Dom Casmurro

Dom Casmurro Stephenie Meyer
Machado de Assis

Resenhas -

JAlia372 20/05/2024

Sinceramente é um livro comum.
Não sei porque tem tanta fama, achei sem sal e muito sem graça, nada de mais.

beatriz 19/05/2024

Por ser um livro clássico, achei que a leitura ia ser chata, arrastada e que ia ser difícil de ler, porém a leitura foi fluída e ótima, é genial a metalinguagem nele, o jeito que ele interage o tempo todo com o leitor, simplesmente incrível

Livioks 19/05/2024

Nunca pensei que fosse conseguir ler e ainda gostar de um clássico! Achei que o livro prende bem a atenção do leitor até o final para chegar a conclusão se Capitu traiu ou não Bentinho.
Na minha opinião, Capitu não traiu Bentinho.

Asylleb 18/05/2024

Dom Casmurro
Muito bom! Uma das obras mais famosas de Machado de Assis e um dos clássicos da literatura brasileira, acabei demorando um pouco mais para ler por ter uma escrita mais "formal" podemos dizer. ?
Inclusive, em minha opinião Capitu não traiu o Bentinho, ele que era um louco obsessivo!
Recomendo! ?

hyunjinsbsgf 17/05/2024

Realmente mt bom e profundo, não é como certos livros daquela época que deturpavam a imagem da mulher, mas Capitu é uma mulher incrível e forte! acho que esse é o melhor ponto...e lógico, Capitu traiu ou não Bentinho?

Evelyn333 16/05/2024

Obra prima da literatura brasileira
Acompanhamos a vida de Bento Santiago, que conta sua história em primeira pessoa, relatando os dias de sua juventude até o momento em que escreve o livro.
Bentinho conta sobre suas vivências da juventude, a vida no seminário e o romance com Capitu que desencadeia nele um ciúmes absurdo que acaba sendo a trama central do livro.
Obra que rende estudos e debates até os dias atuais, questiona a fidelidade de Capitu e as questões psicológicas de Bentinho.
Ao meu ver ela não traiu ele, o ciúmes era doentio e acabou com o relacionamento, mas a obra é tão bem escrita que você questiona a ambiguidade da história, e cada pessoa acaba interpretando de uma forma diferente.

Matheus656 15/05/2024

Clássico nacional! Machado de Assis é um dos melhores do mundo. Para quem gosta dos grandes clássicos, esse é um.

Clara 14/05/2024

Traiu ou não traiu?
Primeiramente, o bentinho não parece bater bem da cabeça, logo, as paranoias dele são muito duvidosas, e isso piora, pois o livro é todo narrado por ele, então não sei o que é real ou invenção. Entretanto, tive certeza que ele não era muito certo quando ele achava que tinha uma fada falando que ele seria feliz, quando na verdade era o próprio bentinho falando isso.

gabi :) 14/05/2024

Traiu ou não traiu?
O maior questionamento da literatura brasileira até os dias atuais. será que capitu realmente é essa mulher descrita por bentinho? uma mulher capaz de trair seu marido com o melhor amigo dele? ou bentinho, na realidade, é só um homem extremamente ciumento, que por tanto medo de perder sua esposa, desejada por ele durante tanto tempo, acabou criando paranóias na sua cabeça?
acho que nunca teremos a resposta para essa pergunta, mas muito além do suposto adultério cometido por capitu, dom casmurro é uma grande obra que traz reflexões sociais e culturais sobre a sociedade do século XIX.
a leitura vale muito a pena!

Annabelle.Dias 12/05/2024

Não foi meu livro favorito do Machado, mas ainda assim é muito bom. Acho que existem muitos outros temas pra se tratar nesse livro além do "traiu ou não traiu?". Em minha humilde opinião, creio que não, só existe aqui a visão do Bentinho, então não dá pra afimar se Capitu realmente traiu.

Isaabelatt 08/05/2024

Obl
Nao tenho palavras para descrever o quao eu gosto de Dom Casmurro.
Essa foi a segunda vez em que eu li este livro, e da mesma forma como da primeira, considero esse livro muito muito muito bom.

Jorge 08/05/2024

Dom Casmurro (Machado de Assis)
Dom Casmurro é uma obra complexa que merece ser lida mais de uma vez.
Apesar de ter gostado muito do livro, sinto que não absorvi toda sua complexidade. É um livro que me lembra o ritmo de telenovelas, a escrita de Machado de Assis não foi tão complicada quanto pensei que seria. Ele traz personagens marcantes para o mundo literário, mas principalmente Capitu, que até hoje ainda é lembrada por diversos leitores, não tenho uma opinião formulada sobre ela ter traído ou não Bentinho, mas interpreto ele como um homem obsessivo por ela. Enfim, é um livro maravilhoso que trata dos tempos de mocidade e traição.
NOTA 4

Alicia 07/05/2024

Achei que seria bem pior...
A maior parte das informações que recebi acerca desse livro é que ele é difícil, entediante. Não concordo. Eu gosto da morbidez do autor. Gosto das reflexões que ele propõe, que sempre são coerentes com a narrativa. Gosto da construção de personagens. Gosto do fato do final não ser explícito. A única coisa que me desagrada são algumas referências excêntricas feitas pelo autor, mas de resto , um excelente livro!!!