Longo e claro rio

Longo e claro rio Liz Moore

Resenhas - Long Bright River

julia 12/06/2020

Não sei se consigo escrever uma resenha coerente para esse livro. Eu li ele em três horas e poderia, facialmente, ter lido mais duzentas páginas sobre o Mickey e a Kacey.
Mônica 25/02/2021minha estante
A Mickey, né?!?

Jamilly.Sumie 10/03/2021minha estante
Também ?

UmSerial 17/03/2021minha estante
Ler 350 páginas em 3 horas é um atestado que gostou, e muito! Uma média de duas páginas por minuto?

Paolla â¨ï¸ð 17/01/2024minha estante
Nunca pensei que ao começar a primeira folha eu ficaria tão absorta nesse livro. Quando acabou fiquei sem saber o que ler. Mas ele é simplesmente espetacular !!

shuhuavr 25/02/2024

Eu esperava um pouco mais desse livro, talvez porque ele seja mais focado em dramas familiares do que no mistério, então não diria que é ruim.

O início é bastante lento, começa a ficar interessante depois de 100-150 páginas. Os capítulos tem uma alternância entre passado e presente, o que é ótimo para contextualizar todo o drama familiar, mas desnecessário para o mistério. Além disso achei que a escrita da autora é muito detalhista, cansativa em muitos momentos.

Sobre o enredo, o desenrolar da história é ótimo e sem pontas soltas, o desenvolvimento das questões são ótimos e também, mas não posso falar o mesmo sobre a parte trhiller do livro, não teve profundidade nenhuma e isso foi o que me fez gostar menos. O plot é interessante mas esperava algo diferente.

Os personagens são muito bem construídos também, consegui ter empatia com a maioria deles a achei eles e suas situações bem realistas.

Eu recomendo, não pra quem espera um suspense/thriller de tirar o fôlego, mas para quem gosta de drama familiar e abordagem dos problemas sociais citados.

Albieri 26/05/2021

14° Livro do Ano
?????

Longo e Claro Rio - Liz Moore

Um enredo interessante e envolvente, leve e bem escrito apesar da temática ser um tanto séria. Falar sobre vícios é muito complicado, pois existem pessoas que foram influenciadas, outras que se viciam para esquecer os problemas e outras por livre curiosidade. Não há como entender a mente delas.

O livro foi bem detalhado e bem estruturado, fácil de compreender e assimilar. As personagens foram bem desenvolvidas e apesar do ocorrido no enredo, foi um final esperado que deixa ao leitor imaginar o resto da história.

#livro #book #LongoeClaroRio #TagIneditos #LongBrightRiver #LiteraturaNorte-Americana #ficcao #suspense #editoranovafronteira #minhaestante #cabeceira #amoler #leitura #biblioteca

Kira 22/03/2021

Longo e claro rio de dor e sofrimento
"Toda manhã traz consigo uma possibilidade de mudança, e toda noite a vergonha do fracasso. Conseguir a dose passa a ser a única tarefa."

É uma história sobre vício em drogas, abandono familiar, corrupção policial e principalmente de ver que o mundo é um grande emaranhado de cinza, que as coisas não são preto e branco.
De pensar duas, três, infinitas vezes antes bater o martelo e julgar determinadas situações, porque às vezes existem dois lados e ambos podem estar certo, que uma moeda pode ter duas faces, duas histórias para contar, mas é uma moeda só.

Aqui nós seguimos os percalços e dores de Mickey e todo o sofrimento acerca de sua irmã Kacey viciada em opióides e todos os desdobramentos na vida de cada uma, enquanto cada pequena ação impactava direta ou indiretamente uma na outra.

A parte do thriller com certeza é um pano de fundo para um drama familiar profundo e diversos questionamentos sobre relações parentais, a importância de cuidado e suporte na vida de uma criança, desigualdade social, o poder destrutivo das drogas e até mesmo a síndrome de abstinência neonatal.

Lança luz também a visão enviesada e perfeitinha que muitos têm dos EUA, que é um local sim regado de desigualdade social e violência mas muito bem enfeitado com um filtro do Instagram.

"Pessoas com vidas pela frente, pessoas que dependiam de outras e das quais outras dependiam, pessoas que amavam e eram amadas, uma depois da outra, em fila, num rio sem nascente e sem foz, um longo e claro rio de almas que se foram."

Pedro Sucupira 16/02/2021

2021 LIVRO 10 – Longo e Claro Rio, Liz Moore.
Longo e Claro Rio é um daqueles livros de ficção em que você se questiona: O que aqui é fictício? Tudo o que é abordado não poderia ser mais real – um retrato verossímil da realidade. – Foi assim que eu me senti lendo esse livro do início ao fim.

Esse romance de suspense policial, escrito pela norte-americana Liz Moore, tem como tema central um dos problemas de saúde pública que mais afeta os EUA, a dependência química. A história se passa no bairro de Kensington, região periférica da maior cidade do estado da Pensilvânia, Filadélfia, uma área notadamente conhecida pelas altas taxas de dependência de opioides.

Interessante saber que Liz vive na Filadélfia a mais de 10 anos e conheceu Kensington ao entrevistar os seus residentes para o Kensington Blues, o livro de retratos do fotógrafo Jeffrey Stockbridge. Com certeza o livro é fruto desse contato da autora com a realidade dos moradores de Kensington e que por isso seja tão palpável e claro tudo o que é descrito. Somos totalmente imersos nessa realidade sombria e melancólica dos viciados e de seus familiares e amigos. Impossível ler sem se sensibilizar.

Em meio a esse cenário, temos a protagonista, a policial Michaela Fitzpatrick, que tenta encontrar a irmã, Kacey, dependente de heroína, que desaparece durante uma onda de assassinatos de mulheres jovens dependentes em Kensington.

“Mas se eu tinha vergonha da minha aparência, tinha orgulho da minha inteligência, que imaginava no meu íntimo como algo que descansava tranquilamente dentro de mim, um dragão adormecido a proteger uma riqueza que ninguém, nem mesmo Gee, podia me tirar. Uma arma que eu um dia usaria para salvar nós duas: eu e minha irmã.”

Longo e Claro Rio é um dos poucos livros de gênero policial escrito a partir da perspectiva das mulheres que tive a oportunidade de ler. Ao longo da história, de forma sutil, você percebe que todas as personagens de destaque são mulheres. Desde a protagonista a irmã, passando pela avó, a mãe, a colega de trabalho, as vítimas, as amigas, a babá e até a sra. Mahon (essa última é a vizinha que para mim é uma das melhores personagens), cada uma retratando uma faceta distinta do que é ser mulher.

A autora também fala sobre o aspecto “mãe” do “ser mulher” sem aquela romantização clichê que a sociedade prega. Os obstáculos, dificuldades e problemas de mães dependentes cujos filhos já nascem tendo crises de abstinência, a autoculpabilização e o abandona familiar que essas mães têm que lidar muitas vezes sozinhas são pontos chaves dessa trama.

Ao fim da leitura, o que fica explícito, a mensagem final, é o quanto nós humanos somos complexos. Como a própria escritora disse em uma entrevista [tradução livre] – “Certamente, como escritor, nunca é minha tarefa ou meu objetivo pintar alguém como bom ou mau,” – “Neste livro ou em qualquer um dos meus outros livros, espero que todos os meus personagens sejam bons e maus [...]. Porque acho que é assim que todas as pessoas são: boas e más.”

Esse aspecto da escrita de Moore torna a experiência da leitura mais realista e nos aproxima das personagens, nos simpatizamos com suas histórias, dificuldades, acertos e erros. Eu pude me ver representado ali. Humano e complexo.

“Num momento de clareza, Kacey certa vez me disse que o tempo para quem é viciado parece ser circular. Toda manhã traz consigo uma possibilidade de mudança, e toda noite a vergonha do fracasso. Conseguir a dose passa a ser a única tarefa. Cada dose é uma parábola, depressão-onda-depressão, e cada dia é uma séria dessas ondas; e então os dias em si se tornam mapeáveis dependendo de quanto tempo ao todo o usuário passa sentindo conforto ou sentindo dor; e depois meses...”

Publicado originalmente em pedrosucupira.com

Carol 24/01/2023

Longo e Claro Rio
Primeiramente preciso dizer que só peguei esse livro para ler pois recebi da TAG inédito há alguns anos e acabei não lendo na época e esse ano estou tentando ler mais o que falta e já está na estante.

Mesmo assim esse livro foi uma grata surpresa, sou muito fã de romance policial então ele se encaixou perfeitamente nesse quesito, tem um pouco de suspense mesmo eu achando fácil saber quem era o culpado.

Gostei também da trama não ser centrada só nisso mas também nos dependentes e usuários de drogas e como eles vivem e como isso abala uma estrutura familiar além de questões sociais e a gravidez para essas pessoas e como os bebês de usuários sofrem ao nascer.

Adorei o livro, ele pode parecer um pouco detalhista ou às vezes meio enrolão mas tudo faz sentido para que você se sinta mais inserido na trama, recomendo a leitura se você gosta de livros policiais com um toque de drama e questões sociais.

Larissa @laridallabrida 27/02/2021

Um bom mistério policial
O livro no início correu super lento.
Demorei para pegar o ritmo, mas as últimas 200 páginas foram rápidas.
Um bom mistério, cheia de reviravoltas.
Vale a leitura

Mariana Dal Chico 03/09/2021

“Longo e Claro Rio” da autora Lizz Moore foi publicado no Brasil pela editora Trama que me convidou para a leitura desse livro, ao ver na sinopse que a história seria sobre duas irmãs que seguiram caminhos tão diferentes - uma é policial e a outra é dependente química -, fiquei intrigada em saber como isso foi acontecer.

A mistura dos gêneros Drama Familiar e Thriller Psicológico com um possível envolvimento de serial killer, foi o que me fisgou de vez e fez com que eu começasse a leitura assim que recebi o livro.

Usando duas linhas do tempo, “Antes” e “Agora” a autora consegue fazer com que o leitor fique imerso nessa história que é, aos poucos, revelada de forma surpreendente.

As reviravoltas são inesperadas e surpreendem, confesso que o drama familiar me agradou muito mais que o subplot policial, mas ele também é desenvolvido de forma satisfatória, apesar de algumas cortinas de fumaça não funcionarem da forma esperada pela autora, principalmente para leitores frequentes do gênero.

Gostei muito da leitura, é um vira páginas que recomendo principalmente para quem gosta de um intrincado drama familiar, que envolve mulheres em situação de rua, corrupção policial e a luta de pessoas que são dependentes químicos.

[publicidade]

site: https://www.instagram.com/p/CTXsAowFLp9/

Erika 14/03/2021

Que livro chato!
Altas expectativas que não foram superadas. Livro chato,parado, policial insegura, só faz Merda. Livro superficial, toda vez que eu pegava pra ler eu dormir. Enredo mal desenvolvido, personagens chatos. Definitivamente não curti.

Pedro 13/03/2021

Uma ótima história!
A leitura é muito fluida e profunda. É daquelas histórias que prendem do início ao fim, com personagens femininas muito bem construídas. Me surpreendi com o drama familiar que fala muito mais alto do que a trama polícia. Recomendo!

Keila 18/03/2021

Que história!
Duas irmãs que vivem na mesma cidade, circulam nas mesmas ruas, conhecem os mesmos lugares, mas infelizmente em posições bem diferentes, Mickey é policial e Kacey, drogada e prostituta.
Apesar das enormes diferenças e do fato de que há anos as duas não se falam, suas vidas voltam a se aproximar quando um assassino de mulheres está a solta e Kacey desaparece das ruas de Kensington. Mickey entra em uma busca pela verdade e por sua irmã, narrando a história mesclando o presente e o passado.

Esse é um daqueles livros completos, com um belo enredo, suspense, drama familiar, cenário bem descrito, com personagens que poderiam ser reais, e no fundo, sabemos que eles existem.
Esse foi um dos livros favoritos de Barack Obama em 2020.
Recomendadíssimo!

Kidakika 09/04/2021

Gostei bastante
O livro aborda muitas situações machistas que as mulheres enfrentam no dia a dia. A protagonista tem uma força incrível e o amor pela irmã é tocante.
A história mostra a dura realidade enfrentada por viciados e como é difícil sair dessa situação.

Swann 23/03/2021

Eu gostei muito de tudo. Dos personagens, do enredo, da problemática que é todo o conjunto da obra. Faz você refletir sobre como pessoas em dependência química passam suas vidas. Gostei da interação das irmãs e em como a história transcorreu nos tempos que foi narrada. Eu muito indicaria a leitura.
Cleide Machado 23/03/2021minha estante
Está na minha lista de leituras futuras ?

Marcia Lopes 25/03/2021

Um livro que prende atenção, cheio de surpresas e reviravoltas. Aborda questões diversas: família, corrupção.... um thriller com história! Vale a leitura!

ernestina.engel 07/07/2021

Longo e claro rio
Recomendo! Um ótimo livro, a narrativa é muito envolvente e aborda diversos temas delicados.