Corpus Hermeticum

Corpus Hermeticum Hermes Trismegisto

Resenhas -

Matheus Azeredo Prado 29/07/2023

Hermetica
Livro muito inspirador, tece raciocínios que são ao mesmo tempo claros, compreensíveis, e profundos. Trabalha por meio da polaridade, fazendo afirmações que para o profano, são contraditórias, mas para o Místico são a expressão da Dualidade sendo unificada pela Unidade, o que aliás é uma das tônicas deste livro, conciliar os opostos por meio da experiência da Unidade Divina Primordial, tendo como caminho a conquista da Gnose.

Leitura fluida, gostosa, envolvente e provocativa.

Esta edição em especial, da Polar Editorial, contêm uma apresentação inicial riquíssima, que interessantemente segue a tônica do Corpus Hermeticum, falando de forma precisa e objetiva, sem com isso perder a profundidade e a riqueza de conteúdo. Além disso, nesta edição, há ao final um glossário muito interessante. Esta apresentação inicial, junto com o glossário e as notas de rodapé, me fazem ter a convicção de que escolhi a melhor versão em português do Corpus Hermeticum para estudá-lo.

Onassis Nóbrega 22/02/2023

A Sabedoria Perene de Toth/Hermes
O Corpus Hermeticum me foi apresentado pelos algoritmos da internet (que tanto criticamos mas neste caso agradeço) quando comecei a pesquisar sobre budismo e assuntos correlatos. São XIV ou até XVIII tratados em forma de diálogo atribuídos a Hermes Trimegisto, que provavelmente é uma síntese do Toth egípcio com seu correspondente Hermes grego. No primeiro tratado Hermes recebe de Poimandres (a Inteligência Divina) como uma epifania, a explicação sobre a origem do universo e dos seres, bem como o que o ser humano precisa evitar e o que precisa fazer para retornar ao convívio divino. Talvez a mais bonita explicação da criação do universo de que li. Os demais tratados são diálogos de Hermes com seus discípulos Tat (seu filho) e Asclépio, em que o primeiro passa estes conhecimentos aprendidos de Poimandres. Os Corpus XVI a XVIII foram corretamente colocados como apêndice, pois são mais confusos, aparentemente escritos por outra pessoa e em outra época. Ainda completam a edição dois belos textos ( ?Asclépio ou O discurso da Iniciação? e ?Pupila do Mundo?) também atribuídos a Hermes, mas com uma influência grega bem mais evidente.

Quanto a edição, preciso fazer uma reverência ao Américo Sommerman (tradutor e editor) e a sua Editora Polar pelo estupendo trabalho. Capa dura, folhas amareladas e de boa gramatura. Uma introdução de 50 páginas (!) que contextualiza o que é, como foi descoberto e traduzido, a influência ao longo do tempo e as polêmicas deste texto. E um glossário lindo no final.
Uma obra imprescindível, que deve ser lida por todos, independente de credos. Degustada aos poucos e mais de uma vez.

AndrA374 28/12/2021

Excelente
Uma leitura obrigatória para o estudante de hermetismo. Um clássico que a cada leitura se aprende mais e mais.