Os ratos

Os ratos Dyonelio Machado

Resenhas - Os Ratos

Whitewolfella0 06/05/2023

Os Ratos - Dyonelio Machado
Lido como livro paradidático para o colégio. Estar em uma classe, tendo q obter as informações que o livro quer passar por meio da leitura coletiva já é bastante desafiador, e além disso, a escrita não ajuda, é uma escrita complicada onde apesar de tentar focar o máximo, sua atenção é distraída da história em muitos momentos, por não ser presa ali. A narrativa não é interessante, a protagonista possui um único objetivo durante o livro todo e as diversas falhas ao obtê-lo, que não conversavam entre si, me incomodaram muito. Por se passar em um período curto de tempo, dá a impressão de ser muita informação jogada sem explicação e sem pausa, deixando o leitor afobado com a pressa e impedindo um maior entendimento da mensagem que o autor deseja passar.

Mihh 23/02/2023

Dei 3 estrelas simbólicas pq não avalio criticamente livros de vestibular/escola.
Li esse livro pq tenho que apresentar um trabalho sobre o autor amanhã, e bom, a referência a miséria humana é muito bem feita, o tipo de livro que quando vc termina, vc se lembra o lixo que é o mundo.
Como é normal, esses livros tem uma escrita bem lenta, e caso você precise dele para escola, da para ler uma boa resenha no Google que você já vai entender bem sobre o autor e obra.

Taisa 27/01/2023

Um dia na vida...
Em um dia, muito pode acontecer. Naziazeno está tão enrolado na vida quanto nos próprios pensamentos, e isso faz com que esse dia seja longo e tumultuado.
O livro é muito bem escrito, literatura brasileira de qualidade.

Isis243 16/01/2023

Realístico
Tudo dura um dia, um dia na vida de uma pessoa desesperada por dinheiro, crédito.

Embora tenha sido escrito 1935 trás o relato aguçado, duro, muito honesto e atualíssimo das mazelas da sociedade.

Coragem, leia.
Bom divertimento:)

bobsleigh 08/01/2023

meu livro favorito
talvez seja bairrismo ler um gaúcho, me indentificar com um gaúcho, etc. Não importa muito. O que importa é que eu e muitos outros já estivemos no papel do Naziazeno, encucados o dia inteiro com uma dívida. O problema maior do amigo ai é que ele tinha até um filho pra cuidar, coisa que eu mesmo não tenho (graças a deus).

Das ruas que dançam com o calor, já estive nelas também, com o pensamento completamente fixado em uma conta pra pagar e como faria pra pagar. Agora melhorou muito, mas esse livro não tocar na ferida, é estocar um caco de vidro no olho, chutar a parede com um palito de dente no dedão. Não saber o que fazer e morrer de ansiedade, quando na verdade, as coisas se resolvem. O bom do tempo é que ele é semrpe amigo.

Mari Fracasso 04/01/2023

Mandibulazinhas
É possível sentir todo o cansaço nos pés e nas pernas de Naziazeno depois que se deita. É possível também perceber as horas passarem e paradoxalmente não sairem do lugar, assim como ele as percebe. Dyonélio enrosca nossa mente entre os flashbacks que aparecem em meio a descrição do presente, nos prende na leitura das mais longas 24h que já existiram. Simplesmente um livro que mostra o desespero do trabalhador assalariado que depende de pouco para cuidar de muito, que adentra a mente desse trabalhador e envolve o leitor em sua angústia e ansiedade diante de (mais) um problema. Incrível!

Icaro 18/12/2022

Ótimo livro
Um belo livro, escrito há quase 100 anos mas bastante atual. O contexto de uma Porto Alegre provinciana que começa a ter seus problemas de cidade grande.

Rafaela.Rezzadori 08/12/2022

Os ratos: mais um clássico atual!
Finalmente li Os ratos! Depois de ouvir sobre ele na Literatura Gaúcha e também na Brasileira, finalizei minha leitura.
A obra retrata um dia da vida de Naziazeno, que pode ser qualquer um de nós, lutando na labuta de mais um dia. A sensação de cansaço, de andar em círculos e não sair do lugar é muito presente ao longo da leitura, gerando a sensação de estarmos caminhando pela cidade ao lado do personagem. Vale a pena a leitura!

Raquel1299 04/12/2022

A ideia é boa, mas o livro chega a ser entediante
Um dia. 24 horas. 1440 minutos. 86400 segundos. A vida de um homem em um único dia.
A história é muito interessante nos momentos em que se fala das dividas e nas tentativas de resolver, mas o personagem sempre se perde e tenta arranjar uma maneira mais fácil, ou depender de outras pessoas. E o fato desses devaneios ser tão recorrente no livro deixa a história chata e entediante.
Mesmo assim, a crítica do livro é bem explícita, por mais que seja um pouco difícil de percebê-la se você já se cansou da enrolação do enredo.

duud 22/11/2022

péssimo
a ideia da crítica é boa e a forma que tenta ser apresentada é criativa, contudo é muito mal feita e vaga

Livia.Maria 14/11/2022

A crítica que o livro traz é forte e a análise psicológica é densa a ponto de me sufocar, o que deixou o livro arrastado de ler.

lili 10/10/2022

não curti
tudo bem que li obrigada, mas nossa senhora que livro CHATO. Se passa em um dia e é tudo mto confuso odiei odiei odiei odiei
lili 10/10/2022minha estante
chocadissima que tem gnt que realmente gosta desse livro que isso

iamviczinea 02/09/2022

não gostei muito desse livro, achei ele bem parado em algumas partes, da metade pra frente gostei mais, mas ainda assim não me conquistou

Duda.Righi 29/08/2022

Leitura necessária
Este livro não é apenas bom como totalmente necessário!
Nele acompanhamos o desespero e angústia de um trabalhador para quitar sua dívida com o leiteiro, e ter com que alimentar seu filho.
No desenrolar da história, vemos que esta não é sua única dívida! Sua miséria, seu desespero e preocupações com relação aos próximos dias que resultam em noites de insônia mostra a instabilidade não só dele mas como de vários trabalhadores e famílias que sofrem para conseguir o mínimo! É uma grande referência, ficamos angustiados com ele mas percebemos que se trata de mais um dia a dia cheio de preocupações de um trabalhador brasileiro.
É necessário ter essa visão.
O livro possue um ritmo diferente, pois se baseia não só nos acontecimentos mas pensamentos do protagonista, como se estivéssemos em sua cabeça.
Demorei para vir aqui pois queria recomenda-lo da melhor forma possível para instigar mais pessoas a lerem.