TREZE

TREZE FML Pepper

Resenhas - TREZE

Pereira 18/02/2024

Destino
O livro narra a força do destino na conturbada história de amor entre Rebeca (hacker) e Karl (lutador de MMA). A busca pelo amor leva os personagens a questionar seus valores e crenças. A autora iniciou suas obras após um período de gravidez de alto risco e já foi considerada a rainha da ficção juvenil e confesso que no início do livro tive a sensação desse tipo de literatura, mas esse é muito mais adulto que imaginei.

Rebeca fica sabendo, através de uma cartomante, que vai encontrar a razão de viver quando encontrar o décimo terceiro namorado (daí o nome do título). A condição para ser considerado como tal é ter relação sexual com o sujeito e o mesmo apresentá-la como namorada. Quesito que a autora teve que usar um malabarismo imaginativo para justificar o enredo (ponto negativo). Exemplo: apresentar perante os homens ou perante a Deus?

A trama se desenrola em ritmo acelerado, alternando entre os pontos de vista de Rebeca e Karl, criando suspense e tensão. O enredo é uma mistura de ação policial com romance platônico tendo como tema central o poder implacável do destino. Apesar do apelo místico, foge um pouco da proposta de mensagem cristã estampado na capa. Interessante também o contraste entre a protagonista (mundo do crime) e seu falecido pai (policial); a mãe foi a mola propulsora para entrada da filha nesse mundo.

Os capítulos são divididos entre os dois personagens principais e cada um é narrado em primeira pessoa na visão do dono capítulo. Bem interessante e diferente dos livros que li até agora. Essa forma proporciona o leitor a amplitude da visão sobre determinado fato sob a ótica de cada um. Muito parecido com nosso dia-a-dia. Alguns personagens coadjovantes são cruciais no desenrolar da história, como por exemplo Suzy (melhor amiga de Rebeca) e Beatriz (ex-namorada de Karl). Inclusive, serve pra confudir o leitor também pois a cartomante de aparece várias vezes tratando somente com Rebeca foi introduzida na obra por Suzy que tinha curiosidade sobre os sentimentos do seu namorado. Beatriz foi o pivô do triste destinado de Karl apesar da superação com relação à separação. Dentre os principais temas abordados na obra está a abnegação pela família, a força de uma paixão e o poder do sentimento aliado ao propósito. A linguagem utilizada é bastante simples e coloquial.

Gostei bastante da transição de romance adoslescente pra uma trama digna de Hollywood. Não gostei da forma arrumada pela autora para fechar a conta do décimo terceiro namorado (quebrou uma das regras citadas no início do livro).

FaleMadu 25/10/2021

Achei essa história simplesmente perfeita!
Ao contrário do outro livro da autora no qual não gostei tanto, esse aqui me deixou simplesmente encantada!
As lições que foram deixadas no decorrer das páginas são simplesmente perfeitas!
Adorei o desenvolvimento do casal também!

Laiza 02/08/2021

Acredite que vc pode ter um futuro diferente do imaginado
Muito bom, mas teve horas que precisei voltar a leitura pra entender o que o personagem queria dizer, porém, não deixa a leitura menos gostosa.
É bom torcer para que o amor dê certo para pessoas que não acreditavamais nele, ou tinham sua fé abalada, no entanto, os acontecimentos fazem vc acreditar de novo.
Outra coisa seria bom saber o que aconteceu no futuro, já que romance fala muito disso... Ou será que tem continuação e não sabemos? Teremos que aguardar mais da autora.

Ana 15/07/2020

Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar
Eu, de todo meu coração, espero que esse ditado não seja verdade. Do contrário, tenho chances de ler um livro tão incrível quanto esse outras vezes.

Numa história envolvente, arrebatadora e cheia de reviravoltas, FML Pepper constrói uma trama única, contando a história de Rebeca e o caminho que ela vive até entender que nem tudo é tão certo, previsto em estatísticas e explicado por números.

Ao longo da leitura, é impossível não refletir sobre no que consiste o amor, o valor do presente e o impacto das decisões que tomamos ao longo da vida.

Sem dúvida, entrou na lista dos meus favoritos e queridinhos. Leitura obrigatória! Meus amigos que lutem com o tanto de vezes que vou indicar esse livro HAHAHAHA
Ana 16/07/2020minha estante
Com essa resenha você acabou de me convencer a ler.
Hahaha. :)

Iracilda.Silva 18/08/2022minha estante
Livro perfeito, me prendeu do começo ao fim, queria mais??

Barbara - @estantedabinha 21/08/2019

Completamente diferente do que imaginava!
A história tem dois personagens centrais, a Rebeca e o Karl.

Em uma noite a Rebeca, uma hacker, filha de uma trambiqueira, tem um encontro de gelar a espinha com uma cartomante, que faz previsões assustadoras!

Nessa mesma noite, em outro estado, Karl ganha uma luta de MMA, mas sente que tem algo errado entre ele e a namorada, pega a moto e vai até o apê da dita cuja, só pra levar um pé na bunda.
Muito magoado, ele sai com a moto à toda, sofre um acidente e fica em coma por 4 meses! ?

Rebeca e a mãe tem de aplicar o golpe de suas vidas e fugir do país, mas algo dá errado e as duas vão presas, Rebeca vai parar na sala de um delegado amigo de seu falecido pai, que lhe propõe um acordo para que fique liberdade.

Já Karl descobre que o acidente trouxe sequelas para sua vida e permanentes, ele não poderá mais lutar e terá que se reinventar.

E aí quais foram as previsões da cartomante? Que acordo foi esse que Rebeca fez? Será que Rebeca não vai mais se meter em encrenca? Que sequela é essa que Karl ficou? O que eles tem a ver um com o outro? Ficaram curiosos? Leiam Treze! Só posso dizer que o livro conseguiu me levar às lágrimas e virou um dos meus favoritos, os personagens criados pela autora agora moram no meu ??.

?Meu coração estremece no peito e, pela primeira vez em três meses, permito que a minha acorrentada mente ganhe asas e voe para uma paisagem distante, um casarão lindo e sem luxo, com pessoas alegres e barulhentas, o único lugar onde me senti integrada e verdadeira desde a morte do meu pai e a prisão da minha mãe. O local em que a versão feliz da Rebeca ressurgiu e onde havia alguém que fazia a diferença.?

@duquesaliteraria 13/06/2019

Um romance que fala sobre amor, fé, superação e milagres.
A sinopse do livro por si só já é muito atraente, com uma proposta pra lá de diferente das leituras com que estou acostumada.

Rebeca é uma jovem que juntamente com a mãe aplica golpes para quitar uma enorme dívida, e o credor além de agiota é um verdadeiro vilão. Tudo o que as duas desejam é se verem livres de uma vez por todas do francês Jean Pierre. Com enorme domínio de informática, Rebeca atua como hacker, não crê em Deus, sorte ou acaso, apenas números e estatísticas. Após uma visita à um decadente parque de diversões com sua amiga Suzy, Rebeca tem um encontro com uma cartomante, que faz previsões e profecias sobre sua vida de forma que se parece impossível até mesmo para o menos cético. Porém a medida que o tempo passa as profecias vão se cumprindo e mesmo sem crer totalmente, Rebeca acaba reconhecendo que as previsões não eram apenas blefes. Entre elas existe a mais misteriosa de todas, ela tem que encontrar o amor de sua vida, que será o seu 13° namorado, sem ele sua vida será um caos.

Conhecemos também o jovem Karl, um lutador de MMA que está em um momento promissor da carreira, e que acaba de levar um importante título, no entanto após notar a ausência de sua namorada Beatriz, ele decide ir atrás da moça e descobre que está sendo traído, e que seu relacionamento até então importante, já não era o mesmo a muito tempo.

O livro é narrado em primeira pessoa, com capítulos intercalados entre mais de um personagem. Com cenas sensuais, e muito bem escritas, porém não é hot.

As condições para que o 13° fosse "o cara" são um pouco diferentonas, e a personagem levou bastante ao pé da letra, eu não a culpo pois a profecia estava envolta em muitas charadas. Dos personagens teve um masculino que foi meu favorito, prefiro não citar nomes, pois acredito que ficará muito evidente o porquê. É que durante a jornada, a mocinha se depara com dois rapazes, lindos e especiais a sua forma e deve descobrir qual deles é o número 13.

Vamos falar um pouco sobre a Suzy. Bom, apesar de uma amiga leal, carinhosa, responsável.. Esta mocinha me irritou um pouco, em muitos momentos pressionou a Rebeca por causa da profecia, de forma um tanto quanto desnecessária. Também se mostrou um pouco dura demais. Mesmo em momentos onde a amiga tinha dúvidas, Suzy costumava ser irredutível, acredito que pensando estar fazendo o que é melhor para Rebeca, mas de uma forma que de certa forma atrapalhou, ou não, depende do ponto de vista.

Essa leitura me ganhou desde o começo, quando percebi que a autora queria passar uma mensagem de fé, sabemos que nos dias de hoje, as pessoas tem se tornado um pouco mais céticas, mas milagres acontecem! Nas pequenas coisas, você precisa querer ver.

E antes de mais nada, é uma mensagem de amor, a busca pelo amor.. romântica incorrigível que sou, acredito que assim como acompanhei nesta leitura, o amor pode acontecer quando menos se espera, e a pessoa certa pode estar bem diante dos seus olhos.

Hoje dia 13, decidi compartilhar minhas impressões sobre o livro TREZE, não apenas pelo número em comum, mas porque esse foi o dia em que celebrei o amor diante de Deus e dos homens, me casando c meu melhor amigo e por isso que amo histórias de romance, porque mesmo a nossa forma, elas acontecem!

Um super beijo ❤

site: https://www.instagram.com/duquesaliteraria/?hl=pt-br