Bom entretenimento

Bom entretenimento Han B.C.
Byung-Chul Han

Resenhas - Bom entretenimento

MaurAcio.Garrido 09/03/2024

Entreter é a chave do sucesso, por enquanto.
Uma leitura mais difícil pra mim, mas acho que absorvi algumas coisas que julgo interessantes.
Claramente as mídias digitais estão remodelando o entretenimento. Hoje é possível extrair mais entretenimento da realidade. Não importa o que seja, é passível de se tornar um conteúdo de entretenimento.
Vale conferrir

Mariah 06/08/2022

> Sob esse ponto de vista, a história do ocidente é entendida também como uma história da paixão, sendo esta sustentada pela sucessão de construções e desconstruções de mitos e narrativas – elementos que também estariam presentes intrinsecamente na estrutura do entretenimento – e um método eficaz para manutenção da ordem moral e social: “Mais efetivo do que a coação e o dever é o método que se arreda em histórias e que se enreda em tensões” (HAN, 2019, p. 115-116, grifo do autor) > e vamos de a mesma função do mito de toda a teorizacao da educacao e modelo de alma da grecia antiga e os filosofos pilares, no caso tambem nos que talvez personagens de a republica já que nao há provas que nao sao um coletivo ainda maior de pessoas unificadas em breves autores práticos > enfim, é isso que enxergo na análise de lá tanto quanto de cá

> ip > Para ser, para pertencer ao mundo, é preciso ser algo que entretém. Apenas aquilo que entretém é real ou efetivo. Não é mais relevante a distinção entre mundo fictício e mundo real, > eu falo isso à tanto tempo e não conhecia esse livro, enfim os solitários se tornando solitários sem necessidade.

Fernanda.Kaschuk 28/06/2021

Distinções e unidades dentro do conceito de entretenimento.
A obra mais extensa que já li do Han me tomou um tempo maior tanto para ler, quanto entender e digerir. As nuances entre filosofia, arte e misticismo, e suas influências fatídicas na humanidade, no cotidiano e no palpável exigem uma grande delicadeza em abordá-las todas no mesmo texto. Somos aprofundados na discussão das grandes dualidades históricas que alteraram o gosto pelo entretenimento com as passagens de contexto.

Adriano 04/11/2020

O bom entretenimento é algo que nos tira da realidade
“As mídias tornam os humanos cegos” (p. 167), uma vez que elas não dão conta da realidade, falsificam e espelham falsamente o mundo. Penso que deixar-se guiar muito pelas redes sociais produz dor e desespero justamente por produzir falsas promessas de comunidade, de uma realidade melhorada, de uma melhor comunicação. Mas o que temos são falsas comunidades, ausência de fraternidade, realidade falsificada e ruídos." Resenha completa em https://medium.com/@hisguardian/bom-entretenimento-de-byung-chul-han-32163ad2fb9e

regifreitas 02/11/2020

BOM ENTRETENIMENTO: UMA DESCONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DA PAIXÃO OCIDENTAL (Gute unterhaltung: eine dekonstruktion der abendländischen passionsgeschichte, 2018), de Byung-Chul Han; tradução Lucas Machado.

Dos livros do filósofo pop da atualidade, este foi o que me demandou mais tempo de leitura. É também o trabalho mais extenso dele lido até agora, embora a demora na leitura se deva mais à complexidade da exposição do que pela quantidade de páginas em si.

Se os outros títulos (NO ENXAME, SOCIEDADE DA TRANSPARÊNCIA e SOCIEDADE DO CANSAÇO) eram marcados pela concisão e iam direto ao assunto, neste Byung-Chul Han traça todo um histórico do desenvolvimento dos conceitos do que é arte e do que é entretenimento ao longo do tempo. Essa oposição em realidade não é nova, e sempre esteve em evidência nas discussões sobre o assunto. Assim, o autor fica constantemente distinguindo o que era visto como arte séria e aquela vista somente pelo viés do entretenimento, o gosto do grande público em contraste com a avaliação da crítica profissional.

Confesso que achei isso bem tedioso, pelo excesso de repetição, sem muita variação, desses conceitos. Muito talvez porque boa parte dos exemplos utilizados pelo sul-coreano vieram da música clássica, assunto que não é muito do meu domínio. Se a discussão também adentrasse e abordasse outras manifestações artísticas talvez o interesse e o aproveitamento da leitura fosse maior.

Leitura do mês de outubro para o Desafio Livros & Sabores: Coreia do Sul.