Branco Letal

Branco Letal J.K. Rowling
Robert Galbraith

Resenhas - Branco Letal

Gabrielbneres97 19/08/2022

Robin e Strike contra o mundo
São várias tramas e subtramas e até 'subsubtramas' para justificar as 656 páginas. Mas não foi cansativo porque me importo com Cormoran e Robin o suficiente para suportar a novela que se tornou suas vidas pessoais.

Além disso, eu gosto da escrita de Robert Galbraith, mesmo com alguns exageros e rodeios.

A trama principal engrena mesmo a partir da segunda parte - lá pela página 200 - quando acontece algo realmente relevante.

Strike e Robin formam uma dupla incrível e é um aspecto que só melhora a cada aventura. Depois de quatro livros, me sinto amigo dos dois.

Juliana990 10/08/2022

Confesso que o último escrito está bem melhor detalhado as tramas e seus desfechos. Nesse livro alguns personagens são envolvidos onde dão a impressão de serem mais importantes do que o são. Trama as fecha, mas final parece ser corrido? isso não fica uma boa impressão na leitura. De qualquer forma, vale pelo entretenimento.

Alexsandro Rosa 01/07/2022

Mais uma medalha de ouro para Robert Galbraith.
Nota: ★★★★☆ 4/5

Esse é o quarto livro de Robert Galbraith (J. K. Rowling a autora de Harry Potter), e também o maior livro da série até o momento. E apesar de ser um tijolo, a história te prende de uma maneira, que você em nenhum momento se sente obrigado a terminá-lo.

Como esta se tornando rotina, J. K. Rowling, digo; Robert Galbraith, está tornando-se mestre (ou mestra) em fazer uma premissa bem "ralinha" em uma história interessante.

A história começa quando um mendigo perturbado e com problemas neurológicos, entra no escritório de Cormoran Strike dizendo que viu uma criança ser estrangulada em sua infância.

Cormoran Strike, em um primeiro momento não dá bola para isso, mas no decorrer de alguns acontecimentos, ele acaba percebendo que a história pode não ser tão falsa quanto ele acredita ser.

Os pontos fortes desse livro são os desdobramentos de alguns acontecimentos que ocorreram no livro anterior. O que pode deixar muitos leitores instigados a ler os livros anteriores.

Vemos algo que todo o leitor, que está acompanhando a série desde o primeiro livro, quer ver acontecer.

Robin tem muito mais protagonismo agora que virou sócia de Strike. E também sofre mais, por problemas emocionais e transtornos que adquiriu devido aos acontecimentos do livro anterior.

A leitura nesse livro esta bem mais tranquila. Narrativa está mais fluida e os personagens continuam muito interessantes. E sem falar que algo que muitos leitores querem ver, talvez possa acontecer.

Os pontos fracos são algumas entrevistas e diálogos, que poderiam ser suprimidos talvez. Às vezes fica a impressão de que está ali somente para fazer volume.

A história demora um pouquinho a engrenar, coisa que está ficando comum também nos livros de Robert Galbraith. Mas lá por volta da página cem, você provavelmente, já estará vidrado na história do livro.

Mais um bom livro de investigação escrito pela autora de Harry Potter, que escreve agora  para os “grandinhos” com mais de vinte e cinco primaveras.

Uma história muito interessante que nos coloca na visão da alta classe e dos trabalhadores comuns. E também nos mostra, como alguns ressentimentos passados podem ser mortais no futuro. Além também de nos ensinar que branco letal, pode ser uma doença fatal.

Se vocês gostam de histórias ambientadas no Reino Unido, de investigação, suspense, e querem fugir do clássico estilo Sherlock Holmes. Esse livro é para vocês.

Merece quatro estrelas de cinco.
Nota: ★★★★☆ 4/5

Gustavim Barros 14/06/2022

Mais um excelente mistério
Quem leu os livros anteriores sabe que Strike e Robin dão super certo juntos. E nesse livro não podia ser diferente. O clone de mistério é perpassado pelos problemas individuais de cada um, dando uma profundidade a narrativa e aproximando ainda mais os personagens de pessoas reais.
FádioDS 14/06/2022minha estante
Por indicação de um amigo aqui do Skoob vou começar a ler a série...Vou iniciar O Chamado do Cuco. Tive boas recomendações.

Gustavim Barros 14/06/2022minha estante
Eu gostei de todos eles... A relação dos dois protagonistas é muito divertida!

FádioDS 14/06/2022minha estante
Um chegado do Instagram me alertou da promoção no Amazon comprei o e-BOOK, os volumes I, II e IV

FádioDS 14/06/2022minha estante
Parece que são sete volumes. Já leu quantos?

Gustavim Barros 15/06/2022minha estante
Esse foi o 4

Gustavim Barros 15/06/2022minha estante
Mas acho que são apenas 5 até agora

FádioDS 15/06/2022minha estante
Lançado no Brasil sim. Não tenho certeza se são 7.

Lorenna 08/06/2022

O melhor da série até agora. Nem senti que é um livro extenso até consultar agora o número de páginas. Como eu peguei ele imediatamente após terminar Vocação para o Mal não esperava que o ritmo ia acelerar (visto que o anterior não foi lá essas coisas).

Mas aqui, apesar de ter várias linhas a serem abordadas, tudo se liga e desde o início já temos uma curiosidade mortal sobre o que ministro da cultura realmente fez. E não bastasse o ministro temos também fofoca de família e a vida pessoal dos detetives.

Robin e Strike estão muito mais entrosados, tendo conversas sinceras e saindo a campo para colocar a mão na massa. Eu adoro a forma como os dois tem problemas reais além das investigação, o que é só mais uma coisa para o leitor xeretar!

O clima de tensão foi muito mais palpável, apesar de não ter carnificina nem assassino louco dessa vez. Os mistérios ficam por cona de segredos do passado e pessoas da alta sociedade, ou seja, fofoca pura.

Terminei o livro muito instigada a já pegar imediatamente o próximo, mas decidi dar um tempo pelo menos até o lançamento do 5° volume em agosto.

Como eu costumo dizer, essa série é um policial muito raiz.

Luiz 07/06/2022

Excelente!
Não sei o motivo de eu ter demorado tanto pra terminar esse. Amei leitura! A química entre Cormoran e Strike ficou ainda melhor, e o mistério envolvendo a alta classe britânica é instigante, assim como a investigação da dupla, principalmente na parte final.
Estou super ansioso pra ler o próximo!
Larissa V 11/06/2022minha estante
acompanhei essa tour ?

Chelsea.Archer 31/05/2022

Gostei
A história investigada por Cormoran Strike e sua assistente Robin envolve política, conspirações e Vingança em uma trama bem construída.

Eu gosto muito dos livros da série e esse não foi diferente. Passear por Londres investigando com eles é sempre muito divertido e ousado.

Pra variar eu nem imaginava o desfecho (que fez muito sentido, no final das contas).

Me diverti lendo a história e acho que os fãs de um bom livro de mistério vão gostar.

@tigloko 30/05/2022

Expectativa estava alta. Mas foi apenas um bom livro.
Nesse livro Strike recebe em seu escritório a visita de Billy, uma pessoa que está em um estado mental completamente alterado. Este anuncia que presenciou um assassinato em sua infância. Antes que Strike possa abordar melhor a história, Billy foge. A partir daí Strike e Robin começam a investigação, para saber mais sobre esse encontro misterioso. Em paralelo a isso, o Ministro da Cultura contrata Strike para descobrir quem o está chantageando sobre seu passado, em meio a organização dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Esse foi o livro mais arrastado da série, de longe. Mesmo que o crime em si seja bem elaborado e seu desfecho muito bom, o desenrolar não foi tão interessante. Não teve tantos acontecimentos para movimentar a história. Até mesmo para essa serie, que as coisas já são bem lentas, o desenvolvimento arrastado foi além.

E apesar de ter uma pequena evolução na relação de Strike e Robin, senti que poderia ter mais por ser o quarto volume. Quem sabe no próximo tenha um grande avanço. De qualquer forma são personagens que gosto muito de acompanhar, então por isso valeu a pena. Quero ler o próximo, mas a empolgação caiu alguns degraus.

Junior Lima 10/04/2022

Um Bom Capítulo de uma Ótima Série!
O livro vem de uma série já estabelecida pela autora (Sim, o nome que aparece é Robert Galbreith, mas esse é o peseudônimo da JK Rowling), e a série apresenta todos os elementos de uma história de detetive: o assassinato, as pistas, as intrigas, todos os requisitos para prender a atenção do leitor.

Uma coisa que me deixa fascinado em ler romance policial é que o próprio leitor pode querer descobrir quem foi o assassino(a) pelas pistas deixadas no decorrer do livro. E nesta historia, é uma das principais qualidades, principalmente nas últimas paginas, onde tudo vai se encaixando e o leitor entende todos os parâmetros da situação.

Desde o primeiro livro, o cenário que ocorre as histórias é o país inglês, mais precisamente Londres. E foi nesse livro que eu senti mais conhecimento da cultura inglesa, ainda mais se passando em 2012, onde ocorreu as Olimpíadas de Londres. Lendo esse livro me deu ainda mais vontade de viajar pra Londres um dia.

Se eu fosse criticar alguma coisa da história foi a demora da história engrenar para mim. As primeiras páginas focou muito na política inglesa e sem uma investigação concreta. O assassinato de fato acontece praticamente na metade do livro, e aí sim a história decolou de vez.

Apesar do começo arrastado, a história é muito cativante, com um ótimo desenvolvimento dos protagonistas que acompanhamos desde o primeiro livro da série, nos deixando ansiosos para o próximo capítulo da série policial.

SteFranconere 03/04/2022

A dupla de milhões (de mistérios solucionados)
Essa série é sensacional, não há como negar o talento da "você sabe quem" em criar a melhor das narrativas (pena que no mundo real só saia merda da boca dela).
Comecei a leitura há umas semanas, demorando a entrar na história, mas o trabalho foi o culpado e não o início caótico do romance com o casamento já fadado ao fracasso entre Robin e Matthew.
O mistério foi tão grande que até às últimas páginas eu não sabia quem de fato era o culpado e o real motivo, e isso é tão bom.. ler quase 650 páginas sem pensar "que previsível"!
Cormoran Strike e Robin Ellacott são minha dupla favorita e, quem sabe no próximo livro que já fiz questão de comprar, eles finalmente enxerguem que são feitos um para o outro.
5 estrelas e favoritado, com certeza!

Leyd 02/04/2022

O quarto livro da série de crimes de JK Rowling com o veterano de guerra/investigador particular, Cormoran Strike e sua parceira Robin Ellacot, é ambientado em meio às Olimpíadas de Londres de 2012.

Billy, um jovem problemático, chega ao escritório do detetive particular para pedir sua ajuda para investigar um crime que ele acha que testemunhou quando criança, Strike fica profundamente inquieto.

Embora Billy esteja mentalmente perturbado e não consiga se lembrar de muitos detalhes concretos, há algo autêntico sobre sua história. Mas antes que Strike possa questioná-lo ainda mais, Billy foge de seu escritório em pânico.

Tentando chegar ao fundo da história de Billy, Strike e Robin partem em uma trilha sinuosa que os leva pelas ruas secundárias de Londres, em uma sala secreta no Parlamento, e para uma bela, mas sinistra mansão no meio do campo.

Durante esta investigação labiríntica, a vida de Strike está longe de ser simples: sua fama recém-descoberta como detetive particular significa que ele não pode mais operar nos bastidores como antes.

Este é sem dúvida o enredo mais complexo e extenso da série até agora, envolvendo vários tópicos provavelmente relacionados, mas difíceis de conectar.

Com um final Abrupto, em vez de uma resolução emocionante de tais histórias, a trama simplesmente termina, com uma explicação fragmentada e um confronto estranho.

No entanto, Rowling escrevendo como Galbraith mostra novamente que ela pode sustentar um mistério sobre um romance bastante longo sem parecer excessivamente prolongado.

Ao mencionar citações da peça Rosmersholm , de Ibsen, no início de seus capítulos, Rowling entrelaça temas de conflito social, político e moral, enquanto embarcamos em uma jornada emocional, particularmente na vida amorosa de nossos dois protagonistas.

Miguel Leite 14/03/2022

Flopsy
Esse livro leva a risca o gênero de "romance policial", além de todo o problema em si o livro desenvolve as relações dos personagens de uma forma incrível e cria uma teia de pessoas e possibilidades quase impossível de desvendar.

mirna 13/03/2022

Branco Letal
Tava com saudade dessa dupla...

Looongo mas muuito bom!!
Quarto livro da série com Cormoran Strike e sua ajudante Robim, nessa estória vemos muito sobre o casamento de Robim, as angústia de Strike e um mistério bem elaborado para nós leitores que não fazemos ideia de como tudo aconteceu e como tudo vai terminar. Aquele tipo de livro que fica no pensamento da gente quando não estamos lendo.

Wolsey 13/03/2022

Tão bom quanto o anterior...
Excelente história.
A trama é bem montada e a narrativa não é enrolada, nem maçante. O livro flui bem e a leitura é muito prazerosa.
O autor (na verdade autora), agora, já domina o gênero. Não tenho dúvida que o quinto livro também vai ser bom.
Assim como no terceiro livro, o redemoinho de acontecimentos neste quarto livro é frenético. O centro das atenções muda a todo momento quando a história troca o foco entre os personagens. Ninguém é poupado, nem os "heróis" protagonistas, cheios de defeitos e nada perfeitos.
Infelizmente, como já referi nas outras resenhas, penso que os livros devam ser lidos na ordem em que foram publicados.
Por fim, como de praxe, tem os acontecimentos das últimas páginas. Apesar de não serem surpreendentes e provocantes como no terceiro livro, neste livro elas mantêm aceso o interesse do leitor sobre a continuidade da dupla de detetives.
Já viciei. Vou direto pro livro seguinte.