Feiticeiro do Norte

Feiticeiro do Norte John Flanagan

Resenhas - The Sorcerer of the north

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 15/10/2018

Bom, mas confuso.
Nesse livro temos um salto temporal em relação ao antecessor, no 4 Will ainda era um adolescente, enquanto aqui ele já é um arqueiro independente, sendo mandado para sua primeira missão de renome, que consiste em investigar alguns boatos quanto a um possível feiticeiro do Norte.
Para começar, eu achei esse passagem de tempo muito abrupta, não sei se realmente gostei disso, as 50 primeiras páginas são só uma introdução de como está a vida de Will, agora que não é mais aprendiz de Halt e admito que foram um tanto tediosas, justificáveis, claro, mas tediosas.
As coisas começam a ficar um pouco mais interessantes quando ele é mandado para essa missão em questão e começa a conviver em outras vilas. Assim, o vilão foi deveras previsível, bati os olhos na página em que ele aparecia e já deduzi, mas da mesma forma, é uma leitura legal, me entreteve bastante especialmente no final. Estava pensando até em abandonar a série quando comecei a ler e fiquei desinteressada, porém, com esse final simplesmente não posso, tenho que comprar o 6.
Will continua o mesmo garoto de antes, apenas mais maduro, Halt mal aparece, mas sua presença sempre é deleitável, Crowley esteve muito caricato na maioria de suas aparições, temos uma presença de Alyss, a garota do mesmo orfanato do Will que foi para a diplomacia e eu gostei bastante dela, não é como a princesa Cassandra, mas é uma personagem interessante também. E Horace só aparece no finalzinho em um epílogo que dá ainda mais vontade de ler o próximo livro!
Resumindo, não é o melhor da serie, acho que mesmo se eu lê-la até o final, nenhum vai superar o primeiro, no entanto, esse quinto volume tem o seu valor e merece ser lido.

site: https://meowbookblog.com/

Tamirez | @resenhandosonhos 21/08/2018

RANGERS #5: O Feiticeiro do Norte
No último livro vimos mais um arco se fechar e nossos personagens encontrarem desfecho para o problema central que os cercava. Essa parece ser a fórmula do autor, não estender um problema por mais de dois livros, e aproveitá-los para, através de histórias diferentes mas que se interligam, nos mostrar mais a mais facetas sobre seu mundo e povo.

Aqui já temos um Will formado. Ele não é mais o aprendiz de Halt e está recebendo sua primeira atribuição oficial, como Arqueiro responsável pelo feudo de Seacliff. Junto com isso veio todas as orientações de que, apesar de olhar pelo feudo, sua devoção deve ser com a Ordem e com o Rei. Ele entende que não deve se aproximar demais das pessoas do castelo e precisa manter todo o mistério que repousa nos arqueiros.

Will é um personagem encantador desde o primeiro livro e aqui não foi diferente. Enquanto ele está seguro sobre suas habilidades como jamais o vimos antes, ele se vê questionado pela corte do Rei sobre sua idade, pois não possui o mesmo ar autoritário de um arqueiro mais velho. Sua cabeça fica no vai e vem entre achar engraçado e se sentir ofendido. Além disso, tudo é novo pra ele, e ele vai ter que se habituar a essa nova realidade.

“Mais acostumada a estar perto de arqueiros do que a maioria das pessoas, gostou do que viu no rapaz.”

Mas a história fica pouco nesse ponto e logo já teremos o jovem arrastado de seu feudo para uma nova aventura. Apesar das criaturas aqui apresentadas, como os orcs, a magia nunca foi algo trabalhado verdadeiramente, e tanto Will como Halt não acreditam em feitiçaria. E é baseado no ceticismo que esse segundo manda nosso protagonista investigar os boatos que rondam Macindaw.

O legal desse plot é que Will não vai como arqueiro, e sim como outra coisa, que vai desafiá-lo em um outro nível. É super engraçado ver toda a sua “preparação” e de como ele duela em sua mente sobre essas outras capacidades que ele vai ter que mostrar.

Porém, mesmo ele sendo nosso protagonista, quem ganha os olhares mais atenciosos nesse livro é a cadelinha que Will encontra em seu caminho para Seacliff. Apesar de um leve desconforto de Puxão no começo, ele também logo se afeiçoou a ela, e a personagem canina já ganhou sua importância na trama com truques e alertas. Outra personagem que eu adorei ver aqui foi Alyss. Ela dá um pouco mais de vida à Will, faz parecer ao leitor que ele é mais profundo do que somente o que é nos passado através das páginas, e isso é muito bacana. Ambos possuem sentimentos que coexistem com seus deveres e há naturalidade nisso, sem exageros.

E, por mais que a história pudesse caminhar para se encerrar aqui mesmo, no final se desenvolvem mais coisas que estendem a trama mais um pouco e, portanto, só teremos o desfecho do que vimos em Feiticeiro do Norte no próximo volume, Cerco a Macindaw.

A escrita do autor é super fluída e essa é uma história muito rápida de ler. Apesar do tom mais juvenil, o autor não simplifica a trama e sim sua forma de contá-la, deixando a narrativa leve. Pra mim que leio vários livros por mês e encaro umas fantasias mais pesadas, Rangers tem sido uma ótima opção para intercalar com esses outros livros.

Em Feiticeiro do Norte somos apresentados a um novo elemento e a um protagonista bem mais maduro. Will não é apenas mais um aprendiz, ele agora é um Arqueiro e sabe muito bem a responsabilidade que carrega. Aqui podemos ver o quanto ele tem confiança em si e no que aprendeu sem de tornar arrogante. E já estou bem curiosa pra saber o que mais John Flanagan inventou nessa história para nos prender por mais tantos livros que ainda faltam. E agora, depois de 5 livros, já posso entender porque tanta gente adora essa trama.

site: http://resenhandosonhos.com/rangers-5-feiticeiro-do-norte-john-flanagan/

Bruce 19/02/2018

Esta obra inicia um novo arco trazendo conceitos antes não trabalhados e e personagens mais maduros. Mesmo assim ainda mantem a leveza dos livros anteriores, garantindo uma boa leitura.

Paullinha 30/04/2017

Rangers A ordem dos Arqueiros – O Feiticeiro do Norte
Após vários anos se dedicando ao treinamento de arqueiro, Will enfim termina o seu treinamento e se torna um membro da ordem.
Will está em sua primeira missão no reino de Seacliff e para sua supressa recebe uma visita inesperada, sua amiga Alyss que é uma mensageira do reino. Alyss informa ao arqueiro sobre os mistérios e a doença que assola o castelo de Macindaw, o povo está aterrorizado com os boatos que circulam no reino, que o um terrível feiticeiro retornou a Mancidaw.
Nosso arqueiro recebe a árdua tarefa de se infiltrar no reino e descobrir os mistérios que envolve a doença do senhor e sobre os boatos sobre o assustador Guerreiro da Noite.
Ao chegar no Castelo, Will começa a se questionar se há uma explicação racional para os acontecimentos que acontecem na floresta e no castelo....
Feitiçaria?
Will em seu disfarce, descobre que sua missão e muito mais complicada do que imaginava . No que pode confiar e em quem confiar. Will terá que usar todo o seu treinamento e inteligência para enfrentar os desafios e situações que irá se deparar na sua busca pela verdade.

multiversonews 07/11/2016

Resenha — Rangers: Ordem dos Arqueiros – Feiticeiro do Norte
Heeeeeeeey Arqueiros da Terra-2 !

Ainda estamos na maratona Rangers – Ordem dos arqueiros, e este livro é muito épico! Com voces… Feiticeiro do Norte !

Sinopse do Skoob: Will terminou seu aprendizado, finalmente se tornou um arqueiro e tem uma tarefa difícil pela frente. Ele fica sabendo que o senhor do castelo de Macindaw, lorde Syron, está com uma doença grave e misteriosa e deve descobrir quem é o responsável pelo mal do soberano. Só que para isso o rapaz vai ter que passar pela floresta Grimsdell, que é assombrada por vozes sinistras e pelo cruel Guerreiro da Noite. Será que Will consegue enfrentar tantos perigos, contando apenas com suas habilidades e sua inteligência?

TUDO DANDO ÉPICAMENTE ERRADO.. OU NÃO?

Finalmente… Will vira um arqueiro! E como todos tiveram que lidar ele foi designado para um feudo do reino de Araulen. Mas acabou parando em uma missão exclusiva sobre o castelo de Macindaw. Ele teve que virar espião se disfarçando de trovador e descobrir tudo sobre o que anda acontecendo de estranho lá.

Mas eis que ele descobre que simplesmente há um feiticeiro a solta matando os lideres de Macindaw. Mas que raios de feiticeiro é esse? Ele vai a floresta de Grimsdell que parece ter vida própria e tem muitos mistérios. Tantos mistérios que deixa Will assustado.

Mas ele se surpreende mesmo é com a ajuda do contato que ele tem apoio. Que também esta disfarçado.. Alyss ! Sim, ela mesma. Ela demonstra toda inteligência sagaz de diplomata para Will e o aconselha muito bem quando ele descobre rastros na floresta que prova truques grandiosos para assustar quem chega na floresta. Mas ele tem que lidar com algo mais urgente…

Ele simplesmente descobre que o cara que ele achava que era o vilão do castelo na verdade era o mocinho e o mocinho o grande vilão. Desse jeito eles tem que fugir procurando uma maneira de reverter a situação e coincidentemente ele tem que ir para dentro da floresta. Para pedir ajuda para o próprio feiticeiro do norte. Mas Alyss foi capturada…

site: http://multiversonews.com/review-rangers-ordem-dos-arqueiros/

Nathi 09/06/2015

Achei bem morninho esse volume...
Após voltar a Araluen e se recuperar das intensas aventuras dos volumes três e quatro, no quinto volume de Rangers – Ordem dos Arqueiros (John Flanagan), Feiticeiro do Norte, Will está formado como Arqueiro. Ele recebe seu cordão de Folha de Prata e parte para o Norte do país em sua primeira missão solo.

Will vai como trovador para o feudo de Norgate, a procura de um feiticeiro, que anda assombrando o Norte e que é o principal suspeito de envenenar lorde Syron no tal feudo.
Contaremos nesse livro com uma maior participação da Alyss, antiga ‘amiga’ de Will, e Horace aparece para ajudar também. Halt e Gilan aparecem muito pouco, o que é uma peninha, pois amo Halt.

Então Halt e seus amigos vão tentar desvendar durante a história os truques do feiticeiro Malkallam, e qual a participação do filho de lorde Syron, Orman, em sua doença. Uma coisa legal do livro, é que aborda o assunto de preconceito e exclusão.

Eu não gostei muito da história, é bem parada em comparação aos outros volumes. Mas não é ruim, continuarei a ler com certeza para ver o desfecho dessa história, que seguirá no próximo volume.

site: feitico-literario.blogspot.com
Thiago 09/06/2015minha estante
sabe quantos livros são essa serie ?

Nathi 09/06/2015minha estante
São 10 volumes e tem três adicionais: dois lançados e está para sair mais um.

Venturini 07/04/2015

A nova aventura: A Independência
Se tem um titulo que cairia bem com esse novo Rangers, é esse: A nova aventura: A Independência pois é nesse livro que se começa uma nova aventura que vai ter continuação nos próximos livros. E por "A Independência", por que nesse livro Will finalmente consegue sua Folha de Carvalho de Prata, que dá a ele o titulo de arqueiro formado. Agora Will não é mais aprendiz de Halt, e ele já parte para sua primeira tarefa oficial como um arqueiro formado. A principio me falaram que o livro era bem parado, e é mesmo, mas sua leitura desenvolve bastante e os acontecimentos passam bem rápidos, o que faz a leitura não ser tão ruim e enjoativa, muito pelo contrario, o livro é bem divertido e gostoso de se ler (só que é bem parado). Agora só me resta ler o próximo para saber como vai terminar essa ótima aventura.

Ramos 29/12/2012

Como os outros livros do Rangers, essa quinto livro segue com as coisas um pouco mais leve do que as grandes aventuras dos livros anteriores. Mais ainda assim John Flanagan (autor) enriqueceu o livro com sua imaginação inigualável.
Após Will ter selado um tratado de paz entre a Escandinávia e Araluen. Ele recebe o titulo de Arqueiro oficialmente, deixando para traz o seu aprendizado e se formando como tal. Sua primeira missão e substituir um arqueiro ja aposentado do feudo de Seacliff, onde se depara com um ou dois problemas ocasionais, como consequencia Will acaba salvando Seacliff de um massacre em massa. Logo apos, o mistério ressurgi com uma antiga conhecida do arqueiro, Alyss, a linda e jovem loira alta, que seduziu os olhos do Arqueiro, logo no primeiro livro, sendo assim ela lhe passa uma missão de Urgência. Então da-se inicio a uma serie de investigaçoes, onde Will se disfarça como um trovador(artista/musico) tocando muito bem a sua bandola e realizando shows em tavernas. Seguindo para Macindaw onde ele conheci o seu senhor do feudo, o ocupante temporario do trono de Lorde Syrion, Ommar. Macindaw nao era um feudo alegre, pelo contrario, ele era perturbado pelo que a floresta Grindsell acobertava na escuridao, o que todos temiam era o retorno de Makallan, o feiticeiro do norte.

Elvis Alves 01/12/2012

Novas aventuras
Agora que Will já se tornou um arqueiro de "Carvalho de Prata", sua vida começa a ser mais difícil. Primeiramente ela acaba tendo de ir para outra região e de lá a principal aventura do livro surge. Indo para o Norte, Will acaba mudando seu estilo de vida e precisa enfrentar a desconfiança, a insegurança, o medo e outros empecilhos que surgem através da história. Junto de Puxão, ele acaba tendo uma nova companhia que pelo visto vai segui-lo pelo resto da vida. Esse novo livro é praticamente a primeira parte de uma grande aventura. Como sempre, após ler a primeira página é impossível parar de ler sem ficar pensando no próximo capítulo. Quem ler O "Feiticeiro do Norte", obviamente vai ficar ansioso por "Cerco a Macindaw".

Alverus 25/09/2012

Evolução
Na minha opinião, o melhor livro da série. Ao contrário dos outros, Feiticeiro do Norte é cheio de tramoias, reviravoltas e surpresas. A leitura é envolvente e os acontecimentos são perfeitamente sequenciados. A evolução do jovem Will para o formado Will é extremamente visível e óbvia, ao mesmo tempo que é sutil. Evolução de personagens é algo difícil de se realizar, mas nesse caso o autor conseguiu fazê-la com perfeição. Recomendo.

Iva 09/04/2012

Quinto livro da série, o inicio de uma nova etapa! Will agora está mais velho (maduro) e precisa tomar suas próprias decisões.

Will terminou seu aprendizado como Arqueiro e agora é responsável por seu próprio território (um relativamente pacífico, aliás). Will recebe um chamado de Halt para realizar uma missão muito importante. Ele deve ir para o castelo Macindaw e descobrir se os rumores de que há feiticeiros agindo naquela região é verdadeira.

Nada de Horace e Evanlyn nessa história (ou pelo menos nesse livro). Halt tem uma aparição breve. A história gira mais ao redor de Will e Alyss.

Gostei MUITO de algumas atitudes inusitadas tomadas por Will. Há algumas partes muito cômicas nesse livro. A trama é interessante, mas confesso que logo depois de explicada a história do castelo Macindaw, eu já sabia quem era o vilão e (mais ou menos) o que estava acontecendo na floresta Grimsdell.

Digão Livros 14/02/2012

Até aqui, de todos, foi o que menos gostei. Não queo livro seja ruim, mas é que a série é ótima, e me tornei mais exigente em função disso..rs..

Esse livro é mais cerebral, como menos ação e mais incógnitas.

Por ser infanto juvenil, passa uma mensagem muito boa, que é a de que nem sempre o que é belo é bom, e o que é feio é mal. Passa a mensagem de que não devemos nos levar pela aparência, nem pela popularidade de alguém, para julgá-la, e de que temos que ter tolerância com as dificuldades do próximo. Nesse aspecto, o livro é muito bom.

Os anos se passaram e Will agora é um arqueiro. Não mais um garota, mas agora um homem, Will é levado é designado para tomar conta de um lugarejo isolado e tranquilo de Araluen.

Após resolver um problema de difícil solução, com pespircácia e engenhosidade, Will é chamado para uma missão na longíqua Norgate, pequeno e estratégico condado no extremo norte, do reino, onde coisas estranhas estavam acontecendo.

Acostumado a lidar com brutamontes, guerras, e batalhas, Will viu-se a frente de um novo desafio, onde elementos como magia, superstição, e o obscuro eram amplamente utilizados para aterrorizar a população.

Nessa drama, Will contrasta o perfil introspectivo do arqueiro, com o extrovertido de seu disfarce, contando com o apoio da jovem, esbelta e também seu pequeno romance, Alyss.

Trata-se de um episódio cheio de suspenses, enigmas e disfarces, que se desenrrola até o livro seguinte. Mais detalhes podem atrapalhar o prazer da sua leitura.

Mas é um ótimo livro!!
Jessica 18/05/2012minha estante
Concordo com você, de todos os que eu li, esse foi o que menos gostei. Mas eu sugiro, para as pessoas que terminaram de ler o livro 4 agora, que leia o 7º primeiro depois volte nesse.

AmadosLivros 06/12/2011

Blog Amados Livros: