A Rede de Alice

A Rede de Alice Kate Quinn

Resenhas - A rede de Alice

Isabella 03/01/2023

Livro MUITO bom! Mais absurdo ainda a quantidade de histórias reais que envolvem a narrativa.
Agora entendi a fama desse livro na TAG!

A. Karoline 02/01/2023

Perfeito!
Impossível terminar esse livro e a nota ser menor que 5 estrelas! Que obra prima é A Rede de Alice.
Eu não sabia muito sobre esse livro mas sabia que se tratava de mulheres fortes nos tempos de guerra e isso já me fez criar expectativas muito altas para essa leitura porém, as minhas expectativas foram superadas de uma forma que eu mal consigo explicar.
Que livro intenso, cheio de reviravoltas, triste, comovente? nem parece que é ficção! O livro é tão rico em detalhes e tudo se encaixou perfeitamente bem no decorrer da história.
Me apeguei demais aos personagens, sofri demais, odiei demais o René, torci demais pela Charlie e pelo Finn e me apaixonei pela escrita da Kate Quinn.
O final foi espetacular, não tenho absolutamente nenhuma crítica a fazer sobre tudo que li e tudo que aconteceu. Mesmo quando não estava lendo me pegava pensando nos acontecimentos é super ansiosa para pegar o livro de novo! INCRÍVEL! Recomendo demais.

Tatiane.Gatto 01/01/2023

"Essas mulheres eram realmente fleurs du mal - com força, perseverança e talento, floresciam em meio ao mal e inspiraram outras a seguirem o mesmo caminho."

Thaís 29/12/2022

Acontecimentos inesperados
Gostei muito da forma como as personagens são abordadas e os paralelos entre suas vidas. Também gostei do cenário de guerra e de saber como algumas coisas funcionavam. O plot no final gostei muito também. Esse é um daqueles livros que a gente não esquece os detalhes da história mesmo anos após a leitura.

Sula 25/12/2022

?Essas mulheres eram realmente fleurs du mal, com força , perseverança e talento, floresciam em meio ao mal inspiraram outras a seguirem o mesmo caminho.?

mavi47 18/12/2022

livro muitooo booom! perfeito, mega envolvente, não dá vontade de parar de ler! um dos melhores que li esse ano com certeza!

Vinicius Fernandes 20/11/2022

A Rede de Alice
Neste belíssimo livro, Kate Quinn nos mostra a participação das mulheres durante as guerras. Aqui especificamente somos apresentados as histórias de Charlie, que se passa em 1947 e de Eve que tem como plano de fundo a primeira guerra mundial (1914-1918).

Charlie é moça muito rica dos Estados Unidos, que é forçada a se mudar para Londres, a pedido de seus pais, devido a sua precoce gravidez. Durante sua estadia na Inglaterra, Charlie aproveita o tempo para ir atrás de sua prima Rose, a qual não recebe notícias faz muito tempo, e segundo seu pai, ela desapareceu.

Eve é uma moça gaga e estudada, fala três idiomas e vive uma vida comum, até que um dia ela é recrutada para a Rede de Alice, um grupo de espiãs que deveria se infiltrar na França, com o objetivo de descobrir os planos alemães.

A história das duas se cruzam em 1947, quando Charlie está em busca de Rose, e agora Eve, que vive uma vida amargurada e de bebedeira, junto de seu ajudante Finn partem em busca da prima de Charlie. Ao longo do livro conhecemos as história das duas, sendo cada capítulo com o ponto de vista de cada uma, em seus respectivos anos. Conhecemos a história de Eve, tudo que ela passou e porque hoje vive como ela vive. Durante a narrativa vemos as lacunas em aberto da vida pessoal de ambas, e como isso as conecta.

Além disso podemos conhecer Finn, um homem que se regenerou de seu passado e cuida de Eve, e participa ativamente ajudando Charlie. Também conhecemos Rene, um francês maléfico, que faz qualquer coisa para se beneficiar da situação que vive. Rene é um exemplo da ganância e da maldade humana.

Por fim, o livro tem uma escrita direta e simples, com excelentes descrições e fatos históricos precisos. Mesmo sendo um livro relativamente grande, é possível lê-lo de forma tranquila e rápida. A história de Charlie e Eve é um exemplo de força de vontade e superação, em meio a um plano de fundo catastrófico.

Isabella 19/11/2022

Envolvente!
1ª guerra mundial + romance histórico + mulheres à frente da sua época = leitura sucesso!
Mas, de todos as histórias narradas no livro, a que mais me encantou foi a linda amizade entre Eve e Lili! Recomendo!

Alice 13/11/2022

Maravilhoso
Mulheres fortes que deram sua vida a guerra trabalhando como espiãs.
Sofreram horrores e mesmo assim não foram levadas tão a sério quanto deveriam.

Luana.Carvalho 07/11/2022

Puro amor por esse livro ??
Um romance histórico, baseado em fatos reais, sobre mulheres inspiradoras!

Esse livro está empatado com meu livro preferido da vida! Muito bem escrito, a história é bem desenvolvida (sem correrias e sem enrolações), os personagens são profundamente explorados e o final é extremamente emocionante!

Indico MUUUITO!

Jubs 07/11/2022

O livro apesar de uma ficção traz muitos detalhes reais sobre os acontecimentos da primeira e segunda guerra mundial e como algumas mulheres se tornaram espiãs.
Tem muitos momentos difíceis de digerir e eu segurei a respiração em vários momentos. Muito bom e recomendo a todos.

Talita | @gosteilogoindico 30/10/2022

Muito bom!
Um dos melhores romances históricos que já li. A história é bem construída, fluida, conta sobre a primeira guerra mundial através de uma personagem (pouco explorada historicamente) e a segunda guerra por outra personagem.
Mulheres fortes, determinadas e sem medo (um livro bem girl power). Gostei muito da história, dos personagens, da riqueza de detalhes e também triste por todo o contexto, traumas e vítimas que a guerra deixou.

Carol.Silva 29/10/2022

Mulheres fortes e sua incrível bravura
Simplesmente o melhor livro que já li. História envolvente, aprendi muito sobre o importante papel das mulheres na primeira e segunda guerra na Europa. Incrivel a coragem e sangue frio dessas mulheres em situações tão extremas.

Camila1856 28/10/2022

Incrível!!!
? Ela terminou como tinha vivido, como um soldado?.

Que livro incrível!
Um romance histórico que se passa durante a Primeira Guerra Mundial e no caótico fim da Segunda Guerra Mundial.
Conta brilhantemente a história de duas mulheres, Eve uma espiã recrutada para a Rede de Alice, uma organização de espionagem liderado por Louise de Bettignies, considerada a rainha das espiãs. O resultado foi uma das redes de espionagem mais espetacularmente bem-sucedidas da Primeira guerra. A líder conseguia se movimentar habilmente entre a França, ocupada pelos alemães, Bélgica, Inglaterra e Holanda, passar por checkpoints com mensagens codificadas embrulhadas e guardadas no corpo, anéis, cabelo, vestidos, bolo e revistas.
A outra personagem é Charlie, uma jovem grávida, o que era um escândalo para a época, que ao final da Segunda Guerra está em busca da sua prima desaparecida durante a ocupação nazista na França.
Narra de modo muito fluido e eletrizante a história dessas mulheres corajosas e geniais misturando realidade e ficção, ainda que não seja tão ficção assim. Uma vez que um ou outro personagem não tenha existido as histórias contadas aconteceram de fato, conforme narra a autora em suas notas finais.
Interessante demais ver a participação ativa das mulheres nas guerras, algo que ainda é tão pouco retratado nos dias de hoje.