Ponti

Ponti Sharlene Teo

Resenhas - Ponti

@bookss505 03/08/2021

Gostei muito da experiência desse livro por ele fugir do enredo que sempre se passa na america ou europa. Visualizar Cingapura, a cultura, as lendas, os costumes foi uma experiência que quero ter mais vezes.
A leitura em si é tranquila e linear, as personagens tem caracteristicas e vivencias muito fortes.
Um livro melancólico e com reflexões sobre como vivemos nossas vidas e como carregamos amarguras e arrependimentos.

Hanna 21/08/2021

Bom, apesar de poucas estrelas, eu gostei? Essas estrelas são exclusivamente porque esse não é meu estilo de livro favorito.
A leitura foi variando entre envolvente e tediosa para mim, cheguei a me sensibilizar com a Szu e com a Amisa.
Fala bastante sobre relações familiares e entendi que mostra o reflexo de traumas pessoais nessas relações. Achei um pouco pesado, uma clima meio ruim durante o livro todo? Eu gostaria de um final um pouco mais desenvolvido, queria saber mais da Szu e etc, e, apesar de não precisar explicitar né, fiquei curiosa com o teor do encontro que vai rolar?
Agora, algo que é curioso, é a fixação da autora por cocô, várias vezes tem alguém cagando ou sei lá hsuahaua. Enfim, é isso

Kleber 16/11/2021

Ponti: Três histórias entrelaçadas e envolventes
Após um período consideravelmente longo de ressaca literária, concluo uma leitura, e o livro responsável por me tirar desse torpor foi Ponti, excelente obra de uma escritora cingapurense que muito me envolveu nesses últimos dias.

As personagens que protagonizam essa história são todas mulheres: a atriz frustrada Amisa, sua filha Szu e a colega de escola (e também única amiga) Circe. A narrativa vai se dividindo entre os três pontos de vista, mostrando o quão complexas são as personagens, apresentando os dramas e as infelicidades de cada uma, sempre com descrições muito cruas e até mesmo selvagens, guturais.

É interessante acompanhar as histórias de vida das três protagonistas, e apesar de todos os infortúnios aos quais elas passaram, é reconfortante enxergar um final esperançoso como o que é apresentado. Uma conclusão cheia de possibilidades, e que mostra como a vida é mais complicada do que geralmente parece.

Ponti é mais do que uma história sobrenatural, é mais do que uma narrativa sobre uma atriz que não alcançou o sucesso, é mais do que a história de uma garota que se vê rejeitada tanto pelo pai quanto pela mãe, é mais do que uma amizade turbulenta de duas adolescentes que estão começando a viver e a entender o mundo em que vivem. Mas também é sobre tudo isso.
Luiza 20/11/2021minha estante
Muito boa a resenha! Aconteceu o mesmo comigo.

Kleber 20/11/2021minha estante
Muito obrigado, Luiza! Esse livro foi uma grata surpresa. Admito que tinha comprado apenas por estar com um preço muito bom na época (10 reais), mas a história realmente me surpreendeu, e de maneira muito positiva.

Dinha 04/06/2021

Um clickbait literário...
A premissa do livro é muito interessante e o seu aspecto sobrenatural foi o que, pessoalmente, me atraiu. As personagens são bem construídas e sua descrição é de uma vividez e coerência admirável. A divisão de capítulos por pontos de vista também facilita a leitura e a imersão nos personagens.

Algo que me decepcionou, por outro lado, foi a falta de conexão do que é prometido na premissa com o desenrolar da história. O que nós é dito passa a ser um pequeno ponto de ligação para outros enredos que pouco ou nada tem de sobrenatural.

Além disso, o desenrolar possui algumas pontas soltas que não são resolvidas e dificultam a entender o porquê são sequer citadas.

Livro interessante a primeira vista e com personagens bem escritos, mas com a narrativa confusa e desconexa. Recomendo para quem gostaria de conhecer um pouco mais da cultura de Cingapura.

Ju Rocha 08/04/2022

Achei a leitura pouco fluida e cansativa em alguns momentos. Não consegui me apegar a Amisa e nem a Circe, muito menos a Szu. A história é parada porém não é de todo ruim.

Aline221 30/09/2021

Comprei só pela capa e amei
O livro é ambientado na Singapura, em 3 momentos diferentes da história, a Amisa que se passa nos anos 70, SZU nos anos 2003 e Circe nos anos 2020.
E qual a relação dessas três personagens? Circe e única e melhor amiga de SZU, que é filha de Amisa, porém o mais incrível da obra, é que a história de 2003 explica o porque Circe não é mais amiga da SZU em 2020, e as histórias que se passa nos anos 70 justifica a relação que Amisa tem com sua filha.
Emfim... A historia das 3 gira em torno do filme PONTI, que foi um filme de fracasso dos anos 70 estrelado pela Amisa, que fazia o papel de uma Pontianak, que é um monstro folclórico malaio, que se alimenta de homens para manter sua aparência linda.

Luiza 20/11/2021

Gostei!! De vdd, é um tipo de livro que gosto. Intimista. E é divertido entrar em um país que ouço pouco falar.

danda 12/06/2021

Comecei devagar,mas depois peguei gosto.
Não gostei do final,ficou aberto..
Mas a narrativa tem oque gosto muito nos livros:narrativa entre presente e passado,e sob visão de vários personagens.

David 29/05/2020

Três mulheres, uma mãe, uma filha e sua amiga.
Relacionamentos quebrados, relacionamentos complicados. A vida dura, a expectativa que nunca é conquistada.

A história se passa em três momentos em Cingapura:
No ano de 1970 o narrador conta a história de Amisia uma atriz de um filme de terror onde a personagem que ela interpreta é uma pontianak uma criatura canibal da mitologia Malaia.
Apesar de muito bela o livro relata sua luta de sobrevivência e vivência de suas piores e melhores experiências.

No ano de 2003 os fatos são narrados por Szu, filha de Amisia. Essa jovem conta seus conflitos internos. Principalmente o de não herdar a beleza da mãe e as tristezas que ela tem que encarar entre elas a indiferença da mãe e o abandono do pai e tantas outras coisas que a fazem ficar totalmente deprimida em meio a juventude.

No ano de 2020 os fatos são narrados por Circe que é a melhor amiga de Szu, ou pelo menos era antes de tudo isso acontecer.

Uma história simples, com um enredo de uma cultura totalmente diferente esse livro pra mim falou profundamente sobre as nossas expectativas e muito mais sobre amizades.
Que a vida é feita de seus melhores momentos e também dos piores.
As oportunidades que lhe aparecem tem dois pesos, o lado bom e o lado ruim.
E sobre amizades, às vezes tem certas amizades que é melhor nem ter.

site: https://www.instagram.com/p/BytfjpFHC6I/

Rosângela Martins 07/05/2022

[?] Mas sei que é mentira. Porque todo mundo tem arrependimentos. E todo mundo se pergunta como o tempo pode passar tão rápido. (p.196)

Mylla 29/06/2020

A história contemporânea de 3 personagens passada em Cingapura se mesclam revelando relacionamentos relações tóxicas e conflituosas de amizade e de mãe e filha. Um livro interessante e único que mostra a perspectiva de cada uma sobre as suas tragédias.

Ana Paula 26/10/2021

O livro é sobre relacionamentos. Sobre o relacionamento de Szu com Amisa, sua mãe, sobre a relação de Szu com Circe, sua amiga, de Circe com seus pais, de Szu com sua tia... Mas sobretudo da mãe e da filha, e de Szu e Circe. É um livro complicado de se ler, achei um pouco chato também, confesso que comprei pela capa e pelo preço, porque estava em promoção na Amazon. Essa é a verdade. Um beijo.

Mai 14/06/2021

Contemporâneo, cômico e desesperador
O dia que comprei esse livro, lembro de me ter forçado a buscar leituras que fossem me tirar da zona de conforto. Achei a capa dele muito bonita e gostei que o livro tinha a ver com um mito popular.

A leitura atendeu minhas expectativas. Começou a me tirar da zona de conforto pois a história tinha como contexto a cidade de Cingapura. Tem uma parte que personagem reclama de usar máscara por causa da qualidade do ar, e eu me identifiquei em pleno 2021 usando máscara por causa da pandemia covid-19

Além disso a história me fez ficar no modo rindo de nervoso o tempo todo, já que os aspectos mais "cômicos" era os problemas do dia a dia que vemos muito por aí. É uma leitura bem forte, fala sobre a vida e as relações de mãe/filha e amizade.

A maneira como a autora descreve a adolescência e realidade das 3 personagens mulheres torna a leitura bem interessante, ela escreve sem nenhuma delicadeza ou tentativa de amenizar os fatos do dia a dia. O desespero surge ao saber que na vida real é assim ou pior.

Uma das personagens tem como contexto o ano de 2020, fiquei pensando se a história se encaixaria no cenário de desespero que vivemos nesse ano com estouro a pandemia e isolamento social. ( A Circe ia pirar)

Sarah 10/04/2019

Ponti
Ponti foi o sétimo livro do Intrínsecos e o primeiro que me decepcionou. Claro que eu sabia que em algum momento isso aconteceria, afinal, estou me expondo a ler coisas fora da minha zona de conforto e escolhidas por pessoas que não me conhecem. Mas, pelo que pude ver até o momento, acho que não agradou ninguém.
O que eu achei interessante no livro foi o fato de ele ser ambientado em Cingapura, algo pouco corriqueiro nos livros que eu leio. Foi muito interessante ouvir falar de lugares diferentes, hábitos, comidas, dialetos e coisas do tipo. Além disso, o livro meio que gira em torno de um filme de terror fictício e sua atriz principal o que me deixou curiosa pra começar a leitura e no início dela.
Porém, o livro acaba sendo super sem graça, daqueles que você acaba e pensa ?o que eu ganhei com isso??. Não senti que a história tinha de fato um objetivo e isso acabou sendo bem frustrante.
Uma das frases ligadas ao livro era ?três mulheres ligadas pelo que nunca disseram? e isso me fez pensar sobre várias coisas antes de começar a leitura, especulando o que poderia ser e, sinceramente, continuo na mesma porque não teve nenhum revelação impactante relacionada a isso, ou a qualquer outra coisa.