A Mão e a Luva

A Mão e a Luva Machado de Assis

Resenhas - A Mão e a Luva

Cris 09/05/2024

Quando a luva é feita, especialmente, para a mão em questão.
Lançado originalmente em 1874 e em formato de folhetim pelo jornal 'O Globo', ' A mão e a Luva' de Machado de Assis narra a história de Guiomar, uma botafoguense órfã que foi adotada pela madrinha rica e que sonha ascender socialmente. Ao passo que conhecemos a protagonista, o narrador completamente onisciente sobre o enredo nos apresenta a três pretendentes por ela interessados: Estevão, o ex-namorado com pensamentos suicidas e eternamente apaixonado; Jorge, o bon-vivant e primo de consideração da família e Luis Alves, o ambicioso advogado e aspirante a político.
Agora caberá Guiomar escolher o melhor dentre os três, e os atributos para tal escolha, se dará apenas após a leitura, somente assim o leitor poderá julgar a tão ambiciosa escolha de nossa até então heroína...

(...) Sonharás uns amores de romance, quase impossíveis? Digo-lhe que faz mal, que é melhor contentar-se com a realidade; se ela não é brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir.

O conto machadiano pertence à classe do Romantismo, no entanto, apenas um personagem leva a sério o seu designo, é por parte de Estevão as cenas mais romanescas e dramáticas. Afora, todos os demais envolvidos nutrem em si pensamentos, gestos e ações bem egoístas e calculadas que em muito beiram a realidade, infelizmente.

O ponto alto para mim além das críticas agridoces que já são uma característica do Machado, fica por conta do mistério que envolve a escolha romântica de Guiomar, que mesmo não sendo dada a sentimentos pueris, tentou unir o útil ao agradável desde o início. Dizer que gostei de sua escolha seria uma mentira, no entanto, quando penso em todos os fatores que integram a personagem, tiro o meu chapéu e digo que a luva em questão foi feita especialmente para às suas mãos, lógico que não poderia ser de outro modo. O pobre do Estevão que não se mate e encontre um amor à altura. Cof, cof rs.

Por se tratar de um conto, a história é bem fluída e dinâmica apesar de estar falando a respeito de Machado de Assis que é conhecido por escrever clássicos dificílimos de entendimento quando se tem por base sua rebuscada escrita, porém, por experiência própria, posso afirmar que uma vez acostumado com ela, lê-lo é um primor de encher os olhos e o coração. Obviamente os seus livros exigem e muito a atenção de quem se propõe a ler, mas vencido o preconceito e/ou preguiça mostra-se de grande valor e hoje tenho-o como um dos melhores do Brasil e talvez do mundo. E todo o seu talento em conjunto de sua história de vida, me mantém fascinada por ele desde nova. Não que eu seja velha, é claro ihih. ?

Indico o livro a todos, principalmente, àqueles que já venceram o ranço de começar qualquer livro do autor. Esqueça as leituras obrigatórias lá da fase escolar e coloque em mente que ler Machado é atemporal quer você goste ou não. Ele nunca cairá em desuso como algumas de suas muitas palavras, essa é a verdade.
Rayza.Figueiredo 10/05/2024minha estante
falei q esse era bom ?

Cris 10/05/2024minha estante
Eu acordei de madrugada para terminar a leitura hahahah, é bom por demais. ??

Leonardo.Broinizi 24/08/2022

Os traços iniciais de um gênio da literatura
Este é um romance curto, simples, o segundo do ícone da nossa literatura Machado de Assis.
A trama é simples mas muito bem elaborada. Os diálogos, as análises que o narrador faz dos personagens, o próprio diálogo do narrador com o leitor (bem característico das obras machadianas), tudo é feito com elegância, minúcia e esmero.

Indico para quem conhece e para quem quer começar a ler nosso consagrado autor.

gleysonWHO 27/06/2022

Quem fica com o coração de Guiomar?
É aquele tipo de livro que você vai precisar procurar uma ou outra coisinha no dicionário para conseguir seguir a vida em paz (rs), mas isso é um bônus né? Aprendemos palavras novas, ainda que algumas tenham caído em desuso. É um livrinho de pouco mais de 100 páginas e dá para ler num dia, se você tiver o tempo necessário. E vale muito a pena, especialmente para quem gosta de romances.