Os ratos

Os ratos Dyonelio Machado

Resenhas - Os Ratos

Gláucia 12/05/2010

Quem são os ratos?
Um homem endividado recorre a agiotas; chega o prazo final e ele corre o dia todo em busca do dinheiro que o redimirá perante ele mesmo. A narrativa se passa em apenas um dia mas mesmo assim é escrita de forma a parecer durar um século, mas a intenção deve ser mesmo essa, afinal a angústia estica o tempo.

André Vedder 03/02/2010

tirando a parte final, o livro é muito maçante.

guibre 20/01/2010

Trata-se de uma narrativa que aparenta muitas vezes ser repetitiva, confusa e enfadonha, mas retrata efetivamente a angústia de um indivíduo diante da necessidade de resolver uma obrigação pecuniária sem que tenha condições para lograr êxito em tal intento por si mesmo.
As introspecções psicológicas são contínuas e potencialmente transmitem a angústia do personagem ao leitor.
O contexto em que se desenvolve o dia do protagonista é por vezes opressivo, mas bastante diferenciado do "clima" de O Processo, por exemplo. Sem dúvida, constitui-se em uma obra que retrata consistentemente o cotidiano daqueles que se veem diante de problemas financeiros.
Como observação final, deve-se observar a proclamada ineficiência e corrupção do serviço público, especialmente na "célebre" menção ao fato de Naziazeno estar com "meros" dez meses de serviço atrasado.

Marcelo Bohm 02/06/2009

Grande romance urbano da literatura gaúcha. Dyonelio Machado descreve os dramas vividos pelo ser-humano a partir do personagem Naziazeno Barbosa, que representa o que todos ja viveram ou viverão um dia.

Geógrafo da Alma (Poeta) 23/04/2009

Elogiar essa obra pode parecer redundância. Mas eu tecerei, assim mesmo, os meus profundos elogios a este livro marcante. Nunca esqueci o drama de Naziazeno, e por mais esdrúxula que fosse a sua preocupação, muitas pessoas já perderam o sono em função de alguma dívida. A narrativa assume contornos de tensão e é muito marcante todo o delírio e universo do protagonista.

Debora_ribarski 20/04/2009

Tive que ler o livro pq era obrigatório para o vestibular da Ufrgs. Mas acabei gostando muito!!
Muito bom!

Ruan 11/01/2009

Esse livro é de uma sensibilidade muito grande..li quando ainda era criança, gostei muito e sempre vou lembrar dele. Esse título ja diz muito..."Os ratos".

Até hoje me lembro do café que o Naziazeno gostava de freqüentar; e até hoje escuto o barulho dos ratos roendo o dinheiro guardado embaixo do colchão

Fernando Torres 07/01/2009

Obra Prima
Um livro tenso e desafiador. Uma obra prima quase perdina dentro de nossa literatura.
Geógrafo da Alma (Poeta) 19/01/2009minha estante
Uma das obras mais contagiantes que li. A narrativa é tensa e emblemática ao dimensionar o drama que aos olhos de muitos é pequeno, mas que era de uma imensidão profunda para o protagonista.