Saga: Volume Oito

Saga: Volume Oito Brian K. Vaughan

Resenhas -

Bruno Henrique 06/04/2024

Um volume sem os cliffhangers finais mas bem mais constante que os volumes anteriores. Excelente. Saga é um classico
Rodrigo.Macedo 06/04/2024minha estante
É bom demais mesmo

bardo 27/08/2022

Após os terríveis eventos do último volume, aqui temos uma acomodação das coisas, ainda assim temos a discussão sobre temas interessantes como a diversidade, luto, a relação com o diferente. Ainda impressiona como os autores intercalam temas profundos com cenas que soam bizarras e perturbadoras.

wesDN 10/04/2022

Um volume que nos deixa bastante emocionado no decorrer da história que Alana, Marko e Hazel, após as consequências do final do último volume. Temos alguns vislumbres do passado do Querer, além de ao decorrer da história os caminhos dos personagens vão se juntando, nos deixando curiosos, e nos perguntando o que irá acontecer agora.
Apesar do assunto aborto está bastante presente nesse volume, gostaria de um aprofundamento maior.

wesDN 10/04/2022

O ápice de emoção de Saga

lexsouza 01/04/2021

Volume 8
Penúltima edição publicada no Brasil. A improvável família e seus aliados cada vez mais próximos da liberdade?

Jaqueline 21/01/2021

A difícil missão de dizer adeus
Saga vem nos preparando desde cedo para a perda repentina de personagens queridos, porém não nos preparou para o momento da despedida. Até agora, nos afeiçoamos aos personagens e só depois tivemos que lidar com a morte deles, mas neste volume temos uma virada: nós sabemos que um personagem está morto, só não estamos prontos para o adeus. O mérito deste volume vai para a forma sutil e até mesmo delicada com que a despedida é retratada. Um tema difícil, ainda mais quando envolve crianças tendo que lidar com a perda.

Da mesma forma, Saga mantém sua qualidade ao tratar temas polêmicos de forma plausível e não desrespeitosa. O autor não bate o martelo para o que acha certo ou errado, ele abre uma discussão sobre o que as personagens pensam sobre o assunto. Inclusive, é sempre importante lembrar que as personagens têm fortes características humanas e por isso são suscetíveis a erros, mau julgamento, mudanças de opinião e assim por diante. A situação aqui não poderia ser diferente: discutir sobre o aborto. E quanto a isso, Marko e Alana tem os seus momentos de reflexão e interação a fim de tomarem decisões sobre o futuro deles.

Por outro lado, o núcleo do The Will continua me desagradando. O caminho dele em Saga ainda não está claro para mim, mas confesso que estou curiosa para saber o destino do personagem...

De forma geral, foi um volume que retomou a qualidade que havia sido perdida (na minha opinião) nos volumes anteriores. O ritmo, embora lento, necessita ser assim por causa dos temas complexos com que a história está relacionada e já nos dá uma ideia do que podemos esperar no próximo volume: provavelmente um desfecho cheio de sentimentos envolvidos.