O mínimo que você precisa fazer para ser um completo idiota

O mínimo que você precisa fazer para ser um completo idiota Andressa Urach
Farrel Kautely

Resenhas - O mínimo que você precisa fazer para ser um completo idiota

Raul113 26/12/2020

Que o astrólogo metido a intelectual é uma baita fraude a gente já sabia, mas esse livro expõe de maneira bem crítica o tamanho da fraude e das sandices que o mesmo espalha por aí.

Érika 04/05/2020

Faltou foco
Este livro me interessou pelo título e pela capa, uma óbvia referência aos livros do Olavo de Carvalho. Intuí que o autor pretendia criticar, com ironia, e provavelmente desmistificar as "teorias" do astrólogo nas mais diversas áreas. Como estou por aqui com olavistas e todo o resto da corja, passei à leitura com muito interesse. Mas acabou que não curti, não. Achei o título meio clickbait. O autor de fato se propôs, no início, a rebater Olavo de Carvalho, mas, na prática, ele tem pouquíssimos temas diretamente relacionados ao olavismo. E, de resto, enche o livro de "dicas" sobre como não ser um babaca tão variadas quanto "baixe a tampa da privada", "dê a seta sempre", "não atropele alguém e fuja" (precisa avisar essa?)... Comportamentos realmente prejudiciais são postos lado a lado com coisas que são apenas a opinião do autor, e ainda outros comportamentos que ele imputa ao indivíduo, mas que nem dependem do indivíduo (como a questão do saneamento básico). A crítica é rasa na maioria dos textos, em um caso o autor até diz algo do tipo "eu poderia argumentar sobre isso, mas é muito absurdo e se você acha isso você é um imbecil", contrariando os próprios princípios dialéticos que alega defender. A impressão geral que fica é de preguiça e pressa. O livro talvez pudesse ter ficado interessante se o autor tivesse mantido o foco original, pois os textos que ele realmente escreveu para rebater alegações do astrólogo, como o último, são bem desenvolvidos e fundamentados. Com mais tempo de maturação e capricho na preparação, os erros ortográficos e o texto intrincado em alguns pontos poderiam ter sido corrigidos.
No fim, o autor repete o que dissera na introdução: que se predispõe a, se este volume fizer sucesso, lançar um volume dois, com participações de especialistas para desmistificar as besteiras que o Olavo fala. Na minha opinião, já era isso que ele devia ter feito nessa obra aí. O livro foi, infelizmente, uma oportunidade perdida. Não recomendo.
Farrel 16/05/2020minha estante
Oi, Érika!

Curti suas criticas. Ouso dizer que muito do que disse condiz mesmo com a verdade, no que diz respeito à produção do livro.

Valeu mesmo! Ando me aventurando em não-ficção.

Érika 25/05/2020minha estante
Olá, Farrel! Fico feliz que não tenha levado a mal minha sinceridade. Boa sorte nas próximas obras!

esthwr 07/04/2020

Divertido.
A leitura foi bem rápida e fluida, a escrita sarcástica me arrancou alguns risinhos, recomendo.