A Trama Perdida

A Trama Perdida Genevieve Cogman

Resenhas - A Curva do Sonho

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lenas 13/09/2022

Quarto volume da série da Biblioteca Invisível e acho que deve ser o meu favorito entre os quatro.

O ritmo desse é mais rápido que os outros e acontece TANTA coisa que a gente só quer terminar de ler logo pra saber como cada coisa vai se resolver.

Leiam essa série!

Luiza Helena (@balaiodebabados) 07/05/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Chegamos ao quatro livro da série A Biblioteca Invisível. Com uma trama rápida e com muita ação, A Trama Perdida se tornou o meu favorito até então.

Não canso jamais de elogiar Irene Winters. Já chega ser um tanto chato toda resenha ficar repetindo o quanto amo sua inteligência, sensatez e raciocínio rápido. Nesse volume, ela cai de paraquedas no meio de uma competição entre dragões e a bibliotecária consegue articular planos para resolver toda a situação.

Neste livro, toda a história se passa em uma Nova York dos anos 20. Nas descrições rápidas da autora, somos ambientados em todo o glamour e colorido da cidade na época, assim como Irene. Acho bem legal a autora não ficar presa somente a um pano de fundo na série. Nos EUA, os anos 20 foi marcado de gangues e máfias disputando território, assim como A Lei Seca; e claro que esses detalhes não poderiam faltar e é justamente o que promove parte da ação do livro.

Aqui, Genevieve se aprofunda mais na política dos dragões. A Biblioteca é tida como neutra de interferir em qualquer situação, seja envolvendo dragões ou feéricos, mas um jogo de conspiração e chantagem faz com essa fama da instituição seja maculada. Irene já é um nome famoso e, por sua associação com Kai, ela se vê sendo um peão em um jogo mortal.

Apesar do vilão-mor, Alberich, ter sido deixado um pouco de lado, gostei muito desse foco nos dragões. Sabemos que eles são mais ligados a mundos onde a ordem e a lógica prevalece. Assim como qualquer corte e reino, temos essas picuinhas entre os reis e rainhas, questões políticas de como proceder e não proceder no território de outro e por aí vai... Desde o início da série, vemos como Irene teme o que sua associação com Kai pode gerar para a neutralidade d'A Biblioteca e aqui vemos um pouco dessas consequências.

Inclusive, Irene e Kai são aqueles tipos de personagens que se continuar somente na amizade, irá nos agradar bastante. O relacionamento deles é bastante desenvolvido na lealdade, confiança e no conhecimento que um sempre estará ali pelo outro, para o que der e vier. Desde o primeiro livro vemos como os dois são atraídos um pelo outro. Por Irene estar em uma posição de superior a Kai (visto que ele foi designado como aprendiz dela), ela não dá vazão a essa atração, porém em nenhum momento ela se deixa entrar em negação em relação ao que sente por Kai. Já ele, bem.. qualquer oportunidade de verbalizar seu interesse na bibliotecária é bem vinda.

Essa questão do romance sempre foi trabalhada em segundo plano. Não temos nenhuma declaração muito ativa, mas todas as ações de Irene e Kai reflete o quanto se importam um com o outro e o que sentem. Por isso o acontecido aqui não me foi de muita surpresa; inclusive já não aguentava mais a espera.

Terminei A Trama Perdida sedenta pela continuação, mas ainda não temos previsão de quando a Morro Branco irá lançar em terras brasileiras.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/05/resenha-517-a-trama-perdida.html

Bruna.Joenck 15/10/2023

Sensibilidade
Neste livro da série de A biblioteca invisível, Irene se encontra mais uma vez imensa em um conflito político, no qual ela e Kai tentarão salvar o equilíbrio da neutralidade da Biblioteca.

Até a metade da obra, você ainda acredita que muitas coisas podem mudar, mas a autora decidiu seguir num fluxo sem plots sobre o problema proposto, mas sim, com bastantes conflitos! Logo, o livro contém de fato muita ação, mas diferente do segundo livro da saga, tudo é mais pensando (o que com um plot seria mais interessante).

Há uma leitura fluída, e há desenvolvimento dos personagens na medida certa. Os novos personagens realmente não precisam de mais desenvolvimento do que tiveram e Kai e Irene se encontram mais envolvidos do que nunca; o que deixa o livro mais interessante também!

Irene brilha no final, mostrando habilidades desenvolvidas por seu esforço/ estudo e amizade com Vale. E Kai se mostra novamente responsável.
Os dois aparentam ter visões mais claras e mais maduras ainda nesse final.

O livro é incrível, mas o mais meio termo de todos até agora.
"Ah então não vale a pena ler?"
"Ah então não vale a pena continuar a saga?"
Claro que vale! Quem responder que não simplesmente não se conectou com os personagens e com o mundo criado.
É um livro incrível, mas mediano perante aos outros.
Leiam! E incentivem as pessoas a lerem essa saga de livros!

Ansiosa para descobrir o que Kai e Irene aprontarão no próximo.

???,05

Leitora de Narnia 10/04/2024

Eu não gostei muito do primeiro livro da saga, mas resolvi dar uma nova chance e me surpreendi em todos os outros. Nesse principalmente, a Irene está forte, determinada, e todos os personagens tem consciência da força dela, ela é inteligente, destemida e acaba que tudo gira em torno dela... Esse foi com certeza o livro que eu mais gostei, tem ação do começo ao fim. Só por saber sobre o segredinho que a Irene descobriu, e senti falta do Vale nesse livro.

Paola66 25/11/2020

Simplesmente perfeito.
Eu tinha dito na resenha do livro anterior (A Página Em Chamas) que aquele era o melhor da série. Mas eu estava errada. Cada volume é muito melhor que o outro, e mesmo sendo uma série longa, o enredo não se desgasta nem fica forçado.
Estou mega ansiosa pelos próximos livros e simplesmente apaixonada por esse universo.
[[[ BIBLIOTECA ME CONTRATA ]]]

Minha opinião:
Enredo: 10/10
Personagens: 10/10
Escrita: 10/10
Final: 10/10

Eu não tenho nem psocológico pra falar mais. É isso.

An@ 19/08/2021

Maravilhoso
Eu adoro essa saga mais do que tudo e cada livro que leio continuo me encantando mais ainda.

Esse quarto livro não foi diferente, simplesmente me deixou ansioso, triste, feliz com raiva tudo um atrás do outro.

Não vejo a hora de ler os próximos!!!

Bruna.Pellicia 24/04/2022

Entre bibliotecários e mafiosos.
Durante a leitura me foram proporcionadas diversas emoções, mas não diria que foi o melhor livro da coleção. Recomendo ele assim como todos os outros de mesma autora e logia mas achei um pouco fraco em relação aos anteriores.
Fiquei muito triste com o final do livro mas a esperança é a última que morre, Kai volte para nós!!

Rita 29/05/2020

A Trama Perdida e um contexto
A Trama Perdida de Genevieve Cogman é um livro maravilhoso que faz parte de uma série que eu amo muito.
É o quarto livro da série A Biblioteca Invisível que foi um livro que comprei por puro impulso numa livraria Cultura que tinha na Rua Senador Dantas, no centro do Rio. Comprei porque além de lindo, o livro é sobre livros, como eu resistiria?
Um ano depois, eu visitei a mesma livraria e achei A Cidade das Máscaras e Página em Chamas, segundo e terceiro livros da série, e pensei "por que não?".
Confesso que apesar de gostar do primeiro, foi o segundo que fez eu me apaixonar pela história e o terceiro que conquistou um lugar permanente na minha estante, memória e coração.
Esse quarto livro traz de volta a protagonista Irene que é uma mulher incrível, ativa, combatente e que ama livros assim como ser bibliotecária.
Não uma bibliotecária qualquer. Ela trabalha para A Biblioteca, que funciona de forma a manter equilíbrio entre mundos, coletando livros das mais diversas realidades e evitando se meter com feéricos e dragões que são inimigos naturais que brigam para levar os mundos para o total caos ou a total ordem.
Já adianto que Irene não é boa em se manter afastada de feéricos e dragões, especialmente ao considerar que Kai, seu aprendiz, é um dragão e um príncipe dragão além disso. Mantê-lo longe de feéricos e da política dos dragões enquanto aprendiz de bibliotecário não é uma tarefa fácil para Irene, e nem resistir ao fato de que ele é lindo e quer ser mais do que aprendiz e amigo.
Em cada livro, vemos esses personagens interagirem com diferentes mundos e seres.
Em A Trama Perdida, eles se envolvem diretamente na política dos dragões, em meio a uma briga entre dois nobres atrás de um livro e que podem estar usando um bibliotecário para alcançar seus objetivos, o que coloca a neutralidade da Biblioteca em cheque, deixando ela e todos os bibliotecários em risco.
Lidando com sua fama por ter lutado contra um ex-bibliotecário corrupto e com o que teve que fazer para detê-lo; Irene corre, pula e usa seu sarcasmo e inteligência em meio a um EUA nos moldes dos anos 1920 para impedir a desgraça da Biblioteca.
Livro lindo e maravilhoso!
Quero o quinto logo!
4,5/5
Kauany.Uchoas 29/05/2020minha estante
Essa série de livros é incrível e me impressiono ao saber que tantas poucas pessoas não conhecem ou falam sobre esses livros...
Pena que o livro 5 ainda não foi traduzido,amo demais!!

Ju Ragni 24/03/2024

Nova aventura da série A Biblioteca Invisível
Alguém comentou que conforme a série progride a história melhora. Eu também achei, esse quarto volume foi o melhor até agora, e os três anteriores foram muito bons. A história é muito boa e a gente já conhece melhor os personagens, então a coisa flui muito bem. Um universo fascinante. Já incluí o quinto livro na minha lista.

Ley 18/12/2022

como espereiiii por esse momento
A Trama Perdida é o quarto livro da série A Biblioteca Invisível e o menor deles até o momento. A tensão neste livro se dá de várias formas e inicialmente já temos o costumeiro aviso de Kai de que está disponível para Irene (esses avisos sempre me fazem dar gritinhos hahaha). Contudo, de modo mais urgente, há um acontecimento especial para os dragões e dois deles precisam encontrar um livro para ganharem o cargo que estão disputando.

Irene acaba se metendo no meio disso tudo quando um dos dragões acabou trabalhando com um Bibliotecário, podendo arriscar a neutralidade da Biblioteca. Esse é um dos lemas mais importantes dentro da mesma, e Irene é comprometida o suficiente para sempre se dispor a seguir as regras das quais jurou.

Irene e Kai vão em busca de neutralizar a situação tentando encontrar o Bibliotecário em questão e a procura ocorre em um alternativo de Nova York na década de 1930. Os personagens estão, como sempre, trabalhando juntos, mas é ainda mais gostoso ver que esse trabalho está envolvido de tensão e que Irene finalmente não está conseguindo mais barrar seus sentimentos.

É bem sutil, eu sei, mas para quem teve apenas migalhas desses dois em todos os livros anteriores, uma migalha maior com certeza fez o livro valer ainda mais a pena. Acho que fiquei tão envolvida com essa situação, que demorou umas boas 300 páginas para notar que Vale não havia feito nenhuma aparição no livro.

Mas embora tudo isso seja muito emocionante, os personagens sempre encontram no que se enrascar e nunca é bom. De algum modo, eles ficam mais próximos da trama de Dragões e é possível Irene entender melhor essa política, como uma boa espiã. Novos personagens também aparecem, muitos deles importantes para Kai, então também vamos entender melhor a construção de sua personalidade.

O livro foi bem rápido, repleto de chantagens, descobertas e explorações em um sistema misterioso, mas fascinante. O que eu verdadeiramente não esperava, eram os acontecimentos finais. Alguns deles foram impactantes, mas mostraram garra dos personagens, movidos pela lealdade um ao outro.

A minha boa surpresa foi algo rápido, mas que foi concretizado de modo incrível. Sempre tive boas expectativas a respeito dessa série, e é impressionante o modo como a autora sempre me mantém envolvida e motivada em suas novas tramas. Há sempre novos plots, vários universos de possibilidades a serem aproveitados em uma história que a cada livro fica mais familiar.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/09/resenha-trama-perdida-livro-4.html

l'ouest 22/04/2021

4º livro da série 'A Biblioteca Invisível'
A Trama Perdida é um livro que pode ser lido individualmente, mas recomendo ler na ordem.
Nesse livro, Irene e Kai são enviados para uma Nova York na década de 1920 para resolver uma situação que pode colocar a neutralidade da Biblioteca em risco (um bibliotecário se envolveu num conflito entre dragões). Os dois estão numa corrida contra o tempo, enfrentando bandidos e chantagens e caso alguma coisa der errado, Irene enfrentará terríveis consequências.
Enquanto estava lendo, tive a sensação que a escrita da autora ficou mais consolidada. Mesmo assim, suas histórias continuam extraordinárias e com ação do início ao fim.
Ansiosa para ler o quinto livro!

Alessandra 20/07/2023

Mais um livro cinco estrelas pra mim dessa série com muita aventura e inteligência da querida Irene Cada livro me deixa ansiosa pelo próximo que já vou começar em seguida. Sofrendo porque é o ultimo livro em português .

AnnaClaraHardt 23/09/2023

Eu amei a Irene no papel de rainha da máfia, super inteligente, saindo de todas as enrrascadas, de todos os inimigos, belíssima e inteligente ????

Mari mari 01/04/2021

A autora nunca decepciona, esse livro está tão PERFEITO quanto os outros. Nó final FINALMENTE aconteceu o que eu tanto queria, terminei de ler o livro em completa alegria! Agora estou morrendo de ansiedade pro próximo ser disponibilizado no Brasil logo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5