Micrômegas

Micrômegas Voltaire

Resenhas - Micrômegas

Déh 24/05/2024

Muito bom, realmente nos faz pensar sobre nossa insinificância em relação ao universo. Voltaire, como sempre, usa uma linguagem simples e acessível, além da irônia para criticar os pensamentos de sua época. Uma leitura super rápida e leve.

Ana Clara 22/10/2020

Considerada uma das primeiras obras de ficção cientifica.
Esse livro conta a história de Micrômegas, um viajante extraterrestre, com porte e medidas bem peculiares para os humanos. Ele inicia sua jornada visitando outros planetas e para em Saturno, e lá faz um amigo que o acompanha em sua viagem, até que esses dois chegam ao planeta Terra.

“Já viajei um pouco; já vi mortais muito abaixo de nós, e outros muito superiores, mas não vi quaisquer que não tivessem mais desejos do que verdadeiras necessidades, e mais necessidade do que satisfação.” P. 24

É um livro super curto e muito interessante, um romance filosófico e aborda questões da natureza, da existência, das relações, guerras, e da insignificância dos seres perante ao universo e o tempo.

“[...] eles já trabalham o suficiente para a sua ruína. Saiba que ao fim de dez anos nunca resta sequer a centésima parte desses miseráveis. Saiba que, mesmo quando eles não tiverem sacado a espada, a fome, a fadiga ou a intemperança os arrebatam quase todos. Além disso, não são eles a quem deve punir, mas sim esses bárbaros sedentários que do fundo de seus gabinetes ordenam, no tempo de sua digestão, o massacre de um milhão de homens, e em seguida fazem agradecer solenemente a Deus por isso.” P.58

Um livro com indagações muito atuais, mesmo tendo sido escrito em 1752. Os diálogos são muito questionadores e a leitura flui muito bem! Uma linguagem bem tranquila.

“se não enxergas, com teus pequenos olhos, certas estrelas da quinquagésima grandeza que eu percebo muito distintamente, então concluis disso que tais estrelas não existem?” p. 38