Laços de família

Laços de família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

Eveba 28/01/2024

Clarice Lispector é uma mulher singular
Uns me atingiram profundamente e outros pouco entendi do que se tratavam, todos os contos desse livro tratam do cotidiano que é interrompido por uma descoberta, uma fascinação, um reconhecimento amargo, uma aceitação dos dias que passaram. São incríveis.

Meus três contos favoritos foram:

Devaneio e embriaguez duma rapariga.
"Sua sensibilidade incomodava sem ser dolorosa, como uma unha quebrada. E se quisessem podia permitir-se o luxo de se tornar ainda mais sensível, ainda podia ir mais adiante: porque era protegida por uma situação, protegida como toda a gente que atingiu uma posição na vida. Como uma pessoa a quem lhe impedem de ter sua desgraça."

O amor.
"No fundo, Ana sempre tivera necessidade de sentir a raiz firme das coisas. E isso um lar perplexamente. Por caminhos tortos, viera a cair num destino de mulher, com a surpresa de nele caber como se o tivesse inventado."

"Mesmo as coisas que existiam antes do acontecimento estavam agora de sobreaviso, tinham um ar mais hostil, perecível... O mundo se tornara de novo um mal-estar."

O crime do professor de matemática.
"[...] Minha ferocidade e a tua não deveriam se trocar por doçura: era isso o que pouco a pouco me ensinavas, e era isto também que estava se tornando pesado. Não está me pedindo nada, me pedia demais. De ti mesmo, exigias que fosses um cão. De mim, exigias que eu fosse um homem. E eu, disfarçava como podia."

"Agora estou bem certo de que não fui eu que teve um cão. Foste tu que tiveste uma pessoa. Mas possuíste uma pessoa tão poderosa que podia escolher: e então te abandonou. Com alívio abandonou-te."

Natasha.Louredo 26/01/2024

Em "Laços de Família", Clarice Lispector aborda a solidão, a morte, a rotina e as falhas na comunicação com aqueles próximos a nós. A leitura é envolvente, o vocabulário refinado, tornando o livro impressionante desde o primeiro conto, revelando-se como uma obra onírica e intensa.

Os personagens, comuns e muitas vezes oprimidos pelo contexto familiar e social, como no matrimônio e na maternidade, ganham vida nas páginas. Exemplos incluem uma portuguesa entediada com seu papel de esposa e mãe em "Devaneio e Embriaguez duma Rapariga", Ana, uma mulher casada com uma vida pacata e dois filhos em "Amor", e Laura, que hesita ao enviar um buquê de rosas e reflete profundamente sobre esse gesto em "A Imitação da Rosa".

Em resumo, "Laços de Família" é uma obra poderosa que oferece uma entrada envolvente para aqueles que ainda não exploraram o universo literário de Clarice Lispector. Para os que já o fizeram, este livro se mostra indispensável para aprofundar a admiração por essa genial escritora.

Gabriel.Olivel 25/01/2024

?Laços de Família?
Mais uma leitura louca da Clarice, que
como toda leitura louca da Clarice, é muito boa. Por mais que seja um livro curto, não é uma leitura rápida e bem confusa. É necessário se atentar aos detalhes, me perdi várias vezes enquanto lia e ficava com a mente conturbada de uma certa forma.
?[?]é que a mãe, apertando uma criança, dava-lhe esta prisão de amor que se abateria para sempre sobre o futuro do homem.? - pensei que esse trecho de certa forma poderia se transformar em uma pergunta também ?é que a mãe, apertando uma criança, dava-lhe esta prisão de amor que se abateria para sempre sobre o futuro do homem??.

Anne 24/01/2024

"Sua mão pequena e forte, sua corrente de vida"
Livro genial, é sempre bom ler Clarice e ter vários devaneios, meus contos favoritos foram: amor, uma galinha, a imitação de rosa e os laços de família.

eduarda2470 18/01/2024

Laços de família
Pra mim, ler alguma obra da Clarice é sempre se aventurar e forçar a ler algo diferente... gosto da sutileza em que ela representa as famílias e o que acontece em quase toda família brasileira.

Josue 18/01/2024

Primeira leitura oficial de Clarice (apesar de ja ter lido alguns contos aleatoriamente durante a vida). Gostei muito e acho surreal a percepção dessa mulher sobre tanta coisa, como nos contos Feliz Aniversário e Amor, por exemplo.

Hugo Hilst 17/01/2024

Bonito
Ia fazer uma resenhona mas estava ficando tosca e etc etc.
Eu gosto mais da Clarice romancista do que a contista, mas esse livro me surpreendeu. Diferentemente de "Felicidade Clandestina" que apresenta um punhado de contos incríveis diluídos entre vários medíocres, "Laços de Família" é bem mais consistente. Aqui, Clarice não tenta propor nada revolucionário, não há muitas reviravoltas nas histórias ou complexos fluxos de consciência, fala das emoções dos personagens em relação aos outros. E ela faz isso muito bem!!
Minha memória não está muito boa então já não lembro da maioria dos enredos mas os melhores contos são: "O Búfalo", "O Crime do Professor de Matemática", "Preciosidade", "Laços de Família", e "A Imitação da Rosa".

Eliane406 16/01/2024

O arrebatamento
?O lançamento de Laços de Família, marca o retorno de Clarice as letras, depois de 10 anos sem escrever, dedicados a acompanhar o marido e cuidar da família, ela retorna após a sua separação e começa a escrever novamente, este livro é de 1960.
?Os textos de Clarice apresentam uma ilusória facilidade, diante da escrita simples e cotidiana, nesses 13 contos ela se volta para a vida doméstica, animais, plantas, objetos domésticos, situações do cotidiano com uma frequência de intenso lirismo.
Não se engane, em poucas páginas você será arrebatado para esse mundo insólito de Clarice, em que cada detalhe é exposto em sua profundidade e homogeinidade com o ambiente.
A sensibilidade pequeno -burguesa é colocada a mostra, com a sua tensão nas representações de poder, os personagens se debatem nas cadeiras da violência latente que podem acontecer no círculo doméstico, os elos parentais e familiares pode ser ao mesmo tempo de afeto e aprisionamento.
A cada conto um sentimento é desperto.
O meu preferido é "Amor", e "Uma Galinha", eu usei como trabalho final no meu curso de Contação de Histórias.

bardo 15/01/2024

A despeito de ser provavelmente uma de suas coletâneas de contos mais conhecidas essa não me parece ser a melhor obra para começar a ler Clarice. Em comparação o Felicidade Clandestina apresenta uma Clarice muito mais acessível e que não vai assustar o leitor num primeiro contato.
Aqui à semelhança do que ocorre com quem lê o primeiro romance temos uma Clarice mais crua, mais hermética, que recorre mais a subterfúgios. Em mais de um conto o leitor vai terminar a leitura se perguntando afinal o que leu.
Cabe ressaltar também um certo anacronismo, que se sente principalmente no conto A Menor Mulher do Mundo, que pode soar bem indigesto, é preciso ter em mente a época em que o conto foi escrito, para não mal interpretar o que Clarice quer dizer. Ainda dentro desse espírito o papel da mulher nesses primeiros contos talvez pareça para alguns um tanto limitado. Novamente é preciso se ater ao tempo histórico.
Por mais que a obra de Clarice seja transgressora em muitos aspectos, a forma como ela entendia os papeis feminino e masculino pode soar um tanto antiquada para o leitor de hoje. Ao mesmo tempo esses papéis não se prendem exatamente aos gêneros e sim a ideia de polaridades. Aqui nem tanto, mas em outras obras percebemos a autora “invertendo” essa dinâmica de poder.
Temos aqui uma das mais importantes obras de Clarice, mas que será melhor compreendida pelo leitor já habituado a escrita Clareciana, que já tenha alguma noção de suas simbologias e de sua mística particular. Apesar disso dos contos aqui contidos destacam-se: Uma Galinha, Imitação da Rosa, Feliz Aniversário, A Menor Mulher do Mundo, Preciosidade, Os Laços de Família e O Crime do Professor de Matemática.

Impressões dos contos:

Devaneio e Embriaguez Duma Rapariga
📚📚📚
Um primeiro conto estranho, demora um pouco para se entender o que está acontecendo, se é que se pode dizer que algo externo de fato acontece. Ainda assim Clarice consegue com poucas linhas nos envolver e nos fazer se interessar pela sua protagonista

Amor
📚📚📚📚
Impressiona a capacidade de Clarice de falar tanto com tão pouco, a despeito da estranheza do detonador da epifania, o que ela descreve é identificável a quase todo mundo.

Uma Galinha
📚📚📚📚
Provavelmente um dos contos mais conhecidos e inesperados de Clarice. Com mais camadas do que deixa parecer, a julgar pelo final abrupto e inesperado."

A Imitação da Rosa
📚📚📚📚📚
Talvez um dos contos mais perturbadores do livro, cheio de entrelinhas ao falar ao mesmo tempo de uma doença mental e da perfeição impossível.

Feliz Aniversário
📚📚📚📚
Impressiona a forma cruel e absolutamente precisa com que Clarice escancara o rancor e o ressentimento das relações familiares, bem como o medo e o horror da velhice.

A Menor Mulher do Mundo
📚📚📚📚
Num conto que provavelmente é lido com certo desconforto hoje em dia, Clarice da conta de descrever o profundo incômodo da diferença por meio do absurdo.

O Jantar
📚📚📚📚
Um pequeno conto onde a autora se propõe a nos mostrar o exercício que fazemos ao tentar decifrar os enigmas alheios por suas expressões e os julgamentos que fazemos equivocados ou não.

Preciosidade
📚📚📚📚
Um conto estranho e perturbador, sobre a perda da inocência. A ambiguidade porém lhe dá traços mais sombrios do que os talvez pretendidos pela autora.

Os Laços de Família
📚📚📚📚📚
Mais um conto onde interessam mais as entrelinhas do que o que é dito, a maneira como a autora capta as minúcias da relação familiar. Os complexos amor e ódio entrelaçados.

Começos de Uma Fortuna
📚📚📚
Um conto que meio que retoma o tema do Preciosidade mas agora sob a ótica de um rapaz e o dilema de deixar a infância.

Mistério Em São Cristóvão
📚📚📚📚
Algo que chama a atenção nos contos de Clarice é o não diretamente dito, o que talvez deixe algum leitor frustrado, principalmente numa leitura rápida e desatenta.

O Crime do Professor de Matemática
📚📚📚📚
Mais um conto estranho, cheio de entrelinhas e coisas não ditas, ao mesmo tempo aqui e ali verdade sendo lançadas pra o leitor pensar.

O Búfalo
📚📚📚📚
E encerrando a coletânea temos um conto simbólico, um tanto exasperante na sua beleza aparentemente ausente de significado.

Nescaw 15/01/2024

Como esse livro é dividido em pequenas histórias diferentes, eu posso dizer que gostei de algumas e outras não. Talvez eu só não consegui entender o que estava acontecendo (eu não senti). Foi meu primeiro contato com Clarisse Lispector e sim, é uma escrita simples mas complicada. Você só entende quando lê. Mas em resumo, algumas histórias eu pude sentir e absorver o que Clarisse colocou no papel.

Edu Carvalho 14/01/2024

Simplesmente, Clarice!
Não tem muito o que dizer desse livro! São contos de uma das maiores escritoras que já existiu. Sou suspeito a falar de Clarice, há um amor platônico de minha parte! Apenas leiam, saboreiem esses escritos!

Isabelle.Prall 13/01/2024

Uma leitura agradável, são vários contos cada um traz para o leitor uma sensação diferente. porem devido a escrita extremamente formal é mais complicadinho de ler