Branco Letal J.K. Rowling
Robert Galbraith

Resenhas - Branco Letal

Gustavim Barros 14/06/2022

Mais um excelente mistério
Quem leu os livros anteriores sabe que Strike e Robin dão super certo juntos. E nesse livro não podia ser diferente. O clone de mistério é perpassado pelos problemas individuais de cada um, dando uma profundidade a narrativa e aproximando ainda mais os personagens de pessoas reais.
FádioDS 14/06/2022minha estante
Por indicação de um amigo aqui do Skoob vou começar a ler a série...Vou iniciar O Chamado do Cuco. Tive boas recomendações.

Gustavim Barros 14/06/2022minha estante
Eu gostei de todos eles... A relação dos dois protagonistas é muito divertida!

FádioDS 14/06/2022minha estante
Um chegado do Instagram me alertou da promoção no Amazon comprei o e-BOOK, os volumes I, II e IV

FádioDS 14/06/2022minha estante
Parece que são sete volumes. Já leu quantos?

Gustavim Barros 15/06/2022minha estante
Esse foi o 4

Gustavim Barros 15/06/2022minha estante
Mas acho que são apenas 5 até agora

FádioDS 15/06/2022minha estante
Lançado no Brasil sim. Não tenho certeza se são 7.

Simone de Cássia 17/09/2021

O livro é bem mais extenso do que precisava? Sim, é. O lenga lenga do casamento já tava cansando? Sim, estava. A complexidade para desvendar o crime poderia ter sido minimizada? Sim, poderia. Algumas explicações ficaram extensas e confusas? Sim, ficaram. É assim, tem muitos pontos que, se observados, poderiam ter melhorado em muito a dinâmica da história. Mas eu não sei explicar o que faz a gente gostar de seguir com o Strike e a Robin e ficar feliz com cada minuto ao lado  deles... Como diz uma música de um mineiro de coração: "... quem sabe isso quer dizer amor..." Vai que quer mesmo... rs rs  O fato é que eu adorei!
Riva 17/09/2021minha estante
Se não fosse o Strike haveria duas possibilidades para a série: ou ter sido abandonada ou ter tido 3 estrelas (no máxime)! Mas o Strike fez inúmeros strikes no seu coração!!!!!!!!

Simone de Cássia 20/09/2021minha estante
Ai minha nossa senhora, isso é idéia fixa!! Só pode!!! Larga de mimmmm! rs rs rs

Riva 20/09/2021minha estante
Seu histórico não deixa, e olha que a Tereza e a Drica concordam comigo - kkkkkkkkkkkkkkk!

Simone de Cássia 21/09/2021minha estante
Tem nada de ninguém concordando com cê...Ocê é que fica inventando moda...

Riva 21/09/2021minha estante
Eu tenho provas da Drica e da Tereza concordo comigo - kkkkkk!!!!!!!

Simone de Cássia 22/09/2021minha estante
Tudo prova circunstancial... rs rs rs

Riva 22/09/2021minha estante
A Tereza já até falou em marca registrada (sua)!!!!!!!!!!!!!!

Lu 28/07/2019

O gênero policial, por mais que gire mais ou menos em torno dos mesmos temas: assassinatos, sequestros, terrorismo, permite algumas variações mínimas em suas construções de seus protagonistas.

Se alguns autores, como Agatha Christie, merecem crédito por, mesmo privilegiando o mistério em si em relação à construção de seus progonistas... afinal, sabemos pouquíssimo sobre a família e a vida de Hercule Poirot e Miss Marple, mas os adoramos ainda assim. É preciso ser realmente talentoso para se conseguir algo assim. Outros, como Tess Gerritssen e Jefferey Deaver procuram equilibrar a balança entre o caso que os personagens investigam e suas vidas pessoais.

Galbrath, ou melhor, JK Rowlling, pertence a uma terceira categoria, na qual eu incluiria, por exemplo, Stieg Larsson: as verdadeiras estrelas são seus protagonistas, e não os casos.
Embora os plots dos quatro livros que compõem a série Strike sejam muito bons (o segundo livro, Bicho da Seda, é especialmente instigante e ácido), o que me fez correr para a livraria tão logo o cartão de crédito permitiu foram Strike e Robin e o seu romance.

Ou quase romance. Rowlling faz quase um jogo de gato e rato com o leitor em relação a isso. Você sabe que ela está brincando com a sua cabeça, mas é difícil não embarcar nessa. Sua Robin é adorável e desde o primeiro livro, nós acompanhamos lutar por seus sonhos. Lutar para ser mais do que a esposa que Matthew quer que ela seja, E Strike? O que posso dizer de um detetive de uma perna só, gordo, com cabelo de pentelho, mas que é uma pessoa tão legal? Cara, é lógico que eu precisava ler esse livro. Quem se importa com as críticas especializadas?

Não que eu ache que elas tenham razão. Afinal, a narrativa sempre foi um dos maiores talentos da Tia Jo, e não é diferente aqui. É fácil ficar horas acompanhando Strike e Robin pelas ruas de Londres, e consegue equilibrar os vários personagens e os diferentes temas trabalhados pela autora.

Quanto à história, achei ótima. A vida de Strike é tão doida, que é possível navegar por partes diferentes de sua vida e criar história para uma penca de livros. Sua capacidade de fazer desafetos é impressionante. E os tipos criados pela autora são muito interessantes.

No mais, eu sinceramente adorei. Eu estava muito ansiosa para ler o livro e um pouco preocupada, porque tinha ouvido dizer que as críticas lá foram tinham sido ruins. Li críticas ruins aqui no Brasil também. Em minha opinião, o livro é ótimo, assim como todos os outros. Vale muito a pena a leitura.

Recomendado.
Natália Tomazeli 29/07/2019minha estante
Aaaahhhhh agora eu quero ler esse! Já queria também muito ler "Bicho da Seda" agora quero mais ainda rsrs vai entrar pra minha lista de próximas leituras, com certeza! E "Branco Letal" pra minha lista de desejos

Lu 29/07/2019minha estante
Oi, Natália! Puxa, muito obrigada pelo seu comentário e pelo carinho. Se chegar a ler os livros, não esqueça de me dizer o que achou. ^___~

Natália Tomazeli 30/07/2019minha estante
Tá bom! Eu digo sim :D
Eu que agradeço pela atenção!

Lu 30/07/2019minha estante
Imagine! :D

Isabella 16/01/2021

Quase perfeito, se não fosse a autora
Esse livro tem, com certeza, uma das tramas mais complexas que eu já li na vida. Realmente extraordinária a capacidade da autora de contar uma história desse tamanho, com tantos (e são realmente MUITOS) personagens, e em nenhum momento o texto ficar cansativo, parecer repetitivo ou desnecessário.

Inclusive, pra uma pessoa como eu, que tem a memória de um peixe dourado, o maior feito de todos foi a trama e os personagens terem ficado tão claros na minha mente todo o tempo, a ponto de alguns personagens serem mencionados brevemente e pelo apelido, e 200 páginas depois serem mencionados de novo e eu lembrar exatamente de quem se tratava.

É um suspense policial excepcional, um dos melhores que já li na vida, e eu só não diria que é perfeito porque a tentativa da autora de adotar um ar politicamente ?centrista? claramente não deu certo, na medida em que os personagens absolutamente conservadores e com visões (na minha opinião) bizarras de mundo são tratados como pessoas normais, com camadas e sentimentos, enquanto os personagens mais ferrenhamente de esquerda são quase todos unidimensionais e caricatos, reduzidos a pessoas burras, iludidas, mal-intencionadas ou hipócritas. A intenção, que parecia de ?criticar ambos os extremos?, assim como toda crítica ?centrista? acabou caindo, como sempre, favorável à direita. Pra quem leu o livro, falo especialmente da forma como a Flick e em certa medida o Jimmy foram representados nessa narrativa. Parece uma crítica pontual, mas isso permeia grande parte da história e não tem como ignorar.

Sobre o crime principal: eu chutei corretamente quem seria o assassino em cerca de 65% do livro, mas nem passei perto de imaginar a motivação exceto a parte financeira (ou seja, o óbvio). A forma como os diversos personagens se conectaram para a execução efetiva do crime também me surpreendeu. Nesse quesito, achei a trama excelente - sem grandes plot twists, e mesmo assim surpreendente e capaz de manter o leitor engajado do começo ao fim.

Queria que Strike e Robin tivessem se resolvido melhor, mas a evolução da relação deles também foi muito boa.

Disclaimer final: achei um livro excelente, sem dúvida um dos melhores da autora e provavelmente o melhor dessa série, mas eu não pretendo alardear ou fazer propaganda por aí já que a autora calada é uma poeta, e mesmo assim insiste em disseminar uma insistente e infundada transfobia por aí. Li o livro porque já tinha comprado há uns 2 anos, mas, por mim, ela nunca mais ganharia um centavo. Por favor, não dêem respaldo financeiro a pessoas que disseminam preconceito e ódio pelo mundo.
Ana 21/03/2021minha estante
Ótima resenha! Concordo com muitos pontos! Sobre o centrismo dela, não tinha pensado nisso, mas é muito real! A construção dos personagens corrobora com isso, como você disse.

Lucas 16/04/2021minha estante
Obrigado por essa resenha, a melhor que eu li até então por aqui.

Larissa @laridallabrida 29/03/2020

Eu amo essa série
O que falar do quarto livro da série do Detetive Strike? ??????????.
Maravilhoso!!!!
Essa série é extremamente intensa, viciante e cheia de reviravoltas.
Branco Letal é o maior livro da série publicado até o momento, um pouco mais de 600 páginas, mas que tudo flui extremamente bem.
Já tenho um carinho especial por Strike e Robin e ler mais sobre eles, as investigações e tudo o que os cercam é muito bom.
Com um mistério gigante, onde envolve diversos personagens, o quarto livro é o mais complexo.
Confesso que em alguns momentos me perdia nos suspeitos, mas logo peguei bem os nomes e tudo seguiu tranquilo.
Mais uma vez me vi cercada de ideias, palpites e de muita adrenalina. Uma obra incrível que eu li devagar para aproveitar cada capítulo.
Preciso que JK Rowling escreva o quinto livro o mais rápido possível ??.
Favoritei.
Ian @ianmoura_ 29/03/2020minha estante
O 5 sai em setembro lá fora, agora aqui no brasil eu não faço ideia. amo eles tbm, eles são maravilhosos.

Fernanda Szabo 19/05/2020minha estante
Uma série realmente incrível. Que venha o 5 logo.

Carlos.Magnun 28/12/2023

Branco Letal
Quando li o primeiro livro da série, achei que pararia ali. Não me pegou tanto, porém resolvi forçar, e a cada livro, e esse é o quarto da série, as histórias melhoram muito. Esse é o meu favorito. Gostei demais.
Jane 57821 28/12/2023minha estante
Esse livro é incrível, e o próximo da série é ainda melhor!!!

Carlos.Magnun 28/12/2023minha estante
Bom saber disso. Muito obrigado

Isya Ferreira 11/03/2020

Bom, apesar das quantidades de páginas
Recomendo Cormoran Strike do começo até o fim. Apesar de esse livro ser uma leitura bem cansativa no começo, à medida que você vai lendo, você vai gostando e a cada página há uma descoberta e curiosidade.

É uma ansiedade a cada página pela descoberta, e quando você resolve, fica surpreso por não ser do jeito que imaginava.

A gente lê um livro de mistério e já fica criando teorias sobre o que aconteceu na cena do crime. Se você não faz isso, está lendo errado.

Espero que a autora escreva o próximo livro, porque eu quero ver um romance.
Camila Vieira 11/03/2020minha estante
O próximo livro já está escrito e será lançado em setembro desse ano em inglês. Em português deve sair ano que vem =D

Isya Ferreira 13/03/2020minha estante
Aaaaaaaa caramba que notícia boa. Fiquei feliz agora

Luan 23/01/2020

Melhor da série até agora, Branco Letal só peca pela excesso.
Quarto livro da série do detetive Cormoran Strike, Branco Letal é também o maior até agora e que traz uma história mais marcante e instigante ao leitor. Pelo menos, para mim. Com essa história, JK Rowling, sob o pseudônimo de Robert Gailbraith, continua mostrando que consegue enveredar por outros gêneros, mas também deixa parecer que falta algo para consolida-la no suspense policial.

Em Branco Letal, Cormoran recebe a visita de Billy, um jovem emocionalmente perturbado, que alega ter visto uma criança ser assassinada na infância. Logo depois disso, ele foge. Mas as poucas palavras serviram para deixar o detetive interessado na história. E isso vai despertar nele um instinto que vai levar tanto ele quanto Robin, sua sócia, a uma grande investigação envolvendo a política britânica, naquele que considero o melhor caso da série até agora.

O livro tem suas qualidades. Mas também tem seus defeitos. E sobre eles quero falar basicamente sobre o tamanho da obra, a grande quantidade de páginas, que está diretamente ligada ao fato de que há uma gordura ali que poderia ser cortada. São páginas e páginas que deixam o leitor um pouco desinteressado da história e que quase nada acrescentam a ela. Isso ocorre basicamente nos momentos em que a autora narra a vida pessoal dos protagonistas, fugindo do foco que é o mistério. E isso aconteceu nos outros livros também.

Mas tirando isso, JK conseguiu construir uma história bastante precisa, que você não vai saber muito onde ela vai te levar. Dado o tempo que demorou para ser escrito e a distância entre o terceiro e o quarto livros, já era de se pensar que viria algo mais bem-acabado. No sentido do mistério, foi isso que aconteceu. São diversos casos que, aos poucos, se colidem e formam um complexo caso a ser desvendado – e que consegui desvendar pouco antes do fim graças a algumas pistas que a autora deixou pelo caminho.

É digna de respeito a profunda pesquisa que JK fez para chegar ao produto final. A trama aborda diversos assuntos, entre eles, o universo político e dos cavalos. Tudo isso deu muito certo. Eu gostei bastante do livro, mas ainda me parece que falta algo dentro dessa série mostre que a autora de Harry Potter também é uma reconhecida romancista policial. Com uma escrita de qualidade e muito bem-feita, o livro agrada o leitor que gosta dos protagonistas e que gosta de suspense, embora peque pelo excesso. E deixa frustrado aquele que gosta de colecionar suas séries, já que a edição gráfica mudou todo o padrão até então.
Aline.Moreira 23/01/2020minha estante
Eu adoro os livros do Detetive Cormoran, e até gosto quando a autora mostra a vida privada dos personagens (mas isso é gosto pessoal de cada leitor).

Luan 24/01/2020minha estante
Eu acho que ela peca um pouco pelo excesso

Denise 23/05/2019

Branco Letal
Eu adoro essa série. Eu gosto dos casos e do mistério, mas pra mim o barato é a vida dos personagens.
Eu sou a ?loca dos estropeados? amooo um personagem com problemas e defeitos e o Cormoranzinho é um combo de estropeamento...Perneta,pobre, gordo,corno e por aí vai...
A Robin é uma personagem tão querida é tão fácil gostar dela, torcer por ela e é muito legal viver todas as aventuras com esses dois eu também adorei o Billy fiquei com muita pena dele .
E novamente eu termino o livro esperando ansiosamente o próximo.
Fátima Lopes 18/06/2019minha estante
Gostei do "combo de estropeamento",mas discordo do "corno", pois ele já estava separado da namorada qdo ela se casou com outro.

Laura 31/05/2019

Sou uma fã dessa serie, todos os livros são muito bons, tão reais e palpáveis. Além do mistério em torno dos casos investigados por Cormaran e Robie, ainda temos o romance ou melhor dizendo o florescer do romance entre os dois protagonistas (que para mim seria ótimo se desabrochasse um pouco mais rápido (risos!!)) que da um up extra na trama. Esse foi muito bom, sinceramente fui e voltei em um monte de suposições a respeito do caso, ou casos, porém o final foi muito diferente de tudo o que imaginei, confesso que as minhas suposições eram bem mais escabrosas que a verdade (risos!) Leva 5 estrelas, mas o meu favorito continua sendo o n
Rê Lima 30/08/2019minha estante
Sua resenha tá incompleta, Laurinha! Qual é o seu preferido?
Eu gostei bastente desse, mas achei excessivamente longo, por isso não dei 5 estrelas.
beijos.

Marcel 25/01/2022minha estante
Por coincidência foi o primeiro livro que li nesse ano também!

Ju Munin 15/04/2021minha estante
Meu Deus, eles ainda não ficam juntos nesse? Eu vou surtar kkkk quero matar aquele noivo/marido dela

Bia Ribeiro 20/04/2020

Mais um excelente livro da série!
Mais um livro cheio de suspense! Gostei do pano de fundo político e da ideia de algo que pode ou não ter acontecido. O pano de fundo pessoal do livro também foi maravilhoso, apesar de eu ter esperado um fechamento mais redondinho. Ansiosa pelo próximo.
Gabriel 20/04/2020minha estante

Ana 21/03/2021minha estante
Nossa, também odiei a edição! Os detalhes em branco na capa são feios. Podia tanto combinar com os demais, fiquei decepcionada.