A Guerra do Lobo

A Guerra do Lobo Bernard Cornwell

Resenhas - A Guerra do Lobo

Velho Vesgo 22/05/2024

Como sempre, excelente
Nesta etapa Uhtred já está velho, mas ainda possui uma alma jovem e suas habilidades ainda estão em pleno vapor.
Chegando ao final da saga, vejo que as histórias vem melhorando um pouco, o que me deixou mais aliviado, visto que Corwell sempre foi e é um excelente contador de histórias.

skuser02844 22/01/2024

A Luta dos Vikings
Um pouco mais do mesmo, porém com algumas mudanças que não deixam a leitura entediante. A políticagem dos reis, dos religiosos e líderes continuam, o vício por guerra de Uhtred também continua o mesmo, ele vê motivos em tudo para guerrear.

O ponto forte nesse livro é que a guerra principal, dessa vez, é entre os vikings e não envolve reis e suas políticas nem envolve os padres e suas ambições.

O grande drama é que não conseguia ver Uhtred vencer essa guerra, as páginas já estavam quase no final do livro e eu não via uma solução plausível para o protagonista se dar bem, mas fui impressionado e me agradei de como o autor B. Cornwell conseguiu essa façanha final.

Trindade 01/11/2023

Vingança boa é a rápida
Eu esperei 7 livros para ver o tio usurpador morrer, em algum ponto até tinha esquecido dele. Mas a vingança contra o Sköll rápida e limpa foi bem mais satisfatória

denis.caldas 27/10/2023

Intrigas estatais e eclesiásticas
Interessante acompanhar a história da formação do Reino Unido, assim como o avanço da Igreja Católica sobre os pagãos. O nosso querido herói e pagão sempre nos faz pensar e rir, preso em suas crendices e promessas, mas com uma ética superior aos autoproclamados éticos cristãos, que não respeitam mas exigem respeito. Pena que ele está envelhecendo, mas essa é a realidade da vida, e tomara que ele aguente o baque!

Sparr 28/09/2023

Por mais Uhtreds no mundo...
Algumas pessoas reclamando da fórmula do senhor Bernard Cornwell de fazer a história quebrar-se no tempo, mas eu simplesmente adorei o que ele fez neste volume.
Ele não apenas mostra a lentidão com que as coisas se desenrolavam no Reino de Wessex, como bem mostrou o quanto Eduardo e sua corja eram completamente filhos da p#t@ em suas conduções de aliança e jogos para manter o trono e o sonho da nação unificada. Para além disso, Bernard usa Uhtred para mostrar o quanto os noruegueses, guiados pela promessa de prestígio, reputação e riquezas, estavam dispostos a derrubar reis e passarem por cima dos seus iguais.
A narrativa mostra como a consolidação da fé cristã por meio da guerra, acabou por fazer um grande apagamento dos costumes e ritos pagãos. Ele também mostrou que o homem obrigado a abandonar suas crenças, reza a Jesus na cara de seu senhor, mas beija o martelo de Tor e pede proteção a Odin em seu coração. Ele apresenta a expertise religiosa do sincretismo para fazer os mais jovens acreditarem no Deus Cristão. Os mais humildes, aqueles para quem seguir ordens é questão de sobrevivência, abandonavam suas antigas percepções para serem abraçados nessa nova ideologia, por medo e por sobrevivência. Isso me deu até embrulho no estômago, mas as coisas são o que são.
Sobre Uhtred, vi um senhor da guerra mais cansado, mais emotivo, mais feroz e temível, também mais esperto e contido. Chorei com ele em alguns momentos, torci por ele em tantos outros e o vi ser usado pelos deuses, nas mãos hábeis do senhor Bernard.
Fiquei muito satisfeita com a construção desse arco. A história é o que é, tal qual o destino. Nem sempre satisfará a todos. Como eu abraço o que me vem, adorei passar por essa fase do lobo.

dieizon 29/07/2023

Nesse 11 livro vemos uther enganado pelos seus inimigos e atraído para fora de sua fortaleza onde um novo inimigo ameaça a notumbria

Alê Guimarães 20/07/2023

Não perde o vigor
11o livro da saga de Uthred e da Inglaterra, o livro de Cornwell mantém a força com batalhas empolgantes e viris, que nos colocam nas paredes de escudo e sentindo o gosto das lutas. Excelente.

Oscar.Valeriano 27/06/2023

Os gritos de guerra eram altos. Corvos e águias
Estavam ávidos pela carne dos cadáveres. A terra tremia.
Homens arremessavam suas lanças afiadas com limas,
Flechas eram disparadas, escudos atingidos pelas espadas.
Amarga foi a arremetida...
(Cap 11)

Uhtred, aos 60 anos ainda não há paz em sua vida, novas ameaças surgem, do sul o rei Eduardo, deseja o norte, para unificar todas terras saxãs, a Nortumbria ultimo bastião dinamarques, onde o Rei Sigtryggr, genro de Uhtred comanda, a oeste surge Sköll um norueguês que se denomina rei de Cumberland, com seus guerreiros lobos os úlfhéðnar.
Será a luta dos lobos de Sköll com o Lobo de Beddanburg