud. E, apesar da história das crianças se passarem em épocas diferentes, suas histórias ao decorrer do livro irão se conectar, mostrando que os três possuem mais em comum do que imaginam.

A cada capitulo que eu lia era uma ansiedade diferente que me vinha ao ver todas as dificuldades que essas crianças passaram ao decorrer do livro e como todas suas histórias foram muitos sofridas e cheias de obstáculos. Para mim, uma das maiores mensagens que esse livro passa é como nós muitas vezes reclamamos de barriga cheia, enquanto há muitas pessoas passando por coisas não muito diferentes destas crianças. Muitos podem achar que o livro também passa uma mensagem de determinação e perseverança, porém, para mim, oque realmente mostra é que algumas pessoas não têm a opção de desistir. Até porque, ou essas crianças continuavam mesmo sem forças, esperança ou qualquer tipo de ideia do futuro, ou elas acabariam morrendo.

Refugiados não é uma história muito feliz, é mais uma história de muita luta, coragem e sofrimento. Mas oque me faz ter gostado mais do livro é que ele mostra como o preconceito pode (e realmente) mata. Um grande exemplo seria as partes do Josef, que é um menino judeu que luta junto á sua família contra o nazismo e os alemães. É um livro triste, mas cheio d e realidades, um verdadeiro livro para sair da bolha/zona de conforto! Recomendo muito, um dos meus livros que levarei para vida!

PS: se você for muito sensível talvez esse não seja o melhor livro para você, o livro pode te deixar muito mal em certas partes e talvez você não consiga termina-lo!

Lavinia.Colvara 23/03/2024

Refugiados
QUE LIVRO INCRÍVEL!!! Esse livro conta a história triste e complicada de três crianças vivendo em três conflitos históricos. Meu deus, que livro incrível, eu me emocionei demais, e ele me prendeu do início ao fim. É aquele livro que não te da vontade de parar de ler pq quer saber o final.

Rê Lima 28/07/2020

Muito difícil ler essas histórias de tanta tristeza e ao mesmo tempo tanta esperança.

Mari Prado 09/10/2021

Lindo, incrível e perfeito!!
Além da capa desse livro ser linda, sua história é emocionante, amei o jeito em que as três histórias se conectam durante a leitura. Sem contar tbm todas as informações históricas no fim do livro. Esse com toda certeza vai ser mais um livro da lista de recomendado (de favoritos tbm)

Gabi 10/03/2022

Refugiados -
Esse livro me fez pensar bastante sobre as guerras passadas, e me fez pensar q não teria uma próxima como a que está tendo agora. No final teve um plot twist daqueles. A ressaca literária veio-

gigica 06/06/2022

Livro que merece mais reconhecimento!
Eu terminei esse livro já faz um tempo mas parei agora pra escrever uma resenha sobre ele e, sinceramente ? Estou sem palavras pra esse livro, pra esse autor. O livro é baseado em fatos reais, o autor só usou nomes fictícios.
Sempre leio livros sobre a Segunda Guerra Mundial, mas esse engloba outras guerras também que aconteceram e acontecem ao nosso redor e as vezes nem sabemos.
Chorei demais em cada capítulo, consegui senti a dor de cada refugiado de cada guerra, seja na Alemanha, Cuba, Síria. No final, o Autor apresenta alguns fatos e diz sobre cada personagem, e foi ali que mais chorei... o personagem Walid é baseado no pequeno Omran Daqneesh, de primeira não lembrava dessa criança mas quando pesquisei sobre ele na Internet, me lembrei de quem ele é e realmente Omran foi bem representado por Walid.
(Recomendo vocês pesquisarem sobre)

Mas por fim, esse livro não prometeu nada e entregou tudo!
O mundo DEVERIA ler essa obra, não é ficção, é a realidade. Se você tiver a oportunidade de ler, por favor, leia.
É muito necessário.

Ah, e o Autor é um lindo! Ele irá doar uma porção dos rendimentos da venda do livro á UNICEF para apoiar seus esforços voluntários com crianças refugiadas ao redor do mundo.