Só

Machado de Assis

Resenhas - Só

Viane 04/12/2023

Eu te amo machadinho
Lindo, realmente uma pena que nem todos sabem apreciar os preciosos e divertidos momentos de solitude.

Lua 28/05/2023

Há jeitos de lidar com a solidão. Os dois amigos, Tobias e Bonifácio, a experienciam de maneiras diferentes, um suportando-a e o outro não.

"A solidão como paredes de um cárcere misterioso, ia-se-lhe apertando em derretor, e não tardaria em esmagá-lo"

couto 11/04/2023

Estar sozinho ou ser só?
Bonifácio avalia o modo de vida de Tobias e acha um tanto quanto peculiar. Sendo assim, decide tentar viver semelhantemente. O conto é uma reflexão sobre, embora curto, mas bem sútil. Ao final, no diálogo entre os dois, vemos o objetivo da crítica: "- Quer saber? Você esqueceu-se de levar o principal da matalotagem, que são justamente as idéias..."
couto 13/05/2023minha estante
#7/2023

Grey.reads 15/12/2022

Bonifacio resolve praticar um hábito que seu amigo Tobias tem, ficar só. Mas só sem distrações, por isso cancela a entrega de jornal e desanda o relógio, se entrega a monotonia.

Ninasg 11/03/2022

Interessante perceber por meio de 2 personagens diferentes, como cada um lida com o fato de estar só.
Nos faz refletir o que é a solidão e como a encaramos.

Marcelha.Leone 15/03/2021

Uma reflexão acerca da solidão, escrito com toda a maestria Machadiana. Não se pode viver sozinho sem idéias...
Gostei bastante da leitura, é um conto rápido, pretendo reler num outro momento.

Janaina Edwiges 23/11/2020

Através das experiências dos dois personagens, Tobias e Bonifácio, este conto traz uma reflexão interessante sobre uma questão bem contemporânea: sentir solidão é diferente de estar sozinho.

Jaqueline.Melego 23/10/2020

Prefiro e convivência.
Ninguém consegue viver completamente só.
Essa é a história de Bonifácio. Um homem totalmente sociável, que conhece um filósofo adepto ao isolamento e que o convence a se isolar com suas idéias. Porém, as coisas não acontecem como o esperado.

Vitoria Caroline 30/08/2020

Não dá pra enfrentar a solidão estando sem ideias, ainda mais esquecendo daquelas antigas...

Sam Regis 18/07/2020

Seres Sociáveis
E assim concluímos que nem todas as pessoas conseguem ficar só. Eis aqui, alguém que tentou aproveitar sua solidão, mas sem ideias/coisas a fazer, acabou não suportando sua própria companhia. É como diz o velho ditado: cabeça vazia é oficina do diabo.
Somos seres sociáveis, e necessitamos da companhia de outros como nós.

Isa Lemos 28/06/2020

Não devemos enfrentar a solidão sem a companhia das idéias...

Thee 03/06/2020

" Sem ninguém, não. (...) Trago um certo número de ideias; e, logo que fico só, divirto-me em conversar com elas."

(Só!, Machado de Assis)

Li 06/05/2020

Gostei. Nunca podemos esquecer das ideias quando nos pretendemos ficar só

Aline 29/04/2020

Não foi um dos meus preferidos, apesar de gostar muito de Machado de Assis.
Faz refletir sobre o ser humano ser um ser social, sobre a necessidade do encontro com outras pessoas.