Ateísmo & Liberdade

Ateísmo & Liberdade André Cancian

Resenhas - Ateísmo & Liberdade

Diego.Schlosser 27/05/2021

Filosofia pura!
Trata-se de uma obra muito didática, onde o autor consegue expor seus argumentos de maneira incrível, sem parcialidade ou falso moralismo.

Ele aborda assuntos polêmicos acerca das religiões, aponta suas contradições e os confronta com a lógica e com a ciência.

Em suma, é uma aula de racionalidade e honestidade intelectual.

Ivan 29/06/2020

Um ótimo suporte para quem já é Ateu
Como é bom ler uma obra de um autor brasileiro de qualidade, que aborda muitos dos sentimentos confusos que todos nós ateus temos, mesmo quando já não mais "acreditamos".
E para quem está trilhando o caminho das descobertas, será bem difícil e cansativo, mas pode ajudar muito na tomada da sua maior decisão, acordar ou não.

Marco.Antonio 22/08/2015

Uma excelente exposição do ateísmo. Cancián nos brinda com argumentos poderosos e uma linguagem até bem acessível (dada a complexidade do tema tratado). Para ateus que queiram fortalecer sua posição e àqueles que desejam compreender o ateísmo e seus argumentos.
Excelente explanação!

Anderson 24/05/2012

Minha conclusão
Um livro muito bom para quem quer conhecer sobre o ateísmo ou pensa que ele é somente a negação da crença em um Deus. No início do livro é apresentado os fundamentos do ateísmo e os argumento a favor e contra a existência de Deus, lógico que os a favor a existência de Deus são refutados. Logo de início é bem visível a distorção que o autor tem sobre a religião, igreja e seguimento a Cristo, tal visão deturpada é bem característico de alguém que tem um conhecimento superficial e que somente procurou conhecer sobre um lado, não sendo assim nada parcial como o autor se descreve ser. Reconheço que algumas perguntas feitas no decorrer do livro colocam os teístas em xeque, não sabemos a resposta, e até argumentos que fazem com que a existência de Deus seja contraditória, mas que não são suficientes e nem motivos para deixar de crer em um Deus. Por acaso, a teoria da evolução tão falada no livro não tem vários pontos que nenhum cientista sabe explicar, que não é possível o entendimento e até pontos que fazem a teoria entrar em contradição? Nem por isso deixa-se de acreditar em tal teoria! O ponto de mais atenção foi sobre o objetivo da vida. É de grande impacto a proposta ateísta de que a vida não possui qualquer sentido ou significado e que ela é apenas um produto de uma sequência de processos aleatórios sem objetivo algum onde hoje, o ser humano é escravo de todos esses processos que ocorreram durante sua evolução e que determinam as suas ações, sentimentos, pensamentos, ideias e tudo o que acontece em nossas cabeças, e que esses pensamentos foram moldados de uma maneira para que o o único objetivo da vida, a reprodução, aconteça, que por sua vez não tem objetivo algum, ou seja, todos os sentimentos que você tem em relação a sua namorada como, carinho, felicidade, paz, querer fazê-la feliz foi a maneira que a evolução criou para que você perpetue a sua espécie e que inclusive dá um grande prêmio para quem conseguir o objetivo, você será recompensado com um grande prazer no momento da consumação. É muito fácil acreditar que somente a evolução, um processo cego e aleatório e sem objetivos, tenha produzido algo tão inteligente em mínimos detalhes como esses que descrevi, por favor, não exijam tanto assim da minha fé! Dentro dessa pequena esfera do ateísmo tudo faz sentido e tudo é racional mas, dizia G. K. Chesterton O homem louco é aquele que perdeu tudo, menos a razão. Olhando somente pelo lado da proposta ateísta, essa se mostra um tanto pessimista e limitada em relação a todo os acontecimentos da vida.
@prazerliterariooficial 05/12/2017minha estante
Mas a maneira como vivemos nos leva à sermos pessimistas. O ateísmo apenas evidencia essa realidade baseada na racionalidade e na concreticidade natural da existência sem precisão de algo além do visível.

RH 22/09/2011

Ateísmo & Liberdade - André Díspore Cancian.

Este livro é daqueles que quando terminamos a leitura temos aquela sensação de realização, de que a verdade... uma verdade lógica e não sentimental, está sendo apresentada página após página.

O que mais me impressionou foi a capacidade de raciocínio do Cancian. Ele soube colocar no papel trechos escritos por outros pensadores/estudiosos em sincronia com o que ele estava argumentando, dando sequencia ao que quis mostrar sem tirar suas conclusões só do que alguma outra pessoa disse.

Tenho a dizer que este livro é esclarecedor para a grande maioria e como um copo de refresco em meio ao deserto para as pessoas que assim como eu sentem-se desidratadas perante os absurdos que são denominados "Verdades universais" e que muitas vezes vem acompanhados dos termos "Divinas" e "Incontestáveis".

Você tem talento com as palavras Cancian, sabe se expressar, espero poder ler mais livros seus além dos 3 já lançados.

Radige Hanna.
@prazerliterariooficial 05/12/2017minha estante
Palavras "ditas" com clareza!