Sob o Calor do Sertão

Sob o Calor do Sertão Nana Pauvolih

Resenhas - Sob o Calor do Sertão

Sirlei Mendes 13/05/2024

Maravilhoso
Sob o Calor do Sertão é um romance que retrata o encontro de duas pessoas totalmente diferentes: Elisabeth Medeiros, uma socialite carioca, escritora, que resolve visitar o Nordeste para escrever um livro mais realista; e Marcus Lobo, um médico cheio de ideais, que abandonou tudo para viver no sertão da Bahia, lutando contra doenças, fome e miséria.
Para Lisa, é um choque de realidade. Ela vê coisas que nunca pensou existir, não sabe se aguenta uma vida tão longe do conforto com o qual está acostumada. Mas se apaixona loucamente pelo médico bruto, grosso, que enfrenta a todos por um mundo melhor. Um amor que tem tudo para dar errado. Mas que pode mudar a vida de duas pessoas.
Lisa e Marcus precisam deixar seus sentimentos falarem mais alto e decidirem se vale a pena abrir mão de algumas coisas por amor. A paixão entre eles explode, queima, revela segredos, traz dúvidas e mudanças. Em meio à aridez do Sertão nordestino e à corrupção, Marcus e Lisa lutam por justiça e por um amor que tem tudo para dar errado, afinal, pode Lisa abandonar uma vida de luxo para viver de modo tão simples? E que segredos o Doutor guarda para si?

skuser02844 19/04/2024

PERFEIÇÃO
Tudo o que eu amo em um livro. O que é calado e o que parece que saiu de um filme de Disney e vomita arco íris. A escrita é bemm brasileira, bem perfeita e eu amei muito ler um livro que se passa no nosso país e valoriza tanto nossa cultura.
E claro , muito bem escrito. Sem furos de roteiro , te prende do começo ao fim. Hot de qualidade. Desenvolvimento dos personagens de qualidade. E QUE QUÍMICA EM.
EU LERIA ATÉ A LISTA DE COMPRAS DESSA AUTORA.

Claudia Paiva 17/04/2024

Amei...
Gostei demais dessa história... Amei conhecer esse "outro" lado do Nordeste, um lado tão sofrido e foi muito bom e realista a forma como a Nana falou e descreveu a vida difícil que o povo vive e que nós nem mesmo percebemos, mesmo morando no mesmo país... Amei a Lisa e toda a sua simplicidade e compaixão.. o Marcos é um ótimo médico e gostei da forma como ele luta por toda a população tão sofrida, mas não gostei de como ele era cabeça dura e por várias vezes grosseiro com a Lisa, que so queria ajudar...

Karina 08/04/2024

Apaixonante
Eu amo livros que me desligam de tudo e me levam para outro lugar totalmente diferente da minha realidade, mas não apenas de forma narrativa, porém de forma existencial mesmo, como se eu estivesse ali, vivendo a vida dos personagens.. não são todos que conseguem fazer isso comigo, vou dizer que bem poucos. Esse me fez ter essa incrível experiência! Me desloquei para o sertão nordestino e me choquei com tanta falta do básico, tanta pobreza e ao mesmo tempo com tanta amizade, lealdade e amor entre esse povo que tem tão pouco materialmente mas com muita resiliência e generosidade no coração! Não gente.. a Nana não romantizou a vida no Sertão baiano, ela narrou a vida como realmente é!
Uma descrição de detalhes tão perfeita tanto das dificuldades enfrentadas, como a paisagem e costumes desse povo que te coloca ali.
Eu amei a experiência! Amei muito muito o casal! Tanto Marcus mesmo sendo as vezes tão duro e injusto com Lisa, mas entendendo também que para poder lutar pelo mínimo você tem que ter objetividade e até dureza em seu sentir e agir.. mas ao mesmo tempo, quanto altruísmo! Por mais Marcus por esse mundão de Deus!
E Lisa.. maravilhosa... resiliente, forte, humana e leal aos que ama! Foi capaz de abandonar uma vida de luxo e privilégio no Rio após sair de sua bolha e perceber a triste realidade de muitas pessoas nesse Brasil!
Amei amei amei! Favoritado!

Rosangela Soare 26/02/2024

Realidade na veia
Esse livro me levou em vários momentos para o interior da Paraíba, que é de onde vem a minha família com gente humana, humilde, leal, gentil com aqueles que amam, doam o que podem e o que não podem. E aos mesmo tempo me levou para a realidade que vivemos hoje e que sempre existiu e que virou tão normal que não se vê mais impacto quando se é falado, mas que nesse livro me deixou furiosa, revoltada, doente de raiva, afinal política é uma merda no nosso país e é o que causa ainda muitas das desgraças de famílias inteiras por todos os lados, fora o egoísmo e a ganancia. Chorei muito, mas também ri e fiquei apaixonada com as personagens.

Brina 07/01/2024

O mais engraçado dos livros hots que eu leio é que eu sempre exponho minha opinião como "nossa nunca tem uma história por trás é só sexo, sexo, sexo". E esse justamente tem uma crítica social e eu falei cadê o sexo, sexo, sexo. Mas foi divertido ler, Apesar que as cenas hots são bem fraquinhas. ?????

hyocha 28/12/2023

Aiiiii eu amo livros que se passam no BR principalmente aqui no nordeste, a nana entrega nos personagens e nas histórias. ?

Miaeseuslivros 31/07/2023

Um livro de verdades
Que livro incrível, essa história não é apenas um romance quente como o sertão da Bahia, mas uma pequena amostra da tristeza e sofrimento que os moradores deste sertão vivem todos os dias e que nós nunca vemos e fingimos que não enxergamos. Em vários momentos me peguei com lágrimas nos olhos, devido às descrições do sofrimento do povo, que apesar de ser uma ficção, é uma realidade atual em nossa sociedade. E também não posso deixar de mencionar o quanto o Marcus é um personagem lindo, forte, todo trabalho na delícia, mas... teimoso como um jegue do sertão kkkk, e como nossa linda Lisa aguentou muito até conseguir derrubar toda aquela muralha de desconfiança deste homem, e olha a danada aguenta visse, e claro menção honrosa para Maria, personagem forte, com um passado muito sofrido, e mesmo assim nunca perdeu as esperanças, a alegria e a força para lutar pelos seus sonhos e seu povo. Este é um livro gostoso de se admirar, recomendo sua leitura.

Terezinha.Clepf 08/04/2023

INSPIRAÇÃO PARA A VIDA
MINHAS CONSIDERAÇÕES

Lisa, uma mulher determinada, uma escritora que se sente frustrada e sem inspiração, cansada do que escrevia.

Saturada de um noivado que não lhe apetece, resolve seguir seu coração, arriscar e resgatar a sua inspiração com a realidade do Brasil, sendo ela mesma e sem limites.

? "... nunca me aproximei de nada tão diferente da minha vida perfeita. Só que agora eu queria chegar mais perto. Ver, sentir, escrever..."

Diante tal decisão, comprou um trailer e iria dirigir fazendo parada onde tivesse vontade, podendo ver muita coisa e ter mais material para seu livro.

Após alguns percalços chegará na cidade de Robiruna onde conhecerá o médico Marcus Lobo e assim virão muitas emoções...

Marcus, um médico, com um passado de marcas amargas se tornando de certa forma preconceituoso com o estilo e padrão de vida da socialite, tendo muitas resistências com as atitudes de Lisa.

O relacionamento entre Lisa e Marcus será tumultuado mas de intensas emoções e com um hot perfeito.

Como é triste ainda existir em nosso Brasil cidadãos honrados que morrem de fome, de desnutrição e que não tem o mínimo para uma sobrevivência digna...

Peço a Deus que toque o coração dos governantes e que haja pessoas como Lisa e Marcus em nosso mundo real...

Parabéns, Nana Pauvolih, arrasou neste romance!!!

Super indico, minha avaliação:
CINCO ESTRELAS

Geovana 02/10/2021

Uma surpresa!!
Tudo que eu precisava, me tirou de uma ressaca literárias de semanas amigas, obrigada pelos mimos Lisa e Marcus.

A Maria simplesmente a maior, ninguém acima dela meus amores.

Rebecca.Gallippi 13/03/2021

Amei
Como a maioria dos livros da nana, não é só mais um hot.
Um livro cheio de história que nos faz pensar um pouco sobre as pessoas que sofrem de verdade com problemas de infra estrutura, fome e pobreza

Karina 04/03/2021

Sob o Calor do Sertão
Os dois últimos livros que eu li da Nana não me encantaram e esse eu não amei, mas gostei muito.
Pontos positivos:
* Além do romance, o livro traz reflexões sobre temas sociais que eu acho muito importantes e isso torna o livro mais interessante.
* Os personagens principais são fáceis de gostar
Pontos negativos:
* Como sempre, eu passo raiva vendo a forma como em todos os livros que eu já li da autora, o personagem masculino é sempre muito grosso e ofensivo enquanto a personagem feminina é sempre submissa e demora a tomar uma atitude que se valorize.
* Acho que a autora deu menos importância do que o necessário para a agressão sofrida por Lisa.

Belaa 04/03/2021

Um pouco estressante!
Não é um livro ruim. Alguns aspectos me incomodaram, principalmente o falto da protagonista ficar correndo atrás do mocinho.

Geovana.Nascimento 13/02/2021

Surpreendente
Não sei como ainda me surpreendo com os livros da Nana, ela nunca me decepciona e com esse livro não foi diferente. Nele vamos a história de Lisa uma escritora que buscar regionalizar seus livros e embarca em uma viagem para o Sertão do Nordeste e encontra Marcus que luta pelos cidadãos de onde mora, para trazer melhorias para esse povo sofrido. Enquanto eles lutam pelo povo, Marcus e Lisa se envolvem em um romance avassalador, mas todos carregam marcas do passado.
Como já disse todos os livros que já li da Nana são incríveis, não trazendo só o sensualismo do relacionamento do casal mas sempre trazendo temas sociais incríveis, que fazem você realmente pensar na realidade muitas vezes passadas despercebidas.