Feitos De Sol

Feitos De Sol Vinícius Grossos

Resenhas -

santana ") 26/05/2024

Owwnn fiquei bem feliz com o final dessas história!!
É simplesmente uma história linda. Adorei cada detalhe e ate chorei algumas vezes?
somos feitos de sol

Maria15781 25/05/2024

Amor Jovem
Uma historia de amor jovem, muito reflexiva e muito,muito fofa.
Ultimamente esse tipo de história não costuma me pegar, o fato de ser adolescentes de 15 anos talvez, com o tempo foi faltando identificação. Mas esse me pegou, a ingenuidade do primeiro amor, a dor sincera de se frustar pela primeira vez, a pressa de viver, e claro, a escrita muito fluida do Vinicius, me fez amar essa história.
Além da crítica óbvia sobre crenças, ideologias e etc.

Laura 24/05/2024

Feitos de sol.
Eu comprei quatro livros e resolvi começar por "feitos de sol" por não saber se ia gostar já que não sabia literalmente nada da história e nunca ter lido nada do autor. No final estou tão impressionada, que fiquei sem palavras.
É muito difícil se identificar verdadeiramente com alguma coisa quando se é uma adolescente de 16 anos, queer e do interior. E o Vinícius fez eu me ver dentro dos personagens. Eu me sinto uma mistura de Cícero e Vicente, porque amo livros, filmes, músicas (principalmente fazer playlists pra cada momento), arte no geral mas principalmente ter conversas profundas.
Acho que o que mais me fez amar essa história é toda construção dos protagonistas, não só sendo adolescentes inconsequentes acabando com a própria vida. Óbvio que sendo jovens eles fizeram escolhas duvidosas mas eles não se resumem a isso.
Dona Emir que roubou a cena, com certeza vou levar os conselhos dela pra vida toda.
Alessandra, uma ótima mãe, claro que no fim das contas as coisas complicaram mas é bom saber que deu tudo certo.
Confesso que no começo não tive certeza se gostava da Karol, porque imaginei alguma amiga minha fazendo as mesmas piadinhas comigo e por eu ser muito tímida com certeza iria desmaiar de vergonha. Mas depois entendi que não é porque eu sou uma pessoa mais retraída (como o Cícero) que ela esteja errada, ela simplesmente estava sendo ela mesma. E isso é lindo.
Amar. Ser amado. E apenas ser.
Vinícius você é brilhante, um autor GIGANTE. Obrigado por fazer da literatura brasileira algo tão incrível.
Esse livro ficou marcado em mim.

"E nós dois brilhamos, porque éramos feitos de sol."
May.a_Lua 24/05/2024minha estante
Esse livro é lindo ??

ecdiise 22/05/2024

Assim...
Se você busca um livro pra sair da ressaca literária, achou um tesouro!

a escrita desse livro é muito leve e muito fluida, a história é interessante e te envolve, mas sinto que faltou um pouco mais.

no fim, achei uma história mais "bestinha", sabe? acredito que eu esteja enjoando um pouco de livros ya dessa forma, então talvez seja por conta disso que não me marcou tanto.

3,5 estrelas.

emily1151 22/05/2024

Esse livro é incrível, me lembra de 2022 quando eu ia pra vila e esperava o meu pai terminar de correr, enquanto ficava no carro lendo no finalzinho da tarde com aquele céu alaranjado

Domomi 04/05/2024

Feitos de sol é meu império romano
Eu simplesmente amei esse livro. A leitura é fluida e cativante, dá vontade de devorar o livro todo em um dia.
Fiquei completamente obcecado por esse livro. Confesso que me deu certos gatilhos e chorei muito lendo, mas isso só fez com que eu me apegasse mais ainda aos personagens.
O Vicente e o Cícero são tão fofos, da vontade de guardar os dois em um potinho!!
Camillo2 26/05/2024minha estante
Nossa, vc disse tudo, esse livro é um completo império romano de tão perfeito que é, estou até pensando em reler ele em breve de tanto que amei

Andressa.Hikari 03/05/2024

Simplesmente incrível.
Acompanhar o romance de Cícero e Vicente foi maravilhoso, a relação deles é super fofa, intensa e, de certa forma, trágica. Me emocionei muito em vários momentos e me encantei também!!A forma com que Cícero e Vicente se completam e aprendem juntos é simplesmente encantadora, os desejos, os sonhos, as conquistas, as brincadeiras, os medos e o amor deles nos deixa viciados em saber mais e com a escrita de Vinicius é impossível largar o livro para qualquer coisa.

Daniel651 27/04/2024

Espero que alguém me enxergue como o sol
Para ser honesto, não esperava muito desse livro, eu li porque me recomendaram, então li para dizer minha opinião.
Mas nossa, nas primeiras paginas ja fui preso por esse livro, a escrita me cativou desde o início, a história também me chamou muita atenção, cada página que passava ficava mais animado para ler, e quanto mais lia me apaixonei pela história, me apaixonei por Cícero e Vincente, me apaixonei pelo amor deles, eu senti muito com esse livro, e não é qualquer um que faz isso, sinto que é daqueles livros inesquecíveis sabe? A história me fez amar, sofrer, sorrir junto dos personagens, Vinícius Grossos fez um trabalho magnífico aqui, de verdade.

Vitória 15/04/2024

Uma gracinha
Foi revigorante fazer essa leitura q apesar do clima pesado q o passado e família do Vicente carregam seu relacionamento com o Cícero é extremamente fofo e acompanhar isso me deixou muito bem, eles combinam muito porém gostaria q tivesse tido um pouco mais de aprofundamento em questões pessoas dos dois(mas principalmente do Cícero) além de algumas falas e pensamentos me parecerem muito exageradas para meninos de 15 anos e acho q o livro se beneficiaria se tivesse o pov dos dois ou pelo menos colocasse uma palhinha do pensamento do Vicente no final mas muito bom livro

FiddlerGreen 13/04/2024

"E nós dois brilhamos, porque éramos Feitos de Sol."
"Se você estiver passando por um situação difícil, quero que se permita renascer também. Assim como eu fiz."
Com essa frase inicia um dos melhores livros que já li na vida, e olha que demorou 2 anos haha, já que uma amiga me emprestou mas minha procrastinação não me deixou terminar e quando finalmente comprei foi em 3 dias haha, me apaixonei do início ao fim por esse livro, principalmente por ser brasileiro, os personagens, as gírias, as referências, a filosofia, a MÚSICA, o amor adolescente... Simplesmente apaixonado por Cícero e Vicente, cada parte desse livro me tocou, senti como se estivesse lá, até porque é fácil isso acontecer hoje, o melhor romance gay que já li. Agora os melhores pontos do livro:

"Acredito que a gente deva ser feliz. Acho que, se Jesus estiver me ouvindo, deve ter achado a piada ótima."
Eu penso exatamente como o Vicente, Jesus é foda, Deus é amor vei, porque insistem em transformar em algo ruim, por isso odeio Igreja.

"Não muda o que você pensa ou sente por minha causa, nem de ninguém [...] A gente pode até começar a gostar daquilo que os outros indicam, mas mudar o que a gente é ou quer, aí não dá, escuta o que eu tô dizendo."
Aprendi muito disso na escola, tem que ser quem você é, sem se importar com o resto, porque você deixaria de fazer o que te faz feliz? Ainda mais por outros que não fariam.
E o melhor lacre da história pela perfeita Karol, fico orgulhoso de dizer que já lancei uma exatamente assim:
"E isso te torna o que?"
"Humana, talvez?"
Não precisa rotular nada, se não quiser e for te fazer mal, poxa, só viver isso, sentir isso e ser quem você é sem satisfação pra ninguém (essa minha devia tá na história, apoia uma parceria Vinícius?)

"Todos somos complicados e, muitas vezes, difíceis de entender. Porém, há pessoas que valem a pena, que valem o risco, mesmo quando a gente tem medo e não se sente preparado... Só que outras, não. Essas só entram nas nossas vidas para bagunçar tudo de uma maneira ruim."
A dura verdade, o difícil é saber qual.

"Talvez amar fosse isso... Você e a outra pessoa entrarem numa roda-gigante, cheia de altos e baixos, mas tentando enfrentar as merdas do mundo juntos, de mãos dadas." ?

E por fim, isso que todo mundo devia sentir, sem o sentimento de dever algo pra alguém, de culpa, de angústia, fomos feitos assim, porque deveríamos sentir vergonha?
"Se eu gostava do Vicente, era por causa da pessoa dele, não do sexo nem porque ele era um garoto. Se eu gostava era porque o meu coração me dizia que sim; então não tinha nada de diferente, nada de errado, nada de merda nenhuma. Se eu gostava era porque o meu corpo e a minha alma tinham sido feitos para ser desse jeito, para gostar de quem quer que fosse. Se eu gostasse só de garotos para sempre, ou se algum dia eu viesse a gostar de meninas de novo, não devia explicações para ninguém a não ser eu mesmo, porque quem estava se descobrindo novo era eu. Aquela era a minha vida, e só eu podia decidir a respeito disso."

"[...] Não vou me desculpar por ter me apaixonado, porque a gente não deve pedir perdão por ser feliz."

manoellen.ferreira 09/04/2024

Gay pode ser feliz também
Achei muito fofo esse livro, mas meio que ignoro muita coisa pra pensar assim.
começando por, os personagens não parecem ter a idade que têm, mas em compensação só adolescentes fariam o que eles fizeram.
depois vem a questão de: você não segue uma pessoas que você acabou de conhecer até a casa dela e bebe com ela!!! (pser, eles realmente são adolescentes)
ainda, que loucura você se apaixonar tanto por uma pessoa em um espaço tão curto de tempo!!! (pser, eles realmente são adolescentes,pt2) (isso é muito de mim mesma, que mulher amargurada eu me tornei, não é?)
por último, e esse é de matar, NÃO SE RESSOLVE PROBLEMAS DENSOS EM MENOS DE UMA PÁGINA. eu não lembro exatamente quais foram os problemas que os personagens tiveram, mas lembro que eram assuntos muito delicados, muito íntimo dos personagens e se resolveram em menos de uma página, com o seguinte diálogo "me desculpa" "ok, te desculpo".
fora isso o livro é muito bonito, eu adorei a avó de um dos personagens, é meio que uma inspiração de vida (só lembro que ela é tipo um ovelha negra da família e mora na praia). os meninos também são super carismáticos, se eu tivesse na viva n virada do milênio, com certa me preocuparia, genuinamente, com o bug e com o fim do mundo (sim, me preocupei com o fim do mundo de 2012).

mavenrq 02/04/2024

?e nós dois brilhamos, porque éramos feitos de sol.?
é um livro leve, divertido, mas que também aborda assuntos extremamente importantes, como o fanatismo religioso e o preconceito contra as pessoas ????. em alguns momentos, achei algumas coisas meio forçado, mas sei lá, gostei da história mesmo assim.

Camillo2 29/03/2024

Um romance entre dois garotos, com abordagens pesadas
Vicente e Cícero são dois adolescentes que acreditam por motivos distintos que o mundo vai acabar na virada dos anos 2000, eles acabam se conhecendo coincidentemente e começam uma amizade que evolui para um sentimento maior, mas com isso chegam os problemas, Vicente tem pais evangélicos e muito homofóbicos, enquanto Cícero está se descobrindo e fica totalmente confuso com seus sentimentos e como vai lidar com essa situação quando sua mãe descobrir.
É o tipo de história que deixa seu coração quentinho, muito fofo e triste ao mesmo tempo, eu ri, chorei e fiquei feliz enquanto lia esse livro, a escrita é totalmente fluida, e mesmo tendo + de 300 páginas, não te deixa entediado em momento algum, é um excelente romance lgbt com personagens profundos e que te deixam muito apegados a eles, recomendo super.