Reticências

Reticências Solaine Chioro

Resenhas - Reticências

sswiftpotter 22/06/2020

muito bom
É um ótimo livro, principalmente pela representatividade, ver dois personagens principais gordos e negros é muito bom de se ver. Eu amei a conexão entre os dois desde o início. O desenrolar da história tem um ótimo timing, nem muito curto nem muito longo. Recomendo para pessoas negras e gordas que querem se sentir representadas e para todos aqueles que estão dispostos a ler algo que mostra uma realidade diferente da maioria dos livros.

Pam @vailerpam 18/05/2022

Um livro muito queridinho! <3
"Davi e Joana se conheceram online e, desde que se falaram pela primeira vez, não conseguiram mais parar. Os dois passam madrugadas conversando, assistem a filmes juntos, desabafam sobre o dia a dia e discutem questões existenciais. O único problema é que eles não sabem a verdadeira identidade um do outro.

Para Davi, Joana é @vidaspretas, a ilustradora incrível com quem entrou em contato para um trabalho. Para Joana, Davi é o @caradaprefeitura, que mandou mensagem convidando-a para uma campanha de Dia da Consciência Negra. Tudo o que sabem um sobre o outro (e tudo o que importa) é que se gostam e estabeleceram uma conexão real, possível apenas porque o anonimato da internet permitiu que não tivessem medo de se abrir. O que eles não sabem, no entanto, é que estão muito mais próximos do que imaginam..."

Quem ama uma comédia romântica? Esta é uma história perfeita para sair de uma ressaca literária.

Eu adquiri o livro na bienal desse ano, a primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa, me deram uma breve explicação da história e eu não hesitei em comprar assim que ouvi sobre representatividades.

A história é muito bem desenvolvida e os personagens são totalmente cativantes, durante a leitura não tem como não querer ser amiga da Joana e do Davi, eu claramente teria eles no meu círculo de amizade. Os diálogos entre eles (principalmente na troca de mensagem) me relembrou de uma época onde eu fui muito feliz conhecendo alguém online e desfrutando da sensação única de combinar gostos e conversas agradáveis com a pessoa. Achei o desenvolvimento dos personagens e das relações muito bem escrita.

A Solaine escreve tão bem que me fez voltar no tempo, sabe aquele frio na barriga de conhecer alguém novo? Eu consegui sentir novamente as borboletas no estômago enquanto lia e ficava na esperança de alguns acontecimentos. Torci e vibrei em vários momentos.

Eu simplesmente me apaixonei, foi uma ótima surpresa essa leitura e se tornou um queridinho.

Millena 07/09/2020

Um romance fofo e cativante sobre duas pessoas que construem um relacionamento virtualmente e acabam se envolvendo, por ironia do destino, na vida real, sem que saibam. Gostei muito da escrita da autora, ela consegue trazer referências a cultura pop de um jeito que não fica saturado, também traz discussões importantes de forma muito acertiva e natural. É importante mencionar também a representatividade, é raro encontrar um romance protagonizado por duas pessoas negras e gordas, Solaine mostra isso de forma bem natural, relatando as vivências e preconceitos, mas ao mesmo tempo sem perder a pegada leve do livro.

@somaisumparagrafo 24/10/2021

@somaisumparagrafo
Davi e Joana são amigos virtuais. Desde que tiveram que trabalhar em uma Campanha do Dia da Consciência Negra eles não mais se desgrudaram. Ela é a @vidaspretas e ele o @caradaprefeitura. Eles não sabem quais são suas aparências e nem seus verdadeiros nomes. A conexão é intimista, a paixão está florescendo, mas ambos permanecem no anonimato. Entretanto, eles podem estar mais próximos do que imaginam.

???

Davi e Joana são personagens negros e gordos, cada qual lutando suas batalhas internas, mas que encontraram nesse contato virtual um bonito e divertido companheirismo. Eles se tornaram amigos e confidentes, a presença diária tornou esse carinho especial em seus corações. Enquanto Joana é expansiva e proativa, Davi tem pouca desenvoltura social e não é uma pessoa de muitos amigos. Com personalidades distintas, eles se complementam e despertam o melhor um no outro.

Com uma narrativa simples e leve, a autora apresenta uma comédia romântica cheia de representatividade. Temos personagens LGBTQIA+, paraplégicos, negros e gordos, além disso, a trama fala sobre racismo, ansiedade e a importância da terapia para cuidar da saúde mental e emocional. O livro é curtinho (176 págs.), li em um único dia e é do tipo de leitura para espairecer a mente. Gostaria de um maior aprofundamento dos personagens, das temáticas e do romance, mas no geral serviu ao propósito. Se você está precisando de uma experiência como essa, esse livro é para você.

?A vida é o que a gente faz dela, o que pode ser um milhão de coisas diferentes. Se você tira todas as pequenas jornadas que te levam até o destino final, você tá tirando todo o motivo daquela trajetória existir pra começo de conversa. São os desvios no caminho que fazem você ser quem é. E tudo isso é a vida .?

Lua 19/01/2022

Só risos e suspiros
Achei um livro tão necessário. Ele trata de forma sútil sobre questões super importantes, como o racismo e ainda morta o quão importante é se fazer terapia. Eu suspirei, eu ri, eu tive ranço e eu me apaixonei nesse casal. ?

Ritchelly - @garotagirassol_ 12/12/2021

#ResenhaDaGirassol - Reticências
Uma comédia romântica pra lá de gostosa. Leve, descontraída, cativante e cheia de representatividade.
Os personagens são maravilhosos, Davi é tão maravilhoso que dá vontade de colocar em um potinho e protegê-lo do mundo. A Joana, me identifiquei em tantos níveis com ela, tanto na vida pessoal quanto na profissional e foi muito bom ver ela lidando com tudo isso.
A representatividade dos personagens também é um ponto super positivo do livro, temos personagens LGBTQIA+, protagonismo negro, personagens gordos, cadeirantes e muito mais. Eu amei encontrar tanta diversidade dando vida ao livro, pois foram porta de entrada para tratar muitos assuntos importantes.
Eu fiquei com o coração quentinho ao terminar de ler esse livro. Apesar de ser curtinho, a história tem uma narrativa super fluída e um ritmo muito confortável para acompanhar a história, sem pressa e sem enrolação, totalmente perfeito.
Menção honrosa a troca de mensagens entre o Davi e a Joana que pra mim foi tudo nessa vida.
Se você gosta de leituras leves, rápidas e que deixam um quentinho no coração, você precisa ler "Reticências".

Clara1863 08/12/2022

Leiam!
Já tinha um tempo que eu queria ler ele, mas não conseguia comprar e hoje de madrugada eu consegui e comecei a ler, simplesmente maravilhoso a escrita é fácil, te prende do início ao fim
As representatividade do livro me deixou super feliz, adorei a Manu, a Joana é bem daora, o Davi parece um menino que conheço e adorei o jeito tímido dele.
Apenas leiam, a autora fala sobre racismo, fala também a falta de acessibilidade aos cadeirantes tudo importante e achei fod@ a autora colocar, já que poucos livros representa pessoas com deficiência física ou visual.
Eu super recomendo que leiam, achei o livro vibes sessão da tarde

Livy 20/12/2021

Vou te convencer a ler "Reticências" com esses motivos!
Imagina só que você conhece alguém na internet e simplesmente se apaixona pela pessoa do outro lado. Conversas madrugada a dentro, desabafos, assistir filmes juntos. Mas acontece que você nunca encontrou a pessoa. É justamente isso que acontece com Davi e Joana, que são respectivamente @caradaprefeitura e @vidaspretas. O que eles nem imaginam é que estão bem mais perto do que imaginam!

Esse é o início de uma bela confusão e romance! Concordam? Vou contar alguns motivos pra você ler esse livro! Vem comigo:

ENEMIES TO LOVERS: Sim, quem aí ama, aqui tem! Não é tanto um "odeio você", mas sim uns desentendimentos entre os protagonistas. Mas tá ali e é gostosinho.

PROTAGONISMO NEGRO: Davi e Joana, nossos protagonistas, trazem muitas reflexões bacanas sobre racismo e como isso já afetou ou afeta suas vidas. Além de serem maravilhoso né!

REPRESENTATIVIDADE LGBTQIA+: Temos também, através de personagens secundários

LIVRO RAPIDINHO E GOSTOSINHO DE LER: Com apenas 161 páginas, a leitura é rápida e dá pra ler em um dia, de tão gostosinho. Além da narrativa deliciosa da @solainechioro, e é ótimo que em poucas páginas ela conseguiu desenvolver tão bem seu enredo

REFERÊNCIAS À CULTURA POP: tem várias referências, além de trazer, através da Joana, referência à arte

CENAS FOFAS E CLICHÊS: esse livro tem a famosa cena "presos juntos". Além de outras bem clichês do jeitinho que amamos!

LIVRO NACIONAL: é motivo, sim! É maravilhoso prestigiar nossa literatura e ver que o livro está recheado de coisas boas!

EXTRAS: tem entrevista com a autora e playlists mencionadas durante a trama

É isso, gente!! Espero que tenham gostado da dica! Esse livro é fofo, gostosinho e é daqueles perfeitos pra tirar da Ressaca Literária, viu! Te convenci a ler?

site: https://www.instagram.com/livy.mundodolivro

Silas Jr 03/10/2021

Gostei
Esse livro é bem curtinho e talvez por isso eu senti que faltava alguma coisa, mais explicações ou diálogos. BI entanto, me diverti com o que li.

harumi 30/04/2022

leve, curto e repleto de representatividade
uma história super curta e fofinha que retrata assuntos como o racismo de uma forma leve e responsável. fiquei querendo ler mais sobre davi e joana ?? é o livro perfeito para tirar te tirar da ressaca literária!

louiseatthie 23/06/2020

Fofo demais!
Uma história bem curtinha, mas na medida certa. Deu pra desenvolver tudo suficientemente bem, de um jeito que a gente acaba se sentindo dentro da narrativa. Tem uma escrita fácil, direta e fluida.

Um ponto muito importante é que temas super importantes são abordados durante a história (racismo, gordofobia, capacitismo), porém é feito de uma forma que não destoa da narrativa. Esses temas simplesmente fazem parte da história, tudo é tratado de forma natural, nada parece ?forçado?.

Um romance de aquecer o coraçãozinho ??

Edilaine 26/03/2022

Uma história super gostosa e rapidinha de ler o tipo de livro pra se ler em uma sentada. Personagens cativantes. Super recomendo...

voandocomlivros 07/10/2021

Fofo e divertido
Extremamente fofo! Essas são as palavras que, para mim, definem "Reticências", esse livro que me deixou com sorriso bobo no rosto durante e após a leitura.

"A VIDA É O QUE A GENTE FAZ DELA, O QUE PODE SER UM MILHÃO DE COISAS DIFERENTES. SE VOCÊ TIRA TODAS AS PEQUENAS JORNADAS QUE TE LEVAM ATÉ O DESTINO FINAL, VOCÊ TÁ TIRANDO TODO O MOTIVO DAQUELA TRAJETÓRIA EXISTIR PRA COMEÇO DE CONVERSA. SÃO OS DESVIOS NO CAMINHO QUE FAZEM VOCÊ SER QUEM É. E TUDO ISSO É A VIDA."

Davi, @caradaprefeitura, e Joana, @vidaspretas, se conheceram on-line por causa de um trabalho para uma campanha de Dia da Consciência Negra. Depois disso, @caradaprefeitura e @vidaspretas passaram a conversar por mensagem todos os dias. O anonimato virtual possibilitou uma conexão sincera e espontânea entre os dois. Eles passavam as madrugadas conversando sobre o dia a dia, assistiam e discutiam filmes juntos, se aconselhavam e se incentivavam. Mas existia uma problema, eles não sabiam a verdadeira identidade um do outro. O medo e a vontade de se conhecerem brigavam na balança, mas o que eles não sabiam, é que o destino já tinha se encarregado de tudo. Será que o Davi e a Joana reais vão se dar tão bem quanto @caradaprefeitura e @vidaspretas?

"AS RETICÊNCIAS TINHAM CONQUISTADO UM PODER IMENSO EM SUA VIDA. ERAM AQUELES PONTOS, PISCANDO E PISCANDO E PISCANDO DURANTE LONGAS CONVERSAS, QUE O FAZIAM SORRIR ENQUANTO ESPERAVA POR NOVAS MENSAGENS. TINHAM CONTATO DIRETO COM SUA ANSIEDADE E LHE CAUSAVAM REAÇÕES FÍSICAS, DO CALOR NA NUCA AO FRIO DA ESPINHA."

Pensa em uma história divertida e gostosa de ler! Nuss... além de tudo, eu também amei as personagens secundárias, principalmente a Manu, que tem uma história linda.

Fiquei encantada com a leveza que autora tratou a representativade nesse livro. Você vai encontrar personagens negras, personagem gorda, personagem em cadeira de rodas, personagens gays... e tudo com muito amor. Nada superficial nem forçado, é, apenas, como deveria ser. Obrigada por isso, Solaine.

Se você quer um livro para passar uma tarde agradável aquecendo o coração, recomendo muito esse clichê divertido para você se apaixonar.

Ahh... o livro também acompanha playlists incríveis e uma lista de filmes que, agora, preciso assistir, com exceção daquele do Homem Aranha.

site: https://www.voandocomlivros.com/post/retic%C3%AAncias-resenha

Caty 24/06/2020

Adorei
É uma leitura leve, rápida e fofa. Eu adorei e me apeguei aos personagens. Me deu até vontade de desenhar eles

Sthellxs0 07/01/2022

Reticencias
Vey, ontem eu vi um filme que é literalmente esse livro (quem quiser assistir se chama "com amor, anonima" e eu amei esse filme!)

Mas agora vamos falar do livro em sikkk
Eu confesso que achei a Joanna um pouco irritante algumas vezes. Acho que ela não escuta. Slakkk. Mas eu amei o Davi, ele é um amor de pessoa. Meu protejido, nunca fez algo de errado!! E eles juntos... AAAAAAAA.
São completamente perfeitos. Eles meio que nasceram para ficar juntos.

E quando eles percebem a vdd... KKKKKK eu me mijei de rir.

A historia é muito bem contada e muito boa de se ler (por isso li em 6 hrskkkk) É viciante, quando vc para de ler para fazer outra coisa, você cria teorias do oq vai acontecer... É muito bom. E sem falar na representatividade e nos assuntos que são tocados no livro... Eu amei muito ler esse livro e espero que a Solaine Chioro lance outros livro (maiores, se puderkkkk) para eu comprar e ler. Pq eu tbm gostei da escrita dela.

Eu sinseramente só não dei 5 estrelinhas para esse livro pq, como eu disse no começo, eu não gostei de algumas atitudes da Joana e eu tbm queria um pouco mais de romance...

Enfim, nada a reclamar. LEIAMMM

7/ Janeiro