A rede de Alice

A rede de Alice Kate Quinn

Resenhas - A rede de Alice

deborattins 05/02/2023

Bom e intenso
Estava com uma expectativa muito alta nesse livro e talvez isso tenha atrapalhado um pouco minha experiência, gostei mas não amei. Mesmo assim é digno de ser lido, a história é envolvente, os personagens bens construídos, as tragedias relatadas mas com um bom desfecho.

Edilaine 30/01/2023

Maravilhoso
Apesar de ser muito maior que eu imaginava o livro tem uma leitura tao fluída que é rápido de ler. Misturando ficção com fatos reais, a autora tece uma história maravilhosa que nos faz nos emocionar do início ao fim. Passado em dois períodos diferentes nos dá uma ideia muito boa das duas grandes guerras e conta detalhes muitos fatos reais. Dou 5 estrelas mas daria 10 se pudesse. Perfeito.

Thiago 30/01/2023

O livro é simplesmente maravilhoso, a história é incrível, a leitura é fluída, instigante e estimulante, não tenho um ponto para dizer que poderia ser melhor. A história em si já tinha ganhando minhas 5 estrelas, com direito a "favoritar", mas li o livro por que achei o nome interessante e gosto do tema, não cheguei nem a ler a sinopse completa ou comentários, então a nota do autor, no final do livro, conseguiu me deixar ainda mais impactado e fez com que tudo o que li se tornasse ainda mais incrível, daria quantas estrelas coubesse no skoob, rs. Super recomendo.

Marcelle 29/01/2023

Parece tão real que não tenho dúvidas que houve muitas histórias assim durante das grandes guerras.
Torci muito para acabar como finalizou, porque foi muito sofrimento que precisava ser finalizado.

Tatiane.Paolucci 27/01/2023

Não entendo como alguém pode dar menos de 5 estrelas para esse livro!!!!
Eu simplesmente acho que todos deviam ler esse livro na vida!

A força e valentia das duas personagens principais, cada uma em sua época, e com histórias diferentes porém que depois se entrelaçam de forma mais do que linda.
O livro é apaixonante, a narrativa de prende e te faz viajar no tempo. Ter uma visão da guerra jamais imaginada.
Também é muito bom conhecer a narrativa de mulheres guerreiras, que simplesmente foram ignoradas com os anos e suas histórias ocultadas, e ou não tratadas ou exaltadas como deveriam, mas tiveram um papel muito importante, tenham sido elas enfermeiras, espiãs entre outras atuações sensacionais.

Essa história nos faz admirar e muito as origens e as mulheres que fizeram nossa história e participaram de um começo do trabalho de reconhecimento do poder feminista que existe e vivemos hoje.

Mas vamos a um resumo pequeno e com alguns spoilers....

O livro é dividido em duas histórias de Eve e Charllote. Eve é uma senhora solteirona de uns 54 anos, que bebe muito, foi espiã na primeira guerra em 1915. Charllotte/Charlie com 19 anos solteira e grávida. Que tenta fugir dos comandos de sua mãe, porém sabe do peso de ser mal falada devido a sua condição.
Charlie busca a Eve para para descobrir o que aconteceu com sua prima Rose. Desaparecida desde a 2ª guerra.
Nem tudo é tão fácil, e a principio Eve não queria ajudar Charlie, mas depois nota que a garota não desistiria facilmente. Eve tem também um funcionário que é o Finn, tipo um motorista/mordomo, ele acaba se envolvendo com Charlie no final do livro.
Charlie vai a casa da tia e pede mais informações e assim descobre que sua prima Rose também estava grávida e por isso que tinha saído de casa.

No passado, 1915 Eve aceita ser uma espiã e sua nova identidade será Margarida, recebe treinamento da Alice a pupila do Senhor Cameron e também de Violet outra espiã, porém não gosta muito do tom de Violet. Ela terá que trabalhar como atendente em um bar para pegar informações dos alemães.

Acontece tanta coisa o tempo todo, tanto no passado de Eve, quanto no presente envolvendo a jornada de Charlie e Eve em busca de saber sobre sua prima. Também tem alguns trechos onde Charlie recorda sua infância com Rose e os momentos dela juntas, ou sua infância com seu irmão que se matou depois que participou da segunda guerra, não conseguindo se deixar esquecer de todo o sofrimento vivido.

A força e coragem de Eve em seu papel como espiã "Margarida", trabalhando no restaurante Le Lethe em Lille - França, com um chefe inescrupuloso e que se interessou por ela além de atendente, era como se ele desconfiasse dela e isso de certa forma trazia desejos cruéis, mas Eve bravamente entendeu que teria que ceder ás investidas desse nojento. Também por conta desses momentos ela tinha tanto ódio e medo dele. Mas não só por isso, claro que a mão deformada também teria ligação com esse traste.
A amizade que Eve faz com a Lili, coordenadora da rede de Alice é muito linda.

Em 1947, Charlie mostra sua valentia e coragem, fiquei surpresa como ela se deixou envolver com 3 rapazes e nem mesmo sabia quem era o pai do filho que esperava, ela sabia que não tinha agido certo, que tinha sido leviana, ou mesmo puta como dizia, mas meio que se envolveu como tentando fugir da culpa que sentia em relação a perda do irmão e da prima... sem saber ao certo o que tinha acontecido com Rose. Charlie também não recebia a atenção merecida da mãe, que mais se importava com status do que com os sentimentos da filha e que talvez não tivesse a ternura e carinho necessário de mãe. Quando Charlie a enfrenta e diz que não voltaria com ela e ou seguiria o plano de tirar o bebe, chamado de pequeno problema, é incrível. Achei o máximo!!!

Charlie, Eve e Finn, resolvem seguir rumo a Limoges.
Em 1915 Eve t recorda quando faz um passeio junto com o René a Limoges, ele a convida para buscar um novo local ponde abriria um novo café. Eve odiava cada vez mais esse homem, se sentia envergonhada pois ele exigia dela que sentisse prazer e desse a ele, ela não queria mas se sentia uma puta. Conversou com Lili que a ajudou a se sentir menos mal. Lili disse que elas já sofriam tantas privações e que não havia mal algum se se permitir viver esses prazeres. É um tanto interessante essa análise dos valores, antes existia tanta preocupação com essa questão... e hoje é tudo tão descaradamente sem valor algum... isso sim é uma vergonha!!!

Quando chegam em Limoges descobrem que o café de Rene tinha sido fechado e ele tinha assassinado um homem e fugido de lá. Eve pensa que ele pode ter ido para Grasse.
Porém Eve descobre que Rose tinha ido para a cidade próximo a Limoges onde Rose ficava quando não estava trabalhando no café de Rene em Limoges.

E que triste fiquei quando soube que Rose estava mesmo morta, eu tinha esperanças... Ela junto com Finn chegam na cidade Orador del Glane e tudo estava queimado, encontra então uma senhora sobrevivente que conta tudo o que aconteceu, e que conhecia Rose e viu quando os alemães atiraram em Rose e sua bebe. A bebe de Rose se chama Charlie.....

Depois elas descobrem que Rene que era o responsavel pela morte de Rose, pois ele tinha se irritado com ela, e a denunciou aos alemães mas não esperava que eles destruíssem a cidade toda, só que eles pegassem Rose.

Eve conta toda sua história para Charlie e Finn, entendemos então o motivo da mão dela ser defeituosa foi Rene que estragou, quando ele descobre que ela pode ser espiã, pois soube que Lili que estava com Eve tinha sido presa, então ele da Ópio p/ Eve e tenta faze-la confessar, esmaga suas mãos com a escultura de Bordelon. Ela fica o tempo todo se sentindo traídora achando que ela tinha entregado as amigas Lili e Violet. Passou 30 anos de sua vida acreditando ser a traídora mas na verdade não era.

No final, elas conseguem se vingar do cretino do Rene só as duas Charlie e Eve.
É tenso mas sensacional como acaba, porém esse spoiler deixarei de fora.... rs

Ela fica com Finn, e Eve fica sendo a madrinha de sua filha....

Só acho que podiam fazer uma série com a história desse livro... seria TOP!!!!

Jessika 25/01/2023

Como eu gosto de histórias de guerra, mais ainda as histórias paralelas à guerra, e ainda mais, aquelas vividas por mulheres. Este livro foi o combo perfeito, personagens fortes, bem construídas, uma narrativa detalhista mas não enfadonha. A pesquisa que a autora fez para escrever o livro foi grandiosa. Já ansiosa para ler outra livro escrito pela Kate Quinn. 5 estrelas.

Capitu.Jamaittes 20/01/2023

Muito envolvente.
Passeia pelo nazismo sem detalhes sórdidos de violência.
A nota da autora é maravilhosa.

Fernanda 20/01/2023

Impactante
Pra aqueles que gostam de romances históricos e de livros ambientados na primeira e segunda guerra mundial, é um prato cheio.

Fiquei impactada, principalmente, com o ponto de vista da Eve e como a autora conseguiu retratar de maneira tão verossímil a "Rede de Alice" e como a guerra transforma as pessoas.

A conexão entre as histórias das personagens principais é incrível e inteligente, deixando o leitor ávido pra terminar o livro e obter o desfecho tão merecido.

Amei! Entrou pra lista de favoritos da vida!

Matheus Luckas 18/01/2023

Avassalador
Tudo é perfeito do início ao fim. Os conflitos sociais são amarrados junto aos fatos históricos e à personalidade dos personagens de maneira impecável. A narrativa se constrói de forma lenta, gradual, mas com uma fluidez impressionante e sempre nos faz querer devorar mais uma página, um capítulo, para desvendar todos os mistérios fragmentados por mais de 30 anos de acontecimentos. Me apaixonei pela escrita da autora e foi mais uma obra incrível para que jamais nos esqueçamos dos horrores de qualquer guerra, bem como da importância do cuidado com a saúde mental.

Mispinkmary 13/01/2023

Tem tantas camadas a cada capítulo que fica impossível parar de ler, a cada momento, a cada memoria, a tempo. O pasado e presente se cruzando e mudando o futuro.

Thayne. 12/01/2023

Florescer em meio ao mal
Em meio as circunstâncias de guerra e pós-guerra, Eve e Charlie - duas personagens fortes e inteligentes e determinadas - tem suas vidas entrelaçadas e reescritas.

Foi meu primeiro contato com um livro que conta a versão dos fatos de uma guerra pelo ponto de vista de mulheres que trabalharam como espiãs e arriscaram diariamente suas vidas em prol de algo em que elas acreditavam. Só posso dizer que amei.

Palmas para a escrita e pesquisa detalhada que a autora fez pra dar voz a essas personagens. Incrível.

Laura 12/01/2023

Depois de muita procrastinação consegui concluir a leitura. Estava com muita expectativa e não foi tudo que eu imaginava, achei interessante a leitura depois da metade do livro.

adrichts 10/01/2023

INCRÍVEL
esse livro é simplesmente MUITO BOM, uma escrita boa de se ler, uma historia que te deixa preso com vontade de terminar esse livro o mais rápido o possível e sempre sabendo como intercalar com o passado e o presente. leiam e aproveitem cada página desse livro, pq de vdd, ele merece ser aproveitado.

bartgirl 09/01/2023

A Rede de Alice
Não esperava ser tão impactada por uma leitura inesperada! Que livro incrível, minha gente. Se vc curte ficção histórica, tem que ler! Foda demais! Calhamacinho gostoso de ler!

Amo tema de espionagem - feminina - na Primeira e Segunda Guerra Mundial, amo mulheres fodas se impondo e metendo o louco, amo que foi abordada a saúde mental em situações pós-traumáticas, questionamentos sobre o papel da mulher na sociedade.... Nossa. Favoritado, com certeza!

Erika 08/01/2023

Vale a leitura, mas seja paciente
Termino a leitura do livro sem saber direito a minha opinião sobre. Com toda certeza a história é envolvente, os marcos históricos reais trazem uma gama de informações novas e interessantíssimas e o salto no tempo, ao longo de toda a narrativa, interage bem com o leitor. Entretanto, tive dificuldades de engrenar na leitura, achei a escrita da autora maçante (é meu primeiro livro dela) e, em vários momentos, entendiante. Foi um livro que, em alguns pontos, pensei em desistir, pois estava me cansando.
De toda forma, apesar dessa questão, a história é muito bacana, muito bem construída e com temas interessantes ligados ao feminismo e às guerras. Recomendaria, mas não leria de novo. Um dia, penso em me aventurar, talvez, em um novo livro da autora, esperando que me surpreenda positivamente.