A coragem para liderar

A coragem para liderar Brené Brown

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Juci 30/04/2024

Livro que explora os princípios essenciais da liderança autêntica e compassiva, a importância de líderes serem vulneráveis e honestos, promovendo uma cultura de confiança e respeito mútuo, enfatiza que a coragem e a integridade são fundamentais para uma liderança eficaz, encorajando os líderes a confrontarem seus próprios medos e incertezas. Nesse livro você encontrará situações como desenvolver habilidades de liderança centradas na empatia, comunicação clara e conexões genuínas com as pessoas que lideramos.

ATHOS 22/04/2024

A Coragem para Liderar: Desvendando os Segredos de Uma Liderança Autêntica com Brené Brown

Em "A Coragem para Liderar", Brené Brown, renomada pesquisadora e autora de best-sellers como "A Coragem de Ser Imperfeito", nos convida a desbravar o universo da liderança autêntica. Através de uma profunda análise embasada em pesquisas, histórias inspiradoras e exemplos práticos, ela nos guia por uma jornada transformadora, desmistificando os mitos e revelando os atributos essenciais para se tornar um líder corajoso e inspirador.

**Desafiando Paradigmas:**

Brown nos confronta com a dura realidade: o mercado anseia por líderes autênticos, mas não sabe onde encontrá-los. Ela questiona as crenças limitantes que nos impedem de liderar com coragem, como a busca pela perfeição, o medo do fracasso e a necessidade de ter todas as respostas. Ao invés de um modelo inalcançável, ela apresenta a vulnerabilidade como a base fundamental da liderança autêntica.

**Construindo uma Cultura de Coragem:**

A autora destaca a importância de cultivar um ambiente propício à vulnerabilidade e à autenticidade. Criar uma cultura de coragem exige coragem do líder, que deve estar disposto a se mostrar imperfeito, assumir riscos e abraçar a diversidade de ideias. Essa cultura de abertura e confiança é essencial para impulsionar a inovação, a colaboração e o engajamento da equipe.

**Habilidades Essenciais para o Líder Corajoso:**

Brown nos presenteia com um mapa detalhado das habilidades essenciais para o líder corajoso. Entre elas, podemos destacar:

* **Vulnerabilidade:** A capacidade de se mostrar autêntico e imperfeito, reconhecendo suas falhas e limitações.
* **Empatia:** A habilidade de se conectar com os sentimentos e perspectivas dos outros, criando um ambiente de escuta ativa e acolhimento.
* **Curagem:** A força interior para enfrentar desafios, correr riscos e tomar decisões difíceis, mesmo diante do medo e da incerteza.
* **Humildade:** A capacidade de reconhecer que não sabe tudo e que precisa da ajuda e colaboração dos outros.
* **Agilidade:** A flexibilidade para se adaptar às mudanças constantes e aprender com os erros.

**Um Guia Prático para a Liderança Autêntica:**

"A Coragem para Liderar" não se limita à teoria. Brown oferece ferramentas práticas e exercícios para que você possa desenvolver as habilidades necessárias para se tornar um líder autêntico. Através de reflexões, questionamentos e atividades, você será guiado em um processo de autoconhecimento e transformação, construindo a coragem para liderar com autenticidade e inspirar os demais.

**Um chamado à ação:**

Este livro não é apenas um guia para líderes, mas um chamado à ação para todos que desejam se conectar com sua própria vulnerabilidade e autenticidade. Ao cultivar a coragem de liderar em nossas vidas, podemos transformar não apenas o ambiente de trabalho, mas também nossas relações interpessoais e a sociedade como um todo.

MasterLeg 14/03/2024

Você sai com vontade de praticar a liderança com coragem, mas os exercícios sugeridos têm que ser praticados. Não deixa espectativas, porém ensina de forma simples e através de exemplos como se tornar uma pessoa melhor e não simplesmente um líder. Vale muito a pena esta leitura, que mesmo com as suas 294 páginas, passa voando sem sentir.

Raissa Carolina 27/02/2024

Muito interessante
O livro é muito interessante e traz ferramentas, bem como exemplos práticos para uma liderança de pessoas corajosa. Para quem já leu outro livros da Brené, algumas passagens são como um lembrete de lições anteriores e se conectam muito bem com a temática desse livro. Em tempos em que cada vez mais entendemos que liderança não é um cargo, todos deveriam ler esse livro ;)

Maxmilliano.Reis 25/02/2024

Uma experiência pessoal com a liderança
Tive que ler o livro em etapas, no início achei muito parecido com o outro livro dela ?a coragem de ser imperfeito?, depois percebi que se tratava da Brené, demonstrando sua vulnerabilidade em sua rotina como líder, uma narrativa pessoal que exemplifica o significado da coragem para liderar e inspira/ensina a partir de sua história.

Tive dificuldade em entender a dinâmica do livro, mas entendi que isso faz parte do processo. Vale a pena ler para ter uma visão ampla de liderança, sensível e potente. Só não dei 5 estrelas, porque tem muito conteúdo do primeiro livro.

Rafa 03/02/2024

O poder da liderança corajosa
Brené escreve muito bem, de forma muito intimista e direta com o leitor, sem firulas.
Ela passa a mensagem que busca.

Ter coragem, saber reconhecer sua vulnerabilidade - ela define, como coragem para agir quando não se pode controlar o resultado. Isso é pura verdade, uma vez que não temos pleno domínio sobre os membros da equipe. Todo líder é vulnerável e deve despir suas armaduras (incluindo a armadura da vergonha), para conduzir suas equipes e potencializar as pessoas, encorajando-as.

skuser02844 28/01/2024

Coragem!!
Comprei este livro quando ainda estava em um cargo de liderança em uma grande empresa, mas só consegui ler agora, mais de um ano depois de ser demitida. E por ler ele, estou tendo CORAGEM de escrever isso! Errei muito, tive muitos medos, faltou coragem em vários momentos cruciais. O mundo não girava ao meu redor, e inventar histórias pra mim mesma foi o que mais fiz. Teria feito diferente se tivesse lido o livro antes? Provavelmente não, mas sei o que devo fazer agora para que o trabalho que eu amo seja cada dia melhor!!
O livro traz muitos insights que já sabemos , mas que nem sempre aceitamos ou fazemos, e todos precisam ler pois em algum momento de nossa vida fomos, somos ou seremos lideres e precisamos de muita CORAGEM!
Maxmilliano.Reis 25/02/2024minha estante
Parabéns pela coragem em partilhar sua história conosco ??

skuser02844 25/02/2024minha estante
Obrigada ??

Mayra 25/01/2024

Esperava mais, teve umas lições boas mas eu sei lá, esperava mais do livro. Tem muita citação de outros livros dela. Mas é um bom livro.

Jacky 25/01/2024

Coragem para liderar
O livro é escrito para escritório e locais de trabalho em foco,mas certamente a ensinos que podem facilmente serem aplicados em seu lar ou com as pessoas de seu cotidiano.
Citado a autora Brene " Escolha coragem em vez de conforto. Escolha plenitude em vez da armadura. E escolha a grande aventura que é ter coragem e sentir medo. Ao mesmo tempo"

Daniela Dos Santos 25/01/2024

Necessário para todos
Muitos pensam que só quem é lider em empresa que precisa ler esse livro, esee livro serve para todos que convive com pessoas, pude ver muitas coisas pequenas que eu posso melhorar não apenas para outras pessoas mas para mim.

Jadinha 08/01/2024

Leitura necessária
Fiz como meta meu crescimento pessoal esse ano, e essa leitura foi o início de tudo.
Vários exemplos práticos que me fez refletir sobre quando e como agir. Recomendo para novos líderes.

Geanne 06/01/2024

Brené acena para novos futuros
Com uma visão particular e verdadeiramente humana, Brené aponta como as relações no trabalho foram se tornando mecanizadas e automatizadas, perdendo sua essência em enxergar a vulnerabilidade também nesses ambientes. A leitura para quem já a conhece pode soar repetitiva, mas com certeza é inovadora no campo da liderança e do corporativismo. Obra que reflete e resgata valores importantes que devem ser levados em conta para todos que gerenciam equipes, desejam ter seu próprio negócio e trabalham com pessoas.

Cynthia.Castilho 28/12/2023

Um bom livro?
Adoro os livros da Brené, são intensos e repletos de ensinamentos aplicáveis ao dia a dia, a única coisa que eu diria especialmente sobre este é que não vi muita coisa nova, ela sempre retoma os livros anteriores, que por sinal são ótimos, porém eu tinha uma expectativa um pouco diferente, queria ler algo realmente ?novo?. De qualquer forma, Recomendo a leitura.

Vanessa Daflon 13/11/2023

Amei os livros que já li de Brené, mas esse não me prendeu tanto! Muito cheio de ensinamentos e propostas (inclusive acessarei todas as dicas e testes do site), só que a leitura ficou mais enfadonha, perdeu um pouco a escrita leve e divertida que é a marca dela. De qualquer forma, recomendo!

Luiz111 25/10/2023

Bom para desenvolvimento pessoal com leitura prática
Achei interessante a forma de abordagem do livro. A autora é pesquisadora é referência na área, mas prioriza a comunicação escrita de fora simplificada, porém aprofundada.

Seus exemplos de vida auxiliam no entendimento dos assuntos, mas confesso que os achei em alguns momentos elaborados e direcionados demais para serem reais, como se tivesse modelado ao que ela desejasse transmitir. De toda forma a compreensão é facilitada.

Os temas que mais me deixaram interessado foram empatia, falhas empáticas, confiança e autocompaixão. Fez-me pensar e refletir bastante.

Achei por vezes engraçado a autora explorar experiências de outras pessoas que ela dizia admirar pelo trabalho que fazia e no fim dos relatos as pessoas a referenciavam (como se ela mesma se referenciasse) (haha). Fora isso as constantes menções aos outros livros de sua autoria (propaganda?).

Encaro ?A Coragem para Liderar? como um ótimo livro para desenvolvimento de habilidades comportamentais e sociais para a vida profissional e pessoal.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6