A casa dos espíritos

A casa dos espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

camila_camomila 24/05/2024

Excelente
é sem dúvida um dos melhores livros que já li na minha vida. li calmamente, então a leitura não foi iniciada neste ano. então, vez ou outra, fazendo outras coisas, eu lembrava dos momentos da história, da casa, dos espíritos e, principalmente, dos incríveis monólogos. particularmente, os dois últimos capítulos são maravilhosos.
este livro é uma joia.

Fabio.Nunes 24/05/2024

Magistral!
A casa dos espíritos ? Isabel Allende
Editora: Bertrand Brasil, 2023

Como eu vou escrever uma resenha para esse livro? Não digo dessa vez por me faltarem palavras. Não. Mas por sua abundância.

No entanto, se me impondo a obrigação de tentar influenciar as pessoas a lerem mais (e melhor), vou iniciar essa resenha pelo fim:

Este é um dos melhores livros que já li na vida!

Se você não curte textos grandes ou não está com tempo agora, tudo bem. Fique por aqui e aceite minha recomendação.

Isto posto, vamos à história.

O livro conta a saga de uma família (os Trueba) ao longo do século XX num país desconhecido da América do Sul. Embora saibamos ser o Chile, poderia ser tranquilamente o Brasil ou outro país da América Latina, e por isso a autora deve ter escolhido não identificá-lo.

Seu patriarca é Esteban Trueba, um homem de ação, irascível, tirânico e representante do conservadorismo oligárquico, das tradições e de ideias ultrapassadas ? o famoso hipócrita. Possui uma fazenda abandonada pelo pai e a transforma em modelo de propriedade rural para o país, para o azar dos camponeses que lá trabalham em regime quase servil. Acumula dinheiro e poder, até conseguir uma cadeira no Senado.

Diferentes dele são o resto da família, principalmente as mulheres ? começando por sua esposa ? Clara Del Valle, com quem terá três filhos: Blanca, Nicolás e Jaime. Blanca, por sua vez, terá Alba, a neta tão amada por Esteban Trueba.

Mesclando três vozes narrativas (Esteban Trueba, Alba e um narrador onisciente), Isabel Allende nos carrega numa prosa ágil, se utilizando de um magistral realismo mágico, em que coloca a mulher no papel central da obra.

É importante frisar isso, pois, enquanto os homens estão numa busca incessante por ideais e por poder, são elas, as mulheres, quem de fato representam o grande pilar que sustenta tudo. E isso é admirável, pois está às claras ao mesmo tempo em que é sutil.

Elas representam, além da força, a clareza, a pureza, a honestidade, a arte e a magia. Não à toa a autora deu a elas os nomes de Nívea, Clara, Blanca e Alba.

Desde o início da obra a autora vai introduzindo aos poucos a política na vida cotidiana das personagens, num crescente até a parte final do livro, quando temos uma extraordinária aula de história que culmina na morte de seu tio-avô (o presidente Salvador Allende ? não nominado no romance) quando do golpe militar de Pinochet (também não nominado) em 1973.

Muito distante de ser panfletária, Isabel faz questão de pontuar diferentes nuances políticas, de forma a entendermos a história real por meio de suas personagens ficcionais.

Alba, uma das narradoras, escreve a história a partir dos ?cadernos de escrever a vida? que sua avó, Clara, desenvolveu desde muito nova, mas não os organizou cronologicamente, mas sim por acontecimentos. Essa é uma grande sacada da autora: a ciclicidade das coisas que transforma o tempo numa ilusão. Vemos esses ciclos ao longo do livro, com personagens repetindo ações de outros do passado. Acima de tudo, o livro é um grande ciclo, pois termina como começa.

Todo o realismo mágico e essa ideia de ciclicidade me fizeram lembrar muito de Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez.

Allende também usa de antecipações de acontecimentos ao longo de toda a narrativa, como quem diz ?tô te dizendo o que vai acontecer e ainda assim vou escrever de um jeito que vai te embasbacar?. E consegue!

Importante salientar a presença de Pablo Neruda na história, a que a autora dá a alcunha de ?o Poeta?.

Enfim, este livro é um grande monumento, onde vemos inscritos: as relações de poder, a luta por justiça, a vingança, os ciclos repetitivos, o poder da resistência justa, a piedade como quebra de ciclos de sofrimentos, a história do Chile e da América Latina, os absurdos de uma ditadura militar, da insensibilidade daqueles que podiam fazer algo e não fizeram, a polarização, os idealismos, o poder da mulher, as desigualdades e injustiças sociais? é tanta coisa que só lendo para você entender.

Faça-se este favor: leia este livro antes de morrer. E o faça logo, pois não sabemos nosso dia.
Yasmin V. 24/05/2024minha estante
Resenha espetacular, Fábio! Esse livro é um dos meus favoritos!! Lembro de ter economizado as páginas porque não queria que acabasse. Amei relembrar, através da sua resenha, a sensação que tive ao lê-lo pela primeira vez. E reitero o que você disse: leiam, leiam e leiam esse livro!

Fabio.Nunes 24/05/2024minha estante
Obrigado Yasmin! Cara, realmente foi um livro extraordinário. E deixei de falar muita coisa ainda. ?

Fabio.Nunes 24/05/2024minha estante
E também se tornou um dos favoritos da vida.

Rogéria Martins 24/05/2024minha estante
Tragam um troféu para essa resenha, Brasil!
Criei unicórnios E expectativas SIM, meu amigo! E você, mais uma vez, escreveu super bem.

Agora vou ter que ler também, muito obrigada pela recomendação! ???

Ah Rogéria ???

Thayssa.Tannuri 24/05/2024minha estante
Um dos meus favoritos também

É maravilhoso, Thayssa!

Aline 24/05/2024

Lição de História
Há muito tempo, li este clássico do realismo mágico, e, agora, nessa releitura, vejo o quanto me escapou. Terminei o livro, e fiquei com vontade de lê-lo novamente, pois decerto iria ter melhor aproveitamento.

Acho que conhecer um pouco da história do Chile, e também um pouco da história de vida da autora (pertencente à família de Salvador Allende), enriquece sobremaneira a compreensão do livro.

É impressionante como, mesmo vivendo em outro país, e em outro momento histórico, verificamos diversas semelhanças com o que se sucedeu aqui (no Brasil).

?Dirijo-me àqueles que serão perseguidos para lhes dizer que não vou renunciar: pagarei com minha vida a lealdade do povo. Estarei sempre junto de vocês. Tenho fé na pátria e em seu destino. Outros homens superarão este momento, e, muito mais cedo do que se pensa, serão abertas as grandes alamedas por onde passará o homem livre, para construir uma sociedade melhor. Viva o povo! Vivam os trabalhadores! Estas serão as minhas últimas palavras. Estou certo de que meu sacrifício não será em vão.?

thalita 23/05/2024

Comecei a ler sem ter visto nada a respeito, então pelo título eu esperava algo bem diferente, porém, a surpresa do inesperado foi ótima. Acho que de tantos livros q já li, posso dizer q esse possui a escrita mais linda. O tempo todo me peguei pensando q eu nunca teria a capacidade de usar as palavras com tanta maestria assim. Apesar de ser um livro denso, demorei bastante pra ler, a história me cativou, me prendeu, me surpreendeu. Acompanhar cada personagem desse grande enlace foi maravilhoso.
Amei Amei Amei

Beatriz.xx 23/05/2024

Primeira obra que li da Isabel e confesso que estou encantada.
A casa dos espíritos entrou pra lista de top 3 melhores livros de 2024, com uma história que atravessa 3 gerações de mulheres e suas relações e relações. sinto em dizer que Alba sofreu pelas 3.
A história é complexa, não pela escrita mas pelos papéis que cada personagem exerce, tendo suas histórias tão bem escritas a ponto de se tornarem protagonista no momento de fala.
Tenho por escrito e dito que esse foi um dos melhores livros que já li em toda a minha vida. Isabel Allende ganhou meu coração.

silviasssantana 21/05/2024

Sensacional!
Quando comecei a leitura, não imaginava que seria assim. Pensava que seria algo turbulento, mas não fazia ideia de que seria tão verdadeiro e consequentemente cruel. Não imaginava que mostraria tão claramente a condição de tantas mulheres, indefesos tanto no tempo da ditadura Chilena quanto antes dela.
Esse com certeza foi o livro que mais me marcou até hoje. É tudo tão cru, tão bruto, e tão bonito que com certeza vai ficar grudado na minha cabeça por dias e dias.

Monick.Markic 19/05/2024

Intenso
O livro provavelmente é baseado na vivência da autora no Chile. O país em que se passa a história é inominado, mas tem muito em comum com sua vida, onde o primo do seu pai Salvador Allende (presidente no Chile, socialista) sofre um golpe de estado em 1973.

O começo do livro é bem parado, mas vale a pena insistir na leitura. A escrita da autora é bem detalhada e a todo momento são revelados spoilers do futuro, o que aguça curiosidade do leitor. Eu diversas vezes pensava ?sério?! Mas como acontecerá isso??

Na história acompanhamos as gerações da família Trueba, onde o narrador muda a todo momento, intercalando entre Estevan, Clara e Alba (neta do casal). São tantas informações fornecidas sobre os personagens, que eles nos deixam saudades!

Robtavares 18/05/2024

Se tivesse mil estrelas, daria
Eu amo a senhora escritora deste livro, sua escrita, pra mim, é magnânima. Já li 13 ou 14 livros dela e espero ler todos. Não sei como vivi até aqui sem ter lido antes este clássico estupendo! MARAVILHOSO!!!
nay.gba 18/05/2024minha estante
A bonita é a minha autora do desafio anual, tá na minha mira ?

Helena 18/05/2024

Não julgue o livro pela capa. Ou, neste caso, pelo título
Ao iniciar a leitura de A Casa dos Espíritos você espera encontrar uma história repleta de seres sobrenaturais, mas acaba se deparando com um relato mais sombrio que simples fantasmas que vagueiam por uma casa.
A leitura não é fluida, precisa se forçar a continuar lendo, já que o começo é cansativo e um pouco enfadonho. A narrativa passa por quatro gerações, dando a entender, inicialmente, de se tratar de um drama familiar.
Ao continuar lendo você se depara com uma narrativa bastante didática de como se planejou, arquitetou e culminou a ditadura militar nos países latino-americanos. Uma forma inteligente de mostrar que o golpe não veio da noite para o dia, mas foi uma construção durante gerações e que só precisava de uma oportunidade dada pela burguesia.
Um livro inteligente e que traz uma história repleta de amor, ódio, fúria, perdão e recomeço.

Ray vale 18/05/2024

Admiro muito os livros da Isabel, amo como ela nos adentra no íntimo dessa família.
Por muito momentos senti ódio deles, é impossível não odiar uns personagens kkkk, mas não deixou de falar o quanto essa história é mágica e sentimental, acompanhar uma geração inteira de uma família, ver gente nascer e morrer, Amores perdidos, sonhos roubados, corações partidos, laços rompidos, amei demais!

Melissa560 17/05/2024

Que livrão. Recomendo 100%
Mais um livro lido em decorrência da LC do Livraria em Casa.
Não me estenderei muito pois este livro dispensa comentários.
Bem escrito (mas confesso que me perdi um pouco no primeiro capítulo), narrativa bem construída e profundidade dos personagens exploradas na medida certa.
Um livro que não é leve e aborda assuntos sensíveis.
Histórias de mulheres fortes.
Não é 5 estrelas por alguns pequenos detalhes (esquecimento de alguns tópicos e personagens que fariam mais sentido serem retomados) mas é muito bom.
Recomendo!

Thaís 16/05/2024

Life changing
Acho que é o melhor livro que ja li... o livro que vou levar pra vida com mto carinho e indicar pra todo mundo.
A delicadeza de contar histórias me surpreendeu.
Ansiosa pra ler mais livros dessa autora
Luiz Leitor 21/05/2024minha estante
lê Violeta!!!

Paulo2196 15/05/2024

Uma família em meio a uma dicotomia

"A Casa dos Espíritos", de Isabel Allende, é um romance que aborda a história de várias gerações de uma família chilena, entrelaçando elementos de realismo mágico e questões políticas e sociais. O livro narra a saga da família Trueba ao longo de décadas, explorando temas como amor, poder, classe social, espiritualidade e justiça social.
A trama se desenrola em meio a eventos históricos turbulentos do Chile, incluindo a ascensão e queda de líderes políticos, revoluções e conflitos sociais. Além disso, o romance apresenta elementos de espiritualidade e misticismo, com personagens dotados de habilidades especiais e eventos sobrenaturais.
"A Casa dos Espíritos" é uma obra rica em detalhes e complexidade, oferecendo uma visão profunda da sociedade chilena e das dinâmicas familiares, ao mesmo tempo em que incorpora elementos fantásticos que enriquecem a narrativa. É considerado um dos principais romances latino-americanos do século XX.