Sonetos

Sonetos William Shakespeare

Resenhas -

caspaeletrica 10/10/2022

9/10: Quem. Está. Aí?
Não tem muito o que dizer, Shakespeare é um gênio mesmo e é um desses que ninguém pode negar ser genial. O que tem para comentar mesmo é sobre esta edição inédita da L&PM. É a minha editora favorita mas ela falhou, podendo ter um apêndice melhor em cada soneto, pois muitos deles eram extraídos de livros e que sem contexto, não significavam nada. Fora isso, é tudo muito bonito e bacana, valendo ainda ressaltar que a tradução feita foi espetacular.

Matheus 28/06/2021

Um pouco decepcionado com a pegada dos poemas, muito embora devo dizer que eu esperava algo mais existencial e cotidiano, em contra partida encontrei poemas de um homem apaixonado e que tenta descrever o amor com palavras, no soneto 116 ele até chega perto de conseguir... É um bom livro...

Sander 03/09/2020

O brilho de Shakespeare nos olhos de Jorge Wanderley.
A obra do bardo inglês ganha um novo brilho na presente edição. Jorge Wanderley faz um trabalho preciosíssimo em contextualizar os sonetos de Shakespeare, incluindo notas explicativas nos poemas e realiza uma tradução ímpar da obra.
Sobre os sonetos em si, eles são de inegável beleza e mostra toda a genialidade do autor na sua construção poética, tanto em questão de figuras de linguagem quanto na forma poética em si.
Fica a recomendação de uma ótima fonte para o leitor que deseja conhecer mais a obra poética de Shakespeare.

Lisa 30/10/2021

Gostei
Queria muito ler os sonetos de Shakespeare, achei ótima essa edição bilíngue dessa editora só achei ruim as páginas serem brancas, de resto foi uma boa leitura.

ricardo 09/01/2023

"Como no palco o ator que é imperfeito
Faz mal o seu papel só por temor,
Ou quem, por ter repleto de ódio o peito
Vê o coração quebrar-se num tremor,

Em mim, por timidez, fica omitido
O rito mais solene da paixão;
E o meu amor eu vejo enfraquecido,
Vergado pela própria dimensão.

Seja meu livro então minha eloqüência,
Arauto mudo do que diz meu peito,
Que implora amor e busca recompensa

Mais que a língua que mais o tenha feito.
Saiba ler o que escreve o amor calado:
Ouvir com os olhos é do amor o fado."

Luisa.Falquer 27/01/2023

Esse foi o meu primeiro contato com Shakespeare e não tenho certeza se comecei pelo livro certo. O que me pareceu a todo momento é que eu estava lendo um monte de textos desconexos sem muito sentido apesar de sua bela escrita.

A apresentação e as notas de rodapé, foram feitas por Jorge Wanderley, que, na minha opinião, não cumpriu de forma clara com o esperado. O contexto e os personagens são explicados de forma muito rasa, fazendo com que você leia o livro todo sem saber de quem ou do que realmente está se tratando. ( pelo menos foi a sensação que tive sendo o primeiro contato com o autor e sem saber nada sobre).
Nas próprias palavras do Jorge, ?Frequentemente se dão versos ambíguos, códigos internos e chaves de leitura sem as quais não se entende com nitidez o que o poeta quer (e as vezes não quer, não pode, não deve) dizer. O uso de muitos sentidos para uma só palavra no mesmo poema, seguindo de uma estrutura sintática?, então creio que isso era inevitável.

No geral, deu pra tirar pequenas reflexões do que eu entendi dos textos e fui tocada algumas vezes por elas e na busca de seus reais significados que creio não ter encontrado ao certo ainda.
Mas talvez essa seja a graça, ter várias perspectivas e conclusões do mesmo texto, acho isso bem enriquecedor inclusive.
É uma leitura desafiadora e bela que exige mais calma e reflexão, recomendo isso aos interessados.
Não foi o meu caso, só não dou uma nota menor em respeito ao grande Shakespeare kkkkkkkk

Maria.Batagin 29/07/2023

Sonetos
Amei ler os sonetos de Willian Shakespeare e a tradução é primorosa ajudando na interpretação dos sonetos.

Coruja 26/12/2019

Há muito que eu estava atrás de um livro que reunisse todos os sonetos de Shakespeare, mas nunca me decidia por qual tradução comprar. Aí a L&PM lançou essa edição e minha angústia acabou: primeiro porque praticamente todas as minhas peças do bardo são em traduções da editora, que gosto muito; segundo porque é um livro de bolso e ocupa menos espaço na minha já abarrotada estante; terceiro, por ser uma edição bilíngue, de forma que mesmo que eu desgostasse dos sonetos traduzidos, ainda teria a versão deles no original.

Traduzir poesia é um desafio muito maior que fazê-lo em prosa. Não se trata apenas de verter literalmente o sentido palavra por palavra, mas de fazer funcionar métrica e ritmo. No meu entender, a tradução de Jorge Wanderley, aqui apresentada, consegue manter sentido e sonoridade. Talvez ainda mais interessante é que muitos dos sonetos têm notas de rodapé explicativas das escolhas de tradução - uma escolha didática que penso muito acertada, porque tanto serve aos curiosos de plantão (eu), como a estudiosos do assunto.

Shakespeare, claro, dispensa apresentações, bem como das polêmicas envolvidas na publicação de seus sonetos - e do triângulo amoroso existente entre Poeta, o Belo Jovem e a Dama Negra. A qualidade dos sonetos varia, do sublime ao prosaico, de acordo com o tema desenvolvido, mas a musicalidade e mesmo o humor (os trocadilhos de Will são sempre imbatíveis) são constantes. Esse é um daqueles livros para ter sempre a mão para consultas ou leituras improvisadas, para exercícios de oratória e murmúrios - fazendo a si mesmo o favor de não lê-lo apenas em silêncio. Poesia foi feita para ser declamada. Tente fazê-lo; leia em voz alta. Seus ouvidos agradecem.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2019/12/o-resumo-da-opera-decada-ainda-nao.html

Lidia 11/12/2023

Uma leitura muito incrível e marcante.
Comecei este livro ano passado e só terminei hoje, mas confesso que estava enrolando pra ler ? não queria que acabasse ?
Queria também parabenizar a L&PM pocket por essas edições fofinhas, eu particularmente amo ??