A terra inabitável

A terra inabitável David Wallace-Wells

Resenhas - A terra inabitável

Solange 30/05/2024

O futuro chegou e isso não é bom
Se tivesse lido esse livro há 30 dias o chamaria de alarmista. Mas vivemos no Brasil a maior enchente já vista no RS e ontem, 29/05/2024, a Índia registrou a temperatura de 52,9 °C!

"O fato de que a mudança climática abarca a tudo e a todos significa que estamos todos em seu caminho e que devemos todos compartilhar a responsabilidade, para não compartilhar o sofrimento"
"É preciso apenas olhar para as escolhas que fazemos, coletivamente, e coletivamente estamos, no presente momento, optando por destruí-lo."

Gisele567 08/04/2024

A terra inabitável
Uma história do fim do mundo, a obra narra a devastação que nós mesmos causamos para a nossa casa, o planeta terra. O futuro próximo possivelmente afetado pelo aquecimento global e o que já está acontecendo que transforma a terra em um planeta inabitável.

augusilveira 08/02/2024

Terra em ebulição
As mudanças climáticas já são uma realidade. O que ainda não nos demos conta é a gravidade com que elas ocorrem. A ameaça é real e não se refletirá somente nas temperaturas globais, mas também na nossa forma de viver. Enquanto as previsões mais alarmantes falam em aquecimento, derretimento de geleiras, aumento no nível dos oceanos, há efeitos que ainda nem sabemos ao certo as consequências.

David Wallace-Wells traz dados assustadores a respeito do tema e apresenta questões que não são de conhecimento geral, como o agravamento da situação da fome, a incidência de doenças, desertificação, extinção de espécies, aumento de catástrofes…

Infelizmente o livro de quase 400 páginas poderia ter sido escrito em 100. Isso porque ele se limita a alarmar e trazer dados que pouco representam para aqueles que não estudam a fundo essa área. A gente termina a leitura com aquela sensação de “e agora? O que eu faço com tudo isso?” além da certeza do colapso humano. Faltou explorar mais as possíveis alternativas para lidar com a situação.
edu basílio 08/02/2024minha estante
obrigado por partilhar sua experiência com esse livro, gus.
eu estava ansioso por "ouvi-lo", por saber que essa é sua área de formação e de atuação. eu também gostaria de saber se você poderia, por favor, me indicar um livro dessa temática que você, como especialista, considera bom e que seja voltado para o público amplo/leigo (meu caso) :-) abraços!

augusilveira 08/02/2024minha estante
Obrigado por ler Edu!
Gosto muito do ?A história das coisas? da Annie Leonard. Ele traz uma realidade mais dos EUA, mas é bem válido para as questões ambientais como um todo :)

edu basílio 08/02/2024minha estante
muito obrigado ? anotada sua recomendação ?

@eu_rafaelfa 04/01/2024

Frustante
De que as coisas vão de mal a pior todos já sabem, e quem não sabe, com a leitura deste livro fica-se sabendo. Aqui é onde fica minha principal crítica, se você já sabe do contexto ecológico arruinado, nada aqui é novidade. Entretanto vale a leitura.

Andre 16/12/2023

Sobre a proximidade do fim do mundo
As mudanças climáticas globais e todas as catástrofes climáticas são uma dura realidade tratada de forma às vezes fatalista, às vezes inevitável, às vezes incongruente por David Wallace-Wells no seu A Terra Inabitável. Sua proposta é não somente apresentar dados, mas discutir a irrazoabilidade com que estamos lidando com as consequências de tudo o que viemos fazendo com o clima e o planeta ao longo dos últimos séculos.
No entanto, em muitos momentos, o autor se perde em devaneios que tornam o texto prolixo e de difícil compreensão, especialmente se o leitor não é um iniciado no tema.
Significa que não vale a leitura? Claro que vale!

JAssica.Marrero 29/05/2023

Grande alerta para o futuro catastrófico que nós, humanos, estamos construindo com nossas atitudes, muitas vezes impensáveis e automatizadas.

Tamara Octaviano 14/01/2023

?A Terra Inabitável? é um livro difícil por reunir relatos e dados sobre o futuro do planeta. Não é leitura pra diversão... Mas é uma obra super necessária. Não é distante o aquecimento global, é a realidade já sendo vivida em muitos lugares.

Marcel 23/12/2022

É praticamente impossível ler esse livro e não se sentir mal depois.
Ele nos mostra o caminho nefasto que o mundo está tomando em razão das más ações da humanidade. Um caminho que muitos não enxergam, por estarem mais preocupados com a economia (embora essa também seja fatalmente golpeada pelas mudanças climáticas). Fora isso o autor ainda nos faz refletir sobre a visão que temos de um possível apocalipse ambiental.
Há também uma breve passagem sobre o governo Bolsonaro ("Quanto estrago uma só pessoa consegue causar ao planeta?"), que afinal negou as mudanças climáticas e ainda intensificou o desmatamento, e isso é extremamente perigoso para o futuro das gerações seguintes. O ser humano quer ter filhos, muitas vezes até cobra que seus semelhantes também tenham, mas é incapaz de garantir um futuro melhor para eles. Mas as mudanças no clima já começaram, e o autor já declarou em uma entrevista que "só o medo pode acordar as pessoas."

Artur.Navarro 29/10/2022

Um reflexão iminente
Um livro para dar um tapa na cara da sociedade e mostrar com fatos o futuro de nosso planeta e sociedade. Um futuro onde o seres humanos não farão mais parte deste planeta.

Natalia 28/09/2022

Um toque de realismo...
Fiz esta leitura a partir de uma indicação feita em um dos livros do autor Krenak, e o conteúdo deste livro traz mais realismo e crítica quanto à vertente "sustentável" que tanto amamos consumir, mas que bem profundamente é mais comercial do que ambiental de fato. É uma leitura fácil e bem esclarecedora.

Coruja 04/11/2021

Esse livro me chamou a atenção pelo título, que é uma daquelas sacadas que te pega numa passada de olho nas estantes da livraria. Ele nasceu como um ensaio para a revista New York, publicado em julho de 2017. Para quem lê em inglês, é possível ver a íntegra de forma gratuita e ter uma boa ideia dos argumentos do autor. O livro, contudo, não apenas expande o artigo, como traz uma rica bibliografia. Pelo conteúdo e pela coleção de notícias e outras obras de estudo, A Terra Inabitável é um bom volume de referência para se ter a mão.

Trata-se de uma não ficção sobre a questão do aquecimento global, mas poderia ser lido como uma história de terror. Wallace-Wells escreve sem meios termos sobre as consequências do aquecimento global. Sobre o que já está acontecendo, sobre as estimativas do que nos espera no virar da esquina, sobre a irreversibilidade de certas mudanças e sobre como tudo isso é muito mais imediato do que esperamos.

Passei boa parte da leitura sentada na varanda, olhando pela janela e me perguntando o que aconteceria primeiro aqui em Recife: ficaremos todos debaixo d'água ou as ondas de calor cada vez mais violentas tornarão impossível sair de casa em alguns vários momentos do dia? E que outros desastres esperam nosso país - que já estão ocorrendo, com estiagens cada vez mais prolongadas provocando crises de abastecimento de água, energia, alimentos; desertificação de áreas antes extremamente produtivas; períodos de queimadas mais duradouros e intensos.

Ele não entra a fundo nas evidências científicas, e nem apresenta sugestões de como podemos fazer "a nossa parte" - mesmo porque, à altura que nos encontramos, soluções que tenham impacto real dependem de atitudes concretas dos governos. Minha maior crítica, contudo, fica ao fato de que ele foca muito nas ações e omissões americanas. É compreensível, considerando seu público alvo inicial, mas considerando o trabalho de expansão do artigo, podia haver uma pesquisa mais global. O Brasil até é mencionado - de forma vergonhosa para nós, claro - e na parte das previsões, ele não restringe nacionalidades ao tratar da catástrofe que nos espera, mas não há como negar que o resto do mundo é meio que segundo plano na obra.

Em compensação, a forma sem rodeios com que Wallace-Wells fala em perdas e custos, numa linguagem crua, com números de mercado, causa impacto. É curioso pensar que ele meio que usa como credencial ser não um especialista, ativista ambiental ou coisa parecida; mas alguém que se beneficia com as regras do capitalismo, que come carne e não abre mão de seu carro - que pode falar e se identificar com o homem médio, que costuma estar muito distante do debate sobre o aquecimento global, achando que não tem nada a ver com sua vida e sua geração.

Seja como for, é um bom livro para leigos, para compreender em termos práticos as consequências de viver em um planeta que está se aquecendo, quem já está pagando essa conta, e a urgência nas ações para conter a escalada da temperatura em tempos de mudanças climáticas.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/11/a-terra-inabitavel-uma-historia-do.html

Lucy 31/10/2021

Citações
Demorei para terminar este livro, não por ser um livro ruim. É um livro terrível com sua maneira , sua proposta, assustar e denunciar é um pouco do que faz.

Gostei bastante da organização e do capítulo sobre as artes e literatura. As citações são muito interessantes e se formos atrás de todas precisará que tenhamos uma organização e tempo de pesquisa.

No mais, acho que a gente vai morrer. (Tudum) ?

Renan.PAres 18/10/2021

Um livro devastador, em todos os aspectos, por justamente tratar a realidade do nosso mundo por conta das mudanças climáticas crescentes com o passar do tempo. Quanto mais emissões de gases tóxicos, mais o mundo é destruído, o terror desse livro é maior que todos, porque nesse será real se a humanidade não fazer nada. Recomendo ler, para dar um choque de realidade sobre a destruição que o mundo se encaminha.

amandinha 04/10/2021

Expectativas altas ultrapassadas
Que leitura, não imaginava ser tão bem feita e tão bem pensada. Os primeiros capítulos são pesados, foi onde mais demorei para progredir na leitura; me custou passar rápido por toda a descrição dos principais fatores colaborativos para a futura terra inabitável. Os capítulos seguintes pra mim foram a cereja no bolo, análise sócio-política sobre as tendências de como iremos reagir como povo, o que prevalecerá ou qual será a solução, etc.

Muito feliz com o fim desse ciclo, feliz por ter descoberto o livro por puro acaso e me sinto muito mais esclarecida do que posso fazer como mera cidadã. Não me entenda mal, é um livro pra quem está disposto a ver um futuro sem esperanças e colher as lições para lutar da forma que acredita possível. Não é um livro pra qualquer um, é pra quem busca conhecimento, saber o que significa o futuro como espécie.

André 20/08/2021

Aquecimento global
O livro mostra uma visão do que a humanidade pode passar devido ao aquecimento global, o autor mostra possíveis impactos na política, no clima, na agricultura, etc. Achei muito interessante e um alerta para as consequências que a própria ação humana pode ocasionar no planeta e para a humanidade .