O fim da morte

O fim da morte Cixin Liu

Resenhas - O Fim da Morte

Junior.Dias 06/06/2024

Um fim digno.
Nessa conclusão da saga o autor parece que perdeu um pouco o ritmo e nos apresenta uma protagonista mais fraca, que não tem seu arco de crescimento bem desenvolvido.
Creio que o terceiro livro sofre com a maldição do número 3, uma vez que o segundo foi primoroso.
Um fim digno à história.

LucasGabriel0 05/06/2024

Fantástico !!!
O último livro da trilogia: O problema dos três Corpos, trás uma mistura de felicidade e tristeza que me faz lembrar do Cid da Era do gelo: "nós viver !!!!! Nós vamos morrer !!! Kkk

A História é extremamente empolgante que me fez devorar os livros !!!

Henrique1126 04/06/2024

O fim da morte
A única forma de acabar com a morte é com a inexistência da vida. Portanto, onde há vida, há morte.

Lili 26/05/2024

Perdeu o rumo...
Eu achei o primeiro livro dessa trilogia simplesmente incrível. Fiquei apaixonada pela história, pela criatividade do autor, por todos os conceitos ~científicos~ dos trissolarianos... Adorei, por tantos motivos!

O segundo livro eu achei meio monótono, mas o final conseguiu salvar a história. Agora, o terceiro livro... Achei totalmente sem pé nem cabeça, o autor se perdeu na contagem dos anos e nos levou a lugar nenhum (meio que literalmente). Não achei que concluiu bem a história e achei que ficou tudo meio jogado pro alto. Decepcionante.

Luiz.Guilherme 24/05/2024

Nem acredito
Nem acredito que acabou, fiquei órfão da história kkkk. Com um pouco de enrolação também mas vale muito a pena a imersão que nos obriga a história.

Levovitch 23/05/2024

O fim de uma das maiores trilogias da história da ficção cientifica. O fim da morte traz a conclusão de uma historia incrível de hard sci-fi, com conceitos ainda mais absurdos que os levantados nos livros anteriores, como múltiplas dimensões e floresta sombria. Aqui também temos novos personagens e suas intrigas, não foi a melhor coisa do livro, mas foi interessante de se acompanhar.

Posso dizer que o começo é lento, mas isso compensa com o absurdo que a narrativa alcança lá pra metade da historia, com reviravoltas que ninguém esperava com um desfecho sinistro.

Felipe 21/05/2024

Simplesmente insuperável
Um final épico para uma trilogia que com certeza entrou para as minhas melhores leituras da vida.

A forma como Cixin Liu conseguiu criar um universo cada vez maior, com reviravoltas impossíveis de prever, é algo que não me lembro de ter lido recentemente. A cada livro da trilogia, o mundo que ele constrói se expande de maneiras surpreendentes, sempre desafiando as expectativas do leitor. Desde o primeiro livro, "O Problema dos Três Corpos", até o último, "O Fim da Morte", somos levados a uma jornada que atravessa não apenas o tempo e o espaço, mas também as fronteiras do pensamento humano e da ciência.

Não vou entrar em muitos detalhes sobre a trama porque recomendo que você mergulhe nesse universo sem saber de muitos detalhes, assim como eu fiz. Isso vai aumentando sua curiosidade e deixando a leitura ainda mais empolgante. Cada descoberta e revelação é mais impactante quando você não sabe o que esperar. O mistério que cerca a trama, desde o contato inicial com uma civilização alienígena até as complexas intrigas políticas e científicas que se desenrolam, é fascinante e envolvente.

Apesar de ser uma ficção científica, o livro me fez refletir sobre várias questões do nosso cotidiano. A forma como Liu aborda temas como a humanidade, a moralidade, a sobrevivência e o futuro da nossa espécie é profunda e provocativa. Ele nos faz pensar sobre o nosso lugar no universo e sobre as consequências das nossas ações, tanto no presente quanto no futuro. Definitivamente foi uma leitura que mudou minha vida.

Sim, as partes em que Liu começa a divagar sobre teorias da física são realmente complicadas, e talvez isso afaste algumas pessoas desses livros. Mas confia em mim: mesmo sem entender toda a teoria, você consegue captar o que está acontecendo e onde a trama quer chegar. Ele consegue transformar conceitos complexos em elementos essenciais da narrativa, e mesmo que alguns detalhes técnicos passem despercebidos, a essência da história permanece clara e envolvente. Então não desista da leitura, garanto que a recompensa vale muito a pena.

Enfim, é uma história que vou continuar pensando por muito tempo, e sempre irei recomendar. A profundidade dos personagens, a complexidade da trama e a grandiosidade do universo criado por Liu fazem dessa trilogia uma experiência literária inesquecível. Se você está procurando uma leitura que vai te desafiar e te fazer pensar, essa trilogia é uma escolha perfeita.

Max 19/05/2024

Tempo...
Nesta trilogia fantástica de sci-fi, contendo uma massa descomunal de eventos cada vez mais grandiosos, esticando todos os limites do conhecimento que temos sobre a física e nesse processo atingindo, quase, os limites da imaginação humana, das discussões filosóficas às teorias científicas, o resultado é admirável.
Tendo um conhecimento razoável sobre mecânica quântica e sobre astrofísica, as licenças poéticas utilizadas pelo autor não chegaram a me ferir de morte, estão dentro das possibilidades imaginativas. Há aqui e ali, numa obra de tal envergadura, altos e baixos, mas é fato que o autor se saiu muito bem.
O que percebi, ao final, é que a obra trata fundamentalmente de uma única coisa, o tempo, sua passagem inexorável. É o que temos de mais valioso, nosso tempo. E é por meio dele, do bom uso dele, que damos algum sentido à vida, e esse sentido não pode ser outro que não o amor.
Recomendo!
J. Silva 20/05/2024minha estante
??????

Vania.Cristina 20/05/2024minha estante
Muito bom, Max!...? To doidinha pra voltar a ler essa trilogia.

Max 20/05/2024minha estante
Obrigado, J.Silva, amigo da poesia!

Obrigado, Vania!?

Craotchky 20/05/2024minha estante
Belo texto, Max

Obrigado, Filipe!

Alex 21/05/2024minha estante
5 estrelas, vale a leitura da Trilogia então. Colocarei na lista.

Max 21/05/2024minha estante
Vale sim, Alex!

Rafael.Gomes 18/05/2024

A era da magia começou?
Incrível a capacidade imensa de se reinventar e criar histórias, alternativas, novos mundos e novas soluções.

Senti falta de uma explicação para o ?gigante? sem proporções da história dos contos entre outros elementos. O final acabou sendo um pouco ?corrido?, poderia ser um pouco melhor diante da magnitude da trilogia, mas foi muito bom mesmo assim. Valeria um quarto livro para fechar melhor a trama? rsrs

Trechos:

Não quero passar o resto da vida no Reino sem histórias.

A criança que era a civilização humana abrira a porta da casa e olhará para fora. A noite sem fim a deixará tão apavorada que ela tremeu diante da vasta e profunda escuridão e fechou a porta com força.

Não há nenhuma mesa intacta no banquete, e nenhuma virgem intacta no universo.

Fraqueza e ignorância não são barreiras para a sobrevivência, mas a arrogância é.

As leis universais da física são as armas mais assustadoras, e também as defesas mais eficazes.

Passei a vida toda subindo os degraus de uma escada feita de responsabilidade.

bea666 18/05/2024

A melhor trilogia que existe
Sinceramente eu não tenho palavras pra fazer uma resenha a altura, todos os livros são carregados de elementos q os fãs de sci-fi adoram e os desdobramentos da história são geniais

a escrita do Liu chega a ser poética e a forma como ele vai juntando os elementos é sensacional!

eu amei amei amei amei, queria ter lido mais devagar

sinto q vou ler de novo algum dia, e tenho ctz q essas impressões vão se manter e mts outros significados pras reflexões q ele propõe vão surgir

caras... incrível, leiam.

Thiago Araujo 17/05/2024

Tudo poderia acontecer
Um livro de sci-fi pesado, que já tá num futuro muito, muito distante, com todas as possibilidades em aberto, inclusive nossas leis da física, estabelecia um cenário difícil de adivinhar o que poderia acontecer. E rolou de tudo mesmo.
Catástrofe eminente e discussões filosóficas permearam os três, mas nesse livro o debate foi mais focado no legado da humanidade, no que poderia ser levado para outras civilizações conhecerem o que construímos.
Mas no fundo a humanidade foi se perdendo nesse legado durante a narrativa e ficou realmente complicado saber o que deixar para a posteridade.
Evoluímos tanto que adiamos a morte por tempo indeterminado, mas os desafios menores continuaram a dificultar a vida humana.
Talvez, nesse final de trilogia, o problema nem fosse mais os alienígenas.
Mas qual seria? Leia, exploda a cabeça e tire suas conclusões.

Gianfrancesco.Gera 16/05/2024

Poesia Científica
Eu confesso que toda vez que leio um livro muito bom sinto medo de me decepcionar com o final. Uma série de três livros bons e me aterroriza a ideia de ter um final não satisfatório.. Mas esse livro é simplesmente um espetáculo do início ao fim!

É de uma criatividade que não tem tamanho, não só isso, carrega conceitos filosóficos e sociológicos extremamente profundos.

Essa trilogia me fez repensar minha vida, meu lugar no mundo, refletir sobre a finitude e os ciclos da vida e da existência

Essa obra, sem dúvidas, merece muito o apreço que têm e, para mim, é um clássico instantâneo.

ThomasRoycer 05/05/2024

Encerra com chave de ouro
Mais uma vez se superou no conteúdo e na trama, os novos conceitos e a imaginação de novas possibilidades e mundos é encantadora.
Encerrar de forma bela e reflexiva essa grandiosa saga.