Os ratos

Os ratos Dyonelio Machado

Resenhas - Os Ratos

Isabela 16/05/2024

Esse livro me deu uma enorme dor de cabeça TODA vez que eu lia, ele trabalha muito o lado psicológico e parece que vc vai enlouquecendo junto do personagem( provavelmente de maneira muito proposital).

Isabella 15/05/2024

Se você é humano, leia. Os ratos é um livro sobre a humanidade, sobre como somos afetados por tudo aquilo que nos rodeia. Sobre a mente do ser que vive em uma sociedade capitalista, sobre como nos tornamos meros planetas que giram ao redor do nosso sol, o dinheiro.

skdv 14/05/2024

Intenso
Eu não dava nada para este livro, eu fiquei completamente obcecado pela história, demorou um pouco para me prender, mas quando peguei o ritmo da leitura, foi muito fluído. O começo parece meio confuso, a escrita confunde um pouco nossa cabeça, mas é bem fácil de compreender o que está acontecendo.

Ao meu ver, é uma história de uma pessoa que vive em constante ansiedade, o fato de ele ter que arrumar uma quantia em tão pouco tempo, faz ele recorrer a diversos lugares, sempre com medo dos julgamentos. A todo momento ele pensa no que as pessoas pensariam dele, o que fariam quando ele conversasse com elas.

Uma crítica muito forte também sobre as classes sociais e a vida do proletariado, as dívidas, os meios traçados para atingir o objetivo. Mostra o dia-a-dia de uma pessoa normal naquela época, e o que estava a sua disposição. Ele andando pela cidade de um lado pelo outro (como um rato) atrás de algo ou alguém que pudesse ajudá-lo.

O final reforça muito os momentos de ansiedade do personagem, os momentos que antecedem a conclusão, o leva a ter alucinações, ver coisas que não estão realmente acontecendo, tudo pelo desespero para que tudo se resolva e não tenha mais problemas.

Concluindo, um livro muito forte, retratando uma realidade passada, mas muito atual. Os problemas que ele viveu, permanecem nos dias de hoje, mesmo com aspectos diferentes. Foi uma leitura obrigatória, mas eu super recomendo que leiam este por prazer.
AliJu 14/05/2024minha estante
Que resenha ótima!! Adorei a questão de classes. Não conhecia o livro mas você conseguiu me deixar interessada ??

skdv 14/05/2024minha estante
Amg, simplesmente leia, é muito bom!!!

AliJu 14/05/2024minha estante
Está no unlimited, amiga?

skdv 14/05/2024minha estante
não, mas eu tenho o arquivo em epub se vc quiser ?

AliJu 14/05/2024minha estante
Ai eu não tenho kindle no momento, mas obrigada amore ? Eu pergunto porque estou fazendo uma lista de alguns que recomendaram de lá para quando pegar, e esse me pareceu ter a vibe dos que eles tem ?

heloisa61 13/05/2024

Pra FUVEST
Achei bem cansativo/repetitivo de ler
Pelo menos o finalzinho foi bom, eu também dou uma leve alucinada qnd n consigo dormir, te entendo Naziazeno

Isabelle333 09/05/2024

Curto, mas lento
O livro apesar de curto tem um desenvolvimento lento, com um grande foco na psique do protagonista, relatando a agonia vivida por ele de maneira monótona, nos fazendo entrar no mundo da personagem. É um livro bem feito, um pouco confuso, mas divertido e, principalmente, muito bem construído, atingindo seu intuito final de conduzir um crítica à situação de muitos brasileiros. A ambientação é muito interessante e as metáforas são muito boas. Aqui o naturalismo ganha um refinamento, sendo muitas vezes implícito, mas importante para a construção da narrativa. A forma que se dá o final com um misto de sensação de alívio e sufocamento é o ponto principal para se entender o foco de "Os Ratos" e sua denúncia da sociedade em que vivemos, porque mesmo sendo escrito em 1935, diáloga com o presente. Vale a pena a tentativa, e, se você estiver com tempo, talvez termine em um dia.

kau4.core___ 06/05/2024

Me senti tão endividado quanto o Naziazeno
Uma leitura muito gostosa que te prende do início ao fim. No início senti pena do personagem, no final eu que me senti endividado. É um reflexo da vida do brasileiro médio, conheço pessoas que já passaram pela mesma situação. Ótima escolha da FUVEST

Leticia2513 03/05/2024

Achei um livro realmente interessante. Toda essa correria pra conseguir pagar uma dívida e o Naziazeno criando dívida em cima de dívida, além da analogia com os ratos, tudo torna o livro mais interessante.
Li por causa do vestibular, mas acabei gostando. Achei a linguagem bem simples e fácil de ler e é uma história que vale a pena ser lida.
No fim, acho que quase todo mundo tá no mesmo barco que o Naziazeno.

Kit.ket 02/05/2024

Pobre não tem um dia de paz..
Bom, mas a escrita pode dar um pouco de sono se não está acostumado com a escrita antiga..

Naziazeno é o típico brasileiro que gasta mais do que recebe, atordoado com a fatídica dívida e ameaça do leiteiro, ele vê como única esperança emprestar dinheiro com alguém para poder pagar com urgência o leite dentro do prazo de 24hrs do leiteiro.
É com essa urgência e dentro dessas 24hrs que o livro decorre.

O Naziazeno é um personagem tão comum e realista que em certos momentos é possivel se ver no desespero dele. A crítica que o autor quis trazer por cima da obra é bem visível, no entanto em certos momentos a ingenuidade e falta de responsabilidade do protagonista se faz presente de tal forma que chega a dar raiva. O livro é bom, o enredo é interessante e a todo momento só dá para questionar "a onde é que vai chegar essa história?" "como ele vai quitar a dívida??"

celesddy 01/05/2024

Que história!!
Os ratos é um livro muito impactante, apesar da monotonia contínua do livro (o que pode ser cansativo para muitos leitores) ele me prendeu de maneira singular, eu senti cada dor e desespero do personagem como se estivesse acontecendo comigo, tive todos os sentimentos possíveis ao ler este livro pois ele me tocou de diversas formas.

vanalysm 27/04/2024

Os Ratos
Li Os Ratos por conta da Fuvest, e na real eu não estava muito a fim, não consegui engatar na história. Tô escrevendo a resenha só por conta da meta de livros do skoob mesmo kkkkkkk
cristavaresr 05/05/2024minha estante
eu assim

Leonardo.s.lopes 27/04/2024

Um livro que impacta
Um livro que tem como motivo um caso muito simples: um homem deve pagar uma dívida no dia seguinte e não dispõe do dinheiro para isso. Daí, desenrola-se uma narrativa extremamente densa, tensa e dramática. Livro carregado de muita sensibilidade ao tratar das dificuldades financeiras de um homem que só quer sobreviver com sua família. Livro ótimo!

Eduardo1646 27/04/2024

A busca inacabável e extenuante dos ratos por alimento
A história conta sobre mais um dia de Naziazeno, o pobre protagonista, em busca de dinheiro para pagar suas dívidas. A leitura é fluida e transparece muito bem a aflição da personagem. Conforme eu avançava no livro, a história se tornava cada vez mais cansativa, porque parecia que a aflicão não ia acabar. Mas, fui percebendo que isso acontecia pois o próprio Naziazeno não aguentava mais esse dia, tão longo que foi. Sendo assim, o livro retrata a exaustiva e inacabável luta dos mais pobres para sobreviver num mundo capitalista, tal qual ratos atrás de alimento.
Eduardo1646 27/04/2024minha estante
P.S.: demorou 1 mês p eu postar, mas postei ;)

makessel 26/04/2024

De longe um dos livros mais difíceis que já li? demorei muito pra engatar por que fiquei na expectativa de que a história em algum momento fosse apresentar algum dinamismo? não aconteceu. mas acho que esse é o diferencial do livro afinal, 180 páginas pra um recorte de tempo curtíssimo, um único dia, de certa forma consegue exprimir a angústia e os devaneios da personagem com excelência. top! me lembrou bastante angústia do graciliano ramos