A Casa da Beleza

A Casa da Beleza Melba Escobar

Resenhas - A Casa da beleza

Karini.Couto 10/05/2024

A Casa da Beleza apresenta uma trama ambientada no luxuoso salão de beleza de Bogotá, onde segredos obscuros permeiam a vida das elites.

Karen é uma esteticista talentosa, que entre sessões de depilação e massagens, acaba se tornando confidente de suas ricas e poderosas clientes e descobrindo segredos que podem valer muito dinheiro e prejudicar diversos figurões da cidade. Ela se vê involuntariamente envolvida em um complexo enredo após a morte de uma adolescente, que esteve em sua cabine um dia antes de aparecer morta. Sendo considerada testemunha-chave do assassinato, por ter sido a última pessoa a ver a menina com vida.

Assim o mistério se abre, expondo as entranhas da corrupção e da injustiça que assolam a sociedade colombiana regada à sexo, drogas e que tem como protagonistas o alto escalão do governo e do narcotráfico colombiano.

Para quem ama finais felizes, não leia essa obra, pois esse não é o papel dela. A trama nos traz uma mulher preta que luta para sobreviver, tendo que fazer escolhas difíceis, como ir para outra cidade, deixando seu filho aos cuidados da avó, para assim, em sua ignorância conceder ao seu filho algo melhor na vida. Por vezes a obra nos choca ou revolta, mas é inegável o quanto a escrita é muito bem pontuada, já que os sentimentos conflitantes saltam às páginas.

A obra nos propõe à refletir sobre assuntos relevantes, trazendo diversos questionamentos em meio à uma investigação em uma rede de intrigas bem elaborada. O ponto de vista de Claire, uma cliente da Casa da Beleza e que está sempre de olho em Karen, além de diversos outros pontos de vista, o que nos proporciona uma visão ampla da trama, movimentando a obra entre o passado e presente e assim dando voz aos fatos que levam a cada situação que nos é apresentada.

E o final? Não vai te deixar feliz e nem satisfeito, mas sem dúvida, mais realista que isso, impossível! O crime principal da obra vai ser solucionado, mas como já vinhamos dizendo, as pessoas envolvidas são poderosas, e tal qual é na vida, muitas vezes o poder, posição social e classe também confere impunidade.

Muitos pontos de reflexão dessa obra são muito atuais e vale conferir a leitura.

Por Emi e Ka

site: https://instagram.com/alempaginas

Iza 08/05/2024

Bom.................
A escrita é gostosa de ler, apesar de ter temáticas pesadas (e em alguns momentos confesso ter me perdido de onde estava) detalhada e instigante, te deixa ansiosa pra saber o quê vai acontecer. Uma obra distinta, que por muitos vai ser incompreendida, mas por muitos deve ser lida.

Maih Lima 29/04/2024

" Eu vejo o medo como se fosse uma mancha escura no seu olhar. Você carrega o medo. Dá para ver nos gritos que escapam, na risadinha nervosa, nesse tique de tirar o cabelo do rosto."

O livro tem uma narrativa envolvente, super fluida e viciante. É um thriller que  faz um retrato da sociedade colombiana, passando pelo panorama político, cultural e, claro, socioeconômico.

21/04/2024

Queria ter gostado mais
Eu realmente queria muito ter gostado mais dessa leitura, pois há muito conteúdo interessante aqui, mas infelizmente muitas falhas me incomodaram.
Apesar de abordar temas de absoluta relevância, especialmente para nós, mulheres, tudo fica muito superficial. Além disso, o fim deixa muitas pontas soltas e parece ter sido escrito às pressas. Também me incomodou bastante o fato de não conseguir identificar de que personagem era a voz de cada capítulo. Muitas vezes só dava pra entender mais pra frente, daí algumas coisas tinham que ser relembradas. As personagens serem tratadas por alcunhas diferentes, ora pelo nome, ora pelo sobrenome, me deixou confusa também.
Senti que a autora quis explorar tantas questões críticas da sociedade que acabou se perdendo no meio disso.. o que é uma pena, pois o potencial é absurdo.

Helô 18/04/2024

É...
Esse livro se propõe muitas coisas, mas acaba fazendo todas elas de maneira bem superficial.
Iniciei a leitura empolgada (principalmente pelo hype atual) esperando um thriller empolgante, mas... As personagens são desagradáveis e imparciais (não consegui criar um vínculo real com nenhuma delas) e o número de gatilhos desse livro é tão grande que parei de ler várias vezes tamanha a náusea que se apoderou de mim.
As trocas de narrador deixam a leitura confusa, várias linhas da história nunca são aprofundadas e o livro termina com tanta ponta solta (e um plot twist beeeeem preguiçoso) que sinceramente? Talvez merecesse uma nota 1 e não 2.
Em contrapartida, os capítulos são bem curtos fluídos (fora gatilhos) e a leitura é fácil. Dá pra se entreter com, mas jamais recomendaria a leitura: não gostei mesmo.

Renata 18/04/2024

Que história horrível
A escrita é boa, o livro é mt fácil de ler mas a história é deplorável, simplesmente horrível. Não deixa de retratar o que mt provavelmente deve acontecer aos montes mas não me agradou a amargura dos acontecimentos e de alguns personagens

Taís 16/04/2024

Promete muito, entrega pouco.
Esse livro tem uma premissa excelente, e toca pontos bem relevantes (padrao de beleza, racismo, como o crime organizado esta imbricado com a política, prostituição, transtornos psicológicos, etc), mas achei que a condução da história do meio para o final fica mto ruim, mto superficial, como se quisesse apenas por um ponto final. Acho que a história poderia ter sido melhor explorada, fico com a impressão de que foi tudo mto superficial.

Manu5 15/04/2024

Esse livro acima de tudo é sobre uma mulher que faz literalmente de tudo pra poder ter seu filho junto, de uma mãe solo, de uma mulher que é humilhada, ofendida pela cor de pele, que é questionada por alisar o cabelo, que vive em um lugar bem violento pq é onde dá pra pagar, é quantas e quantas mães, e mulheres não passam por isso diariamente?! Os assassinatos nesse livro fica mais de lado, porém dá metade pro final a gente tem o desfecho dessas mortes, eu não gostei do final da personagem por isso não dei 5 estrelas, mais é uma narrativa muito envolvente, bem escrita, ótima ambientação.

Raiane.moraes 15/04/2024

Muito BOM!
"Você verá: as clientes podem ter dinheiro, algumas têm muitíssimo dinheiro, mas quase sempre são tremendamente inseguras quanto à sua feminilidade. Todas nós temos medo, e, à medida que começamos a envelhecer, esse medo aumenta."

A casa da Beleza

A obra nos apresenta Karen, uma mulher de meia idade que vive em busca de dar o melhor dessa vida para seu filho, que mora em Bogotá. Alcançando um de seus objetivos que era trabalhar na Casa da Beleza, um salão altamente luxuoso em sua cidade. Nossa protagonista, além de promover a beleza das mulheres que à procuram, ela também se torna uma confidente. Porém é aqui que tudo começa a ficar mais complicado em sua vida.

"A idade tem seu preço"

E em um dia fatídico, uma adolescente é encontrada morta, e Karen teve a infelicidade de ser a última pessoa a ter contato com ela, e a partir daí sua vida se torna uma verdadeiro caos. Pois ela decide ir ao velório da menina, o que a deixa extremamente abalada e querendo saber os motivos pelos quais a levaram estar naquela situação, sendo tão nova e tendo uma vida inteira pela frente.

Karen então começa a perceber, que por trás de todo essa tragédia, à violência e corrupção que fazem a nossa protagonista se questionar em vários momentos, e ocultar várias coisas dos familiares da moça.
O que me deu um pouco de ranço de Karen, pois eu estava esperando muito que ela contasse a mãe da menina o que sabia, porém entendi que Karen vivia em constante medo de tudo o que a rodeava.

"Eu vejo o medo como se fosse uma mancha escura no seu olhar. Você carrega o medo. Dá para ver nos gritos que escapam, na risadinha nervosa, nesse tique de tirar o cabelo do rosto."

O livro tem uma narrativa envolvente, super fluida e viciante. Foi uma experiência única ler esse thriller, perfeitamente bem escrito!

Resenhas Horizon 09/04/2024

Infelizmente foi uma decepção pra mim, não entendi nem 50% da história, senti que muitas coisas ficaram sem desenvolvimento e tentaram ser compensadas com uma escrita que tenta fazer floreios e gerar frases para serem grifadas, além de ter muitos personagens e você quase nunca entender de quem a autora tá falando

Karen.Caetano 05/04/2024

Se você está esperando um final feliz, não leia esse livro.
Acompanhar tudo o que Karen passou foi um processo doloroso. Ela é uma mulher preta e mãe solo que precisou deixar o filho com a avó e foi trabalhar em outra cidade pra dar uma vida melhor para o filho.
E o que me deixou abismada foi a influência de uma pessoa em vários segmentos e como essa influência pode ou não destruir a vida de alguém.

Ellie 03/04/2024

Poder
Eram muitos gatilhos mas não foram bem aproveitados. Ficou confuso saber, às vezes, quem era o personagem da vez. Final corrido e frustrante.

Gomor 02/04/2024

História triste. Corrupção, prostituição, drogas envolvem uma jovem colombiana que trabalha na Casa da Beleza. Gostei da leitura embora, por vezes, fiquei um pouco confusa com a personagem que está agindo naquele momento ou com nomes que vão surgindo.