Céu noturno crivado de balas

Céu noturno crivado de balas Ocean Vuong

Resenhas - Céu noturno crivado de balas

Hév 28/04/2024

Ferimentos de saída de cada palavra cujo disparo falhou
Impecavelmente escrito, alguns versos são difíceis de entender sem o contexto, mas a genialidade e destreza com as palavras fala mais alto. O autor mostra sua história e vulnerabilidades por meio de uma prosa crua e cheia de referências interessantes. Permeia sobre imigração, família, pertencimento, aceitação e amor de forma tocante. Incrível, incrível, incrível.

Maria 20/03/2024

Lindo, lindo, lindo! Melhor e mais bonito do que eu esperava. Tem muitos poemas que não entendi nada e outros que entendi até demais. Com certeza quero ler "Sobre a terra somos belos por um instante".

?Você não sabe? O amor de mãe
ignora o amor-próprio
como o fogo ignora
os gritos sonoros
daquilo que queima. Meu filho,
mesmo amanhã
você vai ter o hoje. Você não sabe?
Alguns homens tocam seios
como tocassem
o topo de crânios. Homens
que ultrapassam montanhas
levando seus sonhos, seus mortos
nas costas.

Mas só uma mãe pode andar
com o peso
de um segundo coração que bate.?

auroras 16/03/2024

Ocean. Ocean? levante.
?Se eu fechar meus olhos
estou dentro do piano de novo
& somente. Se eu fechar meus olhos
ninguém pode me ferir.?

A minha vida não será a mesma depois do contato com a escrita do Ocean Vuong.

?Céu noturno crivado de balas? é uma obra profunda e comovente que mergulha nas complexidades da experiência humana, explorando temas de identidade, amor, trauma e redenção. O livro apresenta uma narrativa lírica e emotiva, contada através da perspectiva de um jovem imigrante vietnamita-gay, que luta para encontrar seu lugar no mundo enquanto enfrenta os desafios de uma família marcada pela guerra e as expectativas sociais.

O que dizer sobre a escrita do Vuong? Durante a minha leitura só consegui pensar ?cara, como pode alguém escrever tão bem assim??. Ele utiliza uma prosa poética e tão bem descrita que consegue para transportar os leitores para os cenários vívidos e emotivos que permeiam a história da sua vida. Sua escrita é visceral e poderosa, evocando uma gama de emoções que variam do desespero à esperança. Além disso, a obra aborda questões sociais e políticas de forma sensível e perspicaz, destacando as lutas enfrentadas por aqueles que vivem à margem da sociedade e as interseções complexas entre identidade, raça, sexualidade e classe. Através das experiências do protagonista, Ocean Vuong lança luz sobre as injustiças e desigualdades que permeiam nossa sociedade contemporânea, a obra nos convida a refletir sobre posições e privilégios.

É uma leitura poderosa e impactante que ressoa muito além das páginas do livro. Fiquei comovida, impactada e reflexiva. Ocean Vuong demonstra um domínio excepcional da linguagem e uma profunda compreensão da condição humana, criando uma obra que permanece com o leitor muito tempo após a última página ser virada. Um ponto importante, essa edição é bilíngue! Por fim, para aqueles que buscam uma narrativa poética e provocadora que desafia as convenções literárias, fica aqui a minha indicação.

Lidianne Oliveira 27/02/2024

Gostei bastante, tenho curtido muito livros de poesia, um gênero que nunca fui fã, mas tenho lido e me apaixonado cada vez mais!

Gigio 24/01/2024

O que será do pastor se as ovelhas forem canibais?
Foi com muita expectativa que comecei a leitura, pois tive contato com várias resenhas elogiando o autor. Não consegui me conectar muito com a poesia de Vuong, embora seja muito boa. A possibilidade de lê-las também em inglês é uma vantagem dessa edição bilíngue. Os poemas versam sobre vários assuntos que impactaram a vida do autor, como a guerra do Vietnã, o 11 de setembro, sua homossexualidade e preconceito, família, a beleza e a tristeza da vida.

laura solzinho 30/12/2023

Intenso
Não é um livro de poemas fácil de ler. tanto pela escrita do Ocean que é bem elaborada, tanto por ser difícil de mastigar quando você finalmente entende o que ele quis discutir no poema.

alguns poemas me tocaram muito, fizeram eu pensar bastante. acho que se eu tivesse entendido mais, teria gostado o suficiente para dar nota 5.

Saturnotemanéis 27/12/2023

Quero me perder nesse oceano
Ocean Voung se tornou um dos meus autores favoritos, ansioso para ver mais dele. Aqui é ainda mais visível a potência Poética dele, de cabeça é um dos meus poemas favoritos da vida, reli diversas vezes e não consegui absorver o impacto. As poesias contidas aqui são geniais e autênticas, adoro como ele escreve.

Soso.pipa 02/11/2023

Essa obra foi meu primeiro contato com Ocean Vuong, porém não o primeiro com a poesia.
Gostaria de colocar em primeira mão que odiei a tradução. A edição é bilingue trazendo as poesias em inglês lado a lado que a tradução para o português.
A experiência da poesia em ingles foi completamente diferente em relação a traduzida - mesmo eu achando as palavras da língua portuguesa muito mais bonitas do que a língua inglês - me peguei discordando com palavras traduzidas o que me decepcionou.
Mas sobre a obra foi de fato uma boa leitura e bem dividida e trouxe o desconfortável na medida certa. Recomendo a leitura

Débora 14/10/2023

Eu esperava muito mais, talvez eu seja meio burra
Sei lá
Eu esperava mais do texto
A capa e o título me ganharam logo de cara, mas durante mais da metade dele eu n conseguia me conectar

Marcus 08/09/2023

Dores de uma guerra
Ocean Vuong é neto de uma camponesa do Vietnã e um soldado dos Estados Unidos. Após o fim da guerra, sua mãe e tias saíram do país para não sofrer discriminação por conta da paternidade, e acabaram nos Estados Unidos. É lá que Ocean Vuong aprendeu a ler apenas aos 11 anos, e logo começou sua premiada produção poética. “Céu Noturno Crivado de Balas” traz 35 fragmentos em poesia e prosa marcados pela guerra que se arrastou por quase 20 anos no Sudeste Asiático. São textos fortes, como “o que será do pastor
Se as ovelhas forem canibais?”
O livro foi lançado em bela edição bilíngue pela Âyiné com tradução de Rogerio Galindo.

site: https://www.youtube.com/@BichodePrata

NatAlia 22/07/2023minha estante
Amo uma boa resenha crítica

Isa 22/07/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler só pra odiar q nem vc

agatha_fidelis 20/07/2023

Eu comecei a ler sem entender, terminei sem entender, e estou me sentindo muito burra depois desse livro
talvez eu não tenha nenhum senso crítico para poesias e por isso que não entendi muito bem
li alguns poemas mais de uma vez mas não consegui gostar mesmo
rotivo 22/07/2023minha estante
MUITO OBRIGADO, COMPARTILHEI DA MESMA SENSAÇÃO LENDO ESSE LIVRO!

Daubian 21/06/2023

Flores e bombas
Uma leitura muito interessante, moderna e contemporânea. Um autor que passou por discriminação por ser homossexual, guerra no Vietnã e 11 de Setembro, traz todos esses dramas intercalados pela visão muito única sobre a beleza e a tristeza da vida. Tal qual as metáforas de guerra, ele solta umas bombas em frases bem reflexivas como: "talvez a gente reze de joelhos porque Deus só escuta quando estamos perto assim do diabo", "o que será do pastor se as ovelhas forem canibais?" e "o fim do caminho está tão adiante que ja ficou pra tras". Gostei muito de Euridice e Autoretato crivado de balas que sintetiz bem essa versão ludica da vida.

Poesia na Alma 10/04/2023

Força e delicadeza
Esse livro está dentro de uma experiência única, não só pela qualidade estética, mas pela força e delicadeza do que é expresso que cada linha.

Guilherme.Eisfeld 24/03/2023

Poesia Potência
A poesia de Ocean surpreende no deslumbramento das suas esquinas, como bombas aterrorizando passado, presente e futuro, seja no Vietnã, nos Estados Unidos, ou dentro de quatro paredes. Muito forte, excepcionalmente bem construído, difícil de digerir. Aborda temas e relações complexas, com surpresas a cada novo verso.